sexta-feira, 15 de julho de 2011

Atividades de História Medieval - Igreja Católica

Questões de Vestibular: História - Medieval - Igreja

Questão 1: (UFSC/SC) Em face dos ataques do Vaticano ao livro O Código Da Vinci, o jornalista e escritor Sérgio Augusto publicou um artigo no jornal O Estado de São Paulo, em 3 de abril de 2005. Leia alguns trechos: “O Código Da Vinci já vendeu mais de 25 milhões de exemplares, foi traduzido para 44 línguas e ainda não deu mostras de que esteja no fim de carreira. Daqui a um ano chegará aos cinemas a versão dirigida por Ron Howard estrelada por Tom Hanks”. “O livro [...], explora a hipótese de Jesus ter sido um simples mortal, que com Maria Madalena se casou e teve filhos, legando descendentes até para a casta dos merovíngeos, na França [...]”. “A Santa Sé era rápida quando reprimia, mas sempre tartarugou para rever velhos conceitos e fazer mea culpa. Levou mais de 350 anos para absolver Galileu e quatro séculos para desculpar-se pela Inquisição. Só no pontificado de João Paulo II reconheceu os crimes das Cruzadas e arrependeu-se do silêncio dos católicos no Holocausto.” Assinale a(s) proposição(ões) correta(s) em relação ao significado das palavras grifadas no texto:
1 - Cruzadas: Movimento ocorrido na Idade Média, organizado e estimulado, inicialmente, pela Igreja.
2 - Da Vinci (Leonardo da Vinci): Pintor, escultor, engenheiro, arquiteto e inventor italiano. Entre as suas obras mais famosas está “A Gioconda”.
4 - Galileu: Astrônomo, físico e matemático italiano. Partidário do heliocentrismo, fez diversas descobertas astronômicas.
8 - Inquisição: Tribunal criado no período medieval, pela Igreja Católica, destinado a reprimir as heresias.
16 - Holocausto: Perseguição de que foram vítimas os judeus, ciganos e outras minorias, durante o regime nazista. Milhares de pessoas foram presas, torturadas e mortas nos “campos de trabalho” (campos de concentração), como os de Sobidor, Treblinka e Auschwitz.
32 - Merovíngeos: Ordem religiosa fundada no norte da França pelos Cavaleiros Templários quando da sua volta da Terra Santa. Teve grande influência durante o governo de Carlos Magno.
64 - Vaticano: Estado situado no Oriente Médio, encravado no território de Israel. Sede da Igreja Católica.
SOMATÓRIA ( )

Questão 2: (UFPE) A Igreja dominou muitas das manifestações medievais. Seu poder ia além da religião, salientando-se também sua riqueza econômica. No entanto, existiram resistências e críticas aos exageros do poder católico. A ordem dominicana, fundada no século XIII:
A - incorporou muitos dos ensinamentos das heresias existentes, revolucionando o catolicismo;
B - destacou-se pelos seus combates aos pagãos e pela sua atuação nas universidades da época;
C - seguiu o caminho aberto pelos franciscanos, criticando a vida dos papas medievais, cercada de luxo e poder;
D - aceitou as heresias da época, estimulando o desenvolvimento intelectual da Idade Média;
E - foi fundada para fazer oposição à ordem franciscana, que liderava a Igreja da época com seus ensinamentos.

Questão 3: (UFJF/MG) Leia atentamente o trecho: “O medieval só conhecia um modo de modi.car a ordem das coisas naturais: o milagre. A idéia de impossível não tinha lugar. Em princípio, tudo era possível. O universo estava completamente embebido de vontade divina. Nada deixava de ser viável, se estivesse de acordo com este fundamento que presidia o mundo e as vidas. O universo cotidiano estava inteiramente pontilhado por milagres, prodígios e maravilhas. Deus não era de modo algum algo remoto”. (RODRIGUES, José Carlos. O corpo na história. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1999, p. 44.)
A importância do aspecto religioso no modo como o homem medieval interpretava o mundo em que vivia demonstra o poder que a Igreja Católica detinha. Esse poder pode ser atribuído a diversos fatores, exceto:
A - ao crescimento do número de fiéis, fruto de um intenso processo de evangelização de populações que eram antes politeístas;
B - ao controle exercido sobre a produção intelectual deixada pela Antiguidade e sobre as atividades de ensino;
C - ao papel de Instituição, alcançado pela Igreja, ao sobreviver ao fim político e administrativo do Império Romano do Ocidente;
D - à posição assumida pela Igreja, na defesa das camadas mais pobres da sociedade, contra a exploração do trabalho servil;
E - ao poderio econômico que a Igreja alcançou por meio das inúmeras doações recebidas, inclusive de terras.

Questão 4: (UFG/GO) Com a conquista da América espanhola, a Igreja Católica impôs aos povos conquistados os referenciais simbólicos cristãos. Essa imposição religiosa resultou na transformação dos valores culturais dos povos conquistados, que pode ser identificada na:
A - projeção do imaginário da Reconquista Ibérica (processo de expulsão dos sarracenos) que concebe os ameríndios como mouros infiéis na América;
B - adoração dissimulada de deusa asteca no culto a Nossa Senhora de Guadalupe, atual padroeira do México;
C - reformulação das idolatrias indígenas associadas às práticas antropofágicas e à invocação do diabo pela Igreja Católica;
D - conversão dos sacerdotes indígenas aos ensinamentos evangélicos como condição da sua permanência na liderança espiritual;
E - aceitação dos valores cristãos trazidos pelos missionários e pelo colonizador, como forma de garantir a sobrevivência cultural.

Questão 5: Leia o trecho abaixo:
I. Só a Igreja romana foi fundada por Deus.
II. Só o pontífice romano, portanto, tem o direito de ser chamado universal.
III. Só ele pode nomear e depor bispos. [...]
VIII. Só ele pode usar a insígnia imperial.
IX. O papa é o único homem a quem todos os príncipes beijam os pés. XII. É-lhe lícito destituir os imperadores. (GREGÓRIO VII, Dictatus papae. Apud SOUZA, José Antonio C. R. de; BARBOSA, João Morais. O reino de Deus e o reino dos homens. Porto Alegre: Edipucrs, 1997. p. 47-48.) O documento expressa a concepção do poder papal de Gregório VII (1073-1085) que se relaciona com:
A - o Cisma do Oriente, que selou a separação entre as duas Igrejas, a católica romana e a ortodoxa grega;
B - o Cativeiro de Avinhão, período de 70 anos em que os papas submeteram-se à autoridade do rei da França;
C - a Querela das Investiduras, conflito que demarcou as esferas do poder papal e as do poder imperial;
D - a Doação de Constantino, que serviu como justificativa para o estabelecimento do Patrimônio de São Pedro;
E - o Cisma do Ocidente, que dividiu a autoridade suprema da Igreja entre dois papas, o de Roma e o de Avinhão.

Questão 6: (UFES) Em fevereiro de 1076, o papa Gregório VII, reagindo contra a decisão dos bispos alemães de se proclamarem independentes da Santa Sé, excomunga Henrique IV, soberano do Sacro Império Romano-Germânico, nos seguintes termos: O episódio faz parte de um dos mais importantes conflitos ocorridos no Período Medieval entre o papado e o Império, denominado “Questão das Investiduras” (1075-1122), que consistiu:
A - na retomada, por parte da Santa Sé, das propriedades fundiárias concedidas em arrendamento aos príncipes alemães para que investissem na produção agrícola, destinada a abastecer os núcleos urbanos emergentes;
B - na decisão de Gregório VII, proclamada diante dos bispos reunidos no Concílio de Avignon, de impedir por todos os meios as investidas de Henrique IV e seus aliados contra a Itália, o que levou o papado a buscar o apoio da monarquia francesa;
C - na condenação, por parte de Gregório VII, da interferência do poder laico na composição do clero, especialmente no que dizia respeito à indicação dos bispos pelos soberanos;
D - no repúdio de Henrique IV às pretensões do papado de sagrar os cavaleiros alemães, uma vez que historicamente tal prerrogativa cabia apenas ao imperador, como herdeiro legítimo dos Césares romanos;
E - na cisão entre a Santa Sé e a monarquia alemã, por conta da revelação de que agentes papais teriam penetrado no território do Sacro Império Romano-Germânico com o objetivo de sublevar a nobreza contra Henrique IV.

Questão 7: (UFBA) Durante cerca de quinhentos anos, poucos homens aprenderam a ler e a escrever fora das escolas dos mosteiros. Além disso, o acúmulo de doações de devotos por vários séculos transformou muitos mosteiros em grandes corporações latifundiárias, que podiam contratar os melhores construtores, escultores e artistas. Sob tais circunstâncias, era inevitável que os primórdios da cultura medieval tivessem uma clara influência eclesiástica. (ISTO É / GUINESS, p. 206) Com base na análise do texto e nos conhecimentos sobre a cultura medieval, pode-se afirmar:
1 - Os laços de dependência, exploração e servidão que identificavam as hierarquias sociais da Europa Medieval foram construídos e preservados em função da justificação ideológica expressa pela Igreja Católica.
2 - Grande parte do ensino da Alta Idade Média esteve sob o controle eclesiástico, através da atuação dos mosteiros, dos conventos e das escolas catedralícias, embora o Imperador Carlos Magno defendesse, no reino dos francos, uma política de popularização da educação.
4 - A doação de bens às instituições religiosas medievais, por parte de nobres e ricos mercadores, representava um mecanismo de fuga ao pagamento de altos tributos a eles exigidos pelas monarquias nacionais.
8 - A doação de bens às instituições religiosas medievais, por parte de nobres e ricos mercadores, representava um mecanismo de fuga ao pagamento de altos tributos a eles exigidos pelas monarquias nacionais.
16 - A influência eclesiástica nos fundamentos da cultura medieval pode ser comprovada pela presença da teoria do Teocentrismo, que preconizava uma visão de mundo na qual Deus era considerado o centro do Universo.
32 - A filosofia escolástica de S. Tomás de Aquino contribuiu para a expansão econômica da Idade Média, ao condenar os princípios do justo preço e do lucro limitado, defendidos pelos comerciantes judeus.
64 - A crescente organização e hierarquização das estruturas eclesiásticas medievais fizeram da Igreja um verdadeiro Estado, cujas fronteiras freqüentemente se chocavam, política e ideologicamente, com os interesses dos estados monárquicos medievais.
SOMATÓRIA ( )

Questão 8: (FUVEST/SP) Perto do ano 1000, manifestações de medo foram verificadas em todo o Ocidente, como se o fim do milênio trouxesse consigo o fim dos tempos.
Tal situação deve ser entendida como:
A - manifestação da crescente religiosidade que caracterizava a sociedade feudal;
B - início do crescente analfabetismo das camadas populares e diminuição da religiosidade clerical;
C - decorrência da tomada do Império Bizantino pelos muçulmanos do norte da África;
D - traço típico de uma sociedade em transição que se tornava mais clerical e menos guerreira;
E - característica do momento de centralização política e de formação das monarquias nacionais.

Questão 9: (UNICAP/PE) Na Baixa Idade Média, o declínio da autoridade papal pode ser visto como o fenômeno mais importante da evolução da Igreja. Merece destaque o movimento nas universidades, nas artes, e a construção de igrejas. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s):
A - A disputa entre o rei da França, Filipe (o Belo), e Bonifácio VIII, papa que exigia o não-pagamento de impostos pela Igreja, resultou na sua prisão e morte, em 1303.
B - A universidade compreendia quatro faculdades: Artes, História, Medicina e Teologia. O ensino era ministrado em grego.
C - A Filosofia se desenvolveu sob a influência dos intelectuais muçulmanos, introdutores dos métodos de raciocínio latino.
D - O Ocidente se cobriu de igrejas, predominando o estilo romântico e, depois, o gótico, evolução que representou uma renovação artística.
E - A ingerência política não enfraqueceu a luta anti-herética; um forte instrumento era o Tribunal da Inquisição, condenando os heréticos à fogueira.

Questão 10: (UNIFESP/SP) Ao longo de toda a Idade Média, a unidade do cristianismo ocidental (rompida, no século XVI, com a Reforma Protestante) foi, em grande parte, mantida porque:
A - os abusos e a corrupção não existiam ainda no interior da Igreja;
B - as heresias não conseguiram ganhar adeptos fora dos círculos da Igreja;
C - os reis e imperadores podiam ser destituídos livremente pela Igreja;
D - as disputas e crises foram habilmente administradas e absorvidas pela Igreja;
E - os cristãos ortodoxos aceitaram se tornar membros subalternos da Igreja.

Questão 11: (UNIFOR/CE) Analise a figura abaixo:

(COTRIM, Gilberto. História global: Brasil e geral. São Paulo: Saraiva, 1997. p. 110)
Ela refere-se às penas aplicadas pelos Tribunais de Inquisição, criados em 1231 pelo papa Gregório IX, com a missão de julgar os hereges. O Tribunal de Inquisição, estimulado pelas monarquias católicas:
A - atuou no sentido de combater os movimentos contrários à ordem social dominante e acabou desempenhando também papel de repressão sócio-política;
B - manteve uma política opressora e intolerante sobre os povos dominados e Incentivou o declínio das estruturas socioeconômicas feudais;
C - favoreceu o desenvolvimento de doutrinas que defendiam a salvação pela fé e foi responsável pelo surgimento de religiões apoiadas no protestantismo;
D - assumiu um papel político de destaque no período medieval ao impor ao homem a moral, a ética e os princípios da região oriental;
E - contribuiu decisivamente para o nascimento de uma nova civilização, a da Europa Cristã, e possibilitou a dominação da Igreja romana sobre a sociedade medieval.

Questão 12: (UFSCAR/SP) Um dos obstáculos ao desenvolvimento da economia monetária na Europa medieval, a partir do século XII, foi representado:
A - pela formação de monarquias nacionais e pelo estabelecimento de tributos estatais onerosos ao comércio;
B - pelo caráter religioso e antieconômico do movimento de expansão territorial, conhecido como cruzadas;
C - pela regulamentação da Igreja em matéria econômica, condenando, por exemplo, o empréstimo a juros;
D - pela assimilação, pela burguesia mercantil, de costumes econômicos dispendiosos, particulares à nobreza feudal;
E - pela concentração de parte da população ativa nos mosteiros, dedicando-se a uma economia auto-suficiente.

Questão 13: (UFPR) A Igreja marcou sua presença na sociedade européia medieval, influindo nela em diferentes aspectos. Assinale as afirmações verdadeiras (onde houve influência da Igreja):
1 - No meio intelectual, atuando em atividades culturais, como é o caso das Universidades.
2 - Na economia, ditando princípios de conduta, com a proibição da usura.
4 - No código de honra da nobreza, proibindo ações bélicas em determinados períodos do ano.
8 - Na política, formulando teoria sobre o poder, dando supremacia ao Papa sobre Reis e Imperadores.
16 - Na concepção da sociedade, composta pelos sacerdotes, guerreiros e camponeses.
SOMATÓRIA ( )

Questão 14: (FUVEST/SP) Alguns séculos antes da grande Reforma do século XVI, o catolicismo medieval sofreu uma série de reformas que visavam à restauração das Instituições da Igreja, a fim de fazê-las retornarem ao anterior estado de pureza. O primeiro desses movimentos reformadores foi desencadeado pelos religiosos do Mosteiro de Cluny, fundado em 910, e visava, originalmente:
A - à reforma do monasticismo, com a conseqüente purificação da vida conventual e à libertação da dominação da ordem dominicana;
B - ao estabelecimento de costumes mais ascéticos entre os religiosos e à libertação da dominação da ordem cartuxa;
C - à reforma do monasticismo, com a conseqüente purificação da vida conventual e à libertação da dominação feudal;
D - ao estabelecimento de costumes mais ascéticos entre os religiosos e à libertação da dominação burguesa;
E - à reforma do monasticismo, com os conseqüentes ataques à simonia e à libertação da ordem franciscana.

Questão 15: (PUC-PR) Sobre as idéias sociais da Igreja, na época feudal, sabemos que:
A - estimulavam o comércio e o enriquecimento individual;
B - condenavam a rígida estrutura econômica e social do feudalismo;
C - estimulavam os empréstimos a juros, porque aliviavam a situação dos aflitos;
D - justificavam a estrutura social do feudalismo; condenavam o comércio reprovável;
E - santificavam o trabalho como forma de ascensão social econômica.

Questão 16: (UFPR) Partidários do Papa, na época da Questão das Investiduras:
A - gibelinos;
B - clericais;
C - guelfos;
D - legistas;
E - jacobinos.

Questão 17: (PUC-PR) As afirmações que se seguem tratam do pensamento econômico medieval. Analise e indique a resposta correta:
I. Na Alta Idade Média, a usura, empréstimo de dinheiro a juros, era proibida pela Igreja, pois cabia-lhe fixar as normas sobre as atividades do homem. Santo Agostinho, em sua obra “A Cidade de Deus”, expressa de forma clara essa proibição.
II. No início do século XIII, Santo Tomás de Aquino procurou adequar o pensamento da Igreja à nova realidade social. Em sua “Suma Teológica”, diz – (...) aquele que empresta (...) constitui sociedade com o negociante, permanece com a responsabilidade sobre o dinheiro e portanto pode, licitamente, receber uma parte dos ganhos, como fruto do seu dinheiro”.
III. Frei Ricardo de Midletown, teólogo franciscano inglês, que viveu na segunda metade do século XIII, em sua obra “Questões Disputadas”, justificava os ganhos com o comércio.
A - Apenas a opção I está correta.
B - Apenas a opção II está correta.
C - Apenas as opções I e III estão corretas.
D - Apenas as opções II e III estão corretas.
E - Todas as opções estão corretas.

Questão 18: (FGV/RJ) Do grande Cisma sofrido pelo cristianismo no século XI, resultou:
A - o estabelecimento de tribunais de Inquisição pela Igreja Católica;
B - a Reforma Protestante, que levou à quebra da unidade da Igreja Católica na Europa Ocidental;
C - a heresia dos albigenses, condenada pelo papa Inocêncio II;
D - a divisão da Igreja Cristã em Católica Romana e Ortodoxa Grega;
E - a Querela das Investiduras, que proibia a investidura de clérigos por leigos.

GABARITO:
questão 1: 31 - questão 2: B - questão 3: A - questão 4: B - questão 5: C - questão 6: C - questão 7: 83 - questão 8: A - questão 9: A, D, E - questão 10: D - questão 11: A - questão 12: C - questão 13: 31 - questão 14: C - questão 15: D - questão 16: C - questão 17: E - questão 18: D

4 comentários: