terça-feira, 19 de julho de 2011

Atividades de História Moderna - Independência dos Estados Unidos

Questões de Vestibular: História - Moderna - Independência dos Estados Unidos

Questão 1: (UFJF/MG) Sobre o processo de independência dos EUA, é incorreto afirmar que:
A - está relacionado à difusão das idéias iluministas, contrárias à dominação e à exploração das metrópoles sobre suas colônias;
B - teve início a partir das “leis intoleráveis”, o que provocou a reação da colônia, dando força ao movimento de emancipação;
C - França e Espanha participaram diretamente desse processo, enviando tropas para as áreas de conflito;
D - apesar de se unirem contra a Inglaterra, as trezes colônias continuaram a apresentar uma contradição básica, caracterizada pela industrialização da região norte e a manutenção da escravidão no sul;
E - pode ser caracterizado como uma verdadeira revolução, pois produziu uma alteração na forma e na teoria de governo, promovendo uma radical mudança na economia das diversas regiões.

Questão 2: (UFMG) Em 1776, após uma série de conflitos, parcela expressiva das sociedades das Treze Colônias se articulou no sentido de romper com o domínio inglês. Considerando-se esse processo, bem como seus desdobramentos, é correto afirmar que:
A - notabilizou pela consolidação do latifúndio, o que atendia aos interesses das elites religiosas, que se apropriaram de grandes glebas de terras;
B - caracterizou, desde o início, pela intransigente defesa da escravidão por parte dos americanos, no que eram contraditados pelos interesses ingleses;
C - configurou como uma primeira tentativa de instalação de um regime socialista anticolonial, o que contrariava seriamente os interesses dos comerciantes;
D - destacou pela repercussão internacional alcançada, tornando-se uma referência, na prática, para outras colônias americanas.

Questão 3: (PUC-SP) Sobre a independência dos Estados Unidos, podemos afirmar que:
A - envolveu um conflito armado entre Inglaterra e França, a Guerra dos Sete Anos (1756-1763), e chegou ao fim com a conquista do Oeste, na metade do século XIX;
B - contou com mobilizações e ações armadas contra a cobrança de taxas e impostos, como a "Festa do Chá de Boston" (1773), e completou-se com a presidência de Abraham Lincoln;
C - iniciou-se sob influência da Revolução Francesa (1789) e das independências nas Américas portuguesa e espanhola, lideradas, respectivamente, por D. Pedro I e Simón Bolívar;
D - resultou da união das colônias inglesas nos Congressos da Filadélfia (1774 e 1775) e da influência das idéias de Maquiavel e de Hobbes, defensores do Estado republicano forte;
E - sofreu influência do pensamento iluminista francês e a declaração de independência (1776), redigida por Thomas Jefferson, antecedeu a obtenção da autonomia, conquistada por via militar.

Questão 4: (UEM/PR) Sobre o desenvolvimento dos Estados Unidos após a independência, é correto afirmar:
1 - O país cresceu rapidamente, aberto aos imigrantes europeus que chegavam em busca de terras e melhores condições de vida.
2 - Durante o século XIX, os norte-americanos expandiram-se para oeste, ampliando sua fronteira em direção à costa do Oceano Pacífico.
4 - As divergências entre o Norte industrializado e o Sul agrário levaram o país à Guerra Civil, conhecida como Guerra de Secessão.
8 - A formulação da Doutrina Monroe – “América para os americanos” – objetiva defender os Estados republicanos dos ataques do Brasil monárquico.
16 - Ao contrário da América Latina, a independência norte-americana foi obtida através de um acordo com a Inglaterra, evitando-se assim um processo revolucionário.
32 - Após ajudarem Cuba a se libertar do domínio espanhol, os Estados Unidos transformaram aquela ilha em um protetorado norte-americano.
SOMATÓRIA (_____)

Questão 5: (UFPR) Em 4 de julho de 1776 foi declarada a independência das colônias inglesas da América do Norte.
Fatores econômicos, forças sociais e ideologia impregnada de ideais de liberdade e de “soberania popular” mobilizaram essas colônias. A respeito dessa conjuntura, é correto afirmar:
1 - Das colônias fundadas pelos ingleses na América do Norte, as do sul dedicavam-se principalmente à agricultura de exportação, mantida pelo trabalho escravo e organizada com base nos latifúndios monocultores.
2 - Nos atritos com a coroa inglesa, os colonos norte-americanos não puderam contar com um canal institucionalizado de negociação, uma vez que não tinham direito à representação no Parlamento Britânico.
4 - Do ponto de vista econômico, a motivação imediata da revolta dos colonos contra a coroa britânica foi a política tributária posta em prática pela metrópole naquela época.
8 - Com o fim do domínio inglês e a adoção dos princípios expressos na Declaração de Independência, implantou-se nos EUA uma sociedade onde se deu a abolição imediata da escravidão.
16 - Com a declaração da independência dos EUA, algumas metrópoles onde vigoraram regimes absolutistas, como a França e a Espanha, uniram-se à Inglaterra para ajudá-la na repressão à revolta dos colonos norte-americanos, em função do receio da propagação dos ideais iluministas. Tal união ficou conhecida como “Santa Aliança”.
32 - Face ao precário desenvolvimento dos transportes e das comunicações naquele período, a independência americana teve escassa repercussão tanto na Europa quanto nas Américas.
SOMATÓRIA (_____)

Questão 6: (FGV/RJ) Os conflitos entre os colonos americanos e a Inglaterra, que desencadearam a guerra de independência dos Estados Unidos, originaram-se de divergências sobre as seguintes questões:
A - direito dos colonos de organizarem milícias; extinção da atividade agrícola no sul; criação de escolas.
B - liberdade de comércio; representação colonial do Parlamento; legalidade de cobrança de impostos.
C - direito do Parlamento de legislar sobre as colônias; importação das manufaturas inglesas; liberdade de culto.
D - imigração estrangeira; nomeação de governadores; extinção das assembléias coloniais.
E - desenvolvimento das manufaturas coloniais; sucessão ao trono inglês; pagamento da dívida da Guerra dos Sete Anos.

Questão 7: (PUC-SP) As leis inglesas do século XVIII, relativas às colônias americanas, compunham um conjunto de medidas que buscava:
A - estabelecer o soberano direito da Coroa de governar as colônias da América.
B - evitar a bancarrota dos governos coloniais, fornecendo-lhes o usufruto de impostos e taxas.
C - solucionar a crise do sistema inglês, propiciando condições de exploração de novas áreas para colonização.
D - equilibrar as finanças, extraindo das Treze Colônias da América, através da taxação, os recursos necessários.
E - possibilitar o avanço das práticas mercantilistas de estabelecer áreas privilegiadas de colonização.

Questão 8: (PUC/CAMP) Primeira colônia americana a se tornar independente, em 4 de julho de 1776, os Estados Unidos assumiram no século XIX:
A - uma posição estimulante aos movimentos revolucionários, contestando as estruturas tradicionais do poder vigente em grande parte da Europa.
B - uma intransigente defesa da intervenção do Estado nas atividades econômicas, visando a controlar os abusos da burguesia.
C - a identificação do Estado com a religião puritana, que seria obrigatória a todos os cidadãos.
D - dentro do Continente Europeu, uma política imperialista, impondo seus interesses econômicos às demais nações.
E - uma política de expansão colonial em direção à África e à Oceania.

Questão 9: (FATEC-SP) A Constituição dos Estados Unidos da América, promulgada em 1787, representou uma solução de compromisso entre as duas tendências da primeira democracia moderna.
Essas tendências eram:
A - o parlamentarismo e o legalismo;
B - o federalismo e o presidencialismo;
C - o unitarismo e o igualitarismo;
D - o liberalismo e o corporativismo;
E - a democracia e o sindicalismo.

Questão 10: (UFRGS) Após a capitulação de Yorktown (1781) e tendo em vista a posição de muitos países europeus em relação às Treze Colônias americanas, a Inglaterra viu-se obrigada a:
A - admitir a presença de colonos no Parlamento inglês;
B - revogar o Stamp Act sobre as publicações coloniais;
C - negociar e reconhecer a independência norte-americana;
D - indenizar as vítimas dos soldados ingleses no Massacre de Boston;
E - aceitar o Quebec Act que limita a área do território do Canadá.

Questão 11: (UEPG/PR) Assinale a alternativa que contém afirmação correta sobre a independência dos Estados Unidos:
A - A luta pela independência, que resultou da discordância entre a elite agrária colonial e o governo britânico, rompeu uma tradicional aliança entre esses dois pólos.
B - A independência dos Estados Unidos representou um marco no processo de formação da sociedade capitalista burguesa, assentada nos princípios liberais e individualistas do iluminismo.
C - Após a independência, os Estados Unidos enfrentaram vários problemas de natureza política e, especialmente, econômica, uma vez que a antiga colônia inglesa era economicamente bastante frágil.
D - A independência dos Estados Unidos ocorreu num momento em que o ideal iluminista declinava diante das propostas do Ancien Régime.
E - O I e o II Congresso Continental, realizados na colônia às vésperas da independência, já demonstravam claramente o desejo irreversível dos colonos liderados por Abraham Lincoln de levar adiante a luta pela independência.

Questão 12: (UEM/PR) A “Lei do Selo”, o “Monopólio do Chá” e as “Leis Intoleráveis”, impostos por Jorge III, estão ligados:
A - à Revolução Gloriosa – 1688;
B - à Independência dos Estados Unidos – 1776;
C - à Revolução Francesa – 1789;
D - ao Bloqueio Continental – 1806;
E - à Independência da Argentina – 1816.

GABARITO:
Questão 1: E - questão 2: D - questão 3: E - questão 4: 39 - questão 5: 7 - questão 6: B - questão 7: D - questão 8: A - questão 9: B - questão 10: C - questão 11: B - questão 12: B

3 comentários:

  1. Na questão 8 a letra D :dentro do Continente Europeu, uma política imperialista, impondo seus interesses econômicos às demais nações,não esta certa?

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  2. o conteudo é excelente,mas fica dificil ler porque a cor do fundo cria um contraste muito forte com a cor a letra,principalmente para que tem problema de visão

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