Questões de Vestibular: História - Antiga - Roma
Questão 1: (UNAMA/PA) “Em Roma a “voz do sangue” falava muito pouco; o que falava mais alto era a voz do nome de família”. VEYNE, Paul. História da vida privada. São Paulo: Companhia das Letras, v. I, p. 25. A partir da frase anterior, e de seus estudos históricos, é correto afirmar que os romanos:
A - escolhiam seus herdeiros em função do reconhecimento e legitimidade dos filhos, podendo deixar bens tanto para os filhos de sangue, quanto para os adotados.
B - distribuíam seus bens de acordo com o nascimento de seu filho, valorizando o primogênito e descartando os demais, sobretudo as mulheres;
C - selecionavam seus herdeiros de acordo com a educação recebida, cabendo aos homens e mulheres, com melhor desempenho escolar, a herança maior;
D - escolhiam seus herdeiros de acordo com o nome de família, ou seja, aqueles que eram de linhagem nobre eram os herdeiros, nada cabendo aos bastardos e aos adotados.
Questão 2: (UEMS) A Pax Romana, que caracterizou os dois primeiros séculos da Era Cristã, marca um período de controle das guerras civis, das revoltas coloniais e dos conflitos urbanos. A adoção dessa política ocorreu no governo de:
A - Caio Júlio César;
B - Otávio;
C - Nero;
D - Calígula;
E - Tibério.
Questão 3: (UFAM) A civilização romana conheceu a seguinte evolução política:
A - Império, Monarquia e República;
B - Monarquia, Império e República;
C - Monarquia, República e Império;
D - Império, República e Monarquia;
E - República, Monarquia e Império.
Questão 4: (UEA/AM) Na Roma republicana, “o tribunal e a assembléia tribal foram simplesmente acrescentados às instituições centrais existentes no Senado, Consulado e Assembléia centuriada: não significavam uma abolição interna do complexo oligárquico de poder que guiava a República.” (Anderson) Assinale a alternativa correta a respeito da organização e do processo sociopolítico na Roma Antiga republicana:
A - A luta de classes em Roma foi por vezes violenta e prolongada, produziu desempenhos heróicos, como os de Caio e Tibério Graco, e alterações que beneficiavam a plebe, mas jamais aboliu ou substituiu a estrutura cívica de poder da nobreza hereditária.
B - O Senado Romano só teve poder no início da República e era constituído pelos indivíduos considerados mais capazes, independentemente de sua origem familiar.
C - Embora a democracia provenha da Grécia, a escolha dos magistrados em Roma era feita do modo mais democrático possível para os padrões da Antiguidade: eram escolhidos por todos os habitantes da cidade, em assembléia na praça pública.
D - Quem governava, na Roma republicana, era o cônsul, enquanto o Senado se constituía numa simples representação honorífica de família.
E - A plebe romana representava-se por uma assembléia tribal, que reunia os representantes das aldeias estrangeiras dominadas e ainda organizadas em comunidade primitiva.
Questão 5: (PUC-RS) Para responder à questão 5, considere o texto abaixo: “Depois de meio século de lutas internas, Caio Júlio César, um general aristocrata que se dizia descendente de Vênus e Enéias, conquistou em poucos anos a Gália, uma enorme área que corresponde, mais ou menos, à atual França, Suíça, Bélgica e parte da Alemanha. Quando o Senado não lhe quis permitir que continuasse a comandar as tropas, César recusou-se a obedecer (...) e tornou-se ditador em seguida”. FUNARI, Pedro P. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2001, p. 89. Considerando a história política da Roma Antiga, o contexto refere-se a uma culminância da crise:
A - da Realeza;
B - da República;
C - do Principado;
D - do Alto Império;
E - do Baixo Império.
Questão 6: (UFRGS) Por cerca de cinco séculos, a Roma Antiga reinou sobre uma imensa formação imperial. Em relação aos elementos constitutivos desse Império, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo:
( ) O sistema econômico imperial repousava sobretudo na exploração de tributos impostos ao mundo conquistado (as províncias) em proveito dos conquistadores romanos.
( ) O uso do latim na administração e no Exército fez dessa língua o instrumento oficial de comunicação na parte ocidental do Império.
( ) A crise final do Império esteve ligada ao aumento excessivo do trabalho escravo, que arruinou os pequenos proprietários rurais e os camponeses pobres.
( ) O Édito de Caracala concedeu a cidadania a todos os homens livres do Império.
( ) Em nome da Pax Romana, os estrangeiros eram rigorosamente proibidos de entrar na capital do Império.
A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A - F – F – V – V – V.
B - V – V – F – F – F.
C - V – V – F – V – F.
D - V – F – V – F – V.
E - F – F – V – F – V.
Questão 7: (UFG/GO)Leia o texto abaixo:
O texto oferece subsídios para a compreensão do processo de:
A - fixação de colônias romanas nas regiões conquistadas;
B - cobrança dos tributos em escravos e em espécie para Roma;
C - expansão romana em direção ao Norte, no final do período republicano;
D - estabelecimento de alianças políticas de Roma com os povos vencidos;
E - fortalecimento do poder senatorial romano em relação ao poder imperial.
Questão 8: (UFSCAR/SP)Considere os acontecimentos da história romana.
I. Construção da Muralha de Adriano.
II. Início da República romana.
III. Revolta dos Escravos liderada por Espártaco.
IV. A cidadania romana é concedida a todos os habitantes do Império.
V. Primeira Guerra Púnica.
Esses acontecimentos, colocados na ordem cronológica correta, são:
A - I, II, III, IV e V.
B - III, IV, V, II e I.
C - II, V, III, I e IV.
D - V, IV, III, II e I.
E - II, I, IV, V e III.
Questão 9: (UPE) Os impérios da Antiguidade conseguiram dominar extensas áreas territoriais com força militar e negociações políticas. A grandeza dos romanos é sempre ressaltada, quando se refere ao domínio de outros povos. Os romanos:
A - construíram um império baseado apenas na sua expressiva força militar, decorrente de um numeroso e combativo exército;
B - dominaram toda península Ibérica, não conseguindo derrotar povos de outras regiões da Europa;
C - conseguiram construir uma complexa administração para manter seu império, com feitos administrativos seguidos pela cultura ocidental;
D - fracassaram na tentativa de dominar os gregos que resistiram nas lutas realizadas no Mar Mediterrâneo;
E - não se preocuparam com a cultura dos outros povos, mantendo sua identidade cultural e religiosa, basicamente ocidental.
