quinta-feira, 23 de junho de 2011

Atividades de História Antiga - Grécia e helenismo

História - Antiga - Grécia e helenismo

Questão 1: (UNIFESP/SP) Ao povo dei tantos privilégios quantos lhe bastam à sua honra; nada tirei nem acrescente; mas os que tinham poder e eram admirados pelas riquezas, também neles pensei que nada tivessem de infamantes... Entre uma e outra facção, a nenhuma permitiu vencer injustamente. (Sólon, século VI a.C.)
No governo de Atenas, o autor procurou
A -Restringir a participação política de ricos e pobres, para impedir que suas demandas pusessem em perigo a realeza.
B -Impedir que o equilíbrio político existente, que beneficiava a aristocracia, fosse alterado no sentido da democracia.
C -Permitir a participação dos cidadãos pobres na política para derrubar o monopólio dos grandes proprietários de terras.
D -Abolir a escravidão dos cidadãos que se endividavam, ao mesmo tempo em que mantinha sua exclusão da vida política.
E -Disfarçar seu poder tirânico com concessões e encenações que davam aos cidadãos a ilusão de que participavam da política.

Questão 2: (PUC-SP) No caso da Grécia, a evolução intelectual que vai de Hesíodo (séc. IV a.C.) pareceu-nos seguir, no essencial, duas orientações: em primeiro lugar, estabelece-se uma distinção clara entre o mundo da natureza, o mundo humano, o mundo das forças sagradas, sempre mais ou menos mesclados ou aproximados pela imaginação mítica, que às vezes confunde esses diversos domínios (...). " Jean-Pierre Vermont. Mito e pensamento entre os gregos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. p. 17 A partir da citação acima e de seus conhecimentos, pode-se afirmar que, no período indicado, os gregos
A -Separavam completamente a razão do mito, diferenciado a experiência humana de suas crenças irracionais.
B -Acreditavam em seus mitos, relacionando-os com acontecimentos reais e usando-os para entender o mundo humano.
C -Definiram o caráter irracional do ser humano, garantindo plena liberdade de culto e crença religiosa.
D -Privilegiavam o mundo sagrado em relação ao humano e ao natural, recusando-se a misturar um ao outro.
E -Defendiam a natureza como um reino intocável, tomando o homem como um risco para o bem-estar do mundo.

Questão 3: (UNICAMP/SP) As figuras escavadas em pedra nos mármores de Elgin, que circundavam o Parthenon, encorajavam as esperanças dos atenienses. Assim batizadas em honra do nobre inglês que as levou para Roma no século XIX, elas podem ser apreciadas hoje no Museu Britânico. Nos mármores estão esculpidas cenas em honra da fundação de Atenas e aos seus deuses. Celebrava-se o triunfo da civilização sobre o barbarismo. (Adaptado de Richard Sennett, A pedra e a carne. O Corpo e a Cidade na civilização Ocidental. Rio de Janeiro: Record. 2003. p. 37.)
a) O que significa "bárbaro" na Atenas Clássica?
b) Segundo o texto o que o Parthenon e seus mármores significavam?
c) Explique por que a apropriação desses mármores pelos ingleses se dá no século
XIX.

Questão 4: (UEPA) “O ostracismo não era a punição de um crime”. Aristides, 7, 3. In: TRABULSI, José Antônio Dabdab. Ensaio sobre a mobilização política na Grécia Antiga. Belo Horizonte: UFMG, 2001. p. 94.Assim sendo, em Atenas, o ostracismo era uma/um:
A -instituição da tirania ateniense, cujo objetivo era garantir o governo aristocrático;
B -lei da democracia que servia para excluir da participação política o cidadão considerado uma ameaça para o governo;
C -dispositivo legal da timocracia utilizado em regime de exceção para garantir as instituições republicanas intactas;
D -ementa da constituição pericliana que ajustava os exilados políticos às normas da cidade natal do exilado;
E -prática judicial que restabelecia aos cidadãos exilados o direito de participar da assembléia e do plebiscito.

Questão 5: (UDESC) Na antigüidade clássica greco-romana, os cidadãos participavam ativamente da vida pública, social, religiosa e militar, sempre exercendo as funções de comando e liderança.Em relação a esse fato, assinale a alternativa incorreta:
A - A era helenística marcou a transição da civilização grega para a romana.
B - O cristianismo conseguiu se converter em religião oficial do Estado somente no ano mil.
C - As olimpíadas foram criadas pelos gregos, como forma de homenagem à sua divindade suprema, Zeus.
D - Na sociedade espartana, a rigorosa disciplina e a educação militarizada tinham claros objetivos políticos.
E - A exemplo do Coliseu, os anfiteatros romanos foram cenários de festas e espetáculos, vulgarizados na prática do pão e circo.

Questão 6: (UFMT) Atenas viveu, após as reformas implementadas por Clístenes em 508 a.C., sob um regime democrático. As reformas na distribuição dos cidadãos por tribos, ampliadas de 4 para 10 e a repartição de cada tribo em três demos, um na cidade, um no litoral e outro na área rural, foram as bases para as reformas posteriores. Sobre o assunto, assinale a afirmativa incorreta:
A -O ostracismo, aplicado pela primeira vez no período 488 – 487 a.C., estabelecia a expulsão do cidadão denunciado como politicamente perigoso e a cassação de seus direitos políticos por um prazo de dez anos.
B -Entre as reformas implementadas por Péricles, a criação da mistoforia – remuneração ao exercício de cargos e à participação nas assembléias – permitiu que os cidadãos mais pobres pudessem participar da política sem colocar em risco a sua subsistência material.
C -Todos os habitantes de Atenas, maiores de dezoito anos, de qualquer gênero, de qualquer procedência, ou de qualquer classe de riqueza podiam votar na assembléia popular – Eclésia.
D -Na Atenas do século IV a.C., a Eclésia era o centro de vida política, englobando entre suas funções as dimensões legislativa, executiva, judiciária e eleitoral.
E -Ao longo do século IV a.C., a democracia ateniense enfrentou dificuldades para manter suas instituições, dentre elas as advindas do volume de recursos para sustentar as remunerações dos cidadãos, como a mistoforia.

Questão 7: (UECE) “Atenas (...) mais atenta a alargar o seu império marítimo do que a usufruí-lo, com um governo político em que os rendimentos públicos eram distribuídos pelo povo enquanto os ricos eram oprimidos, nunca chegou a fazer esse grande comércio que lhe prometiam o trabalho nas suas minas, a multidão dos seus escravos, o grande número dos seus homens do mar, a sua autoridade sobre as cidades gregas e, mais do que tudo isso, as belas instituições de Sólon,”
Fonte: Montesquieu in O Espírito das Leis. (1748). Tomando por base o conteúdo apresentado, é correto afirmar:
A -O interesse ateniense em expandir o seu domínio se consolidou com a organização da Confederação de Delos, durante o período helenístico.
B -A expansão do comércio ateniense decorreu do intercâmbio mantido com os fenícios, que controlavam o comércio marítimo no Mediterrâneo.
C -A valorização dos direitos do cidadão, que expressava a base da democracia ateniense, era mais reconhecida do que as atividades comerciais.
D -O espírito de conquista territorial dos atenienses, no Mar Egeu, decorreu do fortalecimento de Esparta como pólo comercial.

Questão 8: (UFPE) Os poemas homéricos são fontes históricas para se conhecerem os primeiros tempos da cultura e da sociedade grega. No chamado período homérico:
A -a sociedade grega tinha na religião sua grande base de poder;
B -os gregos conservaram formas de governo sem intervenção da religião;
C -essa sociedade viveu as primeiras experiências democráticas;
D -observa-se uma grande atuação dos principais filósofos gregos;
E -os gregos valorizaram o pacifismo e o teatro épico de Aristófanes.

Questão 9: (UNEB/BA)Os conhecimentos sobre o papel representado pelas cidades na história do mundo ocidental permitem afirmar:
A -A cidade-estado grega cresceu a partir do desenvolvimento das trocas e do artesanato, tornando-se um centro de exploração do trabalho escravo e de camponeses pobres, pois também incluía as terras e os campos vizinhos.
B -As cidades européias, durante a época feudal, tornaram-se grandes centros culturais e religiosos, sendo formadas por uma população diversificada, que incluía intelectuais humanistas e burgueses envolvidos na atividade comercial, em plena expansão nesse período.
C -O crescimento urbano, no início da Idade Moderna, resultou da expansão da ideologia socialista e do crescimento do proletariado.
D -A industrialização inglesa do século XVIII intensificou a urbanização, baseada, exclusivamente, em um proletariado originário das próprias cidades.
E -As cidades coloniais brasileiras nasceram a partir de um traçado urbano originário da Metrópole, privilegiando os sistemas de esgotamento sanitário e de abastecimento de água.

Questão 10: (UFMS) A respeito do desporto na Grécia Antiga, é correto afirmar que:
A -o desporto grego, apesar de bastante competitivo, muito raramente era sangrento e mortal, haja vista que tinha caráter religioso e comemorava a paz entre Atenas e Esparta;
B -por volta de 500 a.C., os maiores festivais atléticos estavam em completa decadência, deixando de conferir prestígio e glória às grandes familias e às cidades de origem dos atletas;
C -em seus primórdios, as mais antigas competições em Olímpia tinham um significado meramente desportivo, ao passo que no século VIII a.C. passaram a ter um sentido estritamente religioso;
D -os gregos acreditavam no valor do desporto como treino, sobretudo para a guerra, haja vista que ambos, guerra e desporto, tinham para eles muito em comum;
E -nos tempos de Homero, vários atletas adquiriram grande prestígio e glória em suas cidades natais, chegando mesmo a serem vistos como deuses, cujas estátuas podiam fazer milagres e, por esse motivo, eram cultuadas publicamente.

Questão 11: (UFPE) Na construção da sociedade ocidental, há um destaque, dado por muitos historiadores, aos feitos da civilização grega, nos setores mais diversos da sua vida. Muitos feitos culturais dos gregos:
A -permanecem atuantes na contemporaneidade, contribuindo para o pensamento ocidental, inclusive na formulação de seus valores éticos e políticos;
B -distanciam-se totalmente dos princípios dos nossos tempos, não sendo retomados pelos pensadores do mundo atual;
C -estão restritos aos tempos da Antiguidade Clássica, onde predominavam os interesses da aristocracia comercial de Atenas;
D -são diferentes dos feitos dos romanos e dos de outros povos da Antiguidade, pela universalização das suas práticas democráticas e estéticas;
E -ficaram restritos às conquistas estéticas da arquitetura e da escultura, onde se salientava a harmonia das formas como princípio estético.

Questão 12: (UPE)A arte grega construiu espaço significativo na história do mundo ocidental. Sobre esta arte, pode-se afirmar que:
A -privilegiou a pintura e a música, inspirando os artistas do tempo medieval e do renascimento;
B -teve, na arquitetura, obras de destaque, em que um dos princípios básicos era a harmonia das formas;
C -se destacou com originalidade, na música da antigüidade, influenciando depois os grandes artistas modernistas;
D -se preocupou em seguir os ensinamentos realistas de Platão – o filósofo maior da cultura grega que se dedicou ao estudo da estética;
E -não teve penetração na vida cotidiana das grandes cidades gregas, sendo apenas admirada pelas escolas elitizadas.

Questão 13: (UFPE)O teatro trouxe expressões artísticas importantes para a formação do povo grego, as quais repercutiram historicamente no mundo ocidental. As tragédias gregas tinham, assim, notável força dramática e:
A -possuíam grande conteúdo ético, embora fossem distantes das manifestações religiosas;
B -tiveram repercussões na construção da filosofia e na cultura;
C - se restringiam às grandes ações dos mitos ligados às elites;
D -expressavam momentos de conflito dos homens com a sua existência;
E -são iguais às tragédias modernas, explorando a ironia e o humor.

Questão 14: (PUC-PR) Os gregos antigos colocaram o Estado acima da religião, valorizaram os ideais da liberdade humana e glorificaram o homem como a mais importante criatura do universo.Analise as afirmações sobre a civilização grega:
I. A vitória dos gregos sobre os persas na batalha do desfiladeiro das Termópilas deu a Esparta o controle sobre toda a Grécia.
II. As reformas de Sólon favoreceram o surgimento da democracia em Atenas.
III. A civilização helenística surgiu do amálgama da civilização grega com a romana.
IV. A democracia ateniense era direta e não se estendia a toda população de Atenas.
São afirmações corretas:
A -apenas I e II;
B -apenas II e IV;
C -I, II e III;
D -apenas II e III;
E -II, III e IV.

Questão 15: (UEPG/PR) Na sociedade espartana, o hilotismo era elemento constitutivo de sua organização social. Sobre os hilotas, assinale o que for correto:
1 -Eram responsáveis pelo comércio e artesanato locais.
2 -Eram respeitados pela classe dominante espartana, tendo a possibilidade de acumular pequenas fortunas com as quais comprovam títulos de cidadania.
4 -Eram submetidos aos kriptios, forma de repressão e extermínio, para impedir o crescimento demográfico e rebeliões.
8 -Constituíam a camada social subjugada econômica e politicamente e pertenciam ao Estado.
16 -Eram expropriados através da cobrança de impostos extorsivos e sofriam violências por parte dos esparciatas.

Questão 16: (UEL/PR) Com o fim do domínio gentílico sobre a terra, os parentes mais próximos do pater apropriaram-se das terras mais ricas, passando a ser conhecidos como eupátridas (os bem nascidos). O restante da terra foi dividido entre os georgoi (agricultores); os mais prejudicados por esta divisão foram os thetas (marginais), excluídos da partilha. Os novos grupos sociais, a propriedade privada da terra e o surgimento dos demos marcaram o advento da pólis (cidade-estado) grega. Sobre a pólis grega, é correto afirmar:
A -Em razão da abundância de terras na pólis, os excedentes populacionais balcânicos continuaram a lutar por terras em torno da acrópole.
B -O poder ampliado do pater na administração da família e da casa enfraqueceu o individualismo, pois beneficiou igualmente filhos e parentes distantes na partilha dos bens.
C -Os georgoi produziram grandes riquezas em suas terras devido às boas colheitas e, com isso, despertaram a cobiça dos eupátridas.
D -Com a pólis, o urbano constituiu-se como a base da sociedade e seu elemento de união, e a cidade-estado passou a ser liberada por um conselho de eupátridas.
E -Os demiurgos tornaram-se o grupo social dominante em cada pólis, compartilhando o poder político com os eupátridas.

Questão 17: (UFSCAR/SP) O legado da Grécia à filosofia ocidental é a filosofia ocidental. Bernard Williams. In: Finley M.I. O legado da Grécia, 1998.
A afirmação baseia-se no fato de que:
A - a filosofia moderna ocidental, apesar de ter deixado o pensamento filosófico grego para trás, recupera como princípio básico o legado mítico dos helenos;
B - os filósofos gregos foram lidos pelos romanos, depois negados pela tradição romântica medieval e, posteriormente, recuperados por iluministas como Voltaire e Diderot;
C - os gregos foram os criadores de quase todos os campos importantes do conhecimento filosófico, como a metafísica, a lógica, a ética e a filosofia política;
D - os sofistas, como Sócrates e Platão, responsáveis pela produção de obras no campo da mitologia, consolidaram os princípios da filosofia ocidental moderna;
E -a metafísica de Platão tem estruturado, até hoje, as bases conceituais e filosóficas do pensamento científico e tecnológico contemporâneo ocidental.

Questão 18: (FUVEST/SP)"Vendo Sólon [que] a cidade se dividia pelas disputas entre facções e que alguns cidadãos, por apatia, estavam prontos a aceitar qualquer resultado, fez aprovar uma lei específica contra eles, obrigando-os, se não quisessem perder seus direitos de cidadãos, a escolher um dos partidos". Aristóteles, em A Constituição de Atenas. A lei visava:
A - diminuir a participação dos cidadãos na vida política da cidade;
B - obrigar os cidadãos a participar da vida política da cidade;
C - aumentar a segurança dos cidadãos que participavam da política;
D - deixar aos cidadãos a decisão de participar ou não da política;
E -impedir que conflitos entre os cidadãos prejudicassem a cidade.


Questão 19: (UFC)Leia o texto abaixo: “(...) Os homens comuns desaparecem com a morte, no terrível esquecimento do Hades tornam-se anônimos, sem-nome. Somente o indivíduo heróico, aceitando enfrentar a morte na flor de sua juventude, vê seu nome perpetuar-se gloriosamente de geração em geração. Sua figura singular fica para sempre inscrita na vida comum...” (VERNANT, Jean Pierre. L’individu, la mort, l’amour: soi-même et l’autre en Grèce ancienne. Paris: Gallimard, 1989. p. 217.) Assinale a alternativa correta quanto à construção da imagem do guerreiro na Grécia Antiga:
A -As epopéias eram narrativas da vida de indivíduos comuns durante o período homérico.
B -A Ilíada e a Odisséia foram as narrativas que consolidaram o ideal de guerreiro.
C -A Ilíada é a narrativa que desconstruiu a idealização do guerreiro.
D -Para os gregos a imortalidade era conquistada através das ações cotidianas.'
E -A morte dos deuses do Olimpo era uma forma de perpetuar a imagem dos guerreiros.

Questão 20: (UnB/DF) O mundo greco-romano não se estruturava como os Estados Nacionais Contemporâneos, mas de modo bem distinto, como Cidades-Estados. Estas, que conhecemos pela tradição escrita, pela epigrafia ou pelas fontes arqueológicas, eram muito diferentes entre si: nas dimensões territoriais, nas riquezas, em suas histórias particulares e nas diferentes soluções obtidas, ao longo dos séculos, para os conflitos de interesses entre seus componentes. A maioria delas nunca ultrapassou a dimensão de pequena unidade territorial, abrigando alguns milhares de habitantes – não mais que cinco mil, quase todos envolvidos com o meio rural. Outras, de porte médio, chegaram a congregar vinte mil pessoas. Algumas poucas, portos comerciais ou centros de grandes impérios, atingiram a dimensão de verdadeiras metrópoles, com mais de cem mil habitantes – e, por vezes, como na Roma imperial, chegaram à escala de um milhão de habitantes. (GUARINELLO, Luiz N. Cidades-Estados na Antiguidade clássica. In: PINSKY Jaime; PINSKY Carla B. (Orgs.). História da cidadania. São Paulo: Contexto, 2003. p. 30 [com adaptações]).Julgue os itens seguintes considerando as estruturas lingüísticas e idéias do texto acima, bem como a organização das cidades ao longo da História, e diga qual está incorreta:
A -No texto, conhecer "pela epigrafia" significa conhecer pela grafia de epigramas.
B -sujeito de "eram muito diferentes entre si" é "Estas", pronome que se refere a "Cidades-Estados".
C -Ao longo dos séculos, a cultura greco-latina influenciou a literatura brasileira, notadamente no Arcadismo e no Parnasianismo.
D -Atenas é exemplo típico de Cidade-Estado grega: pequeno território e reduzida população, comparativamente às Cidades-Estados da sua época, não impediram que o comércio nela florescesse e que, no século V a.C., atingisse a plenitude de seu desenvolvimento cultural e do exercício da democracia.
E - Em Esparta, um dos modelos de pólis grega, o desenvolvimento das instituições políticas foi prejudicado pelo acentuado militarismo imposto e conduzido pela classe dominante, razão pela qual sua experiência democrática ficou aquém da ateniense.
F -Roma, Cidade-Estado que conheceu uma trajetória distinta da verificada pelas Cidades-Estados helênicas, a partir da República, procedeu à conquista da península italiana e, ao derrotar Cartago, assumiu o controle do Mediterrâneo, ponto de partida para a constituição do Império Romano.
G -De forma geral, o panorama europeu da Alta IdadeMédia, que sucedeu à crise final do Império Romano, mostrou-se essencialmente ruralizado e, ainda que convivendo com eventuais impérios, como foi o caso do império de Carlos Magno, tendeu à fragmentação do poder político.
H -Na Baixa Idade Média, compondo o cenário de esgotamento que prenunciou o declínio do feudalismo, o renascimento da vida urbana indicava, entre outros aspectos, a retomada da atividade mercantil em níveis de crescente intensidade.
I -No mundo contemporâneo, algumas cidades se estendem por grandes regiões, formando as megalópoles: redes de cidades integradas social e espacialmente por meios de transporte, sistemas de comunicações e fluxos de pessoas, mercadorias, capitais e informações.
J -Nas metrópoles atuais, nota-se um total desvinculamento com o mundo rural, isto é, as relações campo – cidade deixaram de existir.

Questão 21: (UEMS)Assinale o principal conflito no qual os gregos se envolveram contra outro povo:
A -Guerras Púnicas.
B -Confederação de Delos.
C -Liga do Peloponeso.
D -Guerras Médicas.
E -Guerra de Tróia.

Questão 22: (UEMS)A religião grega era, sobretudo, antropomórfica, desta forma seus deuses tinham:
A -as fraquezas, as paixões e as virtudes humanas, mas, apesar de serem eternos e mais felizes do que os mortais, não fugiam ao fatalismo do destino, por vezes cruel;
B -as conquistas latinas, as paixões esvoaçantes, e eram conhecidos como Zeus, Era e Atena;
C -as mortes precoces, os amores prematuros, e eram Mercúrio, Netuno e Dionísio;
D -as populações com culto de origem oriental, era o deus do vinho, das águas e celestial;
E -as deusas, os deuses, as festas, a sabedoria.

Questão 23: (UFES)O conjunto das reformas políticas que se encontravam na origem da polis dos lacedemônios estava reunido em um documento proveniente do
oráculo de Delfos denominado “Grande Retra”, muito provavelmente um decreto-lei primitivo, anterior ao século VI a.C., sobre o governo espartano.
De acordo com esse documento: A respeito da organização política de Esparta no período clássico (séculos V e IV a.C.), não é correto afirmar que:
A -o corpo cívico era constituído por indivíduos de sexo masculino, nascidos de pai e mãe espartanos, os assim denominados homoioi ou “iguais”.
B -a polis era uma oligarquia que, de modo atípico, conservava a instituição da realeza, representada por dois reis escolhidos entre as famílias mais
importantes, os quais eram obrigados a jurar lealdade à constituição espartana;
C -o Estado espartano regulava estritamente o sistema educacional dos cidadãos, razão pela qual as crianças do sexo masculino eram, aos 7 anos de idade,
retiradas do convívio familiar para receberem uma formação militar coletiva;
D -o conselho espartano (gerúsia) era formado por trinta membros, cabendo-lhe a tarefa de elaborar os projetos de lei a serem submetidos à assembléia, e atuava como a mais alta instância da justiça criminal;
E -a assembléia espartana (ecclesia), da qual fazia parte o conjunto da população da Lacedemônia (espartanos, periecos e hilotas), era soberana sobrepondo-se à capacidade decisória da gerúsia.

Questão 24: (UEPG/PR) [...] "Polis" é a palavra grega que traduzimos por "cidade-estado". É uma tradução, porque a pólis normal não se assemelhava muito a uma cidade e era muito mais do que um Estado. Mas a tradução, como a política, é a arte do possível [...] (KITTO, 1980, p. 107.).
Sobre a "polis" grega, assinale o que for correto:
1 -A Democracia, invenção grega, possibilitou, desde a época arcaica, uma tendência à participação eqüânime da população na propriedade da terra, superando as barreiras de riqueza e de sangue.
2 -As primeiras poleis, ao que parece, teriam surgido na Grécia asiática, local de chegada de jônios e eólios expulsos pelos invasores dórios e que, mediante um processo de sinecismo topográfico e político, formaram cidadelas com governos próprios.
4 -As cidades formaram um conjunto de estados autônomos, que podiam se opor entre si, ou estabelecer alianças e coligações, mas nunca chegaram a submeter-se a um único governo.
8 -Os poemas, como a "Ilíada" e a "Odisséia", deram aos gregos o sentimento de que, a despeito das suas divergências, faziam parte de um conjunto; o sentimento de uma unidade nacional-espiritual que os opunha aos bárbaros, àqueles que não compreendiam a língua grega, embora dividida em dialetos, e que não tinham as mesmas crenças que eles.
16 -A Guerra do Peloponeso, embora tivesse causado algumas fraturas entre espartanos e atenienses, serviu para garantir a hegemonia grega no Mediterrâneo.

Questão 25: (UNICAP/PE)A organização socioeconômica e política da Grécia antiga se evidencia como um conjunto de transformações originárias do seu processo de colonização, iniciado no século VII a.C., durando, aproximadamente, dois séculos.Das alternativas, qual a incorreta?
A -1 - A intensa colonização tornou várias cidades dependentes do comércio marítimo, desenvolvendo o artesanato.
B -2 - Na agricultura, as transformações levaram grandes e pequenos proprietários à procução de oliveira e vinha.
C -3 - A escravidão diminuiu com os escravos, sendo usados apenas em trabalhos de construção.
D -4 - O uso dos escravos no artesanato e na agricultura prejudicou enormemente o padrão de vida das populações pobres.
E -5 - Nas cidades, os comerciantes e artesãos enriqueceram com a economia monetária, em detrimento da economia natural.

Questão 26: (UFPE) Para entender a História, é importante buscar meios, a fim de explicá-la e poder compreender melhor as relações sociais e os mistérios do mundo. Na Antigüidade, a filosofia grega muito contribuiu para a reflexão e, mesmo nos dias atuais, sua produção tem acentuado destaque no pensamento ocidental. Com relação à contribuição dos filósofos gregos, podemos afirmar que:
A -as teorias de Platão sedimentaram as bases do idealismo, pois defendiam o relativismo político e se contrapunham aos ensinamentos de Sócrates;
B - as reflexões dos sofistas causaram grande impacto na sociedade da época, com seu relativismo e seus questionamentos sobre a existência da verdade;
C - a filosofia de Aristóteles sintetizou o pensamento do mundo antigo, contribuindo para afirmar a possibilidade do relativismo e a necessidade de certezas absolutas;
D - as reflexões de Sócrates sobre a ética e a virtude não foram sistematizadas e eram totalmente contrárias às reflexões de Aristóteles;
E - a compreensão que os pré-socráticos tinham da formação do universo pouco significou para o pensamento filosófico, sobretudo as teorias de Demócrito e Parmênides.

Questão 27: (PUC/CAMP) Na Grécia Antiga, um dos mais importantes representantes dos sofistas foi Protágoras de Abdera, que afirmava que "o homem é a medida de todas as coisas." No contexto histórico que marcou o século V a.C., os sofistas:
A -forneceram elementos fundamentais para o desenvolvimento da democracia, por terem valorizado sobretudo o espírito crítico, a palavra e as técnicas de argumentação;
B -desempenharam um papel importante na difusão das obras de Homero, ao reforçarem a importância da mitologia e dos deuses como elementos unificadores do povo grego;
C -contribuíram para o fortalecimento do sistema monárquico, visto que idealizaram um sistema de leis que beneficiou amplamente a aristocracia rural, principalmente nas cidades de Tebas e Atenas;
D -foram perseguidos e condenados à morte, uma vez que pregavam o monoteísmo e questionavam qualquer tipo de Estado, de lei e de autoridade sobre os homens;
E -exerceram grande influência sobre os legisladores gregos, que adotaram medidas drásticas para a unificação do poder político e para o desaparecimento das cidades-estado.

Questão 28: (UFSCAR/SP)O legado da Grécia à filosofia ocidental é a filosofia ocidental.(Bernard Williams. In: Finley M. I. O legado da Grécia, 1998.)
A afirmação baseia-se no fato de que:
A -a filosofia moderna ocidental, apesar de ter deixado o pensamento filosófico grego para trás, recupera como princípio básico o legado mítico dos helenos;
B -os filósofos gregos foram lidos pelos romanos, depois negados pela tradição romântica medieval e, posteriormente, recuperados por iluministas, como Voltaire e Diderot;
C -os gregos foram os criadores de quase todos os campos importantes do conhecimento filosófico, como a metafísica, a lógica, a ética e a filosofia política;
D -os sofistas, como Sócrates e Platão, responsáveis pela produção de obras no campo da mitologia, consolidaram os princípios da filosofia ocidental moderna;
E -a metafísica de Platão tem estruturado, até hoje, as bases conceituais e filosóficas do pensamento científico e tecnológico contemporâneo ocidental.

Questão 29: (FGV/SP)O período helenístico foi marcado por grandes transformações na civilização grega. Entre suas características, podemos destacar:
A -O desenvolvimento de correntes filosóficas que, diante do esvaziamento das atividades políticas das cidades-Estado, faziam do problema ético o centro de suas preocupações visando, principalmente, o aprimoramento interior do ser humano.
B -Um completo afastamento da cultura grega com relação às tradições orientais, decorrente, sobretudo, das rivalidades com os persas e da postura depreciativa que considerava bárbaros todos os povos que não falavam o seu idioma.
C -A manutenção da autonomia das cidades-Estado, a essa altura articuladas primeiro na Liga de Delos, sob o comando de Atenas e, posteriormente, sob a Liga do Peloponeso, liderada por Esparta.
D -A difusão da religião islâmica na região da Macedônia, terra natal de Felipe II, conquistador das cidades-Estado gregas.
E -O apogeu da cultura helênica representado, principalmente, pelo florescimento da filosofia e do teatro e o estabelecimento da democracia ateniense.

Questão 30: (UNICAP/PE) Para se entender o modelo da Cidade-Estado grega, teremos que esclarecer que não havia práticas exatamente iguais para todas. Tomemos como exemplo os modelos mais conhecidos: Esparta e Atenas. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s):
A -Esparta era governada por uma diarquia, ou seja, dois reis pertencentes a famílias rivais.
B -Em Atenas, o conselho de anciões, ou Gerúsia, fazia as leis e julgava as disputas que surgissem.
C -Os espartanos maiores de 30 anos participavam da Ápela, assembléia que se reunia para aprovar ou rejeitar os projetos de lei que a Gerúsia elaborava.
D -Os atenienses sempre foram governados pelo basileu, líder máximo da sociedade, ao qual cabia realizar as principais funções administrativas.
E -Na Cidade-Estado ateniense, o basileus tinha apenas a função religiosa; seu poder era limitado pelos eupátridas, os "bem nascidos".

Questão 31: (UFG/GO)A migração é uma forma de escapar às questões complicadas que dizem respeito à propriedade das terras, ao perdão de dívidas e às partilhas; porém, quando uma cidade antiga tem que legislar sobre esses assuntos, deve fazê-lo a longo prazo e de maneira cautelosa, para não provocar conflitos.
(ACKER; Tereza Van. Grécia. A vida cotidiana na Cidade-Estado. São Paulo: Atual, 1994. p. 63. Adaptado de Platão, As leis.)
O estudo dos movimentos populacionais revela bem mais que o mero deslocamento de povos em um território. Há uma lógica política que procura responder aos conflitos inerentes à vida social. Acerca dos embates políticos e dos movimentos migratórios na Grécia Antiga (VI a IV aC), julgue os itens:
A -Em Atenas, os conflitos políticos deixaram de ser uma mera questão privada. A formação da pólis definiu um conjunto de regras e de leis escritas que deveriam ser aceitas e obedecidas pelo conjunto dos cidadãos.
B -Em Atenas, as migrações representam uma estratégia de resolução das tensões sociais, possibilitando a distribuição de terras e a resolução dos conflitos políticos por meio de concessões feitas ao povo.
C -O expansionismo de Atenas teve como resultado a formação de um Império centralizado, rompendo com a fragmentação política que marcava a organização das cidades-estados.
D -A propriedade da terra era considerada o fundamento do regime democrático e a distribuição de terras nas colônias rompeu com o regime escravista, que, gradualmente, foi substituído pelo trabalho de pequenos proprietários.

Questão 32: (UFPE) Através da filosofia, os gregos instituíram para o Ocidente europeu as bases e os princípios fundamentais do que chamamos razão, racionalidade, ciência, ética, política, técnica, arte.(Marilena Chauí . Convite à Filosofia.)Com base nessa afirmação, assinale a(s) alternativa(s) correta(s):
A -através dos mitos, os gregos antigos procuravam explicar a origem do mundo e dos fenômenos naturais. Aos poucos, estas explicações foram sendo substituídas por categorias lógicas e racionais;
B -filósofos gregos procuravam respostas para as questões sobre a origem do mundo. Estes fazem parte da primeira fase da filosofia grega, conhecida como pré-socrática ou cosmológica;
C -no final do século V a.C., teve início a segunda fase da filosofia grega, conhecida como socrática ou antropológica. Neste período, os filósofos passaram a se preocupar também com os problemas relacionados ao indivíduo e à organização da humanidade;
D -Sócrates foi um dos filósofos mais procurados na Grécia Antiga, por ajudar as pessoas a resolverem seus problemas, levando-as a encontrarem suas próprias respostas. Por incentivar o raciocínio, foi perseguido pelas autoridades atenienses, julgado e condenado à morte;
E -a filosofia na Grécia teve ainda no século IV a.C. a sua terceira fase: a sistemática. Aristóteles, discípulo de Platão, é o principal representante desse período.

Questão 33: (UFMT) A Grécia é considerada o berço da civilização ocidental contemporânea, tendo exercido grande influência, principalmente, sobre as sociedades européias. Sobre a Grécia Antiga, assinale a(s) alternativa(s) correta(s):
A -A Grécia não possuía um Estado Nacional Unificado, sendo composta por várias cidades independentes, entre as quais se destacaram Atenas e Esparta.
B -A democracia grega era ampla, admitindo a participação de todas as pessoas no processo político.
C -Um dos principais motivos da expansão grega foi a escassez de terras férteis em território grego que promoveu a criação de inúmeras colônias às margens do mar Mediterrâneo.
D -As cidades gregas não lutavam entre si, concentrando seus esforços bélicos somente para subjugar outro povo ou se defender de agressões externas.

Questão 34: (PUC-RS)Responder à questão com base nas afirmativas abaixo, sobre a Grécia Antiga no Período Clássico.
I. As Guerras Médicas opuseram o Império Persa em expansão às cidades-estados gregas, pelo controle da Ásia Menor e das rotas comerciais nos mares Egeu e Negro.
II. A vitória das cidades-estados gregas sobre o Império Persa marca o início da hegemonia ateniense na Grécia e o apogeu da democracia.
III. O "Século de Péricles" alternou a democracia, caracterizada pela extensão dos direitos políticos aos comerciantes estrangeiros e o fim da escravidão, com o imperialismo ateniense sobre as outras cidades-estados gregas.
IV. A hegemonia ateniense não encontrou resistência entre as outras cidades-estados gregas, mas sucumbiu diante da falta de apoio militar para enfrentar a invasão da Grécia por Alexandre da Macedônia.
Pela análise das afirmativas, conclui-se que somente são corretas:
A -I e II
B -I e III
C -II e III
D -II e IV
E -III e IV

Questão 35: (UFSCAR/SP) Há muitas maravilhas mas nenhuma é tão maravilhosa quanto o homem. (...) Soube aprender sozinho a usar a fala e o pensamento mais veloz que o vento e as leis que disciplinam as cidades, e a proteger-se das nevascas gélidas, duras de suportar a céu aberto... (SÓFLOCES, Antígona. Rio de Janeiro: Zahar, 1993. p. 210-211. Tradução de Mário da Gama Kury.) O fragmento acima, apresentação do Coro de Antígona, drama trágico de autoria de Sófocles, manifesta uma perspectiva típica da época em que os gregos clássicos:
A -enalteciam os deuses como o centro do universo e submetiam-se a impérios centralizados;
B -criaram sistemas filosóficos complexos e opuseram-se à escravidão, combatendo-a;
C -construíram monumentos, considerando a dimensão humana, e dividiram-se em cidades-estados;
D -proibiram a representação dos deuses do Olimpo e entraram em guerra contra a cidade de Tróia;
E -elaboraram obras de arte monumentais e evitaram as rivalidades e as guerras entre cidades.

Questão 36: (VUNESP)Entre os legados dos gregos da Antiguidade Clássica que se mantêm na vida contemporânea, podemos citar:
A -a concepção de democracia com a participação do voto universal;
B -a promoção do espírito de confraternização por intermédio do esporte e de jogos;
C -a idealização e a valorização do trabalho manual em todas suas dimensões;
D -os valores artísticos como expressão do mundo religioso e cristão;
E -os planejamentos urbanísticos segundo padrões das cidades-acrópoles.

Questão 37: (UFMS) Sobre as cidades-estados ou pólis da Grécia Antiga, é correto afirmar que:
1 -a tripartição do governo em uma ou mais assembléias, um ou mais conselhos e em determinados magistrados escolhidos entre homens elegíveis, foi uma de suas principais características;
2 -a participação direta dos cidadãos no processo político das cidades-estados marcou profundamente a história das pólis no Período Clássico;
4 -a inexistência de uma separação absoluta entre órgão de governo e de justiça, e o fato de que a religião e os sacerdócios integrarem o aparelho do Estado, também caracterizam as cidades-estados do Período Clássico;
8 -as pólis também consolidaram a liberdade individual e a igualdade social entre todos os seus habitantes (cidadãos, estrangeiros e escravos; homens e mulheres), sendo a primeira experiência de verdadeira democracia na história da humanidade;
16 -os poemas Ilíada e Odisséia, escritos por Homero, são fontes textuais de grande importância para o conhecimento do processo de desintegração dos genos, unidade social básica da época anterior ao Período Arcaico, e do surgimento da pólis.

Questão 38: (PUC-SP) Atenas foi dividida por Clístenes, no ano 508 a.C., em distritos (demos). Neles:
A -as decisões eram tomadas pelo conjunto de habitantes, independentemente do fato de serem ou não livres;
B -os cidadãos eram reconhecidos como iguais perante as leis, que derivavam de sua vontade;
C -as guerras eram preparadas por meio de uma rigorosa organização militar, que envolvia todos os moradores;
D -os estrangeiros eram plenamente aceitos e tinham direito a voz e a voto nas assembléias;
E -as divisões sociais eram estabelecidas de forma rígida e os plebeus eram excluídos das tomadas de decisão.

Questão 39: (UNESP/SP) A palavra democracia originou-se na Grécia Antiga e ganhou conteúdo diferente a partir do século XIX. Ao contrário do seu significado contemporâneo, a democracia na pólis grega:
A -funcionava num quadro de restrições específicas de direitos políticos, convivendo com a escravidão, excluindo do direito de participação os estrangeiros e as mulheres;
B -abrangia o conjunto da população da cidade, reconhecendo o direito de participação de camponeses e artesãos em assembléias plebéias livremente eleitas;
C -pregava a igualdade de todas as camadas sociais perante a lei, garantindo a todos o direito de tomar a palavra na Assembléia dos cidadãos reunida na praça da cidade;
D -evitava a participação dos militares e guerreiros, considerando-os incapazes para o exército da livre discussão e para a tomada de decisões consensuais;
E -era exercida pelos cidadãos de maneira indireta, considerando que estes escolhiam seus representantes políticos por intermédio de eleições periódicas e regulares.

Questão 40: (UFC) Leia o trecho abaixo:Numerosas são as maravilhas da natureza, mas de todas a maior é o homem! Singrando os mares espumosos, impelido pelos ventos do sul, ele avança, e arrasta as vagas imensas que surgem ao redor! Géia, a suprema divindade, que todas as mais supera, na sua eternidade, ele [o homem] a corta com suas chamas.. (Sófocles, Antígona. São Paulo. Edições de Ouro, S.d. p. 164) Com base no texto, a respeito da cultura grega, é correto afirmar que:
A -a força de expressão da cultura erudita extinguiu a influência e a herança da mitologia;
B -o valor da ação humana dependia de sua adaptação às imposições estabelecidas pela religião;
C -a liberdade de expressão, na Grécia, destacava o homem como a medida de todas as coisas;
D -a unidade política grega e a centralidade do poder decorriam da valorização do homem;
E -a democracia grega estimulou as reações contra o politeísmo.

Questão 41: (UESC/BA) Drácon foi um personagem semimítico, a quem a tradição atribuiu o primeiro código de leis escritas da Grécia – o Código de Drácon. O povo lutava por essas leis escritas para não ficar à mercê das resoluções dos eupátridas; sua situação, porém, não se alterou, porque as leis eram extremamente rígidas e até puniam com a morte os crimes contra a propriedade.(Cáceres, p. 70)As informações do texto e os conhecimentos sobre os códigos de leis, na Grécia Antiga, permitem afirmar:
A -A pressão popular para o estabelecimento das leis escritas partiu de movimentos de rebelião de escravos e de servos gregos.
B -O caráter privado da propriedade territorial foi preservado nos códigos de leis que vigoraram na Grécia Antiga.
C -As primeiras leis escritas estabelecidas na Grécia chamavam-se "Leis das Doze Tábuas".
D -Os eupátridas eram sacerdotes encarregados de proteger as leis da pátria.
E -O Código de Drácon estabeleceu as bases da democracia na Grécia.

Questão 42: (UFES) "... tendo-se posto à frente do povo no quarto ano após a queda dos tiranos, sob o arcontado de Iságoras, começou primeiramente por repartir todos os Atenienses em dez tribos, em lugar de quatro, querendo misturá-los, a fim de que mais pessoas participassem na politeia [...]. Depois estabeleceu que a Boulé teria quinhentos membros, em vez de quatrocentos. [...] Dividiu o território da cidade em trinta grupo de demos, dez consagravam os demos urbanos, dez os de Parália, dez os da Masogeia e deu a estes grupos o nome de trítias." (ARISTÓTELES, Athenaiôn Politeia XXI. In: MOSSE, C. As instituições gregas. Lisboa: Edições 70, 1985, p. 38.) Ao texto podem ser associadas:
A -as reformas arquitetônicas de reconstrução e embelezamento de Atenas, promovidas por Péricles;
B -as reformas legais de organização e registro, por escrito, das leis, promovidas por Drácon;
C -as reformas públicas, gerando emprego a thetas e georgóis descontentes, promovidas por Psístrato;
D -as reformas sociais entre as quais se destacava o fim da escravidão por dívidas, promovidas por Sólon;
E -as reformas políticas que deram fim à ditadura e inauguraram a democracia, promovida por Clístenes.

Questão 43: (UFRN/RN) O período helenístico foi marcado por grandes transformações na civilização grega. Entre suas características, podemos destacar:
A -O desenvolvimento de correntes filosóficas que, diante do esvaziamento das atividades políticas das cidades-Estado, faziam do problema ético o centro de suas preocupações visando, principalmente, o aprimoramento interior do ser humano.
B -Um completo afastamento da cultura grega com relação às tradições orientais,decorrente, sobretudo, das rivalidades com os persas e da postura depreciativa que considerava bárbaros todos os povos que não falavam o seu idioma.
C -A manutenção da autonomia das cidades-Estado, a essa altura articuladas primeiro na Liga de Delos, sob o comando de Atenas e, posteriormente, sob a Liga do Peloponeso, liderada por Esparta.
D -A difusão da religião islâmica na região da Macedônia, terra natal de Felipe II, conquistador das cidades-Estado gregas.
E -O apogeu da cultura helênica representado, principalmente, pelo florescimento da filosofia e do teatro e o estabelecimento da democracia ateniense.

Questão 44: (UNIFESP/SP)Quando, a partir do final do último século a. C., Roma conquistou o Egito, e áreas da Mesopotâmia, encontrou nesses territórios uma forte presença de elementos gregos. Isto foi devido:
A -ao recrutamento de soldados gregos pelos monarcas persas e egípcios;
B -à colonização grega, semelhante à realizada na Sicília e Magna Grécia;
C -à expansão comercial egípcia no Mediterrâneo Oriental;
D -à denominação persa na Grécia durante o reinado de Dario;
E -ao helenismo, resultante das conquistas de Alexandre o Grande.

Questão 45: (UNAERP/SP) O solo grego não produzia alimento suficiente para uma população em crescimento e, cada vez mais, as poucas terras férteis concentravam-se nas mãos de poucos que, ao mesmo tempo, usufruíram do poder político. O camponês pobre recorria ao grande proprietário, para obter empréstimos, e tinha que dar uma parte do que produzisse ao rico proprietário. O camponês que pedia empréstimos era conhecido como:
A -eupátrida;
B -geomore;
C -arconte;
D -hoplita;
E -hiparco.

Questão 46: (USF/SP) A pobreza do solo, a situação geográfica e a concentração de terras nas mãos das grandes famílias foram fatores responsáveis, na Grécia Antiga pela:
A -expansão territorial;
B -hegemonia ateniense;
C -guerra do Peloponeso;
D -conquista de Cartago;
E -dominação tebana.

Questão 47: (UFPR) A Civilização Ocidental tem na Grécia Antiga uma de suas fontes mais ricas.
Um dos seus legados mais expressivos foi o termo e a noção de democracia.
A respeito da prática da democracia entre os gregos da Antiguidade, é correto afirmar:
1 -Na democracia ateniense, participavam com plenos direitos políticos apenas os cidadãos.
2 -Havia um grande número de indivíduos que não eram considerados “cidadãos” e, por conseguinte, não tinham os mesmos direitos que eles.
4 -Entre os que eram atingidos pela restrição dos direitos políticos figuravam os metecos (estrangeiros) em Atenas.
8 -Os escravos, recrutados entre populações livres endividadas ou tomadas como presas de guerra, não gozavam de direitos políticos.
16 -Os escravos conseguiram melhores condições de vida após promoverem constantes revoltas, em particular aquela liderada por Crixus, Oenomaus e Spartacus em 73-71 a.C.
32 -Muito embora o regime democrático tenha funcionado com perfeição em Atenas, jamais foi admitida a participação direta do “cidadão” no governo.

Questão 48: (UFSC/SC) A educação espartana visava ao (à):
A -aprimoramento físico e ao aprimoramento da conversação;
B -formação de guerreiros hábeis também na prática da engenharia e administração;
C -formação de soldados, quanto aos rapazes, e de “boas parideiras” para as moças;
D -formação de um espírito cívico da época;
E -desenvolvimento do corpo e da mente, numa interação harmô-nica, objetivando o bem coletivo.

Questão 49: (UNESP/SP) Os eupátridas integravam a sociedade ateniense na condição de:
A -membros da camada dirigente, aristocrática, possuidora das melhores terras.
B -descendentes de pais estrangeiros e mães atenienses.
C -membros da plebe, sem direitos políticos ou posses.
D -servos dedicados ao trabalho doméstico.
E -escravos na mais completa sujeição econômica.

Questão 50: (PUC-PR)“Um deus, parece, se ocupou de vós: prevendo o futuro, implantou duas estirpes gêmeas de reis, em lugar de uma única (...) introduziu o comedimento do sábio poder exercido pela velhice na força arrogante que se apoiava sobre o nascimento, tomando a competência dos vinte e oito Gerontes igual à dos Reis na votação dos assuntos mais importantes (...) Constatando que o governo ainda era cheio de orgulho e desconfiança, impôs-lhe à guisa de freio a soberania dos Éforos (...)” Platão, As Leis. O texto de Platão e o conhecimento da conservadora organização política da Cidade-Estado ou Pólis Espartana permite afirmar corretamente:
l. No lugar de uma monarquia existia uma diarquia, ou seja, dois reis, certamente para evitar a autocracia.
ll. Os componentes do Senado ou Gerúsia eram anciãos, em número de vinte e oito, com mais de sessenta anos e competia-lhes fazer as leis.
lll. O texto de Platão omite a existência da Assembléia do Povo ou Ápela, formada por cidadãos de mais de trinta anos, que ratificava ou não as decisões da Gerúsia.
Está correta ou estão corretas:
A -apenas l e lll;
B -apenas ll e lll;
C -apenas ll;
D -apenas l;
E -todas.

Questão 51: (FGV/RJ) As Cidades-Estados, na Grécia:
A -eram politicamente autônomas.
B -apresentavam organização econômica solidária.
C -estavam unidas na política de colonização do Mediterrâneo.
D -possuíam princípios religiosos antagônicos.
E -mantiveram política comercial comum.

Questão 52: (MACKENZIE/SP) -Atenas e Esparta são referências sempre destacadas quando a Grécia Antiga é mencionada. A respeito delas é válido afirmar que:
A -Atenas se destacou pelas práticas militares que em Esparta tiveram pouca influência.
B -tiveram evolução política semelhante e com ambas a forma democrática foi a mais adotada.
C -os constantes conflitos entre elas levou à divisão, ao enfraquecimento e à posterior dominação da Grécia pelos macedônios.
D -desunidas nas Guerras Médicas, possibilitaram a vitória e a dominação dos persas sobre o território grego.
E -a forte união dessas duas Cidades-Estados garantiu a centralização política grega.

Questão 53: (UFPR) “Nossa constituição política não segue as leis de outras cidades, antes lhes serve de exemplo. Nosso governo se chama democracia, porque a administração serve aos interesses da maioria e não de uma minoria” (Trecho do Discurso de Péricles. Citado por AQUINO, R.S. et alli. História das sociedades; das comunidades primitivas às sociedades medievais. R.J., Livro Técnico, 1980 p. 201). Identifique as proposições verdadeiras e as falsas sobre aquele tempo:
1 -O trecho acima refere-se a Atenas, no período da Grécia Clássica.
2 -Na Grécia daquele tempo, a cidade fazia parte de um estado mais amplo, administrativamente centralizado.
4 -A citada Democracia se fazia por um governo participativo de todos os cidadãos.
8 -Na maioria democrática estavam incluídos homens e mulheres, livres ou escravos.
16 -A estrutura política caracteriza-se pela centralização teocrática.

Questão 54: (CEFET/PR) A 1ª Cultura Clássica dos povos da Antiguidade é a “Cultura Grega”. Ao lado desse classicismo, os legisladores atenienses sugeriram a melhor forma de governo para o povo, a Democracia, que chegou até nós. É chamado “Pai da Democracia”:
A -Drácon;
B -Sólon;
C -Péricles;
D -Clístenes;
E -Homero.

Questão 55: (UEL/PR) “... na Grécia Arcaica, o aedo (isto é, poeta cantor) representava o máximo poder da comunicação. Toda visão do mundo e consciência de sua propria história é, para os gregos, conservada e transmitida pelo canto do poeta.” Dois importantes nomes que correspondem à descrição de poeta a que o texto se refere são:
A -Tucídides e Heródoto;
B -Platão e Heráclito;
C -Pitágoras e Ulisses;
D -Homero e Hesíodo;
E -Aquiles e Teseu.

