sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Atividades de História do Brasil - NOVA REPÚBLICA E REDEMOCRATIZAÇÃO DO BRASIL

Questões de Vestibular: História - Brasil - NOVA REPÚBLICA E REDEMOCRATIZAÇÃO DO BRASIL

Questão 1: (UNICAMP/SP) - Universidade Estadual de Campinas -
A crise que levou ao impeachment de Collor tem características e significados inteiramente diversos dos da crise de 1968. Na crise do impeachment os militares não foram protagonistas, nem se colocou em questão nenhuma norma do regime político em vigor. Fato inédito em nossa história republicana, essa crise reafirmou o ordenamento jurídico estabelecido pela Constituição de 1988, através de dispositivos como a Comissão Parlamentar de Inquérito e o impeachment. (Adaptado de Sebastião Velasco e Cruz. "O impeachment: uma crise singular". O presente como história: economia e política no Brasil pós 64. Campinas: UNICAMP. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, 1997, p. 402-403.)
a) De acordo com o texto, que características da crise política do impeachment de Collor a diferenciam das crises anteriores?
b) Quais os resultados políticos da crise de 1968?
c) O que é impeachment?

Questão 2: (UEFS/BA) - Universidade Estadual de Feira de Santana -
A charge faz uma crítica:
A - à utilização da máquina administrativa na campanha presidencial, associada a uma crítica irônica aos interesses da elite, contrariados no governo Fernando Henrique Cardoso;
B - à política de distribuição de renda e de recomposição do poder de compra da classe trabalhadora do presidente Fernando Henrique Cardoso, o que lhe garantiu grande apoio popular;
C - aos acordos estabelecidos entre Fernando Henrique Cardoso e a elite econômica para buscar apoio político na campanha para presidente da República;
D - à política econômica do governo Fernando Henrique Cardoso, de acordo com os ideários neoliberais e as diretrizes do Fundo Monetário Internacional;
E - ao financiamento ilegal e à compra de votos no Congresso para a campanha à presidência da República de Fernando Henrique Cardoso.

Questão 3: (UEFS/BA) - Universidade Estadual de Feira de Santana -
A charge, relativa ao governo de Fernando Henrique Cardoso, é uma crítica:
A - ao medo do descontrole inflacionário;
B - à repressão policial sobre os cidadãos;
C - ao processo de racionamento de energia;
D - ao descaso governamental para com a população carente;
E - à repressão ao Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST).

Questão 4: (UEMS)- Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul -
No Brasil, estudos sobre os primeiros habitantes vêm sendo desenvolvidos desde meados do século XIX. Peter Lund, em 1840, fez uma descoberta espetacular em Lagoa Santa (MG) de esqueletos datados de mais de 10 mil anos. A mais significativa delas, para estudos em pauta, foi a descoberta de um crânio feminino, apelidado de:
A - Lucy;
B - Maria;
C - Luzia;
D - Mary;
E - Eva.

Questão 5: (UFMS) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul -
A música, o cinema, a literatura e as artes, de uma maneira geral, podem expressar posturas críticas a respeito da realidade social e política de um país, de seu povo e de sua história. Leia com atenção o texto abaixo: Quando você for convidado pra subir no adro da Fundação Casa de Jorge Amado/Pra ver do alto a fila de soldados, quase todos pretos/Dando porrada na nuca de malandros pretos. De ladrões mulatos e outros quase brancos/Tratados como pretos/Só pra mostrar aos outros quase pretos (e são quase todos pretos)/E aos quase brancos pobres como pretos/Como é que pretos, pobres e mulatos/E quase brancos quase pretos de tão pobres são tratados/E não importa se olhos do mundo inteiro/Possam estar por um momento voltados para o largo/Onde os escravos eram castigados/E hoje um batuque, um batuque/Com a pureza de meninos uniformizados de escola secundária em dia de parada/É a grandeza épica de um povo em formação/Nos atrai, nos deslumbra e estimula/Não importa nada: nem o traço do sobrado/Nem a lente do Fantástico, nem o disco de Paul Simon/Ninguém, ninguém é cidadão/Se você for ver a festa do Pelo, e se você não for pense no Haiti, reze pelo Haiti/O Haiti é Aqui – o Haiti não é aqui./E na tv se você ver um deputado em pânico mal dissimulado/Diante de qualquer, mas qualquer mesmo, qualquer/Plano de educação que pareça fácil/Que pareça fácil e rápido/E vá representar uma ameaça de democratização do ensino de primeiro grau/E se esse mesmo deputado defender a adoção da pena capital/E o venerável cardeal disser que vê tanto espírito no feto e nenhum no marginal/E se, ao furar o sinal, o velho sinal vermelho habitual/Notar um homem mijando na esquina da rua sobre um/Saco brilhante de lixo do Leblon/E quando ouvir o silêncio sorridente de São Paulo/Diante da chacina/111 presos indefesos, mas presos são quase todos pretos/Ou quase pretos, ou quase brancos quase pretos de tão pobres e pobres são como pobres e todos sabem como se tratam os pretos./E quando você for dar uma volta no Caribe/E quando você for trepar sem camisinha/E apresentar sua participação inteligente no bloqueio a Cuba/Pense no Haiti, reze pelo Haiti/O Haiti é aqui, o Haiti não é aqui. Na letra de “Haiti”, escrita por Gilberto Gil e Caetano Veloso, são apontadas denúncias sobre os diversos aspectos componentes da realidade social brasileira contemporânea. É correto afirmar que “Haiti” expõe uma elaborada crítica aos seguintes problemas do Brasil:
A - as disputas político-partidárias e a crise no sistema de saúde do Brasil;
B - a violência no campo, a democracia racial e a inclusão social fortemente presente no Brasil;
C - a violência policial, a discriminação racial e a exclusão social presentes exclusivamente no Haiti;
D - o discurso político simplista, apontando soluções fáceis e a defesa da pena de morte como alternativa para a violência;
E - a miséria no Haiti e a presença de soldados brasileiros integrando forças da ONU nesse país.

Questão 6: (UEMS)- Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul -
O movimento Diretas Já foi responsável pela mobilização da opinião pública brasileira sobre o retorno da democracia no Brasil. Após 20 anos de ditadura militar, o Brasil elegeu:
A - por voto direto, Tancredo Neves, presidente do Brasil;
B - por voto direto, José Sarney, presidente do Brasil;
C - por voto direto, José Sarney, vice-presidente do Brasil;
D - por voto indireto, José Sarney, presidente do Brasil;
E - por voto indireto, Tancredo Neves, presidente do Brasil;

Questão 7: (UFMS) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul -
Eleito em 1989 por meio do voto direto de 35 milhões de brasileiros, Fernando Collor de Mello chegou à presidência da República com base num plano de governo fundamentado, entre outras propostas, no combate à inflação, na moralização da vida pública e na gestão voltada para a melhoria das condições de vida da população mais pobre – os ”descamisados”. Portador de um estilo populista, Fernando Collor procuraria governar através de medidas de impacto. A primeira delas pretendia fulminar a inflação, segundo as palavras do novo presidente, ”com um só tiro”. Era o Plano Collor, anunciado no dia seguinte da posse, em 15 de março de 1990. Sobre as medidas econômicas, previstas pelo Plano Collor, assinale a(s) alternativa(s) correta(s):
1 - Reforma monetária, com a substituição do Cruzeiro Novo pelo Cruzado, sem cortes de zeros.
2 - Reforma monetária, com a substituição do Cruzeiro pelo Real, acompanhada pelo congelamento de preços e pela introdução de um “gatilho” salarial.
4 - Confisco da poupança e congelamento das contas bancárias acima de determinado valor.
8 - Congelamento de preços e salários com reajustes pré-fixados mensalmente.
16 - Reforma monetária, com a substituição do Cruzado Novo pela Unidade Real de Valor (URV), destinada a corrigir diariamente preços, salários e serviços; abertura da economia para o mercado externo e privatização das empresas estatais.
SOMATÓRIA (_____)

Questão 8: (ACAFE/SC) - Associação Catarinense das Fundações Educacionais -
Cruzeiro, cruzado, real. O Brasil, em sua história recente passou por diversas reformas monetárias e terríveis crises econômicas. As tentativas para reverter esse quadro nem sempre obtiveram sucesso. No governo Sarney, o Plano Cruzado foi um dos mais expressivos planos de estabilização que fracassou.Sobre esse governo e essa realidade econômica, todas as alternativas estão corretas, exceto:
A - Sarney terminou seu governo com uma inflação gigantesca em seus últimos meses de mandato.
B - Dilson Funaro, Ministro da Fazenda de Sarney, foi o principal articulador do Plano Cruzado.
C - Com o congelamento de preços e salários, Sarney convidou os brasileiros e brasileiras a fiscalizar a atuação de empresários que escondiam mercadorias e cobravam ágio para vender seus produtos.
D - Com o sucesso inicial do plano, o PMDB, principal partido do governo, obteve uma vitória expressiva nas eleições de 1986, ganhando quase todas as eleições para o governo dos Estados. Após as eleições, o plano começou a ruir.
E - O Plano Cruzado foi uma das primeiras medidas que Sarney tomou logo após ser eleito. Confiscou a poupança, estabilizou preços e salários e acabou com a inflação. No terceiro ano de seu mandato, o plano fracassou pela falta de liquidez no mercado acionário.

Questão 9: (UNEMAT/MT) - Universidade do Estado de Mato Grosso -
Em 1989, a campanha eleitoral para presidência da República revelou Fernando Collor de Mello como um candidato que expressava a expectativa de um tempo novo para o Brasil. Com base nesse tempo político, assinale a alternativa correta:
A - Collor procurou encarnar a modernidade e a justiça social e, apresentando-se como “caçador de marajás”, estatizou as comunicações e implantou o populismo como estilo de governar o país.
B - Assim como Getúlio Vargas e Jânio Quadros, Fernando Collor se produziu como político personalista que ganhou simpatia do eleitorado, graças à desconfiança da população em relação aos políticos identificados com partidos tradicionais.
C - Um dos pontos positivos do governo Collor foi o sistema de controle das importações e valorização da moeda brasileira pelo “confisco da poupança”, que tinha em vista estimular a produção de riqueza interna para o equilíbrio da balança comercial.
D - O que mais seduziu os eleitores em 1989 foi a propaganda eleitoral de Fernando Collor, denominada de Reformas de Base, que defendiam as reformas agrária, educacional, tributária, administrativa, bancária e eleitoral.
E - O governo Collor se viu abalado por uma forte crise cambial que, por contrariar interesses de grandes grupos empresariais brasileiros e estrangeiros, acelerou a abertura de uma CPI, culminando com o processo de impeachment do Presidente da República.

Questão 10: (UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro -
As mudanças na estrutura demográfica brasileira projetadas no gráfico, de natureza quantitativa, exigem do Estado a implementação de novas políticas sociais.Uma mudança demográfica evidenciada pelo gráfico e um adequado programa social para o seu enfrentamento estão apresentados na seguinte alternativa:
A - redução do total de jovens – promoção da saúde da mulher;
B - declínio do crescimento populacional – planejamento familiar;
C - queda na taxa de fecundidade – requalificação de mão-de-obra;
D - diminuição do índice de mortalidade – incentivo ao aumento da natalidade.

Questão 11: (PUC-RS) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul -
No contexto da crise política que envolveu o Governo Luiz Inacio da Silva em 2005, qual a solução consensual levantada pelo Congresso Nacional para reconquistar a credibilidade da sociedade civil na classe política?
A - Redução da duração dos mandatos presidenciais.
B - Impeachment imediato do presidente.
C - Proibição da apresentação de emendas ao orçamento da União por congressistas.
D - Reforma política e maior controle do financiamento das campanhas políticas.
E - Antecipação das eleições para a Presidência e para o Congresso Nacional.

Questão 12: (UFPE) - Universidade Federal de Pernambuco -
Uma parcela da sociedade no Brasil buscou, no decorrer do século XX, através de diversas lutas diminuir as diferenças sociais e evitar que a pobreza fosse uma marca presente na sua história contemporânea. Além dessa luta, contra as desigualdades sociais, deve-se ressaltar os movimentos culturais e artísticos que:
A - têm como modelo, até os dias atuais, o movimento modernista de 1922, e receberam completa adesão de intelectuais de Recife, São Paulo e Salvador;
B - contribuíram para o fim do preconceito racial, com base na defesa da miscigenação e de uma sociedade patriarcal e aristocrática;
C - inspirados na cultura européia e na norte-americana, sempre expressaram em sua totalidade valores e princípios contrários ao imperialismo e à dominação colonial;
D - construíram uma identidade nacional harmônica, sem disputas pelo poder e com a consagração do nacionalismo e do populismo;
E - produziram obras de valor estético significativo, na música, na pintura e na literatura, com reconhecimento público nacional e internacional.

Questão 13: (UFPE) - Universidade Federal de Pernambuco -
As mudanças decorrentes da globalização nas últimas duas décadas foram significativas para definir as relações políticas entre as nações. Estas mudanças contribuíram para alterar a economia brasileira que:
A - só então se tornou uma economia moderna e industrializada, competindo com as grandes potências da atualidade;
B - teve a ajuda dos Estados Unidos para atualizar seu parque industrial, e rompeu sua dependência dos países europeus;
C - conseguiu aumentar suas exportações, garantindo seu desenvolvimento industrial, sem os empréstimos do FMI;
D - adotou uma política econômica intervencionista, procurando atender às necessidades sociais das regiões mais pobres;
E - cresceu e se modernizou, embora persistam a dependência de empréstimos internacionais e as dificuldades para resolver suas desigualdades sociais.

Questão 14: (UFPE) - Universidade Federal de Pernambuco -
No âmbito da economia nacional, o Plano Real:
A - foi criado e executado durante o primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso, com amplo apoio da população;
B - beneficiou os trabalhadores assalariados, que, pela primeira vez na história do Brasil, tiveram seu poder de compra valorizado;
C - além de ter uma expressiva aceitação popular, contribuiu para a estabilidade política do governo de Fernando Henrique Cardoso;
D - foi uma criação de Delfim Neto, quando era ministro de Itamar Franco, o que lhe garantiu a eleição como deputado federal;
E - não guarda relações com o neoliberalismo, pois tem como princípio a intervenção do Estado na gestão da economia.

Questão 15: (PUC-PR) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná -
A constituição de 1988, escrita pelos membros do Congresso Nacional, que recebera poder constituinte, consagrou numerosos direitos trabalhistas no seu artigo 7.Assim sendo, complete as lacunas:Estabeleceu que a jornada normal de trabalho é de _______ horas semanais e que o pagamento por horas extras será no mínimo de _______% a mais que a hora normal. A licença à gestante será de _______ dias, concedendo-se ao pai a licença paternidade de _______ dias. Prevê direito a férias de _______ dias por ano trabalhado (sem faltas injustificadas). A alternativa que completa corretamente o texto é:
A - 40 – 20 – 140 – 7 – 20
B - 44 – 50 – 120 – 5 – 30
C - 44 – 50 – 110 – 5 – 30
D - 40 – 60 – 120 – 3 – 30
E - 48 – 40 – 150 – 9 – 31

Questão 16: (UNIFEI/MG) - Universidade Federal de Itajubá -
Em maio de 1992, um desentendimento familiar levou o irmão mais novo do então presidente Fernando Collor de Melo a denunciar à imprensa irregularidades cometidas pelo empresário alagoano Paulo César Farias, ex-tesoureiro da campanha presidencial. Suspeitando do envolvimento do presidente, o Congresso Nacional instaurou uma CPI. O relatório final apontou ligações entre o presidente e o tesoureiro, iniciando o processo de impeachment de Fernando Collor. No dia 29 de setembro de 1992, decidiu-se pelo seu afastamento, mas o presidente preferiu renunciar no dia 30 de dezembro do mesmo ano.Recorrentemente, as CPIs voltam ao destaque na vida política do país. O que significa CPI e em qual Constituição ela apareceu pela primeira vez?
A - Comissão Parlamentar de Inquérito. Constituição de 1824.
B - Comissão Parlamentar de Investigação. Constituição de 1988.
C - Comissão Parlamentar de Inquérito. Constituição de 1946.
D - Comissão Parlamentar de Inquisição. Constituição de 1934.

Questão 17: (UFLA/MG) - Universidade Federal de Lavras –
“Em 29 de setembro de 1992, após uma sucessão de escândalos, a Câmara dos Deputados aprovou a abertura de processo contra o então presidente Fernando Collor por vários crimes. Com o afastamento de Collor em 2 de outubro, Itamar Franco assumiu o cargo, inicialmente como interino e, a partir de 29 de dezembro, quando o ex-presidente renunciou à presidência, em caráter definitivo. Seu governo iniciou-se com amplo apoio popular e sem oposição, mas enfrentou sérios problemas econômicos legados pelos governos anteriores”. Barsa Planeta Internacional Ltda.
Assinale a alternativa que caracteriza corretamente ações do governo Itamar Franco:
A - Criação de um plano de estabilização econômica que estabeleceu uma paridade entre a moeda local e o dólar.
B - Confisco da poupança e congelamento das contas bancárias acima de determinado valor.
C - Quebra do monopólio do petróleo e das telecomunicações e alteração estratégica do conceito de empresa estatal em prol do mercado externo.
D - Lançamento de um conjunto de medidas, como o aumento dos juros, com o objetivo de reduzir o déficit público.
E - Convocação de uma nova Assembléia Constituinte, caracterizada pela descentralização administrativa e financeira do Estado.

Questão 18: (UFC) - Universidade Federal do Ceará -
Leia o texto a seguir: “A barbarização ecológica e populacional acompanhou as marchas colonizadoras entre nós, tanto na zona canavieira quanto no sertão bandeirante; daí as queimadas, a morte ou a preação dos nativos. Diz Gilberto Freyre, insuspeito no caso porque apologista da colonização portuguesa no Brasil e no mundo: 'O acúcar eliminou o índio'. Hoje poderíamos dizer: o gado expulsa o posseiro; a soja, o sitiante; a cana, o morador. O projeto expansionista dos anos 70 e 80 foi e continua sendo uma reatualização em nada menos cruenta do que foram as incursões militares e econômicas dos tempos coloniais.” BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992, p. 22. A partir da leitura do texto, pode-se concluir, corretamente:
A - Os princípios republicanos garantiram, no século XX, uma ocupação territorial, feita com base na realocação econômica, nos centros urbanos, dos sujeitos expulsos pelas novas atividades implantadas no interior do país.
B - O impacto ambiental e social das atividades econômicas implantadas é um problema que surgiu recentemente, a partir da mecanização das práticas agrículas e pastoris.
C - A marginalização social e econômica de alguns grupos constitui um dos efeitos das atividades econômicas desenvolvidadas no Brasil desde o Período Colonial.
D - O desenvolvimento da atividade açucareira na Colônia alterou as condições naturais do território, ao introduzir o plantio em áreas extensas, o que reverteu em ganhos para as comunidades locais.
E - A introdução de atividades modernas, desde a Colônia, vem substituindo a ocupação predatória do meio ambiente pelos nativos, por outra mais racional que, ao otimizar os recursos naturais, garante sua renovação.

Questão 19: (MACKENZIE/SP) - Universidade Presbiteriana Mackenzie -
Na eleição direta presidencial de 1989, a primeira realizada depois de 29 anos, elegeu-se o candidato do PRN, Fernando Collor de Mello. Seu mandato, entretanto, foi bastante agitado e encerrado antecipadamente por uma grave crise política em 1992. A respeito desse governo, é incorreta a seguinte afirmação:
A - O presidente pôs em prática, logo no início do mandato, o plano econômico Brasil Novo, de forte impacto na economia, e que alcançou rápida e duradoura estabilidade financeira, ao lado de significativos ganhos reais dos salários.
B - O presidente imprimiu um "estilo jovem e arrojado" às suas ações políticas, de forte efeito propagandístico e próprio de sua concepção demagógica de poder.
C - Sua vitória eleitoral foi, em grande parte, fruto de uma campanha feita em nome do combate à corrupção, o que não impediu que, durante o mandato, surgissem fundadas denúncias de práticas ilícitas do governo.
D - Encerrados os trabalhos da CPI (agosto de 1992), concluiu-se pela culpabilidade do presidente e iniciou-se o processo de cassação de seus direitos políticos, que o tornaria inelegível por oito anos.
E - Apesar do fracasso dos planos econômicos e da curta duração do mandato, foram tentadas medidas liberalizantes, que visavam diminuir a participação do Estado na condução das atividades econômicas.

Questão 20: (UEFS/BA) - Universidade Estadual de Feira de Santana -
A partir da análise do gráfico e dos conhecimentos sobre a história recente do Brasil, pode-se concluir:
A - A taxa inflacionária, no Brasil, durante o governo Figueiredo, manteve-se estável, conseqüência da política recessiva, que caracterizou os anos 80 como a "década perdida".
B - A elevação da taxa inflacionária, nos anos de 1983 e 1984, ocorreu pela instabilidade política provocada pela grande mobilização popular no movimento das "Diretas-já".
C - O crescimento da in.ação, durante o período de 1986 a 1989, foi provocado pela morte de Tancredo Neves, que trouxe grandes incertezas políticas para o país.
D - A queda da in.ação, no período entre 1989 a 1991, foi ocasionada pela estabilidade política e pelo retorno ao estado democrático de direito com a eleição direta de Fernando Collor, em 1989.
E - O respaldo político do governo Itamar Franco, associado à paridade entre o dólar e o real, contribuiu para a queda da inflação no período entre 1993 e 1994.

Questão 21: (UEFS/BA) - Universidade Estadual de Feira de Santana -
No Brasil atual, menos de 50 mil propriedades rurais possuem áreas superiores a mil hectares e controlam 50% das terras cadastradas. Cerca de 1% dos proprietários rurais detém em torno de 46% de todas as terras.
Segundo o censo de 1995, existem cerca de 4,8 milhões de famílias de trabalhadores rurais “sem terra”, que vivem em condições de arrendatários, meeiros, posseiros, ou com propriedades de menos de 5 hectares.
Em relação à concentração fundiária, ao longo da história brasileira e suas implicações sociopolíticas, pode-se afirmar:
A - A Lei de Terra, estabelecida no Período Imperial, dificultou o acesso do trabalhador à terra, forçando-o a se empregar nas fazendas de café e consolidando o modelo latifundiário no Brasil.
B - O movimento conselheirista, em Canudos, apesar do seu caráter messiânico, defendia uma reforma agrária em todo país e o fim das estruturas coronelísticas no sertão nordestino.
C - A legislação trabalhista criada por Getúlio Vargas, estabelecendo direitos sociais iguais para o trabalhador rural e urbano, objetivava ampliar sua base de sustentação política.
D - A política desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek, ao industrializar e urbanizar o país, diminuiu as tensões sociais no campo, devido à perda de importância do setor agrário.
E - A reforma agrária implantada por João Goulart, de caráter socialista, aproximou o governo brasileiro da União Soviética e provocou o golpe militar de 64, que derrubou o presidente.

Questão 22: (UEFS/BA) - Universidade Estadual de Feira de Santana -
O presidente brasileiro Fernando Collor de Mello reconheceu o poder da imprensa e, principalmente, da mídia, construindo a imagem de um político moderno, dinâmico, desvinculado dos políticos tradicionais. Ele falava o que o povo queria ouvir, canalizando as expectativas populares, fato reforçado pelo poder da televisão. O estilo político de Collor, caracterizado pela supremacia da imagem sobre o discurso propriamente dito, assim como a eficiência na construção de uma imagem, através do marketing eleitoral, utilizando-se da mídia, encontra-se também na campanha que elegeu:
A - Getúlio Vargas;
B - Juscelino Kubitschek;
C - Jânio Quadros;
D - João Goulart;
E - Tancredo Neves.

Questão 23: (UEFS/BA) - Universidade Estadual de Feira de Santana -
A análise do quadro, aliada aos conhecimentos sobre a organização sociopolítica do Brasil entre 1945 a 1984, possibilita afirmar:
A - A substituição de Getúlio Vargas no poder, em 1945, ocorreu por vias democráticas, sendo eleito Juscelino Kubitschek como primeiro presidente da Nova República.
B - A eleição indireta trouxe de volta o voto censitário, que foi mantido para as eleições do Poder Legislativo até a vitória do movimento das Diretas-já, que reintroduziu, no quadro eleitoral brasileiro, o voto universal.
C - As eleições indiretas do período entre 1964 e 1973 marcam o apogeu da política populista, que foi substituída pelo regime militar, responsável por um novo período de governos autoritários no país.
D - As eleições legislativas de 1974 demonstraram a insatisfação da sociedade em relação ao governo militar, quando o MDB venceu a ARENA, que apoiava o regime, nas grandes cidades brasileiras.
E - O Colégio Eleitoral, estabelecido durante o período de 1973 a 1984, detinha, efetivamente, o Poder Executivo, uma vez que escolhia o presidente e tinha autoridade para tirá-lo do poder, o que aconteceu no final do mandato do presidente João Batista Figueiredo.

Questão 24: (FTC/BA) - Faculdade de Tecnologia e Ciências -
Os conhecimentos sobre o período compreendido entre o final do século XX e o início deste século, na recente história do Brasil, possibilitam afirmar:
A - O governo de Ernesto Geisel iniciou a "abertura política lenta, gradual e segura", caracterizada pela aprovação do Pacote de Abril de 1977, que estabelecia eleições diretas para o Executivo.
B - A década de 80 marcou o índice mais baixo de inflação do Período Republicano, retomando o processo de crescimento econômico.
C - O apoio da Arena ao movimento das "Diretas Já" foi fundamental para a eleição de Tancredo Neves e José Sarney à presidência da República.
D - O Plano Cruzado teve como eixo principal o congelamento de preços, o que provocou a explosão do consumo e o desestímulo à poupança.
E - O processo de privatização, a abertura da economia ao capital estrangeiro e a livre concorrência, características do neoliberalismo, começaram a ser adotados no governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Questão 25: (ACAFE/SC) - Associação Catarinense das Fundações Educacionais -
Fernando Collor de Melo, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso (FHC) governaram o Brasil entre 1990 e 2002. Sobre esses governos, suas características e contextos, todas as alternativas estão corretas, exceto:
A - Itamar Franco completou o mandato de Collor que sofreu processo de impeachment, acusado de diversas irregularidades em seu governo.
B - FHC reelegeu-se no 1.o turno, em 1998, para seu segundo mandato, amparado, em grande parte, pela estabilização monetária do Plano Real.
C - Itamar Franco destacou-se pelos processos de privatização em seu governo, em especial da Companhia Vale do Rio Doce (mineradora estatal) e da Petrobras.
D - O Plano Real, projeto econômico que transformou a economia brasileira nos anos 90, foi implantado em 1994, no final do governo de Itamar Franco e sob a direção de FHC, que era o Ministro da Fazenda, nessa época.
E - Primeiro presidente eleito pelo voto direto desde a década de 60, Collor tomou posse defendendo, entre outras coisas, a privatização de empresas estatais e a abertura do Brasil ao mercado internacional.

Questão 26: (UFMS) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul -
Leia com atenção e analise parte da letra da música que segue abaixo:
BRASIL
Não me convidaram
pra essa festa pobre
que os homens armaram
pra me convencer
a pagar sem ver
toda essa droga
que já vem malhada
antes d’eu nascer [...]
Brasil
mostra tua cara
quero ver quem paga
pra gente ficar assim
Brasil[...]
Letra da música Brasil, de Cazuza, Jorge Israel e Nilo Romano. In: Cazuza, LP Ideologia, 1988.
Com base na análise da letra da música apresentada e em seus conhecimentos sobre a história do Brasil, pode-se afirmar que:
A - a letra da música expressa o descontentamento da junventude brasileira da década de 1980 ao criticar a realidade socioeconômica e política do país;
B - a letra da música, originalmente interpretada pela banda Barão Vermelho, retrata o descontentamento da juventude brasileira exilada no exterior durante a Ditadura Militar implantada no Brasil por meio do Golpe Militar de 1964;
C - a letra da música demonstra que, mesmo no período em que os militares subiram ao poder, a democracia não deixou de ser respeitada no país, pois artistas em geral gozavam de plena liberdade para a manifestação de suas idéias;
D - a letra da música é uma demostração explícita e simbólica da juventude brasileira que manifestou sua indignação por não ter sido convidada para a festa de comemoração do movimento das diretas, em 1985;
E - a letra da música ilustra claramente a revolta da juventude brasileira diante da intervenção do Itamarati na política econômica de países do Mercosul, em especial a Bolívia e o Paraguai.

Questão 27: (UCS/RS) - Universidade de Caxias do Sul -
Analise, quanto à sua veracidade (V) ou falsidade (F), as afirmativas abaixo, sobre o período da história brasileira conhecido como “Nova República”:
(__) Representou o retorno dos civis ao poder, com a eleição de Tancredo Neves, em 1985. Porém, com sua morte antes da posse, quem assumiu foi seu vice, José Sarney, um antigo membro da Arena, partido que apoiava o governo militar. Ao assumir, Sarney comprometeu-se em convocar uma Assembléia Constituinte e implementar as reformas necessárias à retomada do crescimento econômico.
(__) José Sarney e todos os presidentes civis que o sucederam tiveram como principal tarefa debelar a inflação. Planos econômicos foram concebidos e implantados sem sucesso até a criação do Plano Real, durante o governo de Itamar Franco. O responsável pelo plano era o então Ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, que, posteriormente, se elegeu para presidência da República, por duas vezes consecutivas.
(__) No cenário internacional, os regimes socialistas desmoronavam, pondo em xeque as esquerdas em todo o mundo: o muro de Berlim caiu em 1989 e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) foi dissolvida em 1991. Desde o início dos anos 80, a Grã-Bretanha e os Estados Unidos lideravam um processo de desregulamentação da economia, conhecido como neoliberalismo, adotado por vários países, entre eles o Brasil.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo:
A - V – V – V
B - V – V – F
C - F – V – F
D - F – V – V
E - V – F – F

Questão 28: (PUC-RS) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul -
A reforma do estado brasileiro promovida por Fernando Collor de Mello (1990-92) é definida como neoliberal porque estava baseada:
A - em uma política de privatizações e na abertura comercial à concorrência estrangeira;
B - no aumento dos investimentos públicos e no protecionismo comercial;
C - na emissão de dinheiro e no aumento de impostos;
D - em uma política estatizante e no investimento em indústrias de base;
E - na criação de novas empresas públicas e na liberação das importações.

Questão 29: (PUC-RS) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul -
INSTRUÇÃO: Para responder à questão, ler atentamente o texto abaixo. A política externa do governo de Luiz Inácio Lula da Silva tem-se caracterizado, em termos econômicos, por sua preocupação em ___________e, em termos políticos, pela busca de apoio para que o Brasil passe a ser membro permanente do ____________. As expressões que completam corretamente as lacunas do texto, na ordem em que aparecem, são:
A - aprovar a ALCA; Grupo dos 8 (G–8)
B - aproximar-se do NAFTA; Conselho da OEA
C - ampliar as exportações; Mercosul
D - aproximar-se da União Européia; Fórum Social Mundial
E - fortalecer o Mercosul; Conselho de Segurança da ONU.

Questão 30: (ULBRA/RS) - Universidade Luterana do Brasil -
A Música Popular Brasileira é um verdadeiro palco com múltiplas possibilidades, a criatividade e a capacidade de associar contextos e leituras é espetacular. No século XX, várias manifestações mostraram o manancial fecundo da arte musical deste país, criando estilos e interpretações. Relacione os artistas as suas respectivas tendências:
1. Samba Paulista ______________(__) Antonio Marcos
2. Jovem Guarda_______________(__) João Gilberto
3. Tropicália__________________(__) Tom Zé
4. Bossa Nova_________________(__) Adoniran Barbosa
5. Mangue Beat________________(__) Chico Science
A seqüência correta da 2.ª coluna é:
A - 2 – 4 – 3 – 1 – 5
B - 4 – 1 – 5 – 2 – 3
C - 1 – 2 – 4 – 3 – 5
D - 2 – 1 – 4 – 5 – 3
E - 4 – 3 – 2 – 1 – 5

Questão 31: (UNICAP/PE) - Universidade Católica de Pernambuco -
No ano de 2004, completaram-se 50 anos do suicídio de Getúlio Vargas, ocorrido na madrugada de 24 de agosto de 1954. A repercussão desse episódio da história recente do Brasil ainda hoje se faz presente, quando imprensa, universidades e manifestações comemorativas não só lembram o episódio, mas também discutem e analisam o legado gerado pelo getulismo para a sociedade brasileira. Sobre os últimos 50 anos, podemos afirmar que:
A - com o slogan “cinqüenta anos em cinco”, o governo de Juscelino Kubitschek, 1956 a 1961, retomou e intensificou a política industrial no Brasil, com uma industrialização voltada para a produção de bens de consumo duráveis, tais como: automóveis e eletrodomésticos. Essa produção industrial permitiu ao país depender cada vez menos da importação desses produtos para o consumo no mercado interno;
B - o Golpe Militar de 1964 tinha como principais objetivos conter a organização sindical e política dos trabalhadores e sua reivindicações salariais e trabalhistas e, ao mesmo tempo, favorecer o desenvolvimento e expansão da grande empresa capitalista no país, o chamado capital monopolista;
C - nos anos do chamado “milagre econômico”, 1969 a 1974, quando o país cresceu a uma taxa média de 10% ao ano em relação ao seu PIB, apesar da censura e repressão, a liberdade de organização política e partidária foi respeitada pelos militares, desde que os partidos, fossem eles de esquerda ou direita, se filiassem a uma das duas centrais partidárias (MDB e ARENA);
D - com redemocratização, a partir de 1985, o quadro político partidário do Brasil passou a expressar, também, os novos interesses políticos e demandas sociais e econômicas de uma sociedade brasileira mais complexa e diversificada socialmente. O principal exemplo disto é a consolidação de um partido organizado a partir de bases sindicais (o PT) e o surgimento de novos líderes políticos, tais como: Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso;
E - nos anos de 1990, o governo de Fernando Henrique (o FHC), a partir da adoção de políticas e práticas neoliberais, promoveu uma retomada da industrialização no país, uma política de crescimento do número de emprego e de renda do trabalhador, uma diminuição da dependência externa brasileira em relação ao sistema financeiro internacional e uma diminuição da dívida pública do Estado.

Questão 32: (UFPR) - Universidade Federal do Paraná -
O nosso estilo de jogar futebol me parece contrastar com o dos europeus por um conjunto de qualidades de surpresa, de manha, de astúcia, de ligeireza e ao mesmo tempo de brilho e de espontaneidade individual em que se exprime o mesmo mulatismo (...). Os nossos passes, os nossos pitus, os nossos despistamentos, os nossos floreios com a bola, o alguma coisa de dança e capoeiragem que marcam o estilo brasileiro de jogar futebol, que arredonda e às vezes adoça o jogo inventado pelos ingleses e por eles e por outros europeus jogado tão angulosamente, tudo isso parece exprimir de modo interessantíssimo para os psicólogos e os sociólogos o mulatismo flamboyant e, ao mesmo tempo, malandro que está hoje em tudo que é afirmação verdadeira do Brasil.”FREYRE, Gilberto. Sociologia. Rio de Janeiro: José Olympio, 1945, p. 421-422. Parte significativa da leitura sociológica que existe sobre o futebol brasileiro é devedora à análise que o sociólogo Gilberto Freyre faz da “essência” do homem brasileiro. A partir do texto acima, é correto afirmar:
A - Para o autor, a forma malandra de nosso mulatismo ao jogar o futebol é uma das manifestações da essência do caráter do brasileiro.
B - Freyre afirma que o jeito brasileiro de jogar futebol é herdado da disciplinada cultura européia; nega, portanto, a herança de espontaneidade dos movimentos deixada pelos escravos.
C - Como o futebol no Brasil foi introduzido por imigrantes europeus, que vieram para substituir o trabalho do escravo negro entre o final do século XIX e início do XX, Freyre conclui que o caráter do homem brasileiro evidencia a negação da cultura negra e escrava enquanto influência sobre o “nosso estilo de jogar futebol”.
D - Para Freyre, o nosso estilo de jogar resulta da soma da desobediência às regras do futebol com o individualismo típico do mulato brasileiro.
E - A espontaneidade individual, os excessivos floreios, próprio de nossa forma malandra de viver e jogar o futebol – todos herdados de nosso passado escravista –, são vistos por Gilberto Freyre como indícios do subdesenvolvimento cultural do brasileiro.

Questão 33: (UEPG/PR) - Universidade Estadual de Ponta Grossa -
Sobre a campanha de Collor para a Presidência da República, na primeira eleição direta após a ditadura militar, assinale o que for correto:
1 - Os princípios éticos do candidato, a ideologia de seu partido, a arrecadação de fundos para a campanha junto a movimentos e grupos populares e a consistência de seu projeto político foram fatores fundamentais para que Collor alcançasse a presidência.
2 - Propostas como a luta contra os “marajás” e o relacionamento direto com as massas através de um discurso dirigido aos “descamisados” foram fatores importantes para a vitória de Fernando Collor.
4 - As massas, que buscavam um “salvador”, e as elites, aterrorizadas pela possibilidade de perderem seus privilégios, asseguraram a sua vitória.
8 - As dificuldades dos partidos na negociação no segundo turno contribuíram favoravelmente para o crescimento da candidatura Collor.
16 - A dinâmica político-partidária da Nova República encaminhou a sucessão presidencial para o campo das identificações personalistas, permitindo a valorização de práticas populistas e aventureiras.
SOMATÓRIA (_____)

Questão 34: (UEM/PR) - Universidade Estadual de Maringá -
Em 15 de março de 1990, tomou posse o presidente Fernando Collor de Mello que apresentou um conjunto de medidas que pretendia modernizar a economia brasileira e torná-la apta a competir no mercado internacional. A respeito das medidas tomadas pelo governo do presidente Fernando Collor de Melo, assinale a(s) alternativa(s) correta(s):
1 - Promoveu a abertura do mercado brasileiro aos produtos estrangeiros por meio do fim da proibição de importação e da redução drástica das barreiras alfandegárias.
2 - Promoveu um amplo programa de vendas das empresas estatais visando desfazer-se desses ativos e atrair o investimento de capital estrangeiro.
4 - Criou um amplo programa de incentivo às fábricas nacionais que dessem prioridade à produção de máquinas e de equipamentos que permitissem ao Brasil conquistar uma autonomia tecnológica.
8 - Aprovou a Lei de Informática que garantia aos fabricantes nacionais exclusividade no mercado brasileiro de produtos de informática.
16 - Adotou um amplo confisco dos capitais estrangeiros que estavam depositados em bancos brasileiros, no Brasil e no exterior, com a finalidade de financiar o desenvolvimento da indústria brasileira.
SOMATÓRIA (_____)

Questão 35: (UEM/PR) - Universidade Estadual de Maringá -
Em 1985, tomou posse na Presidência da República do Brasil o político civil José Sarney, encerrando a fase do regime militar brasileiro, que havia começado com o golpe de 1964. Uma das primeiras tarefas do regime democrático recém-instalado foi elaborar uma nova Constituição. Depois de longos debates na Assembléia Nacional Constituinte, a nova Constituição é aprovada e promulgada em 1988. Sobre essa Constituição de 1988, assinale a(s) alternativa(s) correta(s):
1 - Conhecida como Constituição-Cidadã, essa nova carta constitucional garantiu uma série de novos direitos aos trabalhadores, tais como: ampliação do direito de greve, jornada de trabalho de 44 horas semanais, décimo terceiro salário para aposentados, etc.
2 - Com essa Constituição, instituiu-se uma descentralização política, administrativa e financeira, dando mais autonomia para Estados e municípios.
4 - Essa Constituição manteve o sistema de eleição indireta para Presidente da República. De acordo com esse sistema, o sucessor do Presidente José Sarney seria eleito, em 1989, por um colégio eleitoral composto por militares, senadores e deputados.
8 - Essa Constituição já sofreu várias reformas desde sua promulgação. Uma delas, a reforma previdenciária, foi aprovada recentemente pelo Congresso Nacional.
16 - Com ela se introduziu o regime republicano parlamentarista no Brasil, no qual o poder executivo de fato é exercido pelo Primeiro Ministro e não pelo Presidente da República.
SOMATÓRIA (_____)

Questão 36: (UFPR) - Universidade Federal do Paraná -
Que alternativa apresenta fator que levou à ingovernabilidade e ao posterior impeachment do presidente Fernando Collor de Mello?
A - Conspiração militar que culminou em golpe de estado, devido à esquerdização da política de governo e à aproximação diplomática entre o presidente e os países comunistas.
B - Pressão dos partidos de oposição, entidades profissionais e movimento estudantil pela apuração das denúncias de corrupção no governo.
C - Envolvimento do presidente em atentado ao líder oposicionista Ulisses Guimarães.
D - Pressão dos Estados Unidos, que viam nas reformas propostas por Collor indícios de uma política protecionista prejudicial a seus interesses comerciais.
E - Reação das elites ao confisco da poupança pelo Plano Collor e à taxação do capital financeiro.

Questão 37: (PUC-RIO) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro -
Sobre as relações entre a Igreja Católica e o Estado, ao longo da história da sociedade brasileira, é correto afirmar:
I. Durante o período imperial, o catolicismo era a religião oficial do Império. O direito do Imperador de nomear os membros do clero – Padroado – contribuiu para a ausência de divergências entre essas duas instituições.
II. Com a implantação da República, ocorreram a separação entre Estado e Igreja e a nacionalização dos bens eclesiásticos, o que propiciou conflitos entre essas instituições ao longo da República Velha, particularmente durante o governo de Floriano Peixoto (1891-1894), em função do apoio do clero católico aos líderes da Revolta Armada.
III. Entre 1930 e 1945, Getúlio Vargas buscou estreitar os laços com a Igreja Católica, visando a transformá-la em importante base de apoio para o governo. A presença do presidente, ao lado do arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Leme, por ocasião da inauguração da estátua do Cristo Redentor, pode ser entendida como marco simbólico dessa aproximação.
IV. Durante os governos militares (1964-1985), as relações entre a Igreja e o poder de Estado tenderam a tornar-se mais conflituosas, em especial, devido ao posicionamento contrário de vários membros do clero quanto aos excessos da repressão e da censura política, ao longo da década de 1970.
Assinale:
A - Se somente a afirmativa IV está correta.
B - Se somente as afirmativas I e II estão corretas.
C - Se somente as afirmativas III e IV estão corretas.
D - Se somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
E - Se todas as afirmativas estão corretas.

Questão 38: (UNESP/SP) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -
A Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) foi criada em 1959, no final do governo Juscelino Kubitschek, com o objetivo de implementar uma política específica para uma região:
A - marcada pelo latifúndio, por secas periódicas e por grande tensão social;
B - em fase de desenvolvimento industrial, urbanizada e apresentando baixo índice demográfico;
C - caracterizada pela pequena propriedade, policultura e estabilidade social;
D - recentemente povoada, fértil e com a economia baseada na exploração de recursos naturais;
E - pobre, sem atividade econômica relevante e desprovida de poderes políticos locais.

Questão 39: (UFBA) - Universidade Federal da Bahia -
Confitos sociais no campo, no Brasil, não são uma exclusividade de nossos tempos. Os povos indígenas foram os primeiros a conhecerem a sanha de terra dos colonizadores que aqui chegaram. Quilombos surgiram, Palmares cresceu. Zambi nasceu, Ganga Zumba lutou, Zumbi morreu. Canudos, Contestado, Trombas e Formoso fazem parte da história das lutas pela terra e pela liberdade no campo do país. Foi com as Ligas Camponesas, organizadas no Nordeste brasileiro, que nasceu a luta contra a elevação do foro, ou seja, contra os elevados preços dos arrendamentos. No entanto, se da violência nasce a morte, nasce também a vida. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra é produto dessa contradição. A negação à expropriação não é mais exclusividade do retirante posseiro distante. Agora ela é pensada, articulada e executada a partir da cidade, com a presença dos retirantes a quem a cidade / sociedade insiste em negar direito à cidadania. (Oliveira, p. 11-23.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre os movimentos sociais no campo e sobre a reforma agrária no Brasil, pode-se concluir:
1 - O modelo econômico contraria a estrutura fundiária estabelecida desde a posse da terra pelos colonizadores portugueses, os quais criaram leis que
retalhavam e distribuíam as áreas mais férteis para a policultura.
2 - As nações indígenas foram as primeiras grandes vítimas da expansão capitalista européia no passado, quando, acuadas, lutaram, morreram ou migraram, sendo, no presente, a Amazônia o seu maior reduto.
4 - As populações quilombolas caracterizam-se por ser monoétnicas, repelindo a participação de outros escravos negros ou de índios destribalizados.
8 - As lutas de Canudos e do Contestado ocorreram simultaneamente no Nordeste, no fim do século XVIII, envolvendo camponeses do Sertão e do Sudeste na luta contra as injustiças sociais.
16 - A prática do trabalho “escravizado” no campo desapareceu, nos dias atuais, nas regiões Norte e Nordeste, sendo que, tal prática jamais foi utilizada nas grandes plantações mecanizadas no Centro-Sul do País.
32 - O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, iniciado no Rio Grande do Sul e organizado nacionalmente, constitui o principal movimento
social no campo, utilizando os acampamentos como estratégia para pressionar o governo, visando à implantação da reforma agrária.
SOMATÓRIA (_____)

Questão 40: (UFBA) - Universidade Federal da Bahia -
A organização da família obedece, em toda a parte, a padrões culturais bem específicos. A união dos dois sexos pauta-se por normas e leis definidas, não sendo encontradas uma tribo primitiva sequer que deixe, neste particular, andar tudo ao léu. É que a sexualidade tem uma dimensão eminentemente social, constitui um fato social, inclusive para os povos ágrafos, [que não tinham escrita]. (ULMANN, p. 242.)
A análise do texto e os conhecimentos sobre a relação entre família, cultura, legislação e fato social possibilitam afirmar:
1 - As diferenças culturais entre os romanos e os árabes explicam o papel recluso da mulher muçulmana e o relativo prestígio das damas patrícias na sociedade e na família.
2 - A criança, nas culturas indígenas do Brasil, desde os tempos da Colônia até os dias atuais, é objeto de cuidados e de orientações especiais por parte da família, sendo raramente submetida a castigos e a
punições.
4 - A presença do sistema de padroado na Península Ibérica e no Brasil, entre os séculos XVI e XIX, orientou a legislação do casamento civil, facilitando ações de divórcio e de tutela dos filhos.
8 - A estrutura familiar patriarcal, vigente nas classes dominantes das terras do Brasil colonial, compunhase, basicamente, das figuras do pai, da mãe e dos filhos.
16 - A redefinição dos papéis sociais na divisão do trabalho, que ocorre no interior da família nuclear dos dias atuais, se relaciona, entre outros fatores, com as pressões da economia neoliberal e com as exigências do mundo globalizado.
SOMATÓRIA (_____)

Questão 41: (UFBA) - Universidade Federal da Bahia -
O Estado Nacional brasileiro, em cento e setenta e nove anos de sua organização constitucional, tem enfrentado dificuldades e encontrado caminhos para garantir a vida das instituições e preservar a unidade nacional. Com base nessa informação, pode-se afirmar:
1 - A Constituição Monárquica de 1824, ao estabelecer uma estrutura de estado militarista, propiciou a autonomia administrativa às Províncias e incentivou o aprofundamento das identidades regionais.
2 - O sistema parlamentarista da Monarquia brasileira, instalado no Período Regencial, estabelecia a obrigatoriedade de eleições diretas para a ocupação do Ministério e do cargo de Primeiro Ministro.
4 - O Estado brasileiro foi praticamente criado no século XVII, verificando-se a implantação de instituições estatais e estendendo a cidadania, no mesmo período, a todos os habitantes do território.
8 - O movimento Tenentista defendia a moralização das instituições políticas e representativas nacionais, ao incluir, no seu programa de reivindicações, a adoção do voto secreto como solução para a consolidação da vida pública.
16 - As constituições brasileiras de 1937 e 1967, embora produzidas em diferentes contextos históricos, se assemelham pelo caráter centralizador
e antidemocrático dos seus princípios e dos seus propósitos.
32 - O descontentamento da classe política contra o governo Collor, ao lado da pressão popular contra as notícias de corrupção e mau uso dos bens públicos explicam, entre outros fatores, o impeachment em 1992.
64 - Os governos de Getúlio Vargas e de Luís Inácio Lula da Silva assemelham-se pelo caráter populista que caracteriza suas ações e pela forma “peleguista” com que tratam os sindicatos de trabalhadores.
SOMATÓRIA (_____)

Questão 42: (FRBA/BA) - Faculdade Ruy Barbosa de Administração -
Com base nos conhecimentos sobre a Região Nordeste, pode-se afirmar:
A - Os problemas do Nordeste têm como causa principal a explosão demográfica, ocorrida desde os fins do século XIX, com a imigração européia para a lavoura da cana-de-açúcar, após o fim da tráfico negreiro.
B - A infertilidade do solo e as secas constituem a principal causa dos problemas do Nordeste, juntamente com o desemprego e a miséria.
C - As secas do Nordeste são um fenômeno conhecido na região, desde o Período Colonial, e seus impactos podem ser diminuídos à medida que for adotado um projeto de armazenamento da água da chuva.
D - A verdadeira causa das secas, no Nordeste, é o desmatamento que ocorreu ao longo do litoral, começando na época da implantação das Capitanias Hereditárias.
E - No Nordeste, só existem contratos sociais, porque todas as sub-regiões apresentam potencialidades homogêneas.

Questão 43: (UNIFOR/CE) - Universidade de Fortaleza -
Analise o texto:Uma das palavras mais utilizadas por Collor desde a campanha eleitoral era “moderno”. Prometia modernizar o Brasil, e sua própria figura jovem, bem como a de alguns de seus ministros forneciam um suporte a esse tipo de discurso. Por modernização, Collor entendia a diminuição do papel do Estado, o que incluía a defesa do livre mercado, a abertura para as importações, o fim dos subsídios e as privatizações.DORIGO, Gianpaolo; VICENTINO, Cláudio. História do Brasil. São Paulo: Scipione, 1998. p. 447.Para o presidente a que o texto se refere, “modernizar” o Brasil significa:
A - nacionalizar os setores econômicos mais importantes do país;
B - proteger a economia do país por meio do protecionismo estatal;
C - adequar o país à nova realidade do neoliberalismo mundial;
D - implantar um modelo econômico intervencionista no país;
E - reduzir a pobreza do país por meio da abertura econômica.

Questão 44: (UEPG/PR) - Universidade Estadual de Ponta Grossa -
Sobre os acontecimentos que marcaram o cenário político nacional recente, assinale o que for correto:
1 - Dissidentes políticos cubanos exilados no Brasil enviaram um documento ao presidente Lula, em que relatam a falta de liberdade e de respeito aos direitos humanos pelo governo de Fidel Castro, e pedem que o líder brasileiro se posicione a favor do processo de abertura política em Cuba.
2 - Surpreendendo as previsões de antes de sua posse, o presidente Lula arrancou elogios de diretores do FMI e do BIRD quanto à política econômica adotada pelo governo brasileiro.
4 - O Presidente Lula editou uma Medida Provisória que proíbe os trabalhadores de realizarem empréstimos que sejam descontados em folha de pagamento.
8 - Em entrevista polêmica, João Pedro Stédile, líder do MST, afirmou que o governo Lula não tem qualquer vínculo com o modelo neoliberal e que a defesa da ALCA por alguns membros do governo não deve ser encarada como vínculo ao neoliberalismo.
16 - O presidente Lula, em uma conferência sobre o terrorismo realizada em Nova Iorque, declarou que a simples elaboração de listas com nomes de terroristas não seria capaz de resolver esse problema mundial.
32 - Uma Medida Provisória recentemente editada pelo presidente Lula proibiu o plantio de soja transgênica no Rio Grande do Sul, estado brasileiro que insistia nas experiências com o produto.
SOMATÓRIA (_____)

Questão 45: (UFMS) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul -
Analise o texto abaixo:
“Metade dos miseráveis brasileiros vive no
Nordeste, geralmente na zona rural de cidades
muito pequenas. Nesses bolsões de pobreza
assolados pela seca, falta comida e não há trabalho
para todo mundo. Em muitos casos, a única fonte
de rendimento das famílias provém da venda de
ossos aos comerciantes que usam o ‘produto’ como
matéria-prima de ração para animais.”
(MENDONÇA, Ricardo. O paradoxo da Miséria, Veja, n. 1735. Ano 35. P. 82, 23 jan./2002.)
Com base no texto e em seus conhecimentos sobre História do Brasil, assinale a alternativa correta:
A - Os estados do Nordeste são muito populosos e a sua localização geográfica não favorece a agricultura e o estabelecimento dos pólos industriais, há muita falta de trabalho ocasionando um grande empobrecimento da população.
B - A miséria existe no Nordeste, em grande parte, por ser esta Região constituída de estados que têm como única preocupação a solução dos problemas dos bolsões de pobreza.
C - Os estados do Nordeste não têm qualquer expressividade na arrecadação do país, suas pequenas cidades, que já sofrem com a seca, ficam ainda mais esquecidas e abandonadas, tendo seus habitantes que fazer qualquer tipo de trabalho para conseguir sobreviver.
D - Os problemas do Nordeste brasileiro poderão ser resolvidos por meio de uma política de incentivo à indústria para a produção de ração.
E - A maior taxa de pobreza no Brasil é causada pela chamada injustiça social e quem sofre mais com esse flagelo são os estados nordestinos, que, além das secas, têm a menor renda per capita do país.

Questão 46: (UNEMAT/MT) - Universidade do Estado de Mato Grosso -
No que diz respeito ao desenvolvimento do estado de Mato Grosso, os historiadores registram que as alianças entre o Estado e os investimentos
privados têm sido uma característica constante. Sobre essa afirmação, julgue os itens abaixo:
A - Nos últimos 30 anos, o estado de Mato Grosso aumentou de forma significativa o número de municípios em razão da ocupação da floresta pelos projetos das empresas colonizadoras. Essas recebiam as terras através de concessões oficiais do Estado e transformavam-nas em rentáveis negócios de especulação imobiliária.
B - O governo federal, ao criar o Parque Nacional do Xingu (1961), instituiu oficialmente um lugar de “confinamento” indígena, uma vez que, na
interpretação dos projetos de colonização, os nativos, espalhados por todo o território mato-grossense, impediam o avanço do progresso.
C - A Guerrilha do Araguaia, ocorrida no início da década de 70, foi desencadeada por conflitos entre posseiros e fazendeiros das companhias de colonização, motivados pelas tensões das disputas de terras,
situadas entre o norte do Mato Grosso e o sul do Pará.
D - No final do século XIX, a Companhia Matte Laranjeira se constituiu como monopólio da extração e comercialização de erva-mate a partir de arrendamentos de terras oficializadas pela então Província de Mato Grosso.

Questão 47: (UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso -
No final da década de 80 do século XX, o Brasil vivenciou um período de renovação política e afirmação democrática com a promulgação da Constituição de 1988 e eleições diretas para presidente da República,
em 1989. Sobre esse período, assinale a afirmativa correta.
A - A proibição da existência de Partidos Comunistas no Brasil foi estabelecida pela Constituição de 1988 como a única restrição de caráter político.
B - A Carta Constitucional de 1988 restabeleceu a democracia no Brasil, garantindo direitos políticos e liberdade de expressão.
C - Dois candidatados disputaram as eleições presidenciais de 1989: Fernando Collor de Mello e Fernando Henrique Cardoso.
D - Em 1990, Fernando Collor de Mello lançou o Plano Real, com o objetivo de promover a abertura econômica e comercial do país ao sistema
internacional.
E - A Constituição de 1988 foi votada num clima político e econômico de notável estabilidade, o que favoreceu o entendimento entre os partidos políticos e resultou numa Carta constitucional considerada ideal por todos os que participaram da Assembléia Constituinte.

Questão 48: (UNEMAT/MT) - Universidade do Estado de Mato Grosso -
"Dois importantes estudos divulgados na semana passada consolidam a certeza de que, na busca da justiça social, objetivo maior de toda nação moderna, o Brasil foi um fracasso."Esse é um fragmento da reportagem intitulada “FOSSO ABISSAL”, publicada na Revista Isto É n.º 1775, p. 46 de 08 de outubro de 2003. A matéria diz respeito a uma pesquisa estatística sobre os indicadores sociais do Brasil em todo o século XX. Sobre a realidade brasileira,
analise e julgue os enunciados a seguir:
A - A produção da riqueza nacional se destaca essencialmente pelos agronegócios que incorporam tecnologia aos produtos agropecuários que se destinam à exportação. Parte dessa produção também abastece o mercado interno, minimizando os bolsões de pobreza.
B - Os investimentos financeiros e tecnológicos destinados à industrialização e os projetos desenvolvimentistas da década de 1970 produziram riquezas para “uns poucos” e pobreza para “muitos outros”, apesar de a
classe média ter se beneficiado.
C - Mesmo vivendo “tempos de crise”, o Brasil conseguiu tornar acessível a educação básica, melhorar os índices da expectativa de vida, reduzir a mortalidade infantil e monitorar os problemas de saúde da infância.
D - A instalação do Programa Fome-Zero pode ser considerada como um reconhecimento oficial das contradições sociais gestadas por sucessivas políticas de concentração das riquezas, principalmente em relação ao uso de terra.

Questão 49: (UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro -
As paredes centenárias do convento de Santo Antônio guardam histórias da época em que nas proximidades do Largo da Carioca encontrava-se uma lagoa. As ilustrações acima evidenciam mudanças na forma e no uso do Largo, através dos séculos, que estão relacionadas com:
A - predomínio do padrão arquitetônico ibérico
B - satisfação das necessidades da oligarquia agrária
C - consolidação dos interesses da burguesia urbana
D - implementação de projetos privados de saneamento

Questão 50: (UNICAP/PE) - Universidade Católica de Pernambuco -
O Plano Collor foi anunciado um dia após a posse do novo governo; o programa tinha inspiração neoliberal, ou seja, o funcionamento da economia segundo as leis de mercado. O Estado, na teoria neoliberalista, quase não interfere na atividade produtiva ou nos investimentos de interesse social.Principais medidas do Plano Collor foram:
A - confisco temporário de grande parte do dinheiro depositado nas contas correntes, cadernetas de poupança e outras aplicações financeiras;
B - volta do cruzeiro como moeda nacional;
C - congelamento de preços e salários;
D - confisco de todo dinheiro depositado em conta corrente;
E - novo cálculo mensal da inflação aplicado na correção de salários, aluguéis, aposentadorias etc.

Questão 51: (UNICAP/PE) - Universidade Católica de Pernambuco -
Após implantar o Plano Real, Fernando Henrique Cardoso renunciou ao cargo de Ministro da Fazenda para candidatar-se a Presidente da República, nas eleições de 3 de outubro de 1994. Nessas eleições, concorreram, além de Fernando Henrique, pelo PSDB:Assinale as corretas.
A - o presidente do Partido dos Trabalhadores, Luís Inácio Lula da Silva;
B - Leonel Brizola, pelo PDT;
C - Esperidião Amin, pelo PPS;
D - Orestes Quércia, pelo PMDB;
E - Esperidião Amin, pelo PPR.

Questão 52: (UNICAP/PE) - Universidade Católica de Pernambuco -
Sem eleições diretas e sem Tancredo Neves, o Brasil conviveu com a administração de José Sarney. O otimismo foi cedendo espaço ao ceticismo. As forças que apoiavam o governo tiveram grandes dificuldades para se articular politicamente.
Assinale as alternativas verdadeiras:
A - Era preciso conciliar antigos aliados dos militares com políticos que tinham participado da resistência democrática.
B - O próprio Presidente da República era uma expressão política do tempo da ditadura militar.
C - No governo de José Sarney, não houve crise ministerial.
D - Durante os cinco anos de mandato, Sarney teve dois Ministros da Justiça, quatro da Educação e três da Previdência Social.
E - O governo Sarney foi marcado por constantes crises ministeriais.

Questão 53: (FUVEST/SP) - Fundação Universitária para o Vestibular -
O principal defeito do elefante é, como eu ia dizendo, o de certos políticos brasileiros: é um bicho interessante, mas come demais (...) Tem um apetite latifundiário...(Rubem Braga. A traição das elegantes.)Este fragmento de uma crônica de Rubem Braga refere-se:
A - ao gigantismo do Estado brasileiro;
B - ao aspecto ingênuo da política e da sociedade brasileiras;
C - a temas permanentes da vida geral dos povos;
D - à corrupção política e à desigualdade de riqueza no Brasil;
E - a uma situação política e social ultrapassada na história brasileira.

Questão 54: (PUC/CAMP) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas -
Ao assumir a presidência do Brasil, em 1990, Fernando Collor de Melo adotou um Plano econômico baseado na premissa central de que:
A - a redução dos altos salários dos políticos traria a estabilidade econômica sonhada pelos brasileiros, medida que o tornou conhecido como "caçador de marajás";
B - a elevação da taxa de juros e patamares acima de 20% ao mês seria uma medida econômica determinante para a redução dos preços e salários e, portanto, da queda da inflação;
C - o excesso de dinheiro em circulação provocava a especulação financeira e a elevação da espiral inflacionária, sendo o seu enxugamento um fator determinante para frear a escalada da inflação;
D - a distribuição eqüitativa da renda nacional minimizaria o problema inflacionário, por isso optou pelo bloqueio dos cruzados das classes sociais mais favorecidas;
E - o Estado deveria ampliar sua atuação no domínio econômico visando forçar o setor privado a reduzir sua margem de lucro e os preços dos produtos de primeira necessidade.

Questão 55: (PUC/CAMP) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas -
A eleição presidencial de 1989 foi um marco importante de redemocratização do Brasil. No processo histórico das últimas décadas, essa eleição representou o resultado:
A - do embate político entre as forças de direita e de esquerda, que disputavam o controle do movimento pelas "diretas já" desde a eleição, pelo sufrágio universal, do presidente Tancredo Neves, em 1985;
B - das lutas políticas de setores progressistas da sociedade brasileira, que objetivavam resgatar o direito ao voto direto para presidência da República que tinha sido abolido pelo Ato Institucional n2, em 1965;
C - do planejamento político delineado pelo presidente Castelo Branco, que definiu, no Ato Institucional n3, retomada do processo democrático para o final da década de 1990;
D - da luta armada realizada por grupos trotskistas e leninistas, que conseguiram neutralizar a ação do aparelho militar, abrindo espaço para a ação dos setores democráticos que defendiam o direito ao voto direto;
E - da vitória da atuação dos juristas pela instituição do estado democrático no Brasil, que conseguiram estabelecer as primeiras eleições diretas, por meio do sufrágio universal, na história do país.

Questão 56: (ESPM/SP) - Escola superior de Propaganda e Marketing de São Paulo -
O cinema brasileiro adentrou a década de 1990 atingido por profunda crise. O governo Collor acabou com a Lei Sarney e com a Embrafilme, os recursos tornaram-se escassos e a produção nacional quase desapareceu. Ao final da década, entretanto, houve uma reação, com a retomada da produção e com filmes nacionais aparecendo com destaque em festivais cinematográficos internacionais. Foi assim que, um filme de Walter Salles recebeu no Festival de Berlim o Urso de Ouro, tendo mais tarde sido indicado para concorrer ao Oscar. O filme em questão é:
A - O que é isso, companheiro?;
B - Guerra de Canudos;
C - Carlota Joaquina, princesa do Brasil;
D - Central do Brasil;
E - Cidade de Deus.

Questão 57: (UNICAMP/SP) - Universidade Estadual de Campinas -
Os movimentos migratórios internacionais continuam em marcha e a globalização não alterou o cenário abordado pela canção que segue:
"A geração da gente, não teve muita chance
De se afirmar, de arrasar de ser feliz
Sem nada pela frente, pintou aquele lance
De se mudar, de se mandar deste país
E aí você partiu pro Canadá mas eu fiquei no já-vou-já
Pois, quando tava me arrumando pra ir
Bati com os olhos no luar e a Lua foi bater no mar
E eu fui que fui ficando."
(Celso Viáfora, Dabliú Discos, 1996.)
A alternativa que melhor se enquadra ao contexto exposto na canção de Celso Viáfora é:
A - a camada social responsável pelas maiores emigrações brasileiras é a classe alta devido à prática do turismo;
B - o aspecto lingüístico é uma das principais vantagens que têm os brasileiros nos países ricos aos quais se dirigem;
C - o movimento decasségui tem nos dias atuais seu auge devido à conjuntura econômica atual do Japão;
D - o contexto social expresso na canção refere-se às décadas de 70 e 80, períodos difíceis no Brasil, já que a emigração contemporânea brasileira praticamente cessou;
E - o caráter desigual da globalização aponta para um sentido migratório mundial do sul para o norte.

Questão 58: (ACAFE/SC) - Associação Catarinense das Fundações Educacionais -
A reforma da previdência é um tema que tem causado polêmica em vários países do mundo e na atualidade essa discussão tem sido mais intensa no Brasil.
Sobre esse tema, é incorreto afirmar:
A - A maioria dos aposentados brasileiros recebe pensões muito baixas, em geral apenas um salário mínimo.
B - Vários países desenvolvidos têm dificuldades em manter o atual sistema previdenciário público em função do aumento da expectativa de vida e por decorrência do número de aposentados que cresce nesses países.
C - O déficit da previdência pública no Brasil tem aumentado e o governo afirma que a maior parte desse problema decorre das aposentadorias dos funcionários públicos.
D - A proposta do governo pretende extinguir o sistema previdenciário público, transferindo os funcionários públicos para fundos privados de aposentadorias, para os quais eles devem contribuir e assim poderem receber.
E - Os funcionários públicos têm se mobilizado e criticam o governo pela reforma que consideram injusta.

Questão 59: (UFSC/SC) - Universidade Federal de Santa Catarina -
Assinale a(s) proposição(ões) verdadeira(s) referente(s) a acontecimentos históricos relevantes ocorridos no Brasil nos primeiros anos do século XXI.
1 - No Brasil, um cidadão nordestino e metalúrgico foi eleito pelo Partido dos Trabalhadores, aliado a outros partidos, para ocupar o cargo de Presidente da República.
2 - Com a eleição de um presidente filiado ao Partido dos Trabalhadores, as mulheres passaram a ter seus salários equiparados aos dos homens quando no exercício da mesma profissão. E os estudantes negros passaram a ter o direito a cotas nas universidades públicas.
4 - Os servidores públicos descontentes com a proposta de reforma da Previdência, encaminhada ao Congresso Nacional pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, manifestaram publicamente o seu descontentamento.
8 - Mesmo pertencendo aos quadros do Partido dos Trabalhadores Luiz Inácio Lula da Silva, já no exercício da presidência, não conseguiu impedir que as lideranças do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra, descontentes com o ritmo da reforma agrária, promovessem invasões de propriedades rurais.
16 - Os trabalhadores, empresários e o movimento dos Trabalhadores Sem-Terra demonstraram publicamente seu apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, evitando críticas, greves e invasões de propriedades rurais após sua posse.
SOMATÓRIA (_____)

Questão 60: (PUC-MG) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais -
A charge, publicada pelo Estado de Minas de 20/07/01, retrata um momento histórico significativo da política brasileira, sobre o qual podemos afirmar que, exceto:
A - uma importante liderança política, de projeção nacional, procura se defender diante de forte indícios de corrupção e desvio de dinheiro público;
B - as instituições democráticas já estão suficientemente consolidadas e imunes aos fantasmas do autoritarismo e aos interesses das elites;
C - a sociedade, com o apoio da mídia, vem colocando na mesa, diante de seus desafetos, os políticos acusados de corrupção;
D - o episódio do "Painel Eletrônico" desencadeou uma reação do povo exigindo transparência e apuração de irregularidades praticadas pelos parlamentares.

Questão 61: (UFPE) - Universidade Federal de Pernambuco -
Apesar dos planos econômicos e das reivindicações, a economia brasileira continua colaborando com a riqueza de poucos e a miséria de muitos, o que nos leva a concluir que:
A - vive hoje no Brasil uma grande parte da população em estado de exclusão social e, entre eles, estão também os miseráveis;
B - a forma de distribuição da renda e da riqueza é perversa e muitos dos problemas poderiam ser contornados com uma política agrária e social mais justa;
C - resolvida a questão da miséria do Nordeste, o problema brasileiro estaria resolvido, pois só no Nordeste existe miséria;
D - o descaso com o meio ambiente, em parte por culpa do Governo e dos setores industriais, vem provocando péssimas condições de vida para o povo brasileiro;
E - apesar da proibição das leis brasileiras e das constantes denúncias da imprensa acerca do trabalho infanto-juvenil, muitos brasileiros ingressam no trabalho antes dos 14 anos.

Questão 62: (FTE/BA) - Faculdade de Tecnologia Empresarial -
"(...) Os materiais com que se constroem os barracos – madeiras usadas, papelão, placas e cartazes de rua, pedaços de telhas, de lona, enfim, objetos os mais diversos, inúteis ou já utilizados pelo mundo urbano – são, geralmente, obtidos nos ‘lixões’ das redondezas. Para o favelado, esse lixo urbano constitui matéria-prima com que confecciona e repara o barraco. Dele também nascem ou são recuperados móveis e utensílios os mais variados. (...) Calotas de carro transformam-se em pratos e panelas, solas de sapatos servem de dobradiça, latas são usadas como assento. Há, enfim, uma constante reutilização das sobras que já foram consumidas, decorrente de uma prática de sobrevivência na pobreza que revive e dá sentido a artefatos que a sociedade transformou em lixo."(Kowarick. In: Alves, p. 50.)A análise do texto, associada aos conhecimentos sobre o processo de urbanização no Brasil, permite afirmar:
A - O texto, refere-se a uma situação restrita às grandes metrópoles, localizadas ao longo do litoral brasileiro.
B - A reciclagem do lixo, nas cidades brasileiras, revela o alto nível de consciência ecológica da população e dos governos municipais.
C - A especulação imobiliária e a expansão capitalista, que gera renda mal distribuída, resultam na realidade socioeconômica descrita no texto.
D - O processo de industrialização que se iniciou durante a ditadura militar resultou na extinção dos desequilíbrios entre ricos e pobres.
E - A expansão das favelas tem sido incentivada pelas autoridades, como uma solução para o problema da moradia nos grandes centros industriais do país.

Questão 63: (FTE/BA) - Faculdade de Tecnologia Empresarial -
"O respeito aos direitos do cidadão não depende (...) só das leis. Ele é conquistado por uma postura individual reivindicatória e pela ação organizada das forças populares que possibilitem, entre outras coisas, a superação da mentalidade do ‘levar vantagem’, expressa até nas pequenas atitudes do dia-a-dia, segundo a qual todo abuso do espaço alheio é legítimo." (Rodrigues. In: Koshiba & Pereira, p. 370.) Com base na leitura do texto e nos conhecimentos sobre a reorganização do Estado brasileiro após a promulgação da Constituição de 1988, pode-se concluir:
A - A Constituição promulgada nesse período oficializou o trabalho dos menores de quatorze anos nos setores agropecuários e de serviços.
B - A "ação organizada das forças populares" possibilitou a efetiva conquista do respeito aos direitos do cidadão, da criança e do adolescente.
C - O "milagre brasileiro" identificado nos anos 80 vinculou-se à implementação da reforma agrária, propiciada pelos efeitos do Plano Cruzado.
D - Essa Constituição, ainda hoje em vigor, embora apresente inovações em determinados aspectos, não erradicou a "mentalidade do ‘levar vantagem’" citada no texto.
E - Os grupos ambientalistas, por força da Constituição, conseguiram eliminar os impactos ambientais causados pela extração mineral e pelo desmatamento da Amazônia.

Questão 64: (FTE/BA) - Faculdade de Tecnologia Empresarial -


"Bendito, louvado seja
(...)
Para a terra prometida,
o povo de Deus marchou,
Moisés andava na frente.
Hoje Moisés é a gente,
quando enfrenta a repressão.
(...)
Caminhemos pela estrada,
muita cerca pelo chão,
todo arame e porteira
merecem corte e fogueira,
são frutos da maldição."
(In: Chiavenato, p. 65.)


A partir da análise desses versos, ouvidos nas cantorias dos sem-terra, e dos conhecimentos sobre a estrutura fundiária no Brasil, pode-se afirmar:
A - A luta pela reforma agrária já se fazia presente no Período colonial, através das reivindicações sistemáticas dos servos e dos camponeses livres.
B - A estrutura fundiária brasileira tornou-se democrática e igualitária após a implantação de grandes projetos agroindustriais em todo o território nacional.
C - A marcha "para a terra prometida" representa a peregrinação dos sem-terra para o centro-oeste, por contar, naquela região, com as doações e o apoio de grandes empresas multinacionais.
D - O MST, legitimado pela Constituição, propala que "todo arame e porteira merecem corte e fogueira" porque defende a ocupação exclusiva de áreas improdutivas.
E - A estrutura fundiária, no Brasil atual, encontra-se fundamentada no modelo adotado no passado colonial, quando prevaleceram as doações de grandes lotes, a exemplo das sesmarias.

Questão 65: (FAVIC/BA) - Faculdade Visconde de Cairú -
"Balanço Social do IBGE mostra avanços em várias áreas, exceto na distribuição de renda. A concentração de renda é um daqueles problemas que misturam razões históricas, ligadas à herança escravocrata, geográficas, provocadas pela seca, por exemplo, e étnicas." (Mendonça. In: Veja, p. 47-8)A leitura do texto, associada aos conhecimentos sobre a concentração de renda no Brasil permitem afirmar:
A - Uma razão histórica para a concentração de renda foi a implantação do modelo de desenvolvimento empreendido pelos governos militares, que contribuiu para o crescimento de dívida externa e para o aumento da inflação.
B - A modernização e a globalização da economia adotadas pelo governo brasileiro concorreram para alterar a situação atual, desfazendo o grande desnível social que existia anteriormente.
C - O programa de desapropriação de terras improdutivas, realizado por órgãos governamentais, tem concorrido para melhorar a distribuição de renda daqueles que trabalham no campo.
D - O fator tecnológico tem concorrido para modificar a má distribuição de renda, uma vez que contribui para absorção de grande contingente de mão-de-obra, diminuindo a pobreza.
E - O enfraquecimento do setor agrário exportador foi prejudicado pela opção econômica do atual governo brasileiro, em favor de um mercado financeiro internacional.

Questão 66: (UNIFACS/BA) - Universidade Salvador -
"A chegada da grande crise do modelo econômico do pós-guerra, em 1973, quando todo o mundo capitalista avançado caiu numa longa e profunda recessão, combinando, pela primeira vez, baixas taxas de crescimento com altas taxas de inflação, mudou tudo. A partir daí, as idéias neoliberais passaram a ganhar terreno."(Anderson. In: Vicentino, p. 465) Baseando-se no texto e nos conhecimentos sobre o neoliberalismo, pode-se concluir:
A - A nova ordem geopolítica mundial passou a "ganhar terreno" com a destruição dos megablocos e das grandes organizações internacionais.
B - A implantação do neoliberalismo no Brasil assegurou grandes vantagens ao mercado internacional, vez que as tarifas aduaneiras foram majoradas.
C - Os países da América Latina, após a referida crise, eliminaram os conflitos com os Estados Unidos, o que lhes garantiu a plena liquidação da dívida externa.
D - A "longa e profunda recessão" foi uma conseqüência da ajuda concedida pelos países centrais aos países periféricos, visando eliminar a pobreza concentrada no hemisfério Norte.
E - O Brasil se inseriu na realidade referida no texto, durante o governo Collor, quando se iniciou a privatização de empresas estatais e a abertura do mercado brasileiro às importações.

Questão 67: (UFBA) - Universidade Federal da Bahia -
Os conhecimentos sobre a situação socioeconômica do Brasil, nos últimos dez anos, permitem afirmar:
1 - Os níveis de pobreza e de exclusão social continuam concentrados nas áreas tradicionalmente consideradas subdesenvolvidas, a exemplo do interior dos estados nordestinos.
2 - A instalação de projetos industriais em áreas urbanas do Nordeste tem contribuído de forma modesta para a elevação do nível de renda da população carente, visto que esta se encontra estruturalmente distanciada das oportunidades de participação direta naqueles projetos.
4 - Projetos ferroviários abandonados no período da política desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek têm sido retomados como alternativa viável de barateamento do transporte de mercadorias, em todo o território nacional.
8 - Projetos ferroviários abandonados no período da política desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek têm sido retomados como alternativa viável de barateamento do transporte de mercadorias, em todo o território nacional.
16 - As dificuldades atuais vividas pelas populações ribeirinhas do rio São Francisco decorrem da instalação de projetos de prospecção de petróleo no alto e médio curso do rio.
32 - A produção industrial brasileira encontra-se pressionada pela necessidade de movimentar as bases de sua tecnologia, face aos problemas postos pela crise de energia que se instalou no país.
SOMATÓRIA (_____)

Questão 68: (UEFS/BA) - Universidade Estadual de Feira de Santana -
Em relação à evolução histórica das Constituições brasileiras, pode-se afirmar:
A - Os elementos básicos da Assembléia Constituinte de 1823 foram mantidos na Constituição de 1824, como a manutenção da organização socioeconômica, excluindo a participação política popular através do voto censitário.
B - A adoção do parlamentarismo, durante o Segundo Reinado, possibilitou o domínio do poder político pela aristocracia escravocrata cafeeira, tornando a figura do imperador apenas simbólica, através da máxima: "O rei reina, mas não governa".
C - A Constituição republicana de 1891 representou uma medida de conciliação entre os militares positivistas, que defendiam a ampla participação das camadas populares, e a burguesia cafeicultora do Oeste Paulista, defensora da autonomia provincial.
D - A adoção do voto secreto e do voto feminino pela Constituição elaborada no primeiro governo Vargas, em 1934, caracterizou o avanço das forças populares, que passaram a ter o poder de decisão política durante o regime populista.
E - As Constituições do Estado Novo (1937) e do Regime Militar (1967) se contrapõem às Constituições democráticas de 1946 e 1988, porque as primeiras mantiveram as estruturas socioeconômicas, enquanto as últimas alteraram o regime fundiário no Brasil.

Questão 69: (UEFS/BA) - Universidade Estadual de Feira de Santana -
Os presidentes brasileiros ilustrados nas fotos apresentaram aspectos semelhantes na "ascensão e queda" de suas carreiras políticas, e sobre eles, é correto afirmar:
A - O rompimento com a elite econômica, o desenvolvimento de uma campanha baseada no combate à corrupção, à ineficiência do setor público e aos "marajás" das estatais foram fundamentais para a vitória eleitoral de Fernando Collor de Mello e de Jânio Quadros.
B - O sucesso do Plano Cruzado, estabelecido pelo governo de José Sarney, deu grande popularidade ao Presidente, o que possibilitou a vitória eleitoral de Fernando Collor, candidato oficial do governo, efeito similar à política de Juscelino Kubitschek em relação à eleição de Jânio Quadros.
C - A não-vinculação aos partidos tradicionais e a ausência de uma tradição política assentada nas oligarquias incrustadas no poder dificultaram a execução dos planos do governo de Jânio Quadros e de Fernando Collor, provocando o isolamento político de ambos os presidentes.
D - O desenvolvimento de uma eficiente propaganda, a criação da imagem de "Salvador da Pátria", um discurso belo na forma, mas vazio no conteúdo e essencialmente moralista, que canalizava os anseios populares, foram fundamentais para vitória eleitoral de Jânio Quadros e de Fernando Collor.
E - A política de combate à sonegação fiscal, a abertura ao capital estrangeiro, ferindo os interesses da elite empresarial brasileira, e o envolvimento com esquemas de corrupção, provocaram a queda de ambos presidentes.

Questão 70: (UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro -
(Adaptado de Jornal do Brasil, 28/03/2002) O gráfico indica a variação do desemprego, durante o período assinalado, e estabelece uma relação entre a dinâmica do desemprego na Região Metropolitana de São Paulo e os atentados terroristas de setembro nos EUA. Isso sugere uma possível relação entre os dois processos, num contexto de economia globalizada.Os EUA têm enorme influência econômica no restante do mundo, fundamentalmente, porque:
A - exportam armas e veículos de guerra para os países periféricos;
B - importam bens manufaturados das áreas metropolitanas do Hemisfério Sul;
C - centralizam parte significativa do comércio e dos fluxos de capital no mundo;
D - distribuem ajuda humanitária para as economias emergentes do Terceiro Mundo.

Questão 71: (PUC-RIO) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro -
Diáspora:
"dispersão coletiva forçada de um grupo religioso e/ou étnico"
(The Penguin Atlas of Diaspora, 1995)
"dispersão de povos por motivos políticos ou religiosos, em virtude de perseguição de grupos dominadores intolerantes"
(Dicionário Aurélio)
Abaixo, estão identificadas experiências históricas que se enquadram nas definições acima, com exceção de uma.
Indique a opção que apresenta essa exceção:
A - Com a colonização da Época Moderna, milhões de negros africanos foram trazidos para as Américas, aí cultivando valores e tradições comuns.
B - As constantes situações de seca no Nordeste brasileiro provocaram a migração massiva de nordestinos para as grandes cidades do sudeste brasileiro.
C - Uma parcela expressiva da população irlandesa migrou para os Estados Unidos, no século XIX, devido, entre outros fatores, ao desemprego, à fome e aos conflitos religiosos que grassavam na Irlanda.
D - Os judeus se espalharam pelo mundo, desde a Antigüidade, devido a expulsões sucessivas promovidas nos territórios que habitavam.
E - A criação do Estado de Israel e a Guerra Árabe israelense, em 1948, inauguraram a dispersão dos palestinos.

Questão 72: (UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro -
BRASIL PERDE JOVENS PARA MERCADO EXTERNO
O mercado de trabalho brasileiro está perdendo grande fatia de jovens com boa escolaridade e que poderiam se tornar profissionais qualificados. São pessoas de 15 a 24 anos que estão deixando o país em busca de novas oportunidades e experiências profissionais. Na década de 90, cerca de 1,3 milhão de jovens cruzaram as fronteiras brasileiras em busca de chances de melhorar o rendimento. Talvez, nunca mais voltem. (...)
(Adaptado de O Estado de Minas, 07/05/2002)
UM DE CADA CINCO ARGENTINOS PENSA EM IR-SE DO PAÍS
Uma pesquisa revela que na capital e Grande Buenos Aires 22% das pessoas pensam em emigrar. A maior parte quer ir para a Espanha e os EUA. (...) Os mais propensos são os menores de 35 anos, os desempregados e as pessoas com bom nível de instrução.
(Adaptado do jornal argentino Página 12, 17/05/2002)
A alternativa que contém a melhor explicação para esse processo de emigração é:
A - fracasso das políticas agrária e industrial para as classes camponesas;
B - ausência de metas econômicas e educacionais para os setores populares;
C - indefinição da identidade cultural e política dos segmentos da alta burguesia;
D - frustração das expectativas de emprego e de ascensão social das camadas médias urbanas.

Questão 73: (UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro -
ENTREVISTA COM X., DE 17 ANOS
Você não pensa que pode morrer ou não ver seu filho crescer?
Não penso no amanhã. Hoje eu posso usar um cordão, um relógio e dar uma moral ao meu filho.
Quanto você ganha por mês?
(...) Garanto que é bem mais do que se eu estivesse ralando das 8h às 17h, a troco de uma cesta básica.
Já pensou em ter profissão?
Quando eu era menor queria ser da Aeronáutica. O que eu quero agora é ser um gerente de tráfico. É o meu sonho. Sou respeitado aqui, carrego uma pistola 45 na cintura. Lá fora [da favela] não sou nada. Virar trabalhador para ser esculachado? Jamais!
(Adaptado de O Globo, 22/04/2002)
O entrevistado estabelece uma oposição entre o que imagina ser a vida de um trabalhador regular e as vantagens que obtém atuando na ilegalidade. Faz parte dessa oposição a sua referência ao mundo "lá fora", onde ele "não seria nada".
Esses dois mundos, apontados na entrevista, que coexistem na cidade do Rio de Janeiro, podem ser explicados, historicamente, por uma série de processos, tais como:
A - descentralização das desigualdades sociais no espaço da cidade – privatização indiscriminada das empresas estatais, como no setor agrícola – consumismo acentuado das elites;
B - esvaziamento de investimentos governamentais nas áreas ocupadas pelas camadas médias – degradação de serviços públicos, como o de saúde – diminuição da concentração de renda;
C - decadência das políticas de desenvolvimento na área central da metrópole – redução da presença do Estado em áreas carentes, como as favelas – eliminação de investimentos para o transporte público;
D - desigualdade na distribuição espacial das benfeitorias urbanas pelo poder público – crise aguda dos serviços públicos associados à ascensão social, como o da educação – queda geral do nível salarial.

Questão 74: (UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro -
O FIM DE UMA ERA - Em seu discurso de despedida do Senado, em dezembro de 1994, o presidente Fernando Henrique Cardoso anunciou o fim da Era Vargas, como um prenúncio das mudanças que estavam por vir. Supunha-se sepultado um modelo econômico que tinha como principal ator o intervencionismo do Estado, como atração política o paternalismo de cooptação e como modelo social e previdência pública e a legislação trabalhista.(NOGUEIRA, Octaciano. Jornal da Tarde, 11/11/1998.)Uma contraposição entre um ganho da CLT e uma exigência do empresariado na atualidade está indicada em:
A - medidas de estabilidade no emprego – facilidade para dispensa e contratação;
B - normas de organização sindical – representação do trabalhador através dos partidos políticos;
C - regras de estruturação do funcionalismo público – estabelecimento de um padrão trabalhista único;
D - livre negociação das condições de trabalho – limitação de jornada de trabalho estipulada em contrato.

Questão 75: (UFRJ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro -
Búzios está à venda e a leva quem der mais ao correr do martelo. A favelização tomou conta do bairro Cem Braças, na entrada da cidade, as barracas de lona se espalham pelo bairro da Rasa, a Serra das Emergências está sendo invadida por posseiros.
(Jornal do Brasil, 12/05/2002)
Esse cenário de crise urbana parece indicar que os graves problemas sociais não se limitam mais às metrópoles brasileiras. O caso de Búzios, que é uma cidade turística e de veraneio, possui inúmeras semelhanças com o de qualquer grande cidade. Duas semelhanças entre Búzios e uma grande cidade brasileira estão apontadas na seguinte alternativa:
A - restrição legal do espaço edificável – investimentos em loteamentos populares;
B - chegada crescente de migrantes – políticas municipais de estímulo ao êxodo rural;
C - mercantilização do solo urbano – segregação dos menos favorecidos em áreas desvalorizadas;
D - ocupação agrícola desordenada – aglomeração da população de baixa renda na orla marítima.

Questão 76: (UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro -


GERAÇÃO COCA-COLA

Quando nascemos fomos programados
A receber o que vocês nos empurraram
Com os enlatados dos USA, de 9 às 6.

Desde pequenos nós comemos lixo
Comercial e industrial
Mas agora chegou nossa vez
Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês.

Somos os olhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola.

Depois de vinte anos na escola
Não é difícil aprender
Todas as manhas do jogo sujo
Não é assim que tem que ser?

Vamos fazer nosso dever de casa
E aí então, vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis
Fazer comédia no cinema com as suas leis.
(Renato Russo)


O título e a letra da canção expressam a insatisfação e a visão crítica de parte da juventude brasileira da década de 1980, em relação a padrões de comportamento dominantes na sociedade. Dois problemas característicos da juventude dessa década, que estão identificados na letra e que melhor justificam o rótulo "geração coca-cola", são:
A - decadência moral – rígido controle social
B - pobreza econômica – limitações culturais
C - alienação cultural – insatisfação política
D - nacionalismo musical – falta de acesso à escola

Questão 77: (PUC-MG) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais -
A ampliação do sufrágio universal para a população adulta no Brasil é fato recente em nosso País. Sobre a história do voto, é correto afirmar, exceto:
A - Durante o Império, vigorou o voto censitário, cabendo aos eleitores comprovar uma certa renda anual.
B - Pela primeira Constituição republicana, de 1891, só poderiam votar os homens, alfabetizados e maiores de 21 anos.
C - No ano de 1988, os jovens de 16 e 17 anos passam a ter direito ao voto facultativo, atualmente tornado obrigatório.
D - As mulheres só passaram a votar em meados da década de 30 e, hoje, representam mais da metade do eleitorado.

Questão 78: (UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais - Observe esta charge:
(FONTE: Folha de S.Paulo, São Paulo, 15 jun. 2002. p. A2.) Nessa charge, faz-se referência:
A - ao alinhamento político do Governo Fernando Henrique Cardoso com os países da União Européia, que, mediante diferentes mecanismos de pressão, determinam a política interna;
B - à frustração do governo Fernando Henrique Cardoso, que, devido à ação dos cartolas internacionais, não pôde capitalizar politicamente as vitórias do Brasil na Copa do Mundo.
C - à instabilidade da economia brasileira, economia que, devido ao alto grau de endividamento externo, é permanentemente sujeita à ação dos grandes grupos de investidores internacionais.
D - à pressão dos grandes magnatas de consórcios econômicos brasileiros, que contratam lobistas para influenciar a política externa do Governo Fernando Henrique Cardoso.

Questão 79: (UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais –
Neste momento, estamos passando de um estágio emocional para um estágio racional. Em fevereiro, a inflação – a inflação mais a correção monetária – estava nos conduzindo para uma situação na qual o Brasil seria um país absolutamente ingovernável. Naquela ocasião, fizemos o que achamos que deveria ter sido feito, sem levar em consideração os custos políticos das nossas decisões, e sim o bem do povo [...] Uma vez anunciada a reforma econômica, o que se viu foi uma extraordinária adesão popular. Não podíamos antever que a reação seria tão favorável. O povo tomou consciência da cidadania.
(Trecho de entrevista concedida pelo, então, Presidente da República, José Sarney. Veja, n. 949, 12 nov. 1986.)
Nesse trecho, o entrevistado faz referência à reforma econômica conhecida como:
A - Política do "Feijão com Arroz", que previa uma redução da intervenção do Estado na economia, buscando deixar o mercado cumprir seu papel.
B - Plano Cruzado, que adotou medidas heterodoxas – como o congelamento de preços e o gatilho salarial –, visando ao controle da inflação.
C - Plano SALTE, que pretendeu estimular as taxas de crescimento da economia nacional por meio da decretação da moratória da dívida externa.
D - Plano Verão, que combinou medidas ortodoxas e heterodoxas, com ênfase especial no controle dos salários dos trabalhadores.

Questão 80: (PUC-MG) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais -
O Brasil vive atualmente (séc. XXI) numa democracia representativa. Isso significa dizer que, exceto:
A - os brasileiros podem criar, dentro das normas da legislação vigente, novos partidos políticos;
B - o cidadão pode livremente manifestar sua ideologia política e sua opção partidária;
C - os indivíduos analfabetos podem votar e ser eleitos para qualquer cargo no executivo;
D - os cidadãos podem eleger, pelo voto, seus representantes no legislativo e no executivo.

Questão 81: (UERGS) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - A charge abaixo retrata de forma crítica a sociedade brasileira. Considere-a.
ANGELI, Folha de São Paulo. A temática dessa charge está relacionada à:
I. Crise econômica, ao desemprego e às mudanças na política social, que fazem crescer o número de pobres e "sem-teto";
II. Má distribuição de renda e à concentração da riqueza, que revelam um "apartheid social", ilhas de fartura e bolsões de miséria, os quais compõem o mosaico de contrastes da sociedade brasileira;
III. Miséria crônica da população brasileira, resultante de uma estrutura econômica perversa.
Quais estão corretas?
A - Apenas I
B - Apenas II
C - Apenas III
D - Apenas I e II
E - I, II e III

Questão 82: (UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Considere os dados da tabela abaixo:
Sobre os dados da tabela são feitas as seguintes afirmações:
I. A redistribuição da renda mostra-se estável no período.
II. A relação entre a renda dos 1% de "ricos" e a dos 50% de "pobres" se mantém praticamente inalterada.
III. Os dados evidenciam uma forte tendência à concentração de renda no período, em detrimento dos setores de menor renda.
IV. A "classe média" constitui o grupo social mais atingido pela oscilação da distribuição de renda.
V. Em 1970, 1/5 da população recebe quase 2/3 da riqueza nacional.
Quais estão corretas?
A - Apenas I e II
B - Apenas III e V
C - Apenas I, II e IV
D - Apenas I, II III e IV
E - Apenas II, III, IV e V

Questão 83: (UEMS)- Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul -
Percebe-se claramente que nos últimos anos do século XX, o cenário religioso brasileiro apresentou mudanças significativas. Novas Igrejas passaram a dividir esse espaço, quebrando, em parte, a hegemonia há muito exercida pela Igreja Católica. As Igrejas classificadas como neopentecostais, por exemplo, foram as que mais se projetaram nessa época, destacando-se a Igreja Universal do Reino de Deus, a Internacional da Graça de Deus e a Renascer em Cristo, dentre outras. Sobre as Igrejas Neopentecostais, é correto afirmar que:
1 - pregam a contemporaneidade dos dons do Espírito Santo, dos quais ressaltam os dons da língua, cura e profecia;
2 - também são conhecidas como Igrejas Islâmicas;
4 - pregam e difundem a Teologia da Prosperidade;
8 - representam uma das facções dos cultos afrobrasileiros;
16 - seus adeptos se negam a participar da política partidária e da utilização da mídia eletrônica.
SOMATÓRIA (_____)

Questão 84: (UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro -
Eu gostaria que a palavra raça não fosse utilizada para dizer que há diversidade humana. Ela acaba servindo para exagerar os efeitos das diferenças aparentes, ou seja, físicas.Não temos o direito de nos basear nas diferenças físicas – a cor da pele, o tamanho, os traços do rosto – para dividir a humanidade hierarquicamente, ou seja, considerando que existem homens superiores em relação a outros que seriam postos em uma classe inferior. (...)Proponho não utilizar a palavra raça. Ela foi tão explorada por pessoas más que é melhor substituí-la pelas palavras espécie humana.(JELLOUN, T. B. O racismo explicado à minha filha. São Paulo: Lettera, 2000.)Inquiridos os brasileiros não brancos sobre sua cor, no Censo de 1980, eles responderam que era:Acastanhada, alva, bem-morena, bronzeada, bugrezinha-escura, burro-quando-foge, cabocla, cor-de-canela, encerada, meio-branca, morena-clara, morena-roxa, morena-trigueira, mulata, pretinha, queimada, rosada, ruço, sarará, tostada,...etc, num total de 136 cores declaradas.
(Adaptado de MUNANGA, K. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1999.)No primeiro texto, a questão do racismo é tratada de forma teórica, enquanto no segundo apresenta-se informação sobre este assunto associada à realidade brasileira.Com base na posição dos autores, é possível concluir que os conceitos sociais referentes a esta questão são passíveis de crítica pela seguinte razão:
A - Têm origem em tensões psicológicas.
B - Justificam-se por características biológicas.
C - Provocam diferentes contextos históricos.
D - Estão carregados de significados ideológicos.

Questão 85: (UFF/RJ) - Universidade Federal Fluminense -
Nos últimos anos, assistiu-se à gestação e à consolidação de movimentos sociais, cujas denominações têm, como prefixo, o termo "sem". Destes, são exemplos os sem-terra e os sem-teto.Sobre os movimentos aqui citados, pode-se afirmar:
A - Os sem-terra não aceitam a reforma agrária como uma forma de equacionar a distribuição de terras no país.
B - Os sem-teto são um movimento de origem urbana, formado por inadimplentes dos sistemas de financiamento da casa própria.
C - Embora diferentes, são movimentos que reivindicam uma melhor distribuição de renda da sociedade brasileira.
D - Ambos os movimentos contam com o expressivo apoio dos setores médios, em particular, daqueles formados por pequenos empresários e comerciantes.
E - Os sem-terra defendem uma política neoliberal que se define pela estatização do principal meio de produção da agricultura – a terra.

Questão 86: (UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro -
Pode se dizer que os fluxos migratórios entre Brasil e Japão conheceram dois momentos. No primeiro deles, ocorrido há quase 100 anos, o Brasil recebia imigrantes. Na atualidade, o fluxo se inverteu e o país envia para o Japão os decasséguis, descendentes dos imigrantes do primeiro momento. O que caracteriza a situação da maioria da população migrante, no primeiro e no segundo momento, respectivamente, está apontado na seguinte alternativa:
A - • eram colonos atraídos pelo governo brasileiro. / • chegam na condição de trabalhadores ilegais.
B - • eram grandes proprietários de terra arruinados. / • exercem ofícios agrícolas em pequenas propriedades.
C - • trabalhavam em atividades agrícolas de exportação. / • desempenham atividades pouco qualificadas no meio urbano.
D - • representavam estrangeiros marginalizados no mercado de trabalho. / • possuem dupla nacionalidade com igualdade de direitos.

Questão 87: (UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul -
No ano de 2002, diversos eventos foram realizados para comemorar o centenário de nascimento do historiador Sérgio Buarque de Holanda, autor de:
A - Os Sertões;
B - Casa Grande e Senzala;
C - Raízes do Brasil;
D - Evolução Política do Brasil;
E - Evolução do Povo Brasileiro.

Questão 88: (ULBRA/RS) - Universidade Luterana do Brasil -
O julgamento dos envolvidos nos incidentes de Eldorado dos Carajás, que redundou na condenação de policiais militares, coloca nas manchetes a situação da política agrária nacional e do caráter dos movimentos que reivindicam tomadas de decisão para viabilizar a reforma agrária no país. O MST é um destes movimentos e sobre ele podemos dizer que:
I. assemelha-se à ação desenvolvida em Canudos, no final do século XIX, principalmente pelo caráter messiânico que ambos defendem e pela definição de uma área eleita como ideal para o desenvolvimento do projeto;
II. pela reivindicação em torno da reforma agrária e pela busca da posse da terra, existe uma semelhança de idéias com as ligas camponesas defendidas por Francisco Julião no final da década de 50;
III. o confronto com o poder público e com a propriedade privada atuam como estratégias para viabilizar seus objetivos, assim como a constituição de acampamentos e assentamentos.
Assinale a alternativa correta:
A - Apenas a proposição I está correta.
B - Apenas as proposições I e II estão corretas.
C - Apenas as proposições I e III estão corretas.
D - Apenas as proposições II e III estão corretas.
E - As proposições I, II e III estão corretas.

Questão 89: (UFRJ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro -
"Aprendemos que somos ‘um dom de Deus e da Natureza’ porque nossa terra desconhece catástrofes naturais (...) e que aqui, ‘em se plantando,tudo dá’. (...) Aprendemos também que nossa história foi escrita sem derramamento de sangue, (...) que a grandeza do território foi um feito de bravura heróica do Bandeirante, da nobreza de caráter moral do Pacificador, Caxias, e da agudeza fina do Barão do Rio Branco; e que, forçados pelos inimigos a entrar em guerras, jamais passamos por derrotas militares. (...) Não tememos a guerra, mas desejamos a paz. (...) somos um povo bom, pacífico e ordeiro, convencidos de que ‘não existe pecado abaixo do Equador’. (...) Em suma, essa representação permite que uma sociedade que tolera a existência de milhões de crianças sem infância e que, desde seu surgimento, pratica o apartheid social possa ter de si mesma a imagem positiva de sua unidade fraterna."(Adaptado de CHAUÍ, Marilena. Brasil-mito fundador e sociedade autoritária. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2000.)"aqui, em se plantando, tudo dá"A construção do mito de satisfação das necessidades alimentares, evidenciada neste fragmento do texto, contradiz a seguinte afirmativa:
A - As terras férteis resultam da ação de agrotóxicos.
B - Os melhores solos destinam-se aos cultivos para exportação.
C - Os avanços tecnológicos direcionam-se às propriedades improdutivas.
D - Os diversos tipos climáticos dificultam a variedade de cultivos agrícolas.

