quarta-feira, 20 de julho de 2011

Atividades de História do Brasil - Descobrimento e Período Pré-Colonial

Questões de Vestibular: História - Brasil - Descobrimento e Período Pré-Colonial

Questão 1: (UFSC/SC) Sobre o contato entre europeus e indígenas no Brasil, no século XVI, é correto afirmar que:
1 - no período inicial de contato entre europeus e indígenas a idéia que se tinha do Brasil correspondia ao “Paraíso Perdido”, o que se verificava pelas relações pacíficas em que viviam as nações indígenas no Brasil;
2 - uma única nação habitava o território brasileiro no momento do contato: os tupis-guaranis;
4 - o conhecimento da arte de curar era um dos saberes dos indígenas mais cobiçados pelos europeus, que procuraram aprender com eles como utilizar as plantas nativas em benefício próprio;
8 - as sociedades indígenas brasileiras não possuíam riquezas em metais preciosos, ao contrário dos povos do México e dos Andes, cujas riquezas foram espoliadas pelos espanhóis;
16 - os indígenas brasileiros organizavam-se em cidades complexas, com grande concentração populacional e construções monumentais.
SOMATÓRIA (____)

Questão 2: (UFMG) É correto afirmar que a prática da antropofagia entre algumas tribos indígenas brasileiras se devia:
A - ao barbarismo daqueles povos, que não possuíam religião ou normas morais capazes de refrear seus instintos;
B - à crença de que, ao devorarem os inimigos, os índios estariam incorporando suas virtudes e qualidades;
C - à influência dos conquistadores europeus, uma vez que os índios procuravam responder à crueldade dos brancos;
D - a uma estratégia de apavorar os adversários, que ficavam com medo de combater os antropófagos.

Questão 3: (UFC) Acerca das pretensões iniciais da exploração e conquista do Brasil, assinale a alternativa correta:
A - Interesses antropológicos levaram os portugueses a fazer contato com outros povos, entre eles os índios do Brasil.
B - O rei dom Manuel tinha-se proposto chegar às Índias navegando para o ocidente, antecipando-se, assim, a Cristóvão Colombo.
C - O interesse científico de descobrir e classificar novas espécies motivou cientistas portugueses para se lançarem à aventura marítima.
D - Os conquistadores estavam interessados em encontrar terras férteis para desenvolver a cultura do trigo e, assim, dar solução às crises agrícolas que sofriam em Portugal.
E - Os portugueses estavam interessados nas riquezas que as novas terras descobertas podiam conter, além de garantir a segurança da rota para as Índias.

Questão 4: (FUVEST/SP) Os portugueses chegaram ao território, depois denominado Brasil, em 1500, mas a administração da terra só foi organizada em 1549. Isso ocorreu porque, até então:
A - os índios ferozes trucidavam os portugueses que se aventurassem a desembarcar no litoral, impedindo assim a criação de núcleos de povoamento;
B - a Espanha, com base no Tratado de Tordesilhas, impedia a presença portuguesa nas Américas, policiando a costa com expedições bélicas;
C - as forças e atenções dos portugueses convergiam para o Oriente, onde vitórias militares garantiam relações comerciais lucrativas;
D - os franceses, aliados dos espanhóis, controlavam as tribos indígenas ao longo do litoral, bem como as feitorias da costa sul-atlântica;
E - a população de Portugal era pouco numerosa, impossibilitando o recrutamento de funcionários administrativos.

Questão 5: (PUC-RIO) Leia as afirmativas abaixo sobre a expedição de Pedro Álvares Cabral, que saiu de Lisboa em março de 1500:
I. A missão da esquadra era expandir a fé cristã e estabelecer relações comerciais com o Oriente, para trazer as valiosas especiarias para Portugal; desta maneira, reunia num mesmo episódio os esforços da Coroa, da Igreja e dos grupos mercantis do Reino.
II. Chegar às Índias através de um caminho inteiramente marítimo só foi possível após o longo "périplo" realizado pela costa africana, durante o século XV, por diversos navegadores portugueses, cujos expoentes foram Bartolomeu Dias e Vasco da Gama.
III. A viagem expressou a subordinação da Coroa portuguesa à Igreja Católica, na época dos descobrimentos, já evidenciada quando o Papa estabeleceu a partilha do Mundo Novo, em 1494, através do Tratado de Tordesilhas.
IV. Era objetivo da viagem tomar posse de terras a Oeste, de modo que assegurasse o controle do Oceano Atlântico Sul e, conseqüentemente, da rota marítima para as Índias.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:
A - somente I, II e III
B - somente I, III e IV
C - somente II, III e IV
D - somente I, II e IV
E - todas as afirmativas estão corretas

Questão 6: (UEPG/PR) Nos trinta primeiros anos da História do Brasil, Portugal se preocupa apenas em garantir sua posse através das expedições ___________________ contra corsários estrangeiros. A resposta certa é:
A - de povoamento;
B - guarda-costas;
C - comerciais;
D - colonizadoras;
E - exploradoras.

Questão 7: (FGV/RJ) “Porém a terra em si é de muitos bons ares, assim frios e temperados, como os de Entre Doiro e Minho, porque neste tempo de agora os achávamos como os de lá. Águas são muitas, infinitas, e em tal maneira é graciosa que querendo-a aproveitar dar-se-á nela tudo...” (Carta de Pero Vaz de Caminha. ed. crítica de Jaime Cortesão. A carta de Pero Vaz de Caminha, Lisboa: portugália, a. d, p.256.) Pelo documento acima citado é possível deduzir que:
A - os portugueses somente procuravam terras com clima semelhante ao de Portugal para transferir a população do Doiro e Minho;
B - o objetivo de Caminha era atrair portugueses para as terras do Brasil, pois havia problemas de clima e de falta de água em Portugal;
C - Caminha, escrivão da esquadra de Cabral, descreve para o rei de Portugal a região descoberta como um paraíso com o clima e a natureza favoráveis à ocupação;
D - os portugueses somente procuravam áreas para o plantio de café e para isso enviaram Caminha como explorador;
E - os portugueses procuravam terras graciosas na América e, dessa forma, enviaram Caminha no comando da expedição.

Questão 8: (FATEC-SP) Assinale a interpretação mais adequada ao contexto histórico do descobrimento e posterior exploração colonial do Brasil:
A - O Brasil foi descoberto por acaso, quando os portugueses tentavam evitar as calmarias do Atlântico; a principal preocupação dos colonizadores sempre foi ocupar a terra com o excedente de sua população desempregada.
B - Conhecido dos europeus por sua potencialidade aurífera, o Brasil só passou a fazer parte do Império português em abril de 1500 quando uma esquadra armada veio ao Brasil com o propósito de ocupar o novo território.
C - Cabral partiu do Tejo com a missão de garantir o domínio das especiarias nas Índias, mas, no meio da viagem, desviou para tomar posse das terras brasileiras que os lusos pretendiam incluir no seu império.
D - Os europeus estavam à procura de colônias que lhes fornecessem matérias-primas
e servissem de mercado para seus produtos industriais. Foi com esta intenção exploradora
que os portugueses aportaram no Brasil.
E - Enquanto contornavam o litoral africano à procura de diamantes, os portugueses foram
levados do Mediterrâneo para o Atlântico, pelas águas da corrente de Gibraltar, e chegaram até a Baía Cabrália, na Bahia atual.

GABARITO: questão 1: 12 - questão 2: B - questão 3: E - questão 4: C - questão 5: D - questão 6: B - questão 7: C - questão 8: C

Um comentário: