terça-feira, 19 de julho de 2011

Atividades de História Moderna - Reformas Religiosas

Questões de Vestibular: História - Moderna - Reformas religiosas

Questão 1: (UEA/AM) Lutero, ao protestar contra abusos de agentes e enviados do Papa, despertou a atenção de grupos e indivíduos cujas práticas econômicas eram rejeitadas pelo discurso católico. Suas críticas e pregações eram radicais e atraíam apoios e demandas radicais. A Reforma não foi, portanto, uniforme, nem é definível por um
único comentário. Assinale a alternativa errada a respeito do contexto da Reforma Protestante:
A - Lutero apoiou a secularização dos bens eclesiásticos quando os príncipes cobiçavam os bens e o poder da Igreja, mas condenou os camponeses que promoviam a secularização por ação própria.
B - A predestinação apregoada por Calvino interessava aos burgueses porque justificava práticas e valores burgueses e permitia identificar o sucesso individual e material como sinal da aprovação divina.
C - Para Carlos V, a reforma quebrava a unidade ideológica do seu império, já carente de unidade lingüística e cultural e formado por territórios às vezes descontínuos, onde emergiam interesses divergentes de príncipes e senhores regionais.
D - O Ato de Supremacia de 1534, além do aspecto religioso, serviu para reforçar o absolutismo inglês política e materialmente e buscou resolver problemas dinásticos.
E - A Contra-Reforma, embora não tenha tornado a Igreja Católica uma instituição liberal, impediu a expansão do protestantismo.

Questão 2: (UNEMAT/MT) A Contra-Reforma foi um movimento organizado pela Igreja Católica para combater as heresias protestantes que ganharam muita força e adeptos nos séculos XVI e XVII. Um dos instrumentos utilizados pelos reformistas foi a atuação das ordens religiosas. Com base nesse enunciado, assinale a única alternativa correta:
A - Destaca-se a Ordem Franciscana, criada por Francisco de Assis, exatamente com o intuito de combater hereges protestantes.
B - Destaca-se a Ordem Beneditina, famosa pela cultura e saber científico, que recebeu o chamado para rebater as heresias protestantes de forma científica.
C - Destaca-se a Ordem Agostiniana, que desde a Idade Média controlava a Inquisição e recebeu a ordem de perseguir hereges, principalmente os judeus.
D - Destacavam-se as Ordens Terceiras, formadas por pessoas comuns, que receberam do Papa a incumbência de preservar a fé católica.
E - Destaca-se a Companhia de Jesus, ou Ordem dos Jesuítas, que tentou catequizar outras terras e expandir a crença no catolicismo.

Questão 3: (UCS/RS) A Reforma Protestante [ocorrida no século XVI] pôs fim ao monopólio espiritual da Igreja Católica, oferecendo aos fiéis novas opções religiosas. Um dos efeitos do movimento, sobretudo a partir do calvinismo, foi o estímulo ao desenvolvimento capitalista [...] FIGUEIRA, D. História. São Paulo: Ática, 2003, p. 115. O quadro a seguir apresenta algumas diferenças entre a Igreja Católica e a Igreja Calvinista. Assinale a alternativa em que há uma caracterização incorreta:

Questão 4: (UFG/GO) A Reforma Protestante, iniciada por Lutero, foi um movimento de mudanças sociais de caráter fundamentalmente religioso, com importantes desdobramentos políticos e econômicos. No que se refere aos princípios políticos e religiosos, o luteranismo defendia a:
A - submissão da Igreja ao Estado e a valorização da fé individual;
B - implementação de políticas econômicas na Europa e a quebra da autoridade religiosa;
C - jurisdição real sobre terras da Igreja e a cobrança de impostos sobre esse patrimônio;
D - extinção das rendas feudais e a oposição às pregações morais do clero;
E - cessação do poder político-administrativo da Igreja sobre os reinos e o fim da condenação da usura.

Questão 5: (UEG) O que é surpreendente em Lutero não são suas críticas radicais à Igreja Católica, mas, sim, o fato de suas posições ganharem aquiescência, a ponto de conseguir quebrar a unidade da Igreja no Ocidente. Acerca do sucesso do fenômeno Lutero, é correto afirmar que:
A - ao defender a fé como algo íntimo e pessoal, Lutero contestava os obsoletos princípios individualistas dos humanistas renascentistas;
B - ao defender a salvação pela fé e pelas obras, as idéias luteranas receberam o apoio dos jesuítas, ordem religiosa responsável pela cobrança das indulgências;
C - os burgueses se identificaram com as idéias luteranas, pois ao contrário da doutrina católica, o luteranismo evitava a condenação da usura;
D - ao criticar a ostentação da Igreja e dos nobres, Lutero recebeu o apoio dos camponeses, liderando as rebeliões no campo em 1525.

Questão 6: (UFPR) A Reforma Protestante e a Contra-Reforma envolveram aspectos ligados à doutrina da religião cristã e à forma como se organizava a Igreja Católica com sede em Roma. No contexto desses movimentos, considere as afirmativas abaixo:
I. Os protestantes eram contrários à autoridade do Papa e à intermediação dos padres na leitura da Bíblia.
II. Os protestantes eram contrários ao casamento dos padres e ao sacramento da confissão.
III. As idéias protestantes tiveram grande aceitação por parte dos monarcas portugueses, espanhóis e ingleses.
IV. Os jesuítas foram designados para a ação missionária nas terras da América, Ásia e África, a fim de garantir a expansão da fé católica.
V. O Concílio de Trento definiu algumas ações para reagir à expansão do protestantismo, como o fortalecimento dos sacramentos e uma melhor formação do clero para o atendimento dos fiéis.
Assinale a alternativa correta.
A - Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras.
B - Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
C - Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
D - Somente a afirmativa IV é verdadeira.
E - Somente as afirmativas III e V são verdadeiras.

Questão 7: (PUC-MG) Na Alemanha, no século XVI, o monge agostiniano Martinho Lutero levantou-se contra os abusos cometidos pelo papado de Roma, desencadeando um movimento que ficou conhecido por Reforma Protestante. Sobre esse movimento, é incorreto afirmar:
A - O movimento da Reforma teve os seus objetivos defendidos, ampliando o poder da burguesia contra a ideologia senhorial.
B - As idéias veiculadas na Europa, no contexto do século XVI, significaram uma brecha importante na estrutura política feudal.
C - A disseminação dos ideais reformadores no seio da população possibilitou a vitória do nacionalismo contra o poder do papado.
D - A revolta dos camponeses contra a cobiça dos grandes senhores feudais pelos bens da Igreja contou com o apoio de Lutero.

Questão 8: (MACKENZIE/SP) A Inquisição em Roma não foi objeto de uma verdadeira refundação, mas sim de uma reorganização, em 4 de julho de 1542, através da bula Licet ab initio. Ao contrário dos motivos invocados para o estabelecimento das Inquisições na Espanha e em Portugal, onde a difusão do judaísmo justificava a organização do tribunal, aqui era a heresia protestante o alvo da nova configuração do Santo Ofício da Inquisição. Francisco Bethencourt, História das Inquisições. A reorganização da Inquisição foi uma entre várias providências tomadas pela Igreja Católica em sua luta contra a "heresia protestante". Assinale a alternativa em que aparece outra dessas providências.
A - A convocação do Concílio de Trento, que, entre outras coisas, ratificou o dogma católico da transubstanciação e a doutrina da salvação por meio das obras.
B - A tradução da Bíblia para os idiomas modernos, de maneira a permitir ao fiel a leitura individual dos textos sagrados.
C - O combate a práticas populares consideradas supersticiosas, como as romarias, o culto a imagens e as novenas.
D - O afastamento dos religiosos em relação à vida secular, dando-se preferência à vida meditativa, retirada do mundo, como o faziam os jesuítas.
E - A eliminação da hierarquia eclesiástica, passando a figura do Papa a ser mero título honorífico.

Questão 9: (UFMS) Durante a Época Moderna, isto é, nos séculos XVI, XVII e XVIII, a Inquisição atingiu seu apogeu na Espanha e em Portugal, países que, durante a Idade Média, foram os mais tolerantes da Europa, pois em seus territórios coexistiram diferentes grupos étnicos e religiosos. No que diz respeito à história da Inquisição na Península Ibérica, pode-se afirmar que:
A - um fenômeno básico levou ao estabelecimento do Tribunal da Inquisição na região, qual seja, a existência, na Europa e em Portugal, de três grandes comunidades: a cristã, a mulçumana e a judia, grupos que viveram, durante séculos, segundo suas próprias leis religiosas e, embora seus hábitos fossem diferentes entre si, eram mutuamente respeitados;
B - no século XV, os judeus eram bastante numerosos e influentes na sociedade ibérica, tendo alcançado a supremacia econômica na Espanha; isso fez com que a Igreja Católica recorresse à Inquisição para expulsá-los da Europa, pois temia o crescimento do judaísmo e a ascensão econômica e política dos judeus em todo o continente;
C - no decorrer do século XIV, aumentaram as manifestações anticristãs, culminando, em 1391, no massacre de 4 000 católicos por judeus e muçulmanos nas ruas de Sevilha; essa onda anticristã levou a Igreja Católica a lançar mão da Inquisição como meio de expulsar judeus e muçulmanos da região;
D - no século XVI, durante o reinado de D. João III, sucessor de D. Manuel, Portugal se viu livre do Tribunal da Inquisição por conta da forte centralização do poder político naquele país, o que ocorreu devido ao enfraquecimento da Igreja Católica;
E - o Tribunal da Inquisição utilizou a religião para legitimar a ordem arbitrária sobre a qual se apoiava o sistema político de dominação em que não havia lugar para judeus, cristãos-novos, muçulmanos, negros, ciganos, heterodoxos ou contestadores de qualquer espécie.

Questão 10: (UNIFOR/CE) A Reforma Religiosa representou um dos aspectos dos processos de transformação das estruturas sociais feudais. As diferentes camadas sociais tiveram comportamentos diversificados em relação aos problemas religiosos daquele contexto histórico. Na Alemanha, os camponeses aderiram à reforma protestante porque:
A - almejavam comprar as indulgências para que pudessem garantir sua salvação espiritual;
B - queriam reafirmar sua idolatria em relação aos dogmas dos papas e da igreja ortodoxa romana;
C - havia as propostas de distribuição de terras dos seus idealizadores e da isenção de quaisquer oferendas à Igreja;
D - identificaram-se com o discurso defendido pelos seus idealizadores, que eram padres jesuítas e defensores dos direitos dos camponeses;
E - objetivavam a abolição da servidão, motivo pelo qual acabaram sendo condenados por Lutero.

Questão 11: (UEMS) As reformas religiosas ocorridas no século XVI, além de romperem com a unidade do cristianismo no Ocidente, foram responsáveis pela modificação nas estruturas eclesiásticas e a doutrina da salvação. Sobre essas reformas é correto afirmar que:
A - a Reforma Anglicana, em 1534, decretada pelo Ato de Supremacia de Henrique VII, criou uma Igreja nacional na Inglaterra, modificando totalmente o culto religioso;
B - Calvino tornou o culto mais complexo, condenou a doutrina da predestinação e recusou sacramentos como o batismo e a comunhão;
C - do Concílio de Trento saiu uma Igreja reformada e modernizada. A autoridade papal foi diminuída e a doutrina tradicional da salvação competente negada com a criação do Catecismo e do Missal;
D - a Contra-Reforma católica definiu medidas e combate aos protestantes e destituiu os tribunais da Inquisição, substituindo-os pelo Index;
E - os luteranos entendiam a reforma como a restauração do verdadeiro cristianismo.

Questão 12: (UNIFESP/SP) Se um homem não trabalhar, também não comerá. Estas palavras de São Paulo, o Apóstolo, são mais condizentes com a ética do:
A - catolicismo medieval;
B - protestantismo luterano;
C - protestantismo calvinista;
D - catolicismo da Contra-Reforma;
E - anglicanismo elisabetano.

Questão 13: (UNIRIO/RJ) "Deus chama cada um para uma vocação particular cujo objetivo é a gloricação dele mesmo. O comerciante que busca o lucro, pelas qualidades que o sucesso econômico exige: o trabalho, a sobriedade, a ordem, responde também ao chamado de Deus, santicando de seu lado o mundo pelo esforço, e sua ação é santa."
(João Calvino. In: Mousnier, Roland. História geral das civilizações. Os séculos XVI e XVII: os processos da civilização européia. São Paulo: Difel, 1973, p. 90, tomo IV, v. 1.) A opção que correlaciona a citação acima com o contexto da reforma protestante, no século XVI, que pregava mudanças no cristianismo e na ação da igreja católica é o:
A - calvinismo, a condenação da doutrina da predestinação absoluta formulada pelo pensamento tomista medieval;
B - anglicanismo, a supressão do clero e dos sacramentos na vida religiosa como forma de enfraquecimento do papado;
C - luteranismo e o calvinismo, a pregação teológica de submissão do Estado à Igreja reformada;
D - luteranismo, a defesa do princípio da salvação do homem pela fé sem a necessidade de intermediação da Igreja e da realização de obras pias;
E - anglicanismo e no luteranismo, a substituição do latim pelo alemão nos cultos religiosos.

Questão 14: (FGV/RJ) A Europa do século XVI assistiu ao surgimento de novas religiões cristãs, dentre as quais destacam-se a luterana, a calvinista e anglicana. A despeito das características que conferem especificidade a cada uma delas, observam-se elementos que as aproximam entre si. Um desses elementos é a:
A - celebração dos cultos nas línguas faladas pelos fiéis;
B - ausência de hierarquia eclesiástica;
C - tolerância em relação às demais religiões cristãs;
D - afirmação da primazia da Igreja sobre o Estado;
E - crítica às estruturas sociais vigentes.

Questão 15: (UFES) Às vésperas da reforma, verdadeiras multidões de peregrinos buscavam a redução de suas penas do purgatório. O texto a seguir dá exemplos dos excessos em torno de tal procedimento religioso:
Uma igreja romana, se a pessoa simplesmente entrasse nela tirava-lhe quarenta e oito mil anos de sua sentença no purgatório. A cidade alemã de Wittemberg possuía dezessete mil relíquias, inclusive uma palha da manjedoura de Jesus, uma gota de leite de Maria e duzentos e quatro fragmentos das crianças trucidadas por Herodes. A catedral de Exeter, na Inglaterra, possuía a vela que iluminou o túmulo de Cristo e um raminho da Sarça Ardente da qual Deus falara a Moisés. Um mosteiro, Durhman, guardava zelosamente a camisa da Virgem e mostrava-a aos peregrinos, após a recepção de um pequeno donativo. (LA MURE, P. A. vida privada de Mona Lisa. São Paulo: Circulo do Livro. 1963-94.) Contra os abusos da Igreja não é correto afirmar que Martinho Lutero defendeu:
A - a substituição do latim pelo idioma alemão nos cultos religiosos;
B - a preservação de apenas dois sacramentos: batismo e eucaristia;
C - a rejeição do celibato obrigatório dos sacerdotes;
D - o fortalecimento da supremacia do papa como líder universal da Igreja;
E - a centralização do culto na leitura das Escrituras pelos próprios fiéis.

Questão 16: (PUC-MG) Sobre a Reforma Protestante do início dos Tempos Modernos, é correto afirmar que, exceto:
A - foi um movimento que eclodiu sob o impacto das medidas tomadas pelos católicos durante a realização do Concílio de Trento, de 1545;
B - procurou expressar muitos dos anseios da época, como as críticas aos abusos cometidos pela Igreja;
C - defendia o livre exame da Bíblia e pregava a salvação pela fé e não pelas boas obras;
D - marcou o surgimento do anglicanismo com o rompimento entre Henrique VIII e o papa, através do Ato de Supremacia de 1534.

Questão 17: (UFPE) As Reformas Religiosas são parte fundamental do nascimento do Mundo Moderno, ocorrido entre os séculos XV e XVI. De fato, a religião esteve na base da organização sócio-política dos Estados absolutistas. Nesse sentido, é INCORRETO afirmar:
A - A Reforma Protestante iniciou-se a partir da ruptura de Martinho Lutero, monge agostiniano, com a hierarquia da Igreja Romana, apoiado por parte significativa dos príncipes alemães.
B - A Reforma Anglicana está associada à afirmação do absolutismo inglês, mantendo boa parte da liturgia original do catolicismo romano, mas atribuindo à Coroa a chefia da Igreja.
C - A Reforma Calvinista deu origem a duas importantes correntes protestantes conhecidas por puritanismo, na Inglaterra, e huguenote, na França. Ambas perseguidas pelas respectivas monarquias, por não seguirem a religião oficial de seus Estados.
D - A Contra-Reforma deu-se em resposta às mudanças ocorridas na sociedade, resultantes da ruptura dos protestantes, tendo-se estruturado a partir do Concílio de Trento (1545) e se apoiado nas monarquias católicas, como a França, a Espanha e Portugal.
E - A Reforma Presbiteriana se deu nos países da Europa do Leste, apoiando-se no absolutismo russo e influenciando o catolicismo no modelo de catequese propagado pela Companhia de Jesus.

Questão 18: (UFSCAR/SP) O calvinismo, doutrina constituída no século XVI europeu, foi tributário, em muitos aspectos, do princípios elaborados por Santo Agostinho, sobretudo aquele que reafirma:
A - o automartírio da carne como meio de purificação dos pecados;
B - a necessidade da concessão da graça divina para a salvação dos homens;
C - a superioridade do poder religioso sobre os negócios do Estado;
D - a necessidade de obras meritórias e santas para a salvação das almas;
E - a autoridade da instituição religiosa na absolvição dos pecados humanos.

Questão 19: (VUNESP) No decorrer dos séculos XVI e XVII, as lutas religiosas na Europa provocaram a separação entre os cristãos, tendo como conseqüências muitos conflitos políticos e sociais. Está associada a esse movimento religioso:
A - a colonização de parte do território do que são, atualmente, os Estados Unidos;
B - a independência das colônias americanas;
C - a instalação da Inquisição nas colônias espanholas;
D - a expulsão dos jesuítas das colônias portuguesas;
E - a ação dos missionários contra a escravidão indígena.

Questão 20: (UEMS) No final do século XV e início do XVI, a expressão cristãos novos serviu para denominar:
1 - os moriscos (muçulmanos) e marranos (judeus) recém-convertidos ao cristianismo;
2 - os muçulmanos e judeus convertidos ao cristianismo com a reconquista, uma guerra santa, uma versão cristã da Jihad árabe;
4 - os crentes, cristãos que praticaram a Jihad, a guerra santa contra os infiéis;
8 - os cristãos que admitiam o Alcorão como base ideológica;
16 - os índios convertidos ao cristianismo que surgiram como conseqüência do processo de conquista e colonização européia da América, iniciado em 1492.
SOMATÓRIA (_____)

Questão 21: (UFRGS) O Concílio de Trento (1563) organizou a reação católica, ou Contra-Reforma, definindo alguns pontos fundamentais da moral católica. As medidas adotadas pela Santa Sé visavam assegurar a unidade da doutrina cristã frente ao aparecimento e crescimento das igrejas protestantes no século XVI. Quais das medidas abaixo constituíram pontos fundamentais da Contra-Reforma?
I. A afirmação da Tradição, ou seja, as interpretações dos padres da Igreja, papas e concílios, que, juntamente com as Escrituras, constituíam os fundamentos da fé cristã.
II. A reorganização do Tribunal da Inquisição ou Santo Ofício na Itália, que ficou encarregado de combater a Reforma, e a redação de um Index, catálago de livros de leitura proibida aos fiéis.
III. A confirmação dos dogmas e práticas rituais católicas, tais como: a presença real de Cristo na Eucaristia, a salvação pela fé e boas obras, e os sete sacramentos, além do culto à Virgem e aos santos.
A - Apenas I.
B - Apenas III.
C - Apenas I e II.
D - Apenas II e III.
E - I, II e III.

Questão 22: (CESGRANRIO/RJ) Os movimentos reformistas religiosos que surgiram na Europa moderna, entre os séculos XV e XVI, variaram em seus fundamentos e práticas diante dos dogmas religiosos instituídos pela Igreja Católica. Marque a opção que relaciona corretamente um desses movimentos reformistas com seu fundamento doutrinário:
A - O calvinismo, em sua concepção moral, valorizou o trabalho e justificou o lucro, formulando uma doutrina que correspondia às necessidades de uma moral burguesa.
B - O luteranismo condenou a doutrina da predestinação e a livre interpretação das escrituras sagradas.
C - O anglicanismo instituiu uma doutrina protestante, cuja hierarquia eclesiástica subordinava o poder temporal dos monarcas à autoridade divina dos Papas.
D - O humanismo defendeu a extinção do Papado como necessária para o desenvolvimento de uma nova religião baseada na tolerância e no respeito às crenças religiosas individuais.
E - O Concílio de Trento promoveu uma reformulação dos dogmas religiosos católicos, disciplinando o clero e restringindo sua autoridade aos assuntos ligados à fé cristã.

Questão 23: (FUVEST/SP) Em 1748, Benjamin Franklin escreveu os seguintes conselhos a jovens homens de negócios: "Lembra-te que o tempo é dinheiro... Lembra-te que o crédito é dinheiro... Lembra-te que o dinheiro é produtivo e se multiplica... Lembra-te que, segundo o provérbio, um bom pagador é senhor de todas as bolsas... A par da sobriedade e do trabalho, nada é mais útil a um moço que pretende progredir no mundo que a pontualidade e a retidão em todos os negócios". Tendo em vista a rigorosa educação religiosa do autor, esses princípios econômicos foram usados para exemplificar a ligação entre:
A - protestantismo e permissão da usura;
B - anglicanismo e industrialização;
C - ética protestante e capitalismo;
D - catolicismo e mercantilismo;
E - ética puritana e monetarismo.

Questão 24: (UFES) No século XVI, o movimento conhecido como Reforma Religiosa provocou uma grande revolução espiritual na sociedade européia e uma profunda crise na hegemonia da Igreja Católica. Considere as seguintes informações sobre a Reforma Religiosa:
I. Foi um movimento revolucionário pelo qual os camponeses exigiam a abolição da servidão e a liberação das terras da Igreja para a produção agrícola de mercado.
II. Fundamentou-se nas doutrinas de salvação para assegurar e fortalecer a hierarquia e a unidade do cristianismo.
III. Estabeleceu novos valores morais, econômicos e religiosos, que legitimaram a obtenção do lucro e criaram uma das principais fontes do espírito capitalista.
IV. Fortaleceu e divulgou a doutrina do movimento protestante, mediante o Concílio de Trento.
V. Questionou a autoridade dos papas e os dogmas da Igreja, rompendo com os tradicionais padrões católicos.
Estão corretas as informações contidas na opção:
A - I e II
B - I e III
C - II e IV
D - III e IV
E - III e V

Questão 25: (UFES) MOSTRA PROMETE ENTRAR PARA A HISTÓRIA (...) Especializado em organizar mostras em que fique nítida a relação entre arte e História, o espanhol Carlos Mantinez Shaw diz que o Brasil está recebendo obras que, além da grande qualidade estética, podem ajudar o brasileiro a entender o que acontecia no país naquele momento. Nenhum período foi mais importante para a Espanha do que este. Nunca houve uma explosão tão grande de criatividade e de riqueza – explica ele, dizendo que está na História a explicação para o Barroco do país ter tido predominância de retratos e imagens religiosas. – Além da Contra Reforma, a pintura gira em volta da nobreza. (O Globo 11 jul. 2000.) O texto se refere à exposição de pinturas "Esplendores de Espanha" no Museu Nacional de Belas Arte, no Rio de Janeiro. O momento histórico no qual foram produzidas as obras expostas foi marcado pela fase conhecida como Contra Reforma, que visava a:
A - abolir a Inquisição e o Index para flexibilizar a conduta do clero, facilitando a dedicação á arte sacra;
B - reafirmar os princípios fundamentais da Igreja Católica para conter o avanço do protestantismo e exercer maior controle sobre a prática dos fiéis e dos clérigos católicos;
C - extinguir os dogmas e os rituais católicos para atrair fiéis e proporcionar maior liberdade aos artistas;
D - proibir os católicos de seguirem as diretrizes do Concílio de Trento, convocado pelos protestantes para divulgar suas crenças e sua produção artística;
E - expulsar da Espanha os jesuítas, que causaram a cisão da Igreja em razão dos abusos que cometiam e das propostas que defendiam.

Questão 26: (USP) "... tenho sido, durante muitos anos, um aderente à teoria de Copérnico. Isto me explica a causa de muitos fenômenos que são ininteligíveis por meio de teorias geralmente aceitas. Eu tenho coligido muitos argumentos para refutar estas últimas, mas eu não me arriscaria a levá-los à publicação. Há muito tempo que estou convencido de que a Lua é um corpo como a Terra. Descobri também uma multidão de estrelas fixas, a princípio invisíveis, ultrapassando mais de dez vezes as que se podem ver a olho nu, formando a Via Láctea." (Carta de Galileu a Kepler, 1597.) Galileu não se arriscava a publicar essas idéias por temer:
A - a oposição que sofreria por parte de seus alunos e colegas da Universidade de Pisa, onde lecionava;
B - ser considerado um plagiador das idéias heliocêntricas defendidas por Copérnico e por alguns sábios florentinos;
C - que seus pressupostos geocêntricos contribuíssem para aumentar as hostilidades contra a Igreja Católica;
D - que seus superiores o expulsassem da Ordem dos Franciscanos, à qual pertencia desde a adolescência;
E - ser acusado de heresia e ter de enfrentar o poderoso Tribunal do Santo Ofício, mantido pela Igreja.

Questão 27: (FUVEST/SP) No fim da Idade Média e início da Idade Moderna, o rompimento dos monopólios que os letrados mantinham sobre a cultura escrita e os clérigos sobre a religião criou uma situação nova, potencialmente explosiva. Esse duplo rompimento deveu-se:
A - aos descobrimentos e invenções científicas;
B - à invenção da imprensa e à Reforma;
C - ao Renascimento e ao Estado absolutista;
D - ao aparecimento do alfabeto e das heresias;
E - ao humanismo e a Inquisição.

Questão 28: (UFSC/SC) - Universidade Federal de Santa Catarina -

Sobre as várias fases do Cristianismo, na história do mundo ocidental, assinale o CORRETO:
1 - Teve inicio na Judéia, passando a ser difundido pelo Império Romano, através da figura dos apóstolos.
2 - O poder religioso da Igreja, na Idade Média, influiu nas atividades políticas, administrativas e culturais.
4 - A insatisfação, em relação às atitudes da Igreja, culminou com o surgimento de várias religiões, cujo movimento foi denominado Reforma Religiosa.
8 - O anseio de propagação da fé católica atingiu a América, através da figura dos jesuítas que acompanhavam as expedições colonizadoras.
16 - A Igreja Católica, na atualidade, vem enfrentando um imenso surgimento de novas “Igrejas”.
SOMATÓRIA (_____)

Questão 29: (UFSC/SC) A Igreja Católica vem, do século XVI aos dias atuais, combatendo as idéias contrárias às suas doutrinas através de medidas como:
1 - criação de algumas ordens religiosas, entre as quais a Companhia de Jesus, para difundir o catolicismo entre pagãos.
2 - reativação dos Tribunais de Inquisição para julgar os hereges.
4 - organização de uma lista de livros proibidos aos católicos, o “INDEX”.
8 - desmembramento da arquidiocese de São Paulo em cinco dioceses, limitando a ação progressista do Cardeal Evaristo Arns.
16 - combate às manifestações de membros mais progressistas de seu clero.
32 - “condenação ao silêncio” por determinado tempo, do teólogo brasileiro Leonardo Boff, por propagação de idéias contidas na “Teologia da Libertação”.
SOMATÓRIA (_____)

Questão 30: (FUVEST/SP) O Concílio de Trento, um dos mais importantes da história da Igreja, foi convocado com o objetivo principal de redefinir as doutrinas da fé católica. Dentre as conseqüências diretas ou indiretas desse evento estão:
A - a redação da encíclica Humanae Vitae pelo papa Pio XII, e a tendência ao ecumenismo religioso;
B - a aceitação de algumas críticas oriundas da reforma protestante sobre dogmas da Igreja, e a rejeição do movimento de Contra-Reforma;
C - o surgimento da Teologia da Libertação e a expansão e o fortalecimento da ordem dos cistercienses;
D - a censura de livros a fim de evitar a propagação de idéias consideradas heréticas, o fortalecimento e expansão da Companhia de Jesus;
E - a condenação das idéias heréticas do monge beneditino Inácio de Loyola e o fim do dogma sobre a infalibilidade papal.

Questão 31: (UCPEL/RS) Henrique IV, rei da França, concedeu liberdade de culto aos protestantes em 1598, através do:
A - Concílio de Trento;
B - Edito de Nantes;
C - Tratado de Versalhes;
D - Congresso de Viena;
E - Concílio de Constança.

Questão 32: (FGV/RJ) O Concílio de Trento, no conjunto de medidas adotadas pela Igreja Católica no combate à Reforma Protestante, estabeleceu a:
A - supressão da hierarquia eclesiástica;
B - a livre interpretação da Bíblia;
C - a abolição do culto aos santos;
D - a criação do Índice de Livros Proibidos;
E - a eliminação do celibato clerical

Questão 33: (UNESP/SP) Durante o século XIV, surgiram graves problemas que quebraram a unidade da Igreja. Nos meados do século XV, com o jubileu de Nicolau V, pensava-se que a cristandade se havia recomposto da grave crise que a afetara. Mas, no século XVI, foi posto em dúvida o poder do papa. O mal da Igreja tinha muitas raízes profundas, dentre as quais destacam-se as seguintes, exceto:
A - o regime feudal deixara vícios graves na organização eclesiástica;
B - o desejo de purificar os evangelhos da adulteração medieval, regressando às fontes e à verdadeira doutrina de Jesus, era sentido e vivido pelos humanistas;
C - em Roma, onde os papas mantinham o maior fausto da Europa de então, protegendo uma multidão de humanistas e homens de arte, necessitava-se do tributo dos católicos dos diferentes países, pois os rendimentos da Igreja não chegavam;
D - os abusos e anarquia devidos à quebra de disciplina dentro do clero regular e do secular;
E - os debates que se travaram para a Reforma da Igreja tiveram influência da crítica kantiana e do “historicismo”, características do movimento.

Questão 34: (CESGRANRIO/RJ) “Nós denominamos predestinação ao conselho eterno de Deus, pelo qual ele determinou o que queria fazer de cada homem... Se alguém pergunta por que Deus tem piedade de uma parte e por que deixa e abandona a outra, não há nenhuma resposta, senão a de que isso é o que lhe apraz.” (Jean Calvino)
No texto acima, a respeito da predestinação, Calvino quer dizer que:
A - o homem só se salva através das boas ações, dotado como é de bondade e justiça.
B - a vontade de Deus é soberana e é ela quem determina o destino de cada homem.
C - o homem só se salva pela fé, pois é por natureza um pecador perante Deus.
D - a única razão de ser do homem é o culto a Deus, daí condenar o trabalho porque afasta o homem das orações.
E - amando a Deus e obedecendo à Sua Igreja o homem pode obter o prêmio da salvação e fugir à danação eterna.

Questão 35: (UFSC/SC) Várias doutrinas de caráter religioso surgiram na Europa a partir do século XVI, provocando o rompimento da unidade cristã no Ocidente.
Sobre a afirmativa, marque o que for VERDADEIRO:
1 - Alemanha – Martinho Lutero iniciou a reforma religiosa com a criação do Luteranismo.
2 - Suíça – Calvino propagou sua doutrina, o Calvinismo, sendo aceita por grande parte da burguesia.
4 - Inglaterra – o Anglicanismo, criado pelo rei Henrique VIII, teve, como um dos objetivos, a maior centralização do poder político.
8 - França – John Wyclif, liderando uma revolução camponesa contra o poder do Papa, criou o Anabatismo.
SOMATÓRIA (_____)

Questão 36: (UFSC/SC) Some as afirmações corretas.
1 - O Calvinismo teve influência no desenvolvimento econômico de vários países, pois o êxito no desempenho das profissões e negócios era para os calvinistas como um sinal de “predestinação”.
2 - A Reforma foi um movimento de caráter religioso, político e econômico, iniciado na Itália, no século XVI,
e que se expandiu pela Europa.
4 - A venda de indulgências pelos dominicanos, ligados aos banqueiros Függers, foi o motivo inicial da ruptura entre Lutero e a Igreja.
8 - O apoio dos príncipes alemães foi decisivo para a vitória do Luteranismo.
SOMATÓRIA (_____)

Questão 37: (CEFET/PR) O anglicanismo se consolidou na Inglaterra com:
A - a Magna Carta;
B - a Petição de Direitos;
C - a Lei dos 39 Artigos;
D - o Parlamento;
E - a Inquisição.

Questão 38: (UNESP/SP) A posição conservadora de Lutero frente aos poderes seculares fica bem expressa no partido que tomou contra os camponeses (“É preciso estrangulá-los. É preciso matar o cão enlouquecido que se lança contra ti, senão, ele te matará.”), quando:
A - do anabatismo de Menno Simons e David Joris;
B - da tragédia de Münzer, entre 1533 e 1536;
C - do movimento liderado por Thomaz Münzer em 1525;
D - do movimento de Zwínglio, entre 1529 e 1531;
E - do cisma da Filipe Melanchton.

GABARITO:
questão 1: E - questão 2: E - questão 3: B - questão 4: A - questão 5: C - questão 6: A - questão 7: D - questão 8: A - questão 9: A, E - questão 10: E - questão 11: E - questão 12: C - questão 13: D - questão 14: A - questão 15: D - questão 16: A - questão 17: E - questão 18: B - questão 19: A - questão 20: 3 - questão 21: E - questão 22: A - questão 23: C - questão 24: E - questão 25: B - questão 26: E - questão 27: B - questão 28: 31 - questão 29: 63 - questão 30: D - questão 31: B - questão 32: D - questão 33: E - questão 34: B - questão 35: 7 - questão 36: 13 - questão 37: C - questão 38: C

4 comentários: