terça-feira, 19 de julho de 2011

Atividades de História Moderna - Iluminismo

Questões de Vestibular: História - Moderna - Iluminismo

Questão 1: (UEMS) Movimento de idéias, originário no século XVII e que se desenvolve no transcorrer do século XVIII, defende o uso da razão, partindo do princípio segundo o qual os homens poderiam instaurar no mundo uma nova ordem caracterizada pela felicidade ao alcance de todos. O texto refere-se ao:
A - Romantismo;
B - Despotismo;
C - Iluminismo;
D - Renascimento;
E - Medievalismo.

Questão 2: (UEA/AM) Vauban defendia o princípio da igualdade civil; Montesquieu, a tripartição e independência dos poderes; Rousseau, o contrato social e a noção de que os homens nascem iguais, mas que a vida em sociedade produz a desigualdade; Locke apregoava os direitos naturais do homem à vida, à liberdade e à busca da felicidade; e Voltaire, a liberdade de expressão do pensamento. Assinale a alternativa correta a respeito dos filósofos iluministas mencionados no enunciado:
A - John Locke era um filósofo inglês do século XVII, morreu 85 anos antes da Revolução Francesa e do Iluminismo francês, não podendo ser considerado um filósofo iluminista.
B - Ao indicar a propriedade privada como origem dos males da humanidade e da desigualdade, Rousseau destaca-se dos demais iluministas e pode ser enquadrado entre os socialistas.
C - Montesquieu foi um dos mais radicais iluministas e defendia a liberdade, cuja expressão política é a República, com a independência entre os poderes.
D - O iluminismo do barão de Montesquieu era manifestado de forma repleta de indecisões, refletindo a insinceridade decorrente de sua condição aristocrática.
E - O Iluminismo integrou a revolução do mundo ocidental, estando presente na Revolução Francesa, que derrubou o absolutismo e as instituições feudais, foi a base ideológica da crise do antigo sistema colonial e contribuiu para a instituição da sociedade burguesa.

Questão 3: (UFF/RJ) A Revolução Francesa foi obra coletiva com a participação de todos os setores da sociedade francesa, de nobres a camponeses, passando por burgueses e operários. Essa dimensão coletiva também esteve presente nas idéias que deram base à revolução, como o Iluminismo, sistema de pensamento oriundo das reflexões dos intelectuais franceses. Esses dois aspectos estão presentes numa obra que junta todos os conhecimentos novos, práticos e teóricos. Assinale a alternativa que indica a obra que denota o caráter renovador da Revolução Francesa.
A - A Enciclopédia dirigida por Voltaire e Rousseau, que estabelecia as regras de organização da nova sociedade francesa, com destaque especial para o elogio aos modos de vida da nobreza, no que diz respeito à educação e aos costumes refinados.
B - A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que anunciava a possibilidade da revolução resultar de um acordo entre os filósofos das Luzes e o Antigo Regime, com o intuito de manter a ordem nos campos e nas cidades.
C - A Declaração Civil do Clero, que cortava radicalmente as ligações com o feudalismo e introduzia um novo estatuto para os trabalhadores rurais, garantindo-lhes a propriedade das terras da nobreza.
D - A Enciclopédia dirigida por Diderot e D'Alembert, que condensava todas as novas visões sobre o mundo, o homem e a sociedade. Servia de guia para a oposição aos valores do Antigo Regime.
E - A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que preconizava a manutenção da autoridade da nobreza sobre todas as terras da França e dos burgueses sobre as cidades, dividindo o território em duas grandes partes para manter os ideais da Revolução.

Questão 4: (UFPR) “A justiça sem a força é impotente; a força sem a justiça é tirânica. A justiça sem a força será contestada, porque há sempre maus; a força sem a justiça será acusada. É preciso reunir a justiça e a força; e dessa forma, fazer com que o justo seja forte, e o que é forte seja justo.” Pascal. Pensamentos V, 298. Apud. Barros, Alberto Ribeiro de. A teoria da soberania de Jean Bodin. São Paulo: UNIMARCO, 2001. Essa passagem dos Pensamentos do filósofo e matemático Blaise Pascal (1623-1662) remete à relação de equilíbrio que deve existir entre o poder político e a justiça. A respeito dessa questão central para a filosofia e a ciência política desde o século XVII, assinale a alternativa correta:
A - John Locke (1632-1704) defendia que ninguém podia isentar-se das leis que regem a sociedade civil, criticando enfaticamente as teorias absolutistas, que consideravam uma prerrogativa do poder monárquico não se submeter às leis que regulavam a vida dos súditos.

B - Nos séculos XVII e XVIII, as monarquias absolutistas foram controladas pelos parlamentos em toda a Europa, prevalecendo as teorias políticas constitucionais sobre a teoria do direito divino dos reis.
C - Ao escrever sobre as formas de governo, Montesquieu (1689-1755) aproximou-se do pensamento político de John Locke, tornando-se um opositor da monarquia e defensor do regime republicano democrático.
D - Os pensadores políticos dos séculos XVI e XVII que defenderam a causa política da monarquia eram seguidores dos princípios políticos pragmáticos enunciados por Maquiavel no começo do século XVI, mesmo que para tanto tivessem que renunciar à moral e à religião.
E - Thomas Hobbes (1588-1679) foi um defensor do equilíbrio entre executivo e legislativo, pregando a necessidade de um parlamento forte que moderasse a monarquia.

Questão 5: (UFMG) Com base em conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que o pensamento iluminista:
A - levou seus principais ideólogos a tomar parte ativa nos acontecimentos da Revolução Inglesa e a se constituírem na principal liderança desse evento;
B - considerava a desigualdade um fenômeno natural e positivo, além de um importante elemento para garantia da estabilidade social e da paz;
C - favoreceu o envolvimento de todos os seus mentores em campanhas anticlericais, em que manifestavam um ateísmo militante e radical;
D - deu origem a projetos distintos, mas que tinham em comum reformas baseadas no princípio da tolerância e na busca da felicidade.

Questão 6: (UFSCAR/SP) Os deputados do povo não são, nem podem ser, seus representantes; não passam de seus comissários, nada podendo concluir definitivamente. É nula toda lei que o povo diretamente não ratificar e, em absoluto, não é lei. O povo inglês pensa ser livre e muito se engana, pois o é somente durante a eleição dos membros do parlamento; logo que estes são eleitos, ele é escravo, não é nada. Durante os breves momentos de sua liberdade, o uso que dela faz mostra que bem merece perdê-la. Sobre as idéias e o autor do texto, é correto afirmar que são:
A - discussões filosóficas renascentistas de Bodin, em defesa do absolutismo monárquico e contra a representatividade do povo no parlamento;
B - reflexões sobre a legitimidade de representação do povo inglês no parlamento, feitas por Locke, durante a fase mais radical da Revolução Francesa;
C - análise do poder, feita por Maquiavel, defendendo a constituição de um Estado forte, fundado na relação de representação direta do povo diante do poder do príncipe;
D - críticas filosóficas iluministas feitas por Rousseau ao sistema político de representação, com a defesa da participação direta do povo nas decisões do Estado;
E - estudo crítico socialista de Marx sobre a importância da participação direta do proletariado na organização do sistema político de representação parlamentar inglês.

Questão 7: (UFMS) Qual das proposições seguintes, que tratam da expulsão de membros da Companhia de Jesus presentes na América, é(são) correta(s)?
1 - Em 1767, o Governo espanhol expulsou de seus domínios coloniais todos os membros da Ordem Jesuítica porque eles ocupavam posições de grande poder no campo educacional e estavam influenciando a população colonial com suas idéias anti-regalistas.
2 - Os jesuítas foram expulsos da América espanhola por se constituírem em sério obstáculo para a afirmação do poder da Igreja sobre o Estado.
4 - Apesar de não representarem qualquer ameaça no campo educacional, os jesuítas se constituíam em grande ameaça para o domínio econômico espanhol.
8 - Logo no início do processo de colonização, em fins do século XVII, os portugueses já haviam expulsado os jesuítas de seus domínios como afirmação do poder do Estado sobre a Igreja.
16 - Na segunda metade do século XVIII, a Coroa espanhola expulsou os jesuítas de seus domínios, haja vista que ela via nos membros da Companhia de Jesus um sério obstáculo para a afirmação do poder do Estado sobre a Igreja.
SOMATÓRIA (______)

Questão 8: (UNEMAT/MT) No século XVIII, um movimento intelectual chamado de Iluminismo ganhou expressão, especialmente na França. Ele se opunha ao Antigo regime e refletia o desejo de mudanças aspiradas pelos grupos sociais em ascensão. Sobre esse movimento, analise e julgue os itens a seguir:
A - A base do pensamento iluminista está no cientificismo do século XVII, que privilegiava a experimentação como método de produzir o conhecimento e a busca do progresso.
B - O racionalismo cultivado nessa época era concebido como o caminho para se chegar à verdade, e a existência de leis naturais para explicar fenômenos universais constituíam os fundamentos do conhecimento científico.
C - O Iluminismo também se opunha ao movimento renascentista por considerá-lo um conhecimento superficial, desprovido de uma base racionalista.
D - As idéias iluministas foram superadas pelo ideário das Revoluções Burguesas, uma vez que essas defendiam os Estados Nacionais Absolutistas na Europa.
E - Ainda no século XVIII, surgiu o Liberalismo, defendendo a divisão internacional das atividades produtivas e o direito à propriedade privada, como fundamento da riqueza das nações.

Questão 9: (PUC-PR) Entre as características do Iluminismo, filosofia que alcançou sua máxima consagração na França do século XVIII, não está presente:
A - O combate ao absolutismo real, não necessariamente à monarquia.
B - A defesa do liberalismo no plano econômico, ou seja, combatia o intervencionismo estatal na economia.
C - A defesa da pena de morte como forma de controle da criminalidade.
D - O ensino de que o homem deve governar-se observando a tradição, a religião e a fé.
E - A crença num Deus que pode ser alcançado pela razão, numa espécie de religião natural, dispensando dogmas e sacerdócio: o Deísmo.

Questão 10: (UEL/PR) "A natureza não faz nada verdadeiramente supérfluo e não é perdulária no uso dos meios para atingir seus fins. Tendo dado ao homem a razão e a liberdade da vontade que nela se funda, a natureza forneceu um claro indício de seu propósito quanto à maneira de dotá-lo. Ele não deveria ser guiado pelo instinto, ou se provido e ensinado pelo conhecimento inato, ele deveria, antes, tirar tudo de si mesmo." (KANT, Immanuel. Idéia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita. São Paulo: Brasiliense, 1986. p. 12.) O texto do filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804) é representativo do Iluminismo, movimento inspirador das revoluções burguesas dos séculos XVIII e XIX. Baseado nele, é correto afirmar que o Iluminismo tinha como um de seus fundamentos:
A - A crença na superioridade e na providência divina, que regula todos os acontecimentos no mundo dos homens.
B - A luta pela implantação de regimes democráticos baseados no ideário da Contra-Reforma católica.
C - O reconhecimento da desigualdade natural dos homens, que legitimava a escravidão no período em que viveu o filósofo.
D - A confiança na racionalidade e a convicção do papel dos homens como sujeitos autônomos, estimulando movimentos por mudanças em todas as esferas sociais.
E - A certeza da incapacidade dos homens de se autogovernarem, exigindo a reprodução do modelo da tutela do Estado Monárquico.

Questão 11: (UPE) Com relação às mudanças na arte e na ciência, no início da idade Moderna, analise as afirmativas abaixo.
I. As idéias de Copérnico abalaram as concepções de mundo da sua época, ao estabelecer as bases científicas do heliocentrismo.
II. As censuras e as perseguições da Inquisição inibiram descobertas científicas e condenaram sábios, como Giordano Bruno.
III. As famosas leis formuladas por Isaac Newton serviram de base para o crescimento da ciência moderna, destacando-se também suas noções de espaço e tempo absolutos.
IV. As mudanças na produção do conhecimento, nos séculos XVI e XVIII, foram acompanhadas por renovações expressivas na arte e na música com Rembrandt, Valázquez, Vivaldi entre outros.
V. A filosofia de Descartes trouxe renovação importante na forma de pensar o mundo.
Depois da análise, conclui-se que estão corretas:
A - todas as afirmativas
B - apenas as afirmativas I e III
C - apenas as afirmativas I, II e III
D - apenas as afirmativas II e IV
E - apenas as afirmativas I, III e IV

Questão 12: (UFF/RJ) O Iluminismo do século XVIII abrigava, dentre seus valores, o racionalismo. Tal perspectiva confrontava-se com as visões religiosas do século anterior. Esse confronto anunciava que o homem das luzes encarava o mundo e tudo nele contido: o homem e a natureza. O iluminismo era claro, com relação ao homem: um indivíduo capaz de realizar intervenções e mudanças na natureza para que essa lhe proporcionasse conforto e prazer.
Seguindo esse raciocínio, pode-se dizer que, para o Homem das Luzes, a natureza era:
A - misteriosa e incalculável, sendo a base da religiosidade do período, o lugar onde os homens reconheciam a presença física de Deus e sua obra de criação;
B - infinita e inesgotável, constituindo-se um campo privilegiado da ação do homem, dando em troca condição de sobrevivência, principalmente no que se refere ao seu sustento econômico;
C - apenas reflexo do desenvolvimento da capacidade artística do homem, pois ajudava-o a criar a idéia de um progresso ilimitado relacionado à indústria;
D - um laboratório para os experimentos humanos, pois era reconhecida pelo homem como a base do progresso e entendimento do mundo; daí aristocracia ser a principal representante da industrialização ilu-minista;
E - a base do progresso material e técnico, fundamento das fábricas, sem a qual as indústrias não teriam condições de desenvolver a idéia de mercado.

Questão 13: (CESGRANRIO/RJ) Que nunca percam de vista o Soberano e a Nação o fato de a terra ser a única fonte das riquezas e que a agricultura as multiplica. Que a propriedade dos bens de raiz e das riquezas mobiliárias seja assegurada aos seus possuidores legítimos, pois a segurança da propriedade é o fundamento essencial da ordem econômica da Sociedade." (QUESNAY, François. Maximes Generales du Government Economique) François Quesnay, médico do rei francês, lançou as bases do pensamento liberal fisiocrata, o qual:
A - preconizava que o aumento populacional determinava a escassez de recursos naturais e, conseqüentemente, crises de abastecimento;
B - relacionava a necessidade de se manter a ordem socio-econômica ao montante de investimentos industriais;
C - explicitava as aspirações das massas camponesas que tencionavam destruir o feudalismo;
D - defendia a valorização da nobreza territorial, a supremacia e a centralização do poder real;
E - defendia as aspirações burguesas e criticava a intervenção estatal na vida econômica.

Questão 14: (UFBA) (...) só a vontade geral pode dirigir as forças do Estado de acordo com a finalidade de sua instituição, que é o bem comum, porque, se a oposição dos interesses particulares tornou necessário o estabelecimento das sociedades, foi o acordo desses mesmos interesses que o possibilitou. O que existe de comum nesses vários interesses forma o liame social e, se não houvesse um ponto em que todos os interesses concordassem, nenhuma sociedade poderia existir. Ora, somente com base nesse interesse comum é que a sociedade deve ser governada. (ROUSSEAU, p. 43) A análise do texto e os conhecimentos sobre os fundamentos teóricos do lluminismo permitem afirmar:
1 - Parte do pensamento político defendido pelo lluminismo fundamenta-se no princípio de que a relação entre os interesses individuais e os coletivos deve-se orientaR para a preservação do bem comum.
2 - O Estado organizado existe para garantir os direitos daqueles que controlam a maioria dos bens de raiz, dos bens adquiridos, das propriedades de terra e dos meios de produção.
4 - Os laços que garantem o equilíbrio da sociedade devem estar necessariamente articulados à concordância de todos os seus membros e essa concordância permite que a justiça seja exercida igualmente para todos.
8 - Os laços que garantem o equilíbrio da sociedade devem estar necessariamente articulados à concordância de todos os seus membros e essa concordância permite que a justiça seja exercida igualmente para todos.
16 - A expansão, entre os países europeus, do princípio expresso no texto, na primeira metade do século XIX, contribuiu para o fortalecimento de laços de cooperação entre aquelas nações, resultando num período de equilíbrio político.
32 - O autor do texto participou, juntamente com Voltaire e D’Alembert, da elaboração da Enciclopédia, obra que pretendia reunir e sistematizar os principais conhecimentos da época, nos campos filosófico e científico.
64 - O liberalismo econômico, fruto do princípio contido no texto, teve vigência limitada na Europa, sendo superado pela expansão das idéias nacionalistas.
SOMATÓRIA (______)

Questão 15: (UFPE) Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal (1699-1782), dirigiu durante 27 anos a vida política e econômica de Portugal, como Ministro do Rei D. José I. Em razão da atuação de Pombal, é correto fazer as seguintes afirmações:
A - Durante o seu governo, foram criadas comissões encarregadas de fazer a demarcação das fronteiras entre terras do domínio espanhol, no território americano.
B - Na sua luta contra os jesuítas, Pombal tentou atingi-los estendendo a lei de liberdade dos índios (1755) a todo o Brasil.
C - O antijesuitismo, desenvolvido na época, foi uma estratégia de Pombal para acusar a Companhia de Jesus de ser um estado dentro de outro estado e, dessa maneira, justificar a expulsão dos jesuítas do Brasil.
D - As rigorosas leis pombalinas acabaram por incentivar a "reforma geral no ensino", tornando-o mais complexo e multiplicando as escolas e as ordens responsáveis por elas, o que deu maior desenvolvimento à cultura colonial.
E - Os jesuítas não se submeteram ás ordens de Pombal e reagiram apoiando o governo de D. José I.


Questão 16: (UNIFOR/CE) Na Europa do século XVIII, surgiu regime político denominado despotismo esclarecido. Esse regime caracterizava-se por:
A - utilizar os ensinamentos propostos pelas teorias iluministas, mas sem abandonar o absolutismo na prática política;
B - propor a transformação da antiga ordem social e política por meio da adoção dos princípios iluministas nas práticas políticas;
C - defender a existência de uma autoridade nacional central com poderes bem definidos e limitados e uma ampla margem de liberdade civil;
D - transformar as concepções filosóficas do Iluminismo na doutrina orientadora da política nacional, mas sem acabar com o poder constitucional;
E - considerar o Executivo como mero agente do Legislativo, o poder supremo e rejeitar a concessão de um poder ilimitado aos representantes do povo.

Questão 17: (UFG/GO) O século XVIII é um século de revoluções. O fim violento do Antigo Regime na França e a transformação das atitudes, instituições e técnicas na Inglaterra industrialista são marcos da Idade Contemporânea. A palavra revolução - no vocabulário da astronomia: volta de um astro ao ponto de onde partiu, denotando reconstrução - firmou-se com o sentido de mudança de uma ordem social instalada. Comparando as revoluções do século XVIII, julgue os itens:
A - Novas formas de utilização dos solos, transformações na estrutura da propriedade rural, crescimento demográfico, progresso técnico,comércio internacional criaram as condições de uma novidade histórica: a implantação do modo de vida industrial.
B - Na América, o século XVIII foi o período de esgotamento do "pacto colonial": os regulamentos, os monopólios apresentaram-se como restrições inaceitáveis para os interesses da elite colonial que havia se constituído na adaptação ao "novo mundo".
C - A Revolução Francesa foi possível pelas vitórias das reformas empreendidas pelo despotismo esclarecido de Luís XVI, pela difusão das práticas mercantilistas e pelo fortalecimento da feudalidade.
D - No Brasil, a Inconfidência Mineira, as conjurações Baiana e Carioca foram indícios do sucesso da política pombalina caracterizada pela reforma liberalizante e lexibilização do monopólio colonial.

Questão 18: (UFPE) Os filósofos iluministas franceses Voltaire e Diderot acreditaram durante um certo período que um déspota esclarecido poderia ser uma boa alternativa de governo. Segundo Voltaire e Diderot:
A - o termo "déspota" refere-se a um governante cujo poder não tem limites. Frederico II da Prússia e Catarina II da Rússia foram considerados, durante toda a vida, símbolos do despotismo;
B - conhecendo a natureza humana, o déspota esclarecido poderá instaurar em seu país a liberdade religiosa e modernizar o Estado. Foram déspotas esclarecidos Luís XIV e Napoleão;
C - os monarcas Frederico II da Prússia e Catarina II da Rússia pareciam ser déspotas esclarecidos. Porém, Frederico II mostrou-se belicoso demais, e Catarina liderou a invasão da Polônia.
D - os déspotas esclarecidos foram a maior experiência política da Idade Moderna. Maquiavel, ao escrever O Príncipe, ajudou muitos monarcas a exercerem o poder de forma justa.
E - Frederico II e Catarina II poderiam ter-se tornado adeptos do constitucionalismo, entretanto, nunca defenderam esse princípio.

Questão 19: (UFC) Em 1750, Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal, tornou-se primeiro-ministro português e procurou dinamizar a administração colonial. Dentre as medidas por ele adotadas, destacam-se:
A - o controle do ensino e da política de aldeamento entregue às ordens religiosas;
B - a extinção do Estado do Grão-Pará Maranhão, por ser o centralismo a tônica de sua administração;
C - a reforma e a ampliação da justiça, possibilitando, assim, o acesso da elite colonial aos cargos administrativos e fiscais;
D - a expulsão dos jesuítas da colônia, favorecendo os povos indígenas, que passaram a ter maior autonomia sobre os aldeamentos;
E - a retomada do controle dos mecanismos comerciais e fiscais do mundo colonial por parte da metrópole, o que resultou em autonomia para as companhias de comércio.

Questão 20: (FUVEST/SP) Da Independência dos Estados Unidos (1776), da Revolução Francesa (1789) e do processo de independência na América Ibérica (1808-1824), pode-se dizer que todos esses movimentos:
A - decidiram implementar a abolição do trabalho escravo e da propriedade privada;
B - tiveram início devido à pressão popular radical e terminaram sob o peso de execuções em massa;
C - conseguiram, com o apoio da burguesia ilustrada, viabilizar a Revolução Industrial;
D - adotaram idéias democráticas e defenderam a superioridade do homem comum;
E - sofreram influência das idéias ilustradas, mas variaram no encaminhamento das soluções políticas.

Questão 21: (UFRGS) "O dia mais feliz da minha vida será aquele em que o último rei for enforcado nas tripas do último padre". Essa frase, atribuída ao filósofo francês Voltaire, diz respeito:
A - à frase da Revolução Francesa conhecida como Terror, de outubro de 1793 a julho de 1796;
B - à Declaração dos Direitos do Homem, em agosto de 1789, cuja principal ênfase era o anticlericalismo;
C - à execução de Luís XVI, em janeiro de 1793, tendo sido o principal argumento para a sua condenação à pena capital;
D - ao clima intelectual de profundas críticas ao Antigo Regime, que caracterizava o Iluminismo;
E - à instalação do Diretório, em setembro de 1795, o qual se caracterizaria pela radicalização do processo revolucionário.

Questão 22: (UFRGS) Entre os séculos XVI e XVIII, assiste-se ao nascimento da ciência moderna, na qual os estudiosos se valeram da razão para descobrir e explicar os fenômenos universais e as leis da natureza.
São citados, abaixo, cinco importantes autores desse período e, a seguir, obras de quatro deles. Assinale nos parênteses os números correspondentes aos respectivos autores:
1. Blaise Pascal
2. Galileu Galilei
3. Isaac Newton
4. Johanes Kepler
5. Nicolau Copérnico
( ) Autor de Princípios matemáticos da filosofia natural, propôs uma explicação racional para a lei de atração dos planetas, além de estudar a mecânica celeste e as propriedades da luz, importantes para o desenvolvimento da física.
( ) Autor de Nova astronomia, baseou-se no método comparativo para comprovar que os movimentos dos astros celestiais são elípticos, e não circulares, como até então se pensava.
( ) Autor de Diálogos sobre os dois princípios máximos do mundo, aprimorou a teoria heliocêntrica, baseando-se na combinação do método indutivo experimental e no cálculo dedutivo.
( ) Autor de Sobre a revolução do orbe celeste, apresentou um novo sistema cosmológico, cujo postulado, "a Terra move-se em torno do Sol", se opunha ao princípio básico do sistema cosmológico de Ptolomeu.
A seqüência correta de preenchimentos dos parênteses, de cima para baixo, é:
A - 3 . 4 . 2 . 5
B - 2 . 5 . 1 . 3
C - 5 . 1 . 4 . 3
D - 1 . 5 . 3 . 4
E - 4 . 3 . 2 . 1

Questão 23: (UFF/RJ) O iluminismo do século XVIII foi responsável por novas idéias e possibilidades de leitura do mundo e da sociedade. Considere desdobramentos da afirmativa acima e numere a coluna inferior de acordo com a superior.
(1) Obra de relevante importância dentre as produzidas pelos filósofos das luzes.
(2) Empreendimento literário-científico que pretendeu sistematizar todo o conhecimento da época.
(3) Lema central das idéias de oposição ao Antigo Regime, presente na propaganda da Revolução Francesa.
(4) Principal idéia das teorias iluministas acerca do desenvolvimento da história humana.
(5) Síntese do pensamento jacobino na etapa final da Revolução Francesa.
( ) O Contrato Social de J. J. Rousseau
( ) A Enciclopédia orientada por Diderot e D’Alembert
( ) Progresso
( ) Liberdade, Igualdade e Fraternidade
Assinale a opção que apresenta a seqüência correta da numeração.
A - 1, 2, 4, 3
B - 2, 1, 3, 4
C - 2, 3, 4, 5
D - 4, 3, 2, 5
E - 5, 2, 1, 3


Questão 24: (UERJ) Não se vêem, porventura (...) povos pobres em terras vastíssimas, potencialmente férteis, em climas dos mais benéficos? E, inversamente, não se encontra, por vezes, uma população numerosa vivendo na abundância em um território exíguo, até algumas vezes em terras penosamente conquistadas ao oceano, ou em territórios que não são favorecidos por dons naturais? Ora, se essa é a realidade, é por existir uma causa sem a qual os recursos naturais (...) nada são (...). Uma causa geral e comum de riqueza, causa que, atuando de modo desigual e vário entre os diferentes povos, explica as desigualdades de riqueza de cada um deles (...) (SMITH, Adam. Apud HUGON, Paul. História das doutrinas econômicas. São Paulo: Atlas, 1973.) O texto acima evidencia a preocupação, por parte de pensadores do século XVIII, com a fonte geradora de riqueza. As "escolas" econômicas do período – Fisiocracia e Liberalismo – apresentavam, contudo, discordâncias quanto a essa fonte. Os elementos geradores de riqueza para a Fisiocracia e para o Liberalismo eram, respectivamente:
A - terra e trabalho;
B - agricultura e capital;
C - indústria e comércio;
D - metal precioso e tecnologia.

Questão 25: (PUC-RIO) A natureza com suas leis, na noite se escondia; Deus disse: "Que Newton seja!" e tudo ficou dia. Alexander Poppe. Alexander Poppe foi um dos contemporâneos de Isaac Newton, na Inglaterra da segunda metade do século XVII. Como outros pensadores dessa época, e como tantos filósofos iluministas, no decorrer do século XVIII, Poppe exaltou o valor da obra de Newton, atribuindo para a mesma um lugar de destaque na criação de novas concepções sobre o homem, a natureza, a ciência e a verdade. Sobre essas concepções, é correto afirmar:
I. Promoveram a importância crescente da observação e da experimentação como etapas fundamentais do método científico.
II. Difundiram a idéia de compreender a natureza e o universo através da linguagem matemática.
III. Destacaram a convicção de que a razão humana era o principal instrumento para decodificar as leis universais que regiam o cosmos.
IV. Fundamentaram a base dos valores ateístas dos filósofos promotores da Revolução Científica do Século XVII.
Assinale:
A - se somente as afirmativas I e IV estão corretas;
B - se somente as afirmativas I, II e III estão corretas;
C - se somente as afirmativas II e IV estão corretas;
D - se somente a afirmativa III está correta;
E - se todas as afirmativas estão corretas.

Questão 26: (PUC-RIO) Assinale a opção em que se encontra corretamente identificado um dos preceitos fundamentais da Fisiocracia:
A - "O ouro e a prata suprem as necessidades de todos os homens."
B - "Os meios ordinários, portanto, para aumentar nossa riqueza e tesouro são o comércio exterior."
C - "Que o soberano e a nação jamais se esqueçam de que a terra é a única fonte de riqueza e de que a agricultura é que a multiplica."
D - "Todo comércio consiste em diminuir os direitos de entrada das mercadorias que servem às manufaturas interiores(...)"
E - "As manufaturas produzirão benefícios em dinheiro, o que é o único fim do comércio e o único meio de aumentar a grandeza e o poderio do Estado."

Questão 27: (UESC/BA) Um dos fatores ideológicos que influíram na crise do Antigo Sistema Colonial mercantil foi:
A - a condenação da Igreja Católica à escravidão indígena;
B - a defesa do tráfico de escravos africanos pela burguesia inglesa;
C - a presença de experiências de despotismo esclarecido nas áreas coloniais;
D - a crítica aos monopólios e à escravidão, contida no pensamento econômico iluminista;
E - o fortalecimento do estado absolutista a partir da difusão das idéias de Montesquieu.

Questão 28: (UFES) No século XVIII, a Europa viveu um movimento de culto à racionalização e à experimentação. Iluminismo foi a denominação dada a essas idéias pelos próprios intelectuais do período, que acreditavam fossem resgatar as pessoas da ignorância e submissão, arrebatando-as da obscuridão. Os pensamentos abaixo expressam o ideário das Luzes, exceto:
A - "Todo poder emana do povo em nome dele deve ser exercido." (J. Rousseau)
B - "A tendência do homem é abusar do poder que lhe foi confiado. Para evitar despotismo, a autoridade deve ser desmembrada em três poderes – Legislativo, Executivo e Judiciário." (B. de Montesquieu)
C - "O trono real não é o trono de um homem, mas o trono do próprio Deus. Os reis são deuses e participam de alguma maneira da independência divina." (J. Bossuet)
D - "Não conheço nada tão indecente, quanto essas vagas declamações dos teólogos contra a razão. Ao ouvi-los, é de supor-se que os homens não poderiam entrar para o seio da cristandade a não ser como um rebanho bovino entrando em um estábulo." (D. Diderot)
E - "[...] Confiemos em nós mesmos, vejamos tudo com nossos próprios olhos, que sejam estes nossos oráculos, nossas trípodes e nossos deuses." (Voltaire)

Questão 29: (FGV/RJ) A atuação de Sebastião José de Carvalho e Melo, marquês de Pombal, ministro do rei Dom José I (1750-1777), se desenvolve dentro do contexto europeu de despotismo esclarecido do século XVIII. Recentemente, o historiador inglês Kenneth Maxwell escreveu: "O período pombalino é de grande importância no contexto europeu, mesmo que a maioria dos historiadores europeus o continue ignorando." (Folha de São Paulo. Mais! 29 de julho de 2001.) Pombal, homem eclético e pragmático, promoveu uma série de reformas visando a preservar os interesses do Estado português, uma antiga potência em crescente dependência militar, política e econômica da Inglaterra. Analise as afirmativas a seguir, relativas a diferentes medidas tomadas pelo marquês de Pombal:
I. a expulsão dos jesuítas, tanto de Portugal quanto de seus domínios ultramarinos, foi uma medida controvertida: abriu caminho para a reforma educacional, por meio da qual houve um florescimento da ciência e da filosofia, mas desmantelou o sistema educacional colonial;
II. a transferência da capital de Salvador para o Rio de Janeiro foi determinada, entre outros fatores, por questões militares ligadas às disputas com os espanhóis pela posse da Colônia de Sacramento e da Capitania de São Pedro do Rio Grande do Sul;
III. a abolição da escravidão indígena, em 1757, provocou a decadência da pecuária intensiva e o auge da colheita das drogas do sertão;
IV. a instituição da Real Extração no Distrito Diamantino, no auge da mineração, visava a consolidar as companhias privilegiadas de comércio sediadas na Capitania Real de São Paulo e Minas do Ouro.
Assinale:
A - se somente a afirmativa IV estiver correta;
B - se somente as afi rmativas I e II estiverem corretas;
C - se somente as afirmativas III e IV estiverem corretas;
D - se somente as afi rmativas I, II e III estiverem corretas;
E - se todas as afirmativas estiverem corretas.

Questão 30: (USP) Adam Smith, autor de A Riqueza das Nações (1776), referindo-se à produção e à aquisição de riquezas, observou: "Não é com o ouro ou a prata, mas com o trabalho que toda a riqueza do mundo foi provida na origem, e seu valor, para aqueles que a possuem e desejam trocá-la por novos produtos, é precisamente igual à quantidade de trabalho que permite alguém adquirir ou dominar." Os pontos de vista de Adam Smith opõe-se às concepções:
A - mecantilistas, que foram aplicadas pelos diversos estados absolutistas europeus;
B - monetaristas, que acompanharam historicamente as economias globalizadas;
C - socialistas, que criticaram a submissão dos trabalhadores aos donos do capital;
D - industrialistas, que consideraram as máquinas o fator de criação de riquezas;
E - liberais, que minimizaram a importância da mão-deobra na produção de bens.

Questão 31: (UFRJ) Analise as afirmativas abaixo referentes ao Iluminismo:
I. Muitas idéias propostas pelos filósofos iluministas são, hoje, elementos essenciais da identidade da sociedade ocidental.
II. O pensamento iluminista caracterizou-se pela ênfase conferida à razão, entendida como inerente à condição humana.
III. Diversos pensadores iluministas conferiram uma importância central à educação enquanto instrumento promotor da civilização.
IV. A filosofia iluminista proclamou a liberdade como direito incontestável de todo ser humano.
Assinale:
A - se apenas a afirmativa II estiver correta;
B - se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas;
C - se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas;
D - se apenas as afirmativas I, II e IV estiverem corretas;
E - se todas as afirmativas estiverem corretas.

Questão 32: (UEM/PR) Sobre o iluminismo, é correto afirmar que:
1 - suas idéias se caracterizaram pela rejeição às tradições e pela procura de uma explicação racional para todas as coisas.
2 - foi fruto do desenvolvimento da burguesia, que queria maiores poderes para si, enquanto classe social.
4 - Rousseau, um dos principais filósofos iluministas franceses, em O Contrato Social, defendia a liberdade e a igualdade entre os homens.
8 - Montesquieu, com O Espírito das Leis, e Voltaire, com Cartas Inglesas representaram o pensamento que defendia uma monarquia liberal.
16 - o “Despotismo Esclarecido” representou a reação militar do poder monárquico aos pensamentos iluministas, gerando uma reação violenta por parte dos iluministas e a decapitação de vários de seus filósofos.
32 - Adam Smith, na obra A Riqueza das Nações, representou a reação ideológica do rei da Inglaterra aos princípios iluministas dos filósofos ingleses.
SOMATÓRIA (______)

Questão 33: (UFPR) É notável, no mundo político da atualidade, a discussão entre os adeptos da intervenção do Estado na economia e aqueles que defendem a intervenção do Estado somente para fiscalizar e atuar no sentido de permitir o livre jogo das leis do mercado. Toda essa discussão tem sua origem no século XVIII, a partir do Iluminismo. Por conseguinte, é correto afirmar:
1 - A conjuntura do Iluminismo caracterizou-se por um amplo debate, movido inicialmente por intelectuais franceses que combatiam a intolerância religiosa, a injustiça, os privilégios e a falta de liberdade econômica.
2 - Nesse sentido, os economistas franceses do século XVIII, chamados “fisiocratas”, eram favoráveis às práticas econômicas que, na história da economia política, eram conhecidas como “mercantilismo”.
4 - Os fisiocratas tinham essa denominação porque defendiam que a economia deveria ser dirigida pelas leis naturais, havendo consenso de que a atividade verdadeiramente produtiva era a agricultura, pois a terra era considerada por eles como a principal riqueza.
8 - Os economistas ingleses do século XVIII, inspirados inicialmente pelos fisiocratas, foram adiante no combate contra a intervenção do Estado na economia, ou seja, desenvolvendo a idéia de que a economia deveria se desenvolver livremente, gerando assim a idéia do “liberalismo econômico”.
16 - O Iluminismo foi a teoria que deu apoio ao Absolutismo Real de Direito Divino e da intervenção do governo na economia.
SOMATÓRIA (______)

Questão 34: (UnB/DF) Durante o século XVIII, na França, surgiu o movimento intelectual chamado Iluminismo ou Ilustração, que exerceu profunda influência no pensamento e ações da humanidade. São características desse movimento:
1 - Críticas ao absolutismo e à Igreja.
2 - A existência de monarcas e ministros europeus – os Déspotas Esclarecidos – que, baseados nas idéias iluministas, procuraram modernizar seus estados, abandonando o poder absoluto.
4 - A crença de que os homens eram iguais perante a natureza e de que as desigualdades eram provocadas pela sociedade.
8 - A proposta de uma sociedade baseada no liberalismo econômico e político.
16 - A razão como único guia infalível para se chegar ao conhecimento e à sabedoria.
SOMATÓRIA (______)

Questão 35: (UFG/GO) O Iluminismo, como movimento intelectual do século XVIII, representou:
A - as idéias revolucionárias da burguesia;
B - o renascer do pensamento clássico greco-romano;
C - a revolução ideológica da aristocracia;
D - a expansão do pensamento religioso;
E - o fortalecimento do estado absolutista.

Questão 36: (UFPR) “É uma verdade eterna: qualquer pessoa que tenha o poder, tende a abusar dele.
Para que não haja abuso, é preciso organizar as coisas de maneira que o poder seja contido pelo poder.”
(MONTESQUIEU – O ESPÍRITO DAS LEIS) O trecho anterior refere-se a uma das idéias básicas do Iluminismo, em relação à divisão dos poderes do Estado. Outras idéias básicas daquele movimento eram:
1 - a crença na fé como meio de salvação do homem;
2 - a condenação do absolutismo;
4 - o rompimento com a Tradição;
8 - a crítica ao Mercantilismo, enquanto política econômica do Estado absolutista.
SOMATÓRIA (______)

Questão 37: (UNESP/SP) “Os filósofos adulam os monarcas e os monarcas adulam os filósofos”. Assim se refere o historiador Jean Touchard à forma de Estado europeu que floresceu na segunda metade do século XVIII. Os “reis filósofos”, temendo revoluções sociais, introduziram reformas inspiradas nos ideais iluministas. Estas observações se aplicam:
A - às Monarquias Constitucionais;
B - ao Despotismo Esclarecido;
C - às Monarquias Parlamentares;
D - ao Regime Social-Democrático;
E - aos Principados ítalo-germânicos.

Questão 38: (UEPG/PR) Entre as mudanças geradas pelo iluminismo na sociedade européia, não consta:
A - o despotismo esclarecido;
B - o desenvolvimento da educação, da cultura e da ciência;
C - o aumento do poder da Igreja;
D - o reconhecimento dos direitos do homem;
E - a ênfase do progresso.

Questão 39: (PUC-RIO) “Movimento intelectual portador de uma visão unitária do mundo e do homem, o iluminismo, apesar das diversidades de leituras que lhe são contemporâneas, conservou uma grande certeza quanto à racionalidade do mundo e do homem.” (Francisco Falcon – Iluminismo). O Movimento Iluminista, no século XVIII, representou a:
A - crítica ao mecanicismo, fundamentada nos dogmas do pensamento religioso católico.
B - justificativa da dominação do homem pelo homem, representada nas práticas escravistas.
C - defesa da teocracia pontifícia, frente aos abusos cometidos pela monarquia absoluta.
D - afirmação das idéias de progresso e natureza, o que permitiu o avanço do conhecimento racional.
E - subordinação ideológica do poder político às práticas e doutrinas da Igreja contra-reformista.

Questão 40: (UFSC/SC) Em 1776, Adam Smith propugnava que “Todo homem, enquanto não viole as leis da justiça, permanece em perfeita liberdade de buscar seu interesse a seu modo, e de fazer competir seu capital e produtos com os de qualquer outro homem ou grupo de homens”. Nesta tese, Smith defendia o Liberalismo econômico que:
A - surgiu com a finalidade de legitimar a ascensão da burguesia enquanto se exauria a capacidade da nobreza em manter-se no poder.
B - criticava a forte interferência do Estado na economia e compactuava com a concessão de monopólios à aristocracia.
C - argumentava ter a economia suas próprias leis (da oferta e procura) e que a interferência do Estado poderia ser benéfica.
D - envolvia dois planos: um regional e outro nacional, com o privilegiamento do plano regional por parte da burguesia.
E - pregava as idéias de livre-cambismo, fim das barreiras alfandegárias e das tarifas protecionistas; porém tal plano só poderia ser viável em Portugal, devido ao seu Império Colonial.

Questão 41: (UNIRIO/RJ) Os “Déspotas Esclarecidos” procuravam modificar os métodos e objetivos de ação do Estado. Em geral, apresentavam-se, apenas, como “os primeiros servidores do próprio Estado”. Entre as manifestações de “despotismo esclarecido”, pode-se incluir:
A - adoção de uma fraseologia dos filósofos do iluminismo para a modernização de seus respectivos Estados.
B - seu sucesso em países onde a burguesia era muito forte e atuante.
C - durabilidade e coerência de suas reformas implantadas nos países da Europa ocidental.
D - adaptação de princípios novos a Estados de condições socioeconômicas e políticas bastante avançadas.
E - destruição da religião revelada e da autoridade da Igreja, através de precoces idéias do materialismo histórico.

Questão 42: (UFPR) O século XVII presenciou a eclosão de uma autêntica “Revolução Científica”, caracterizada pela disseminação do método experimental e do espírito crítico. Como resultado, assistiu-se a um acentuado progresso do conhecimento nas ciências. A esse respeito, é correto afirmar que:
1 - as explicações racionais do universo passam a ser vinculadas a princípios metafísicos e teocêntricos.
2 - data dessa época a aprovação da Teoria Heliocêntrica já concebida anteriormente pelos gregos.
4 - um dos intelectuais mais importantes do período foi Isaac Newton. Em “Princípios Matemáticos de uma Filosofia da Natureza”, Newton demonstrou matematicamente que as leis físicas aplicadas na Terra também se aplicam a todo o universo.
8 - observações astronômicas conseguiram identificar os anéis do planeta Saturno, os satélites de Júpiter e as manchas do Sol.
16 - na obra “O Progresso do Conhecimento”, Francis Bacon defendeu o valor das experiências e valorizou o método indutivo como fundamental para a exatidão do conhecimento.
SOMATÓRIA (______)

GABARITO:
questão 1: C - questão 2: E - questão 3: D - questão 4: A - questão 5: D - questão 6: D - questão 7: 17 - questão 8: A, B, E - questão 9: D - questão 10: D - questão 11: A - questão 12: B - questão 13: E - questão 14: 45 - questão 15: A, B, C - questão 16: A - questão 17: A, B - questão 18: C, E - questão 19: C - questão 20: E - questão 21: D - questão 22: A - questão 23: A - questão 24: A - questão 25: B - questão 26: C - questão 27: D - questão 28: C - questão 29: B - questão 30: A - questão 31: E - questão 32: 15 - questão 33: 13 - questão 34: 29 - questão 35: A - questão 36: 14 - questão 37: B - questão 38: C - questão 39: D - questão 40: A - questão 41: A - questão 42: 30

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