quinta-feira, 23 de junho de 2011

Atividades de História Antiga - Egito

História - Antiga - Egito

Questão 1: (UFMS) Sobre o Antigo Egito, assinale a(s) alternativa(s) correta(s):
1 -A religiosidade egípcia tinha, como sua principal característica, o monoteísmo antropozoomórfico.
2 -A formação da sociedade e a economia egípcia estavam intimamente vinculados às cheias e vazantes periódicas dos rios Tigre e Eufrates.
4 -A produção artística era predominantemente de inspiração religiosa.
8 -A preocupação com os mortos fez com que os egípcios construíssem túmulos duradouros como as Mastabas e os Hipogeus, lugares onde eram sepultados nobres e sacerdotes ilustres.
16 -A economia era controlada pelo faraó, dono nominal da maioria das terras, sendo a agricultura a principal atividade econômica que, de modo geral, estava voltada para suprir as necessidades da população.

Questão 2: (UFC) O nome do rei egípcio Amenófis IV (c. 1377 a.C – c. 1358 a.C) está ligado à reforma religiosa que substitui o culto de Amon-Rá pot Áton e determinou o fim do politeísmo. Além do caráter religioso, essa reforma buscava:
A -limitar a riqueza e o poder político crescentes dos sacerdotes;
B -reunificar o Egito, após as disputas promovidas pelos monarcas;
C -pôr fim às revoltas camponesas motivadas pelos cultos antropomórficos;
D -reunir a população, por meio da religião, para fortalecer a resistência aos hicsos;
E -restabelecer o governo teocrático, após o crescimento da máquina administrativa.

Questão 3: (FRB/BA) Os rios sempre foram de vital importância para a vida do homem e, desde as primeiras civilizações, foram disputados por povos das diversas partes do planeta. Com base nessa afirmativa e nos conhecimentos sobre a influência dos rios na história da humanidade, pode-se afirmar:
A -Os rios Tigre e Eufrates foram disputados, na Antigüidade, por povos de diversas etnias e nas suas margens surgiram as chamadas civilizações clássicas.
B -A navegação pelo rio Nilo colocou os antigos egípcios em contato com outras civilizações do Oriente, sendo esse contato responsável pela formação de uma cultura multinacional que sofreu grande influência das culturas vizinhas.
C -O rio Jordão, na Palestina, objeto de conflito entre Israel e os Estados Árabes é importante para o islamismo, pois, segundo essa religião, suas águas purificam os pecadores.
D -As terras banhadas pelo rio Paraíba, no Brasil, possibilitaram o desenvolvimento da cafeicultura na província de São Paulo, tornando-a, a partir do século XIX, a província mais importante economicamente, no Segundo Reinado.
E -A disputa pela estratégica região do rio Prata gerou, no século XIX, um grande conflito entre o Brasil e governo da Argentina que, com sua tendência expansionista, ordenou a invasão da província de Mato Grosso através do rio Paraguai.

Questão 4: (UFSC/SC) Sobre o Egito Antigo, é correto afirmar que:
1 -a construção das pirâmides atendia às necessidades da vida após a morte dos faraós. Esse tipo de construção foi característica da arquitetura funerária durante todo o período do Egito Antigo e só foi possível graças à enorme mão-de-obra escrava existente desde o Antigo Reino;
2 -o Rio Nilo foi de suma importância em vários aspectos da vida dos antigos egípcios. Não só a agricultura foi possível devido ao seu ciclo de cheias, como também a noção de tempo cíclico, base do pensamento egípcio, levou à crença na vida após a morte;
4 -a despeito da influência islâmica, o Egito atual mantém as mesmas crenças religiosas do Egito Antigo;
8 -os egípcios antigos acreditavam em vários deuses que se relacionavam entre si e formavam seu sistema mitológico.

Questão 5: (UFMS) A respeito da sociedade egípcia da Antiguidade Oriental, é correto afirmar que:
A -a formação dos “nomos”, as reuniões de comunidades de aldeias, ocorreu após a formação do Estado, o qual emergiu entre 4000 e 3000 a.C;
B -o Estado egípcio era uma “Monarquia Despótica”, isto é, uma monarquia em que o soberano era ao mesmo tempo um governante e um deus;
C -o faraó governava por meio de um aparelho burocrático bastante simples e eficiente, constituído basicamente por alguns escribas e soldados;
D -o exército egípcio era pequeno, não-profissionalizado e empregado apenas na defesa do faraó e de sua família;
E -a escravidão coletiva foi o regime de produção dominante na época.

Questão 6: (UFPE) A religião teve uma presença marcante na história dos povos antigos. Entre estes, os egípcios se destacam, pois a atividade religiosa exercia grande influência em todos os aspectos de sua vida. Sobre este tema, podemos afirmar que:
A -cerimônias religiosas eram realizadas pelos sacerdotes a cada ano, para garantir a chegada da inundação, e o faraó agradecia a colheita solenemente às diversas divindades;
B -a religião tinha um significado fundamental na vida pública, mas a vida privada dependia dos Oráculos. Quando os homens do povo tomavam uma decisão importante, consultavam o oráculo da sua família;
C -a religião penetrava intimamente a vida pública. A vida privada era independente da religião do Estado, e as mulheres, por serem as maiores responsáveis pela atividade agrícola, cuidavam da religião doméstica;
D -os Oráculos dos deuses desempenhavam um papel importante na solução de problemas políticos e burocráticos;
E -a importância da religião na vida do povo egípcio pode ser avaliada pela prática de as mulheres sem filhos se desnudarem diante de touros ou carneiros sagrados, esperando mudar a condição de esterilidade por sua exposição a tais símbolos de fertilidade.

Questão 7: (UFC) Observe a ilustração apresentada abaixo:
(MELLA, Frederico A. O Egito dos faraós: história, civilização, cultura. 3. ed. São Paulo: Hermes 1998. p. 18) Considerando a representação da escrita egípcia, é correto afirmar que:
A -a utilização de recursos decorativos favoreceu a escrita em virtude de facilitar a compreensão popular;
B -os sinais apresentados constituíam um aperfeiçoamento da arte profana como forma de expressão;
C -a diversidade de sinais utilizados tornava complexa a representação do que se queria exprimir;
D -a diversidade de sinais utilizados na escrita resultou de uma imposição religiosa;
E -os desenhos elaborados representavam uma simplificação da escrita hierática.

Questão 8: (CEFET/PR) A arquitetura dos templos do Antigo Egito apresentava entre suas características:
A -a utilização de tijolos de argila queimada na construção de colunas e paredes;
B -o seu reduzido tamanho, por serem apenas moradia da divindade;
C -a inexistência de telhados, uma vez que quase não ocorriam chuvas durante todo o ano;
D -a ausência de esculturas, uma vez que os preceitos religiosos de então não permitiam a representação da figura humana;
E -a excessiva grandeza em suas dimensões e solidez na construção, com emprego intensivo de pedra como matéria-prima.

Questão 9: (FATEC-SP) As manifestações religiosas da cultura egípcia caracterizaram-se por uma estreita relação com a natureza. Por isso:
A -os deuses assumiram formas de animais ou de forças da natureza;
B -os templos obedeciam às linhas ditadas pelas formas naturais, impedindo a criatividade dos artistas;
C -todos os mortos eram colocados em sarcófagos e guardados nas pirâmides para serem protegidos contra a ira divina da natureza;
D -as esculturas humanas não possuíam feições definidas pelo temor de ofender aos deuses da natureza;
E -a astronomia foi pouco desenvolvida em virtude do misticismo que cercava os estudos dos astros.

Questão 10: (CEFET/PR)Com relação ao Antigo Egito, assinale a alternativa verdadeira:
A -Os antigos egípcios não acreditavam na existência da alma.
B -O faraó Amenóphis IV tentou implantar o culto politeísta.
C -As mastabas, as pirâmides e os hipogeus eram câmaras funerárias.
D -Os egípcios desenvolveram a química e a matemática.
E -A pintura e a escultura tiveram artes em desenvolvimento limitado.

Questão 11: (FGV/RJ) Os Estados Teocráticos da Mesopotâmia e do Egito evoluíram acumulando características comuns e peculiares culturais. Os egípcios desenvolveram a prática de embalsamar o corpo humano porque:
A -se opunham ao politeísmo dominante na época;
B -os seus deuses, sempre prontos para castigar os pecadores, desencadeavam o dilúvio;
C -depois da morte, a alma podia voltar ao corpo mumificado;
D -havia necessidade de construção de túmulos em forma de pirâmides, erigidos para a eternidade;
E -somente haveria possibilidade de salvação para os camponeses.

Questão 12: (PUC-PR) “A literatura era consumida apenas pela aristocracia. As obras eram impregnadas de idéias religiosas e morais: entre elas podemos citar o Livro dos Mortos, o Discurso do Camponês Eloqüente.”
“A arquitetura era sólida, de proporções colossais, tentando representar toda a força e o poder da monarquia; entre os exemplos podemos citar os templos de Lúxor e Karnac.”
“A escultura caracterizou-se pelo convencionalismo e a rigidez, explicados pelas concepções religiosas.”
Textos extraídos de Aquino. História das Sociedades. SP
Os aspectos artísticos e literários expressam a personalidade de um povo. Analisando os quadros acima, concluímos que se referem aos:
A -sumérios;
B -persas;
C -hebreus;
D -assírios;
E -egípcios.

Questão 13: (FPM/SP) Sobre a sociedade egípcia, assinalar as alternativas corretas:
1 -Na parte superior da sociedade estava o faraó, um verdadeiro deus vivo.
2 -Abaixo do faraó vinham os membros da nobreza, constituída pelos parentes do faraó,
pelos altos funcionários e pelos sacerdotes.
4 -Os sacerdotes em geral formavam um grupo à parte e gozavam de muito prestígio, devido às funções que exerciam.
8 -Os escribas preenchiam os cargos administrativos; a maioria da população
era formada por camponeses.
16 -Os camponeses, artesãos e escravos em geral tinham um bom nível de vida.

Questão 14: (EMESCAM/ES) A vida política do Antigo Império do Egito possuía alguns traços peculiares, como o fato de que:
A -a separação entre o Estado e a religião era total, pois não havia uma religião oficial;
B -os governantes dos nomos eram diretamente eleitos pelo povo, ainda que subordinados pelo faraó;
C -a monarquia, a fim de evitar o despotismo, não tinha caráter hereditário;
D -o faraó exercia o poder como Deus; assim, era mais uma teocracia que autocracia;
E -os poderes executivo e judiciário confundiam-se, sendo o faraó o juiz supremo, salvo nos casos que envolvessem crime político.

Questão 15: Assinale a alternativa correta. “O Egito, presente do Nilo”. Desta frase do historiador grego Heródoto, podemos afirmar que:
A -o sistema econômico dos egípcios repousava, principalmente, numa base agrária alimentada em função do Nilo;
B -o Nilo propiciava excelente meio de transporte para mercadorias que alimentavam um grande comércio;
C -as “indústrias” das aldeias no curso do Nilo eram incentivadas à produção pela facilidade oferecida pelo transporte fluvial;
D -as obras monumentais, muitas existentes até hoje, eram adornadas pelo ouro de lavagem, oferecido pelo rio;
E -todas as alternativas estão corretas.

Questão 16: Acerca do aspecto social do Egito na Antiguidade, assinale a alternativa correta. Era uma sociedade:
A -móvel e hierárquica;
B -imóvel e econômica;
C -imóvel e hierárquica;
D -móvel e econômica;
E -móvel e privilegiada.

Questão 17: (PUC-PR) Sobre a civilização egípcia, é correto afirmar que:
I. Tínis e Mênfis foram capitais do Antigo Império, caracterizado no geral pela paz, teocracia nas primeiras dinastias e construção das grandes pirâmides de Gizé, das quais a de Quéops é o maior destaque.
II. A civilização egípcia pôde desenvolver-se no Nordeste africano graças ao Rio Nilo, que proporciona inundações anuais. A dependência da vida do Egito para com o grande rio foi resumida por Heródoto, “Pai da História”, na frase: “O Egito é um dom do Nilo” ou “O Egito é uma dádiva do Nilo”.
III. A religião foi elemento cultural que mais atuou na vida do povo egípcio,
embora fosse politeísta, exceto no período do Novo Império,
quando ocorreu a revolução ou reforma de Amenófis IV. Este faraó estabeleceu o culto monoteísta de Aton, simbolizado pelo disco solar.
IV. Tendo longa duração, cerca de 40 séculos, a civilização egípcia
somente desapareceu com a Queda de Constantinopla, em 1453.
Estão corretas:
A -apenas as opções I e II;
B -apenas as opções II e III;
C -apenas as opções I, II e III;
D -apenas as opções I, III e IV;
E -todas as opções estão corretas.

Questão 18: (UTP/PR) “Salve, ó Nilo... Regas a terra em toda parte, ó deus dos grãos, senhor dos peixes, produtor do trigo e da cevada... Logo que tuas águas se erguem, a terra se agita de alegria...” O Rio Nilo era a força que movimentava a economia da sociedade que, na região, se organizou. As características do sistema econômico lá implantado foram:
I. atividade econômica dirigida pelo poder central, como resultante da estrutura geográfica;
II. a economia se organizou segundo o modo de produção asiático;
III. a presença marcante da propriedade privada do solo, permitindo, então, um bom progresso técnico;
IV. uma produção voltada para o mercado, superando a economia natural.
Estão corretas:
A -I, II, III e IV;
B -I, II e III;
C -I e II;
D -III e IV;
E -I, III e IV.

Questão 19:Durante o Novo Império Egípcio, ocorreu a reforma religiosa. Assinale abaixo a alternativa que contenha os elementos desta reforma:
A -instalação de um culto monoteísta liderado por Amenófis IV;
B -separação radical entre religião e Estado, em nome da república;
C -extinção do caráter hereditário do processo político;
D -ascensão da crença em Amon-Rá, principal deus dos egípcios;
E -No Egito, muitos animais gozavam de um culto todo especial. Houve maior intensidade desta mentalidade com a reforma.

Questão 20: (UEL/PR) No Novo Império, a revolução religiosa, promovida por Amenófis IV, teve grande significado porque se constituiu na:
A -expulsão dos hicsos, povos semitas que dominaram o Egito desde o Antigo Império;
B -unificação das diferentes províncias – nomos – evitando, assim, a fragmentação do Estado;
C -introdução do monoteísmo religioso, a fim de barrar o crescimento político do clero;
D -realização de modificações na estrutura social do Egito para eliminar as oligarquias agrárias;
E -promoção de uma ampla e irrestrita reforma agrária, visando diminuir as diferenças sociais.

Questão 21: O faraó egípcio personificava todos os grandes poderes do Estado, sendo um deus vivo. Essa atribuição resultava numa autoridade de característica:
A -materialista;
B -teocêntrica;
C -antropocêntrica;
D -racional;
E -democrática.

GABARITO:
questão 1: 28 - questão 2: A - questão 3: D - questão 4: 10 - questão 5: B - questão 6: A, D, E - questão 7: C - questão 8: E - questão 9: A - questão 10: C - questão 11: C - questão 12: E - questão 13: 15 - questão 14: D - questão 15: A - questão 16: C - questão 17: C - questão 18: C - questão 19: A - questão 20: C
questão 21: B

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