Questão 10: (UFPE) Na história política de Roma, durante os governos monárquicos, os plebeus:
A - possuíam latifúndios, exercendo influência sobre as relações políticas existentes na época;
B - não eram cidadãos romanos, mas tinham poderes políticos destacados, inclusive na escolha dos monarcas;
C - dominavam o núcleo central do poder, obtendo vitória nas eleições em face dos seus privilégios políticos;
D - gozavam de privilégios diferentes daqueles concedidos aos patrícios, pois não eram vistos como descendentes dos fundadores de Roma;
E - tornaram-se grandes proprietários de terra e exportadores da produção agrícola de Roma para a Grécia.
Questão 11: (ACAFE/SC) O Império Romano constituiu-se como um dos mais importantes da Antiguidade, tanto pela área de sua abrangência quanto pelas heranças culturais deixadas para a posteridade do mundo ocidental, nas áreas de conhecimento e nos diversos campos de atividades. Acerca do exposto, todas as alternativas estão corretas, exceto:
A - Na Palestina, alvo de conflitos interétnicos que estão na ordem do dia, surgiu o cristianismo, que se tornou a religião oficial do Império Romano.
B - O Direito Romano dividia-se em dois ramos fundamentais, o Direito Público e Direito Privado, classificação ainda usada na atualidade.
C - O termo mecenato, usado até os dias atuais, referia-se à proteção do estado romano para as instituições de crédito que promoviam obras sociais.
D - Abóbadas, arcos e cúpulas, freqüentemente utilizados em obras da arquitetura moderna, eram de uso comum no estilo funcional das construções romanas.
E - As terminologias científicas utilizadas internacionalmente para a denominação de insetos, animais, doenças e medicamentos derivam, em grande parte, do latim.
Questão 12: (ACAFE/SC) Analise as afirmações a seguir:
I. A Igreja Cristã, perseguida pelos romanos, transformou-se na instituição religiosa oficial do Império Romano, a partir do século IV d.C.
II. Inspiradas na cultura grega, a mitologia, a religião e as artes romanas consagraram uma unidade que caracterizou o mundo ocidental grecoromano.
III. Controlando um império de proporções gigantescas, os romanos criaram e mantiveram um exército forte e bem treinado, além de uma estrutura jurídica ampla e eficiente.
IV. A República Romana se caracterizou por um governo centralizado e monárquico em que os imperadores controlavam toda a política, fechando instituições como o Senado.
V. A economia romana era totalmente voltada ao comércio com o Oriente. A agricultura era desenvolvida nas províncias do Império Romano, sendo que elas produziam somente o que ele desejasse e determinasse.
A alternativa que contém todas as afirmações corretas é:
A - I – II – IV – V
B - I – II – V
C - II – III – IV
D - III – IV – V
E - I – II – III
Questão 13: (UFMS) Sobre reconhecimento do Cristianismo no contexto da história do Império Romano, é correto afirmar que:
A - após ter sido batizado por Paulo III, em 275, o imperador Constantino I declarou o Cristianismo como religião oficial do Império Romano;
B - temendo que os cristãos pudessem estimular ainda mais as rebeliões de escravos e, com isso, aprofundar a crise do sistema econômico escravista, o Império reconheceu o Cristianismo como religião em 330, mas cuidou de transferir seus seguidores para Constantinopla, recém-fundada capital do Império Romano do Oriente;
C - como nova religião, o Cristianismo gradualmente ganhou um caráter universal; a defesa da igualdade e a promessa de salvação após a morte deram, de início, um novo sentido à vida de setores populares urbanos e logo se estenderam aos campos e às classes de proprietários. Aos poucos, o Cristianismo adotou uma organização hierárquica, nos moldes do sistema administrativo imperial, até que, em 313, pelo Edito de Milão, o Estado romano reconheceu oficialmente a religião cristã;
D - o caráter público das reuniões mantidas pelos cristãos, seu apego às categorias sociais e honras terrenas, sua participação no culto imperial, a propaganda exaltada em defesa da vida militar e o apoio à escravidão, tudo isso levou o Cristianismo a ser reconhecido como a religião oficial do Império Romano;
E - após a morte de Jesus, rapidamente o Cristianismo se propagou em Roma, até ser, em 46, declarado como religião oficial do Império, tendo à frente Pedro, o pescador da Galiléia, como o primeiro papa da Igreja Católica Apostólica Romana.
Questão 14: (UFMT) Intensos conflitos fronteiriços com povos bárbaros, desvalorização da moeda, vazio de poder, desintegração do sistema de impostos, revoltas no campo, falta de mão-de-obra escrava, tendência à ruralização, auto-suficiência dos domínios e insegurança principalmente nas cidades. O quadro descrito refere-se ao:
A - declínio do Império Romano e à passagem da Antigüidade ao feudalismo;
B - processo de transição do feudalismo ao capitalismo;
C - período que marcou o surgimento das cidades e o ressurgimento do comércio;
D - aparecimento de uma sociedade caracterizada pela propriedade coletiva da terra e centrada nas cidades;
E - declínio da sociedade urbana na Idade Média e ao surgimento de comunidades aldeãs.
Questão 15: (UNEMAT/MT) Leia atentamente um fragmento de Suetônio (1990, p. 51) sobre a história de Júlio César e julgue as alternativas:
“(...) Não existem distinções que não recebessem segundo seu capricho e que não concedesse da mesma maneira. Cônsul pela terceira e quarta vez, se limitou a
ostentar o título, e se contentou em exercer a ditadura que haviam concedido com os consulados; (...) durante os quais só reuniu comícios para eleição de tribunos e
éditos do povo. Estabeleceu prefeitos em lugar de pretores, para administrarem abaixo das suas ordens”.
A - César limita-se aos poderes de ditador e cônsul da República Romana.
B - César nunca chegou a ser imperador, foi assassinado antes de receber de Roma essa honra.
C - César, como bem mostra o fragmento, já goza dos poderes de imperador.
D - O Consulado e a Ditadura são cargos típicos da República Romana, unificados por César no final da sua vida.
Questão 16: (PUC-PR) A importância de Otávio Augusto em Roma Antiga concentra-se principalmente no seu esforço para:
A - solucionar a crise agrícola decorrente da falta de pequenas propriedades;
B - vencer as guerras púnicas, trazendo paz para a sociedade romana;
C - estruturar um império com governo centralizado, apoiado em instituições republicanas;
D - impedir que as reformas introduzidas pelos Gracos alterassem a estrutura agrária de Roma;
E - favorecer a expansão do cristianismo, conciliando seus princípios com a filosofia romana.
Questão 17: (UEG) Desenvolveu-se nos homens primeiro a sede do dinheiro, em seguida o amor ao poder; tais desejos foram, por assim dizer, as fontes de todos os males... mais tarde quando o contágio se propagou como uma epidemia, a cidade mudou de aspecto; e o seu governo, até esse momento tão justo e virtuoso, tornou-se cruel e insuportável. SALÚSTIO. The Conspiracy of Catiline. Baltimore: Penguin Books, 1963. p. 181. Salústio (86-34 a.C.) escreveu essas palavras condenando o colapso dos valores e do regime republicano. As observações do historiador romano devem ser inseridas no quadro de desorganização geral da vida social romana. Sobre a decadência do regime republicano, identifique a alternativa incorreta:
A - Nas longas guerras empreendidas pelos romanos contra os cartagineses, as pequenas propriedades rurais foram arruinadas, obrigando seus proprietários a vendê-las a baixos preços, provocando a formação de grandes latifúndios.
B - A introdução do trabalho escravo nas plantações chamadas latifundia provocou um grande êxodo rural dos pequenos camponeses para Roma, favorecendo a formação de uma camada urbana marginalizada e miserável.
C - Em 133 a.C., Tibério Graco, representante da plebe, foi eleito tribuno. A reforma agrária empreendida em seu governo, apoiada pela classe senatorial, conseguiu amenizar durante algum tempo as tensões no campo.
D - As revoltas dos escravos aumentaram as tensões em Roma. A mais famosa delas foi liderada pelo gladiador Espártaco, sendo duramente reprimida.
E - O exército deixou de ser um instrumento da República para se tornar patrimônio particular dos generais, cujo poder acabou ameaçando a autoridade do Senado.
Questão 18: (FTC/BA) (...) no final do Período Imperial, a administração romana já não tinha condições de impor sua autoridade em todas as regiões do império. Com o enfraquecimento do poder central, os grandes proprietários de terra foram adquirindo crescentes poderes locais. (Cotrim, p. 147.) A situação descrita no texto favoreceu a instalação:
A - do trabalho assalariado nas atividades comerciais;
B - da mão-de-obra escrava no campo;
C - de práticas clientelistas e do colonato;
D - de manufaturas e das corporações de ofício;
E - de uma administração fortemente centralizada e do controle político da burguesia.
Questão 19: (UNIFOR/CE) Na Antiguidade, o expansionismo romano engendrou grandes transformações sociais e econômicas e proporcionou condições para a “grandeza” de Roma, mas possibilitou, ao mesmo tempo, a eclosão de lutas sociais que abalaram a República Romana. As origens dessas lutas sociais estavam relacionadas, entre outras:
A - à ampliação dos mecanismos democráticos de poder, com a extensão do direito de voto aos estrangeiros, medida que contrariou os interesses da plebe romana;
B - à ruína de grande parte dos camponeses, em razão do processo de concentração da terra nas mãos da aristocracia e de setores que se enriqueceram com as guerras;
C - às leis criadas pelos irmãos Tibério e Caio Graco, que reduziam as possibilidades de acesso das camadas populares à terra, já que eram representantes da nobreza latifundiária;
D - às ocupações das terras dos camponeses pelas famílias dos militares, que almejavam a ascensão social por meio dos títulos de propriedade;
E - às insurreições estimuladas por Espártaco, que era um gladiador que defendia os interesses do exército e das camadas dominantes do território romano.
Questão 20: (UECE) Em relação à História Romana, assinale a opção verdadeira:
A - A República Romana possuía um caráter democrático, em virtude da adoção do voto livre.
B - A vitória de Roma sobre Cartago, nas Guerras Púnicas, garantiu aos romanos o controle das rotas do Mediterrâneo.
C - O poder do Senado se sobrepunha ao do Imperador durante o apogeu do regime imperial.
D - Os plebeus participavam das decisões políticas, na época da realeza, em virtude do acordo celebrado com os patrícios.
Questão 21: (UFG/GO) O governo da República romana estava dividido em três corpos tão bem equilibrados em termos de direitos que ninguém, mesmo sendo romano, poderia dizer, com certeza, se o governo era aristocrático, democrático ou monárquico. Com efeito, a quem fixar a atenção no poder dos cônsules a constituição romana parecerá monárquica; a quem fixá-la no Senado ela mais parecerá aristocrática e a quem fixar no poder do povo ela parecerá claramente democrática. (POLÍBIOS. História. Brasília: Ed. da UnB, 1985. Livro VI, 11. p. 333.) Políbios descreve a estrutura política da República romana (509-27 a.C.), idealizando o equilíbrio entre os poderes. Não obstante, a prática política republicana caracterizou-se pela:
A - organização de uma burocracia nomeada a partir de critérios censitários, isto é, de acordo com os rendimentos;
B - manutenção do caráter oligárquico com a ordem eqüestre dos homens novos assumindo cargos na administração e no exército;
C - adoção da medida democrática de concessão da cidadania romana a todos os homens livres das províncias conquistadas;
D - administração de caráter monárquico com o poder das assembléias baseado no controle do exército e da plebe;
E - preservação do caráter aristocrático dos patrícios que controlaram o Senado, a Assembléia centuriata e as magistraturas.
Questão 22: (UEG) A inscrição gravada em honra de Otávio Augusto em um escudo na Cúria Juliana afirmava a importância do Princeps: "em consideração pela sua justiça e pela sua piedade". Em relação ao principado de Augusto, no início do Império Romano, marque a alternativa incorreta:
A - Durante o principado, o imperador passou a acumular todos os poderes, embora continuassem a existir vários órgãos da República. Otávio conseguiu reconciliar a monarquia militar com as instituições republicanas.
B - Foi graças ao poder e à estabilidade iniciada no principado que Roma pôde desfrutar de um período de grande prosperidade, constituindo a Pax Romana.
C - Na literatura, o período de governo de Otávio Augusto ficou conhecido como a época de ouro, graças a seu ministro Mecenas que, por seu interesse pelas artes, apoiou escritores como Horácio e Virgílio, entre outros.
D - Augusto promoveu reformas e melhorias em todo o império, ampliando a burocratização do Estado e a organização de um poderoso exército de mais de 300 mil homens.
E - O caráter piedoso de Augusto estava associado ao fim da perseguição aos cristões e ao estabelecimento de uma era de tolerância religiosa em Roma.
Questão 23: (UFMS) Nos séculos III e IV, uma série de crises atingiu o Império Romano, culminando, no século seguinte, na queda de seu último imperador. Durante esse período de crises, desenvolveram-se alguns elementos fundamentais para a estruturação de uma nova forma de organização da sociedade européia, a qual se manteve em vigor durante vários séculos. Entre as alternativas abaixo, qual(is) delas caracteriza(m) corretamente as estruturas dessa nova sociedade européia?
1 - A exploração do trabalho plebeu, o retorno da população para o meio rural e o fortalecimento dos poderes regionais.
2 - A centralização política e administrativa nos Estados Nacionais Europeus e o fortalecimento acelerado do poder da Igreja Católica.
4 - A intensificação da produção e o crescimento das exportações de manufaturas produzidas nos feudos.
8 - O relacionamento amistoso entre todos os senhores feudais e o estabelecimento do regime de trabalho assalariado em vários países da Europa.
16 - A ruralização da sociedade ocidental, ao mesmo tempo que foi registrado o declínio das atividades mercantis e artesanais urbanas.
SOMATÓRIA ( )
Questão 24: (UFPR) Com relação à sociedade e à política no mundo romano, é correto afirmar:
A - A República romana, instaurada após a deposição de Rômulo, foi inicialmente dominada pelos patrícios, detentores da cidadania romana plena.
B - Entre as conquistas políticas da plebe inclui-se a aceitação pelos patrícios de que o resultado do plebiscito passasse a ter força de lei para todo o Estado romano.
C - Na República romana existiam poucos escravos, e, por esse motivo, não ocorreram revoltas servis.
D - Com Otaviano Augusto foi instituído o Principado, que corresponde à fase de implantação do Império romano, extinguindo-se a República enquanto sistema político.
E - Pelo Édito de Caracala (212 d.C.), o direito de cidadania romana foi estendido a todos os habitantes livres do Império romano.
Questão 25: (PUC-PR) A grande realização de Roma foi transcender a estreita orientação política da Cidade-Estado e criar um Estado Universal que unificou diferentes nações do mundo mediterrâneo. (Marvin Perry) Com relação à antiga civilização romana:
I. Os cônsules romanos eram encarregados da administração da justiça e da cobrança de impostos.
II. A principal herança da civilização romana para o mundo foi o seu sistema de leis.
III. A civilização helenística surgiu da fusão das civilizações grega e romana.
IV. Após Otávio ter posto ordem na anarquia, Roma atingiu a idade de ouro com os imperadores. Por quase duzentos anos o mundo mediterrâneo desfrutou a "pax romana", com ordem, eficiência e prosperidade.
São corretas as afirmações:
A - Apenas I e III.
B - Apenas I e IV.
C - I, II e III.
D - I, II e IV.
E - Apenas II e IV.
Questão 26: (PUC/CAMP) Na Roma Antiga, a expressão "até tu Brutus?" foi atribuída a Julio César que, de acordo com fontes históricas, a teria proferido no momento de seu assassinato, em 44 a.C. Nesse contexto da história de Roma, Julio César tornou-se conhecido porque:
A - iniciou o processo de expansão romana, desencadeando as chamadas guerras púnicas, por meio das quais Roma se converteu em potência marítima;
B - criou o primeiro código escrito, denominado "Leis das Doze Tábuas", que tratava de assuntos referentes ao Direito Civil e ao Direito Penal;
C - adquiriu grandes poderes e privilégios especiais, como os títulos de ditador perpétuo e de censor vitalício, suscitando lutas políticas pelo poder, sobretudo no Senado Romano;
D - contribuiu, com as suas leis abolicionistas, para crise geral do escravismo romano, que abalou as atividades agrícolas de todo o Império Romano;
E - propôs à Assembléia Romana o seu projeto de reforma agrária, limitando a ocupação de terras públicas aos cidadãos romanos.
Questão 27: (UFBA) Os Romanos mostraram-se extraordinariamente inventivos no domínio do urbanismo. As "cidades novas", construídas durante a época imperial, muitas vezes a partir de acampamentos militares, espalharam a ordem romana até aos confins do Império. Esta concepção de cidade planejada, edificada com uma finalidade muito concreta e, por vezes, quase simultaneamente em cada uma das suas partes, só a voltaremos a encontrar no século XX. (UPJOHN et al., p. 48) Com base na análise do texto e nos conhecimentos sobre a arquitetura na Antigüidade Oriental e na Clássica, pode-se afirmar:
1 - A arquitetura romana concentrou-se na construção de edifícios com finalidade religiosa, descuidando-se das obras de infra-estrutura e de atendimento às necessidades das populações urbanas.
2 - As cidades romanas do Período Imperial obedeciam a modelos urbanísticos voltados para "finalidade muito concreta", enquanto as cidades-estado da Grécia e da Fenícia funcionavam para atender ao conjunto de ações necessárias ao exercício da vida social.
4 - A sobrevivência, até os dias atuais, de templos e palácios construídos pelos gregos e pelos egípcios decorre do uso de materiais resistentes e da aplicação de princípios arquitetônicos científicos conhecidos na época, fazendo-os resistir à ação do tempo e dos homens.
8 - A sobrevivência, até os dias atuais, de templos e palácios construídos pelos gregos e pelos egípcios decorre do uso de materiais resistentes e da aplicação de princípios arquitetônicos científicos conhecidos na época, fazendo-os resistir à ação do tempo e dos homens.
16 - A arquitetura romana expressava o caráter burocrático e pragmático da cultura dominante, enquanto a arquitetura grega se voltava para a representação dos elementos que fundamentavam sua mitologia e sua concepção de mundo.
32 - As catedrais de Colônia, na Alemanha, e de Notre Dame, em Paris, representam a arte gótica que predominou na Europa Medieval e reproduzem os princípios arquitetônicos construídos pelos gregos e pelos romanos.
SOMATÓRIA ( )
Questão 28: (UFJF/MG) Sobre o sistema político de Roma no período republicano, assinale a alternativa incorreta:
A - A estrutura administrativa inicialmente criada garantiu aos patrícios o controle sobre os principais cargos públicos da cidade.
B - A organização de movimentos sociais e de uma série de leis escritas, a partir do século V a.C., limitaram fortemente os direitos dos plebeus que constituíam a maior parte da população.
C - O Senado era a instituição política mais importante do período, estando entre as suas atribuições principais: a elaboração de leis, a condução da política externa e das finanças públicas.
D - O sistema previa a divisão de poderes, como por exemplo, as magistraturas, que tinham seus integrantes renovados periodicamente.
E - O século I a.C. foi marcado por uma ampla crise política, representada pelo esgotamento do sistema republicano e pelo fortalecimento do poder pessoal, manifesto nos sucessivos confrontos entre importantes generais.
Questão 29: (UFPE) Em uma casa romana aristocrática, habitada pelo pai da família, sua mulher, esposa em justas bodas, filhos, filhas, escravos e ex-escravos libertos, cada um tinha seu papel definido. Sobre os costumes das filhas de uma família aristocrática romana, é correto afirmar que:
A - a jovem herdava o orgulho do pai, acrescido da fortuna que lhe cabia, a qual geralmente não era transmitida ao marido;
B - em geral, as filhas de um nobre romano não tinham direitos iguais aos filhos homens que herdavam mais bens patrimoniais;
C - cabia ás filhas da nobreza romana apenas a clientela pertencente à sua estirpe;
D - em caso de morte dos pais, as jovens aristocráticas solteiras não poderiam comandar uma casa romana; elas só mantinham suas posições de poder através de casamentos;
E - ligações amorosas ou casamentos com viúvas da aristocracia romana eram proibidos pela legislação romana, fundamentada no pátrio poder.
Questão 30: (UERGS) No contexto das Guerras Púnicas, Roma sofreu em Canas a mais sombria das derrotas. A desforra viria tempos depois, quando Cipião o Africano emprestou seu gênio às legiões, levando-as à vitória. Aliás, os conflitos púnicos entre romanos e cartagineses tiveram como causa principal:
A - a invasão de Roma por Aníbal Barca, depois de cruzar os Alpes;
B - a disputa pela posse estratégica do Mediterrâneo;
C - o secular ódio que nutriam os romanos pelos povos semitas;
D - a ameaça que representava para Roma a concentração de povos guerreiros ao norte;
E - o estímulo cartaginês a rebeliões de escravos romanos contra os seus senhores.
Questão 31: (UCS/RS) Após as Guerras Púnicas (264 - 146 a.C.) - Conflito entre Roma e Cartago pela disputa comercial do Mediterrâneo -, os romanos abriram caminho para a dominação de regiões do Mediterrâneo Ocidental (Gália, Península Ibélica) e Oriental (Macedônia, Grécia, Ásia Menor). O Mar Mediterrâneo foi inteiramente controlado pelos romanos, que o chamavam de mare nostrum ("nosso mar"). A expansão romana foi acompanhada de importantes transformações econômicas, sociais, políticas e culturais. Entre elas destacam-se:
A - o fortalecimento do sistema assalariado, o enfraquecimento dos cavaleiros, a consolidação das instituições republicanas e a adoção dos deuses gregos com nomes latinos;
B - o fim do trabalho escravo, a concentração populacional no campo, o desaparecimento dos latifúndios e a mudança no estilo de vida romano, que se tornou mais simples e sóbrio;
C - o crescimento do escravismo, o empobrecimento da plebe, o desenvolvimento do comércio, o fortalecimento dos chefes militares e o enfraquecimento das instituições republicanas;
D - o abandono dos centros urbanos, a adoção do trabalho servil, a ruralização da produção e o fortalecimento dos chefes militares e das instituições republicanas;
E - o aumento do trabalho escravo, a implantação de minifúndios, a instabilidade política interna, o fortalecimento da família e o enfraquecimento dos chefes militares.
Questão 32: (FUVEST/SP) Em verdade é maravilhoso refletir sobre a grandeza que Atenas alcançou no espaço de cem anos depois de se livrar da tirania... Mas acima de tudo é ainda mais maravilhoso observar a grandeza a que Roma chegou depois de se livrar de seus reis. (Maquiavel, Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio) Nessa afirmação, o autor:
A - critica a liberdade política e a participação dos cidadãos no governo;
B - celebra a democracia ateniense e a República romana;
C - condena as aristocracias ateniense e romana;
D - expressa uma concepção populista sobre a Antiguidade Clássica;
E - defende a pólis grega e o Império Romano.
Questão 33: (FUVEST/SP) A história da Antiguidade Clássica é a história das cidades, porém, de cidades baseadas na propriedade da terra e na agricultura.
(K. Marx. Formações econômicas pré-capitalistas.) Em decorrência da frase de Marx, é correto afirmar que:
A - os comerciantes eram o setor urbano com maior poder na Antiguidade, mas dependiam da produção agrícola;
B - o comércio e as manufaturas eram atividades desconhecidas nas cidades em torno do Mediterrâneo;
C - as populações das cidades greco-romanas dependiam da agricultura para a acumulação de riqueza monetária;
D - a sociedade urbana greco-romana se caracteriza pela ausência de diferenças sociais;
E - os privilégios dos cidadãos das cidades gregas e romanas se originavam da condição de proprietários rurais.
Questão 34: (ULBRA/RS) Em ano de eleição discute-se a importância das instituições que alicerçam a organização política brasileira. A república é sempre lembrada como fundamento de explicação para as características políticas do nosso país. Na história, a República é estudada como fazendo parte do desenvolvimento das relações políticas do mundo romano. Sobre a organização da República romana, podemos dizer que:
I. o cargo de senador era vitalício, implicando ações consultivas, legislativas e administrativas, no aspecto tocante as províncias;
II. inicialmente os plebeus eram discriminados quanto a participação nas questões do Estado romano, porém com a ação de revoltas conseguiram o tribunato da plebe, que lhes garantia o reconhecimento de sua importância social;
III. o presidente da República era empossado após um plebiscito, articulado em todas as províncias e organizado pela Sátrapa que possuísse a maior graduação da península.
Assinale a alternativa correta:
A - Apenas a proposição I está correta.
B - Apenas as proposições I e II estão corretas.
C - Apenas as proposições I e III estão corretas.
D - Apenas as proposições II e III estão corretas.
E - As proposições I, II e III estão corretas.
Questão 35: (UFRGS) Observe a ilustração abaixo:
O assunto tratado na revista em quadrinhos da qual foi extraída a tira acima diz respeito à relação entre romanos e:
A - germanos, no século IV d.C.
B - gauleses, no século I a.C.
C - anglo-saxões, no século II d.C.
D - etruscos, no século IV a.C.
E - gregos, no século I d.C.
Questão 36: (UESC/BA) Seja qual for a cidade, o fato fundamental da sociedade do Império Romano é a convicção de que existe uma distância social intransponível entre os notáveis "bem-nascidos" e seus inferiores (...) As classes superiores procuram diferenciar-se das inferiores através de um estilo de cultura e vida moral cuja mensagem mais vibrante é que não pode ser partilhado pelos outros. (Veyne (org.), p. 230) A distância social referida no texto relaciona-se à distinção entre:
A - romanos e bárbaros;
B - bárbaros e guerreiros;
C - sacerdotes e guerreiros;
D - cidadãos patrícios e plebeus;
E - tribunos da plebe e sacerdotes.
Questão 37: (FUVEST/SP) Ao longo de toda a Idade Média e da Moderna, a Sicília foi invadida e ocupada por bizantinos, muçulmanos, normandos e espanhóis. Na Antigüidade, por sua:
A - fertilidade e posição estratégica no Mediterrâneo Ocidental, a ilha foi disputada e dominada por gregos, cartagineses e romanos;
B - fertilidade e posição estratégica, a ilha tornou-se o centro da dominação etrusca no Mediterrâneo Ocidental;
C - aridez e pobreza, a ilha, apesar de visitada por gregos, cartagineses e romanos, não foi por estes dominada;
D - extensão e fertilidade, a ilha foi disputada pelas cidades gregas até cair sob domínio ateniense depois da Guerra do Peloponeso;
E - proximidade do continente, aridez e ausência de riquezas minerais, a ilha foi dominada somente pelos romanos.
Questão 38: (UNIFESP/SP) Durante séculos, o Mar Mediterrâneo foi o centro comercial do mundo conhecido. Dominá-lo significava também exercer plena hegemonia política e militar. São exemplos da busca pelo controle do Mediterrâneo e de sua importância:
A - as Guerras Púnicas, nos séculos III e II a.C., entre Roma e Cartago, que determinaram a plena expansão dos romanos e asseguraram-lhes o domínio do norte da África;
B - as atividades mercantis, na Alta Idade Média, de cidades italianas, como Veneza ou Gênova, que se empenharam no estabelecimento de novas rotas oceânicas para o Oriente;
C - as colonizações desenvolvidas em território americano, a partir do século XV, por Portugal e Espanha, cujo objetivo era ligar a Atlântico ao Pacífico;
D - as guerras napoleônicas na Península Ibérica no princípio do século XIX, que ampliaram o comando francês sobre o norte e o centro do território africano;
E - as Guerras do Peloponeso, nos séculos V e IV a.C., que envolveram as cidades gregas de Atenas e Esparta, na busca pelo controle total da Península Balcânica.
Questão 39: (UFPR) Na Antiguidade, Roma estendeu amplamente seu território e dominou povos diversos, criando um império em redor do Mar Mediterrâneo. São marcas dessa expansão e contatos:
1 - a elaboração do “Jus Gentium” (“direito das gentes”);
2 - a organização de províncias como unidades administrativas de governo;
4 - a implantação de extensa rede de estradas e difusão do latim como língua oficial;
8 - a democratização da propriedade da terra;
16 - a concessão de cidadania romana apenas aos que tivessem pai e mãe romanos.
SOMATÓRIA ( )
Questão 40: (FGV/RJ) Sobre as invasões dos “bárbaros” na Europa Ocidental, ocorridas entre os séculos III e IV, é correto afirmar que:
A - foi uma ocupação militar violenta que, causando destruição e barbárie,
acarretou a ruína de todas as instituições romanas.
B - se, por um lado, causaram destruição e morte; por outro, contribuíram, decisivamente,
para o nascimento de uma nova civilização, a da Europa Cristã.
C - apesar dos estragos causados, a Europa conseguiu, afinal, conter os bárbaros, derrotando-os militarmente e, sem solução de continuidade, absorveu e integrou os seus remanescentes.
D - se não fossem elas, o Império Romano não teria dasaparecido, pois, superada a crise do século III, passou a dispor de uma estrutura socioeconômica dinâmica e de uma constituição política centralizada.
E - os godos foram os povos menos importantes, pois quase não deixaram marcas de sua presença.
Questão 41: (UnB/DF) A penetração dos bárbaros no Império Romano:
A - foi realizada sempre através de invasões armadas;
B - realizou-se a partir do século VI, quando o Império entrou em decadência;
C - verificou-se inicialmente através de invasões pacíficas e posteriormente através de violência;
D - foi realizada sempre de maneira pacífica;
E - verificou-se principalmente entre os séculos II e III.
Questão 42: (PUC-SP) Sobre as invasões dos povos bárbaros, que destruíram a organização imperial romana no século V, sabemos que:
A - tornaram-se possíveis devido à capacidade de liderança de Átila, que organizou os governos em um grande exército conquistador;
B - foram precipitadas pela pressão dos hunos sobre os bárbaros germanos, obrigando-os a deslocarem-se em direção ao Império;
C - puderam alcançar seus objetivos de conquista graças ao fato de os romanos desconhecerem os costumes e a organização político-militar desses povos;
D - tornaram-se possíveis graças à solidariedade existente entre as tribos bárbaras, organizadas em uma federação estável;
E - alcançaram seus objetivos graças à superioridade cultural e organizacional dos bárbaros frente aos romanos.
Questão 43: (UNESP/SP) As “invasões” dos povos germânicos destruíram o Império Romano do Ocidente no século V. d.C.
Entre as causas desses deslocamentos, não podemos citar:
A - a busca de novas terras para o cultivo e a criação de gado;
B - as riquezas e atrativos da civilização do Império Romano;
C - a chegada dos hunos às planícies da Europa Central;
D - a incapacidade de os romanos, nessa época, guarnecerem todas as fronteiras do Império;
E - a unificação das tribos árabes pelo islamismo e sua expansão pelo território europeu, influenciadas pelo princípio da Guerra Santa.
Questão 44: (USP) “Contemplei a plebe com 300 sestércios por cabeça, em execução do testamento de meu pai; dei em meu quinto consulado 400 sestércios; no meu décimo-primeiro consulado, distribuí doze vezes trigo comprado à minha custa; no meu décimo-segundo Poder Tribunício dei, por três vezes, 400 sestércios por cabeça. Nunca houve menos de 250 000 indivíduos para eu beneficiar com essas liberalidades. No ano de meu décimo-oitavo Poder Tribunício e de meu segundo consulado, dei a cada homem da plebe 60 dinheiros por cabeça. Durante o meu décimo-terceiro consulado, dei 60 dinheiros aos cidadãos inscritos no circo para divertir a plebe”. (Suetônio, Vida dos Doze Césares)
A - O texto demonstra a continuidade da política de pão e circo na República e no Império Romano.
B - Percebemos, nas somas e quantias distribuídas, o empenho do príncipe em demonstrar sua caridade cristã.
C - O Poder Tribunício e o Poder Consular eram exercidos pela mesma pessoa e esse fato explica o poder absoluto dos governantes romanos.
D - O importante era somente a distribuição de moedas ao povo e não o trigo e os espetáculos circenses, como se diz tradicionalmente.
E - O Imperador faz questão de acentuar o caráter legal de seu poder, que advém de uma herança deixada por César.
Questão 45: “Até quando, Catilina, abusarás de nossa paciência? Quanto tempo ainda o teu furor ousará insultar-nos? Qual o termo onde parará essa audácia desavergonhada”? O texto refere-se à história de Roma e pode ser identificado como sendo de:
A - César, atacando seus opositores no Senado Romano;
B - Cícero, denunciando uma conjuração de natureza social;
C - Demóstenes, advertindo sobre o imperialismo macedônico;
D - Catão, combatendo a indiferença do povo em relação às guerras púnicas;
E - Augusto, criticando a arrogância dos membros da nobreza romana.
Questão 46: (PUC/CAMP)A civilização romana exerceu uma definida influência sobre as sociedades ulteriores.
Assinale a afirmação correta:
A - A ciência do Direito foi utilizada na Idade Média e na Época Contemporânea; países europeus incorporaram parte dela em seus códigos.
B - A arquitetura foi conservada nas igrejas luteranas.
C - A literatura romana influenciou o surgimento do Iluminismo.
D - A escultura romana do tempo de Péricles foi lembrada nas estátuas e colunas da Europa Medieval.
E - Nda.
Questão 47: (USP) Sobre o Direito Romano, NÃO podemos afirmar que:
A - foi o mais importante legado cultural de Roma;
B - estabeleceu o conceito de jurisprudência;
C - a lei de Roma e de seus cidadãos estava incluída no “Jus Civile”;
D - o “Jus Civile” somente foi estabelecido durante o Império;
E - dividia o Direito em três grandes ramos.
Questão 48: (UFES) A importância do Edito de Milão reside no fato de:
A - ter cristianizado o Império Romano, por decisão do imperador Constantino;
B - ter restaurado o antigo culto no Império Romano;
C - possibilitar uma reação mais consistente ao movimento iconoclasta;
D - consolidar o cesaropapismo;
E - ter se constituído no ponto alto da reação católica ao movimento reformista.
Questão 49: (UFPR) Nos séculos III d.C. e IV d.C., o Império Romano viveu uma fase de crise e de profundas transformações.
A respeito disso, é correto afirmar que:
1 - pela dificuldade de se encontrar mão-de-obra escrava, pois não havia mais guerras de conquistas que trouxessem escravos;
2 - pela abolição total da escravatura;
4 - pelo fato de a expansão do cristianismo ter gerado a diminuição do número de escravos – libertados por ato de piedade cristã – divulgando-se atitudes antiescravistas;
8 - pela evolução urbana – que fez da cidade o centro da vida no Império Romano – e o abandono dos campos;
16 - pela subdivisão de muitos latifúndios em pequenas propriedades, pela dificuldade de manter escravos numerosos de pouco valor, além das invasões de bárbaros seguidas de fuga de escravos.
SOMATÓRIA ( )
Questão 50: (UFPR) Nos séculos III d.C. e IV d.C., o Império Romano viveu uma fase de crise e de profundas transformações. A respeito disso, é correto afirmar que:
1 - as cidades do Ocidente Romano tornaram-se centros econômicos do Império em florescente processo de urbanização;
2 - antes religião perseguida, o cristianismo passou a ser aceito e veio a tornar-se a religião oficial do Império Romano, em substituição ao paganismo;
4 - os povos bárbaros invadiram o Império e se estabeleceram em seus territórios, contribuindo para a crise do mundo romano;
8 - a divisão político-administrativa do Império fez surgir o Império Romano do Ocidente e o Império Romano do Oriente.
SOMATÓRIA ( )
Questão 51: Diocleciano (284-305) e Constantino (312- 337) destacaram-se na história do Império Romano por terem:
A - conquistado e promovido a romanização da Lusitânia, incorporando-a ao Império;
B - introduzido costumes religiosos e políticos dos etruscos na cultura de Roma;
C - concedido à plebe defensores especiais – os tribunos da plebe, que protegiam seus direitos;
D - consolidado o direito romano na chamada Lex Duodecim Tabularum;
E - estabelecido medidas, visando a deter a crise que enfraquecia o Império.
Questão 52: (FGV/RJ) Várias razões explicam as perseguições sofridas pelos cristãos no Império Romano, entre elas:
A - a oposição à religião do Estado Romano e a negação da origem divina do Imperador, pelos cristãos;
B - a publicação do Edito de Milão, que impediu a legalização do cristianismo e alimentou a repressão;
C - a formação de heresias, como a do Arianismo, de autoria do bispo Ário, que negava a natureza divina de Cristo;
D - a organização dos Concílios Ecumênicos, que visavam promover a definição da doutrina cristã;
E - o fortalecimento do paganismo sob o imperador Teodósio, que mandou martirizar milhares de cristãos.
Questão 53: Teodósio, militar de origem espanhola, elevou o cristianismo à categoria de religião do Estado. Ao morrer, seu Império foi dividido entre seus dois filhos, que se responsabilizaram pelas seguintes áreas respectivamente:
A - Arcádio com o Oriente e Honório com o Ocidente;
B - Arcádio com o Ocidente e Honório com o Oriente;
C - Arcádio com o Sul e Honório com o Norte;
D - Arcádio com o Norte e Honório com o Sul.
Questão 54: (UNICENP/PR)Sobre o imperador Diocleciano (284-305), é correto afirmar que:
A - deu liberdade de culto aos cristãos;
B - transformou o Império Romano numa Diarquia;
C - procurou frear a onda especulativa através do Edito Máximo (tabelamento de preços);
D - procurou governar de forma democrática;
E - permitiu que os bárbaros ocupassem a maior parte do Império.
Questão 55: (PUC/CAMP) Teodósio estabeleceu que, após a sua morte, ocorrida em 395, o Império, para ser melhor administrado, deveria ser:
A - fracionado em quatro partes, com dois Imperadores e dois Césares;
B - dividido em duas partes: Império do Ocidente e o Império do Oriente;
C - atrelado ao paganismo e direcionar uma operação para destruir as catacumbas;
D - aliado dos árabes para defendê-los contra os hunos que se avizinhavam de Roma e de Meca;
E - dividido em áreas denominadas condados e doadas, em caráter hereditário, a seus sucessores.
Questão 56: (PUC-PR) Em 63 a.C., as tropas de Pompeu tomaram Jerusalém, ficando os judeus sob dominação romana. Na época do Império, rebeliões dos judeus contra os romanos acabaram levando à eliminação de Israel e Judá. Neste quadro tivemos:
A -Rebeliões contra Júlio César, que deixa o Egito e esmaga os revoltosos em 59 a.C.; e contra Otávio, em 24 d.C.
B - Rebeliões em 70 d.C. e 136 d.C., nos governos de Vespasiano e Adriano, a última delas levando à dispersão total dos hebreus.
C -Rebeliões em 167 a.C., e 69 d.C., envolvendo os três grupos político-religiosos dos fariseus, saduceus e essênios.
D - Morte de meio milhão de judeus e a venda dos que escaparam ao massacre, provocando a total dispersão do que restara de Israel e Judá, em meio a rebeliões no governo de Teodósio.
E - Revolta contra Ptolomeu, Filopator, representante romano na Província da Síria, que esmagará totalmente os hebreus.
Questão 57:Quanto à História de Roma, pode-se considerar que:
A - Roma conheceu apenas duas formas de governo: República e Império.
B - na passagem da República para o Império, Roma deixou de ser uma democracia e tornou-se uma oligarquia.
C - os Irmãos Graco foram dois tribunos da plebe que lutaram pela redistribuição das terras do Estado entre os plebeus.
D - no Império Romano, todos os homens livres eram proprietários de terras.
E - no Império, os romanos viviam com base numa economia industrial.
Questão 58: (UNICENP/PR) “As casas vacilavam depois de freqüentes e graves tremores de terra; abaladas em seus alicerces, pareciam balançar de um lado para outro. Ao ar livre, por outro lado, temia-se a queda de pedras-pomes, embora fossem leves e porosas. Foi a isto que todos preferiram depois de compararem os perigos. Quanto a meu tio, a proposta mais razoável venceu: quanto aos outros, venceu o medo maior. Colocando travesseiros sobre a cabeça, amarraram-nos com fronhas e lençóis: isto servia de proteção contra tudo que caía do alto.” (Plínio, o Jovem). O texto se refere à erupção de um vulcão ocorrida em 79 d.C., no Império Romano. Relacionar corretamente: o nome do vulcão, uma cidade destruída e o Imperador romano da época:
A - Vesúvio, Herculano e Nero.
B - Etna, Pompéia e Vespasiano.
C -Vesúvio, Pompéia e Tito.
D - Miseno, Somma e Vespasiano.
E -Vesúvio, Pisa e Tito.
Questão 59:Associe corretamente as colunas e assinale a alternativa correta:
I. Autoridade máxima da República romana
II. Administravam a justiça em Roma
III. Organizavam jogos e festividades públicas em Roma
IV. Autoridade máxima da Monarquia romana
V. Título de Júlio César
( ) Ditador perpétuo
( ) Senado
( ) Pretores
( ) Edis
( ) Rei
A - V - I - II - III - IV
B - V - II - III - I - IV
C - V - IV - III - II - I
D - I - IV - III - V - II
E - IV - V - I - II - III
Questão 60: (CEFET/PR)Eram funções básicas dos CÔNSULES, os mais importantes magistrados durante a República Romana:
A - administrar as finanças públicas;
B - administrar a justiça;
C - comandar o exército, dirigir o Estado e convocar o Senado;
D - cuidar do recenseamento dos cidadãos e da vigilância dos costumes;
E - administrar aspectos da vida da cidade de Roma como: abastecimento, festas públicas, edifícios públicos, policiamento e outros.
Questão 61: (UFES) Na administração da Roma Antiga, o pretor era encarregado de:
A -chefiar os exércitos nas campanhas militares;
B -promover o censo qüinqüenal;
C -fiscalizar a execução orçamentária;
D -ministrar justiças;
E -zelar pelo abastecimento.
Questão 62: (FGV/RJ) A expansão de Roma durante a república, com o conseqüente domínio da bacia do Mediterrâneo, provocou sensíveis transformações sociais e econômicas, dentre as quais:
A -marcado processo de industrialização, êxodo urbano, endividamento do Estado.
B -fortalecimento da classe plebéia, expansão da pequena propriedade, propagação do cristianismo.
C -crescimento da economia agro-pastoril, intensificação das exportações e aumento do trabalho livre.
D -enriquecimento do Estado romano, aparecimento de uma poderosa classe de comerciantes, aumento do número de escravos.
E -diminuição da produção nos latifúndios, acentuado processo inflacionário, escassez de mão-de-obra escrava.
Questão 63: Uma das mais importantes contribuições dos romanos para a posteridade foi o Direito. Sobre a famosa “Lei das Doze Tábuas”, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta:
I. Trata-se de lei editada no período de Júlio César.
II. Considera-se a primeira lei escrita e sistematizada do Direito Romano.
III. Permitia o casamento entre patrícios e plebeus.
IV. Foi elaborada pelos decênviros.
V. Admitia, ainda, a pena de Talião.
Estão corretas as afirmativas:
A -I, III, IV;
B -II, IV, V;
C -I, IV, V;
D -II, III, V;
E -II e III.
Questão 64: (PUC-SP) A monarquia romana terminou quando:
A -os bárbaros invadiram Roma, em 476;
B -o Senado atribuiu a Otávio o título de imperador;
C -Teodósio dividiu o império entre seus dois filhos, em 395 d.C.;
D -Tarquínio o Soberbo foi deposto pelos patrícios;
E -Ocorreu a oficialização do cristianismo, pelo Edito de Tessalônica.
GABARITO:
questão 1: A - questão 2: B - questão 3: C - questão 4: A - questão 5: B - questão 6: C - questão 7: C - questão 8: C - questão 9: C - questão 10: D - questão 11: C - questão 12: E - questão 13: C - questão 14: A - questão 15: A, B - questão 16: C - questão 17: C - questão 18: C - questão 19: B - questão 20: B - questão 21: E - questão 22: E - questão 23: 17 - questão 24: B, D, E - questão 25: E - questão 26: C - questão 27: 30 - questão 28: B - questão 29: A - questão 30: B - questão 31: C - questão 32: B - questão 33: E - questão 34: B - questão 35: B - questão 36: D - questão 37: A - questão 38: A - questão 39: 7 - questão 40: B - questão 41: C - questão 42: B - questão 43: E - questão 44: E - questão 45: B - questão 46: A - questão 47: D - questão 48: A - questão 49: 5 - questão 50: 14 - questão 51: E - questão 52: A - questão 53: A - questão 54: C - questão 55: B - questão 56: B - questão 57: C - questão 58: C - questão 59: A - questão 60: C - questão 61: D - questão 62: D - questão 63: B - questão 64: D
cade a resposta ?
ResponderExcluirLogo acima dos comentários tem o gabarito.
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