Questão 56: (UNIFAE/PR) Os poemas atribuídos a Homero – a Ilíada e a Odisséia – falam, respectivamente:
A -das histórias de Zeus, rei dos deuses gregos, e do herói Teseu, que matou o Minotauro;
B -da sociedade ateniense e da sociedade espartana;
C -da Eclésia, o órgão mais importante da democracia ateniense, e do Areópago, o tribunal mais antigo de Atenas;
D -da guerra de Tróia e da viagem de Ulisses;
E -da Lei das Doze Tábuas e do cavalo de Tróia.

Questão 57: (UFPR) Com relação à Grécia Antiga, assinale as afirmações corretas:
1 -As colônias gregas eram politicamente independentes das cidades fundadoras.
2 -Eólios, dórios, aqueus e jônios foram tribos gregas primitivas.
4 -Os gregos antigos descendem do povo semita.
8 -A Ilíada e a Odisséia são poemas atribuídos ao poeta Homero.
16 -O tema principal da Ilíada é a evolução da Democracia.

Questão 58: (MACKENZIE/SP)“A partir do século VIII, os gregos viveram um segundo processo de dispersão, espalhando-se pelo Mediterrâneo e fundando, no litoral da Itália, França e Espanha, inúmeras colônias, cidades que mantinham uma série de laços, principalmente culturais, com os lugares de origem dos colonizadores.” O texto diz respeito à fundação de colônias na Grécia Antiga; o fator determinante para essas migrações foi:
A -o crescimento populacional e a escassez de terras cultiváveis no território grego;
B -o expansionismo político, defendido pelo regime democrático das cidades gregas;
C -a invasão dos persas e a conseqüente destruição das cidades na Grécia Continental;
D -a derrota grega na Guerra de Tróia, responsável pelo declínio econômico da Grécia;
E -o desenvolvimento da navegação e a busca de recursos minerais.

Questão 59: (FCMSCSP) A vida econômica da Grécia, no Período Homérico (século XII a VIII a.C.), tinha como um dos seus traços marcantes o fato de:
A -basear-se fundamentalmente na criação de animais, especialmente o cavalo, por sua importância militar.
B -explorar o trabalho escravo, por ser o trabalho considerado uma atividade indigna pelos proprietários (hipei).
C -dedicar-se ao comércio marítimo, estabelecendo ligações entre vários pontos do continente europeu.
D -apresentar uma característica doméstica, concentrando-se quase que exclusivamente no pastoreio e na agricultura.
E -explorar numerosas colônias, sobretudo na Magna Grécia, tendo em vista a pobreza do solo continental.

Questão 60: (UNESP/SP) “A conseqüência mais aparente das invasões foi a destruição quase integral da civilização micênica. No espaço de um século, as criações orgulhosas dos arquitetos aqueus, palácios e cidadelas, não são mais do que ruínas. Ao mesmo tempo vemos desaparecer a realeza burocrática, a escrita, que não passava de uma técnica de administração, e todas as criações artísticas...” (Pierre Lévèque, A aventura grega.)
O texto refere-se às invasões:
A -persas;
B -germânicas;
C -macedônicas;
D -dóricas;
E -cretenses.

Questão 61: Com sua impressionante produção intelectual, artística e religiosa, a civilização grega influenciou de maneira decisiva todas as civilizações posteriores. Sobre a civilização grega, assinale as alternativas corretas:
1 -A maior contribuição da cultura grega foi o humanismo, isto é, a valorização do homem como a mais importante criatura do universo.
2 -Embora divididos politicamente, pois cada cidade-Estado gozava de total autonomia, os gregos tinham uma unidade cultural representada pela mesma língua, pela mesma religião e por muitos costumes semelhantes.
4 -Os gregos eram politeístas. Acreditavam que seus deuses tinham forma humana
e eram dotados de qualidade e defeitos como os homens.
8 -Havia também os heróis, considerados semideuses, que realizavam grandes proezas.
16 -De acordo com a mitologia grega, os deuses moravam no Olimpo, a montanha mais alta da Grécia; Zeus era o soberano.

Questão 62: É bem provável que o médico tenha que utilizá-lo para vencer a resistência do paciente durante o inquérito e apressar o diagnóstico. Trata-se de um método no qual se chega à verdade pela exploração dos erros e contradições do interrogado. É, em última análise, O MÉTODO SOCRÁTICO, adotado nos diálogos de Platão. A “parturição” das verdades encerradas nos espíritos, a habilidade de interrogar usando a técnica de Sócrates, são conhecidas como:
A -hermenêutica;
B -propedêutica;
C -maiêutica;
D -prosódia;
E -eudemônica.

Questão 63: (PUC-PR) A herança grega constitui uma das bases do pensamento ocidental. Enumere os parênteses conforme a correspondência adequada e, depois, aponte a alternativa que contém a seqüência correta:
01) Historiador, narra a história da Guerra do Peloponeso.
02) Orador, opôs-se aos planos de Filipe da Macedônia com relação à Grécia.
03) Filósofo, divulgou a máxima: “Conhece a ti mesmo”.
04) Médico, é considerado o Pai da Medicina.
05) Sábio grego, ensinava que tudo na natureza derivava de um elemento básico – a água.
( ) Sócrates
( ) Hipócrates
( ) Tales de Mileto
( ) Tucídides
( ) Demóstenes
A -3, 5, 2, 1, 4
B -3, 4, 5, 1, 2
C -3, 4, 5, 2, 1
D -5, 4, 3, 1, 2
E -3, 5, 1, 4, 2

Questão 64: (UTP/PR) Sobre a religião dos gregos podemos afirmar que:
I. Era uma religião antropomórfica, ou seja, os deuses, além da forma, tinham direitos e virtudes humanos.
II. Era grande o número de deuses, que mais se assemelhavam aos heróis lendários.
III. Era uma religião prática, cujos seguidores pediam ajuda para a atividade e não para a salvação de sua alma.
IV. Não havia dogmas.
A -Todas as afirmativas estão corretas.
B -Somente a alternativa I está correta.
C -As afirmativas I e II estão corretas.
D -As afirmativas II e IV estão corretas.
E -Nda.

Questão 65: (FGV/RJ) Escreveram peças para teatro, durante o Século de Péricles (V a.C.):
A -Homero, Tucídides, Heródoto e Xenofonte;
B -Ésquilo, Sófocles, Eurípedes e Aristófanes;
C -Sócrates, Protágoras, Platão e Aristófanes;
D -Eratóstenes, Arquimedes, Euclides e Pitágoras;
E -Píndaro, Alceu, Safo e Hesíodo.

Questão 66: (UNESP/SP) A civilização grega atingiu extraordinário desenvolvimento. Os ideais gregos de liberdade e a crença na capacidade criadora do homem têm permanente significado. Acerca do imenso e diversificado legado cultural grego, é correto afirmar que:
A -a importância dos jogos olímpicos limitava-se aos esportes;
B -a democracia espartana era representativa;
C -a escultura helênica, embora desligada da religião, valorizava o corpo humano;
D -os atenienses valorizavam o ócio e desprezavam os negócios;
E -poemas, com narrações