Questão 90: (UFF/RJ) - Universidade Federal Fluminense -
Entre os movimentos organizados de oposição ao governo Fernando Henrique Cardoso, um deles se destaca: o Movimento dos Sem-Terra (MST).Com respeito ao assunto mencionado, é correto afirmar:
A - O MST identifica-se com o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) na medida em que ambos criticam a atuação do Estado na gestão das questões sociais.
B - O Estatuto da Terra aprovado pela Constituição de 1988 é uma legislação agrária que expressa as reivindicações do MST.
C - A União Democrática Ruralista (UDR) é formada por representantes do MST no Congresso Nacional.
D - Uma das instituições mais críticas à atuação do MST é a Comissão Pastoral da Terra.
E - O INCRA é o Instituto responsável pela política de colonização e reforma agrária no Brasil e segue as deliberações do MST.

Questão 91: (UFF/RJ) - Universidade Federal Fluminense -
Em julho de 1998, foi privatizado o conjunto de empresas estatais brasileiras do sistema Telebrás, dando prosseguimento ao programa neoliberal do governo Fernando Henrique Cardoso.Assinale a opção que melhor define "privatização":A - aplicação de instrumento legal pelo Estado brasileiro no favorecimento de empresas estrangeiras em leilões das Bolsas de Valores;
B - apropriação do Estado pelo capital privado, nacional ou estrangeiro;
C - processo de incorporação de novas empresas privadas ao Estado – o mesmo que Estado-mínimo;
D - processo de organização de vendas das empresas estatais através de leilões nas Bolsas de Valores;
E - transferência do patrimônio público para o controle privado de setores empresariais, nacionais ou estrangeiros.

Questão 92: (CESGRANRIO/RJ) - Fundação CESGRANRIO -
O processo de globalização característico da história contemporânea, no final do século XX, está ligado a mecanismos de integração econômica, dos quais o Brasil participa intensamente por meio da:
A - proposta brasileira de integração da América com a Comunidade Européia, através da ALCA;
B - aliança com os Estados Unidos na liderança do MERCOSUL e da ALCA;
C - projeção como líder da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa;
D - defesa da transformação do NAFTA em mercado comum americano;
E - consolidação da integração dos países do "Cone Sul" no MERCOSUL.

Questão 93: (UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro -
Leia o texto a seguir:"Aprendemos que somos ‘um dom de Deus e da Natureza’ porque nossa terra desconhece catástrofes naturais (...) e que aqui, ‘em se plantando, tudo dá’. (...) Aprendemos também que nossa história foi escrita sem derramamento de sangue, (...) que a grandeza do território foi um feito de bravura heróica do Bandeirante, da nobreza de caráter moral do Pacificador, Caxias, e da agudeza fina do Barão do Rio Branco; e que, forçados pelos inimigos a entrar em guerras, jamais passamos por derrotas militares. (...) Não tememos a guerra, mas desejamos a paz. (...) somos um povo bom, pacífico e ordeiro, convencidos de que ‘não existe pecado abaixo do Equador’. (...) Em suma, essa representação permite que uma sociedade que tolera a existência de milhões de crianças sem infância e que, desde seu surgimento, pratica o apartheid social possa ter de si mesma a imagem positiva de sua unidade fraterna."(Adaptado de CHAUÍ, Marilena. Brasil-mito fundador e sociedade autoritária. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2000.)A reflexão da autora aponta ao mesmo tempo uma representação do Brasil e uma crítica da realidade brasileira, que podem ser traduzidas, respectivamente, por:
A - visão ufanista – reconhecimento das desigualdades;
B - desrespeito ao país – exaltação da miséria coletiva;
C - ênfase nacionalista – percepção do atraso tecnológico;
D - fragilidade da nação – aclamação dos problemas nacionais.

Questão 94: (UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro -
"Bush quer atropelar FFHH e o Brasil. (...) Um de seus antecessores, Richard Nixon, ensaboou a ditadura militar dizendo ao general Médici que ‘para onde o Brasil for irá o resto da América Latina’. Os generais acreditaram nisso. Pois veio o presidente Jimmy Carter e armou incrível encrenca com as violações dos direitos humanos praticadas pela mesma ditadura que Nixon besuntara.(...) Perderam o seu tempo. Tanto Nixon quanto Carter defendiam o interesse nacional americano."(GASPARI, Élio. O Globo, 04/04/2001.)Com base na análise do texto, a dificuldade dos governos brasileiros nas relações com os EUA se manifesta, principalmente, pela seguinte razão:
A - Os EUA têm defendido políticas unilaterais para a América Latina.
B - O Brasil não se interessa por acordos com países da América Latina.
C - Os países da América Latina necessitam de apoio brasileiro para fazer frente aos EUA.
D - Os países latino-americanos possuem interesses conflitantes com o mundo desenvolvido.

Questão 95: (PUC-RIO) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro -
Uma característica comum a todas as Constituições políticas do Brasil é:
A - o sufrágio universal;
B - a garantia dos direitos trabalhistas;
C - o princípio de divisão dos poderes políticos;
D - o regime federalista;
E - a exclusão dos analfabetos da cidadania política.

Questão 96: (FUVEST/SP) - Fundação Universitária para o Vestibular -
Com relação à propriedade da terra no Brasil, pode-se afirmar que:
A - a Lei de Terras de 1850 facilitou sua distribuição, tornando a propriedade acessível aos mais pobres e aos imigrantes que chegaram posteriormente;
B - a legislação brasileira não estabeleceu distinções entre proprietários e posseiros, sendo responsável pelos atritos atuais entre os sem-terra e os pequenos agricultores;
C - os camponeses brasileiros, durante o século XX, não se organizaram, devendo o atual Movimento dos Sem-Terra ser considerado o primeiro deles;
D - o atual Movimento dos Sem-Terra luta pela desapropriação dos latifúndios improdutivos e pela distribuição das terras devolutas do Estado;
E - a reforma agrária pode ser entendida como uma reivindicação dos últimos 15 anos no Brasil, quando a questão da terra passou a preocupar o governo.

Questão 97: (FUVEST/SP) - Fundação Universitária para o Vestibular -
A formação do Mercosul pode ser associada à:
A - coincidência de interesses econômicos e políticos, existente desde o início do século XIX entre os países que dele fazem parte;
B - idéia de destino histórico solidário, nascida no século XIX, a partir da identidade cultural de algumas nações da América do Sul;
C - decisão dos EUA de exercer efetivamente o controle econômico imperialista sobre os países que o integram;
D - coligação dos Estados brasileiro e argentino para exercer o domínio comercial no Cone Sul;
E - necessidade dos países que o integram de enfrentar a reordenação do comércio internacional e a globalização crescente.

Questão 98: "aqui, em se plantando, tudo dá" A construção do mito de satisfação das necessidades alimentares, evidenciada neste fragmento do texto, contradiz a seguinte afirmativa:
A - As terras férteis resultam da ação de agrotóxicos.
B - Os melhores solos destinam-se aos cultivos para exportação.
C - Os avanços tecnológicos direcionam-se às propriedades improdutivas.
D - Os diversos tipos climáticos dificultam a variedade de cultivos agrícolas.

Questão 99: (UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro -
"(...) Temos, no governo Collor, a distância entre duas publicidades: uma publicidade favorável ao governo, por ele suscitada e mesmo paga, que se expressava na encarnação da força física, melhor dizendo, de uma positividade que não remetia a nenhuma virtude moral ou política, mas se reduzia ao mero abuso da animalidade; e outra publicidade, que lhe foi fatal, quando o irmão veio a público denunciar o presidente enquanto pessoa pública, por corrupção, e enquanto pessoa privada, por atos ilegais, quer imorais, nem todos, porém, de relevância para a sociedade brasileira, como os que se referiam à sua vida sexual."(RIBEIRO, R. Janine. In: DAGNINO, Evelina (org.). Anos 90: Política e sociedade no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1994.)Este texto apresenta algumas reflexões sobre a crise que desencadeou o impedimento do Presidente Fernando Collor de Mello.
A crítica política que apóia as preocupações do autor acerca daquele período pode ser traduzida por:
A - O predomínio da imagem pública é prejudicial à democracia.
B - A propaganda positiva é fundamental na consolidação dos governos atuais.
C - A ênfase na pessoa privada decorre da fragilidade das instituições públicas.
D - A imagem pública fica prejudicada com a difusão dos meios de comunicação.

Questão 100: (UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro -
Texto 1: "No contexto maior da economia colonial, a produção para o mercado interno – gado e alimentos – apresentava um forte caráter de subordinação face à grande produção de exportação. (...) Enquanto os compradores compareciam a um mercado de preços tabelados, os produtores de alimentos são obrigados a comprar os gêneros de que necessitam – escravos, ferros, tachos, armas – em um mercado livre, quase sempre com preços estabelecidos na base do exclusivo colonial, sem qualquer concorrência." (SILVA, Francisco Carlos Teixeira da. In: LINHARES, M. Yedda (org.) História geral do Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 2000.)
Texto II: "A luta pelos alimentos como direito e pela comida sadia é das menos obscurantistas que pode haver, reflete o direito à vida e à escolha do que comer e ser informado sobre o que está comendo. É uma luta dos direitos do consumidor contra a lógica voraz dos grandes consórcios alimentícios, dentre os quais se destaca o Monsanto – que ocupa vários cargos no governo Bush, tal sua força e voracidade." (SADER, Emir. In: Época, março de 2001.)
O primeiro texto procura contextualizar a produção para o abastecimento interno no Brasil Colônia, enquanto que o segundo refere-se à invasão de uma propriedade do Monsanto, produtor internacional de alimentos, por ambientalistas e pelo MST, durante o Fórum Social Mundial contra a globalização, realizado em Porto Alegre. A alternativa que aproxima os dois textos por apontar uma semelhança entre o processo brasileiro de produção de alimentos, no passado e no presente, é:
A - A produção agrícola se mantém subordinada a interesses externos.
B - O Estado deixa para agricultores de subsistência a tarefa da produção alimentar.
C - As políticas públicas para o setor agrário provocam preços altos dos produtos exportados.
D - As ações do Estado priorizam a produção alimentícia através de consórcios internacionais.

Questão 101: (UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro -
(Adaptado de GLAUCO. Abobrinhas da Brasilônia. São Paulo: Circo Editorial, 1985.) "Não parecem ter desaparecido plenamente todas as formas tradicionais e degradantes do trabalho, muitas vezes constituindo-se justamente como fonte geradora de maiores ocupações. (...) O capitalismo tenderia a produzir ocupações precárias em profusão, a despeito da geração de empregos com conteúdo de trabalho mais elevado." (Adaptado de POCHMAN, Marcio. O emprego na globalização. São Paulo: Boitempo, 2001.) A partir da associação entre a charge e o texto, uma causa e uma conseqüência identificáveis nas tendências do mercado de trabalho brasileiro, ao longo das últimas décadas, são respectivamente:
A - desemprego e tentativa de inserção no setor formal;
B - instabilidade econômica e busca de trabalho informal;
C - retração industrial e retorno a ocupações no setor primário;
D - crescimento urbano e desenvolvimento de estratégias coletivas de sobrevivência.

GABARITO: questão 1: a) Na crise política de 1992, que culminou no afastamento de Fernando Collor da Presidência da República,não houve envolvimento dos militares e em nenhum momento se questionou a ordem política vigente. Todo o processo transcorreu de acordo com as normas constitucionais. b) A crise ocorrida em 1968 teve como desfecho a radicalização do regime militar. Com a imposição do AI-5, em dezembro, foi estabelecida uma rígida censura à imprensa, o Congresso Nacional foi colocado em recesso por tempo indeterminado e se generalizaram as prisões arbitrárias, as torturas e os assassinatos de opositores. Em resposta a essa situação, os grupos de extrema-esquerda ampliaram suas ações na luta armada. c) O “IMPEACHMENT” é um instrumento jurídico que permite ao Congresso Nacional destituir do cargo o presidente da República.- questão 2: D - questão 3: C - questão 4: C - questão 5: B - questão 6: E - questão 7: 12 - questão 8: E - questão 9: B - questão 10: B - questão 11: D - questão 12: E - questão 13: E - questão 14: C - questão 15: B - questão 16: C - questão 17: A - questão 18: C - questão 19: A - questão 20: E - questão 21: A - questão 22: C - questão 23: D - questão 24: D - questão 25: C - questão 26: A - questão 27: A - questão 28: A - questão 29: E - questão 30: A - questão 31: A, D, E - questão 32: A - questão 33: 30 - questão 34: 3 - questão 35: 11 - questão 36: B - questão 37: C - questão 38: A - questão 39: 34 - questão 40: 19 - questão 41: 56 - questão 42: C - questão 43: C - questão 44: 19 - questão 45: E - questão 46: A, B, D - questão 47: B - questão 48: B, C, D - questão 49: C - questão 50: A, B, C, E - questão 51: A, B, D, E - questão 52: A, B, E - questão 53: D - questão 54: C - questão 55: B - questão 56: D -questão 57: E - questão 58: D - questão 59: 13 - questão 60: B - questão 61: A, B, D, E - questão 62: C - questão 63: D - questão 64: E - questão 65: A - questão 66: E - questão 67: 35 - questão 68: A - questão 69: D - questão 70: C - questão 71: B - questão 72: D - questão 73: D - questão 74: A - questão 75: C - questão 76: C - questão 77: C - questão 78: C - questão 79: B - questão 80: C - questão 81: E - questão 82: B - questão 83: 5 - questão 84: D - questão 85: C - questão 86: C - questão 87: C - questão 88: D - questão 89: B - questão 90: A - questão 91: E - questão 92: E - questão 93: A - questão 94: A - questão 95: C - questão 96: D - questão 97: E - questão 98: B - questão 99: C - questão 100: A - questão 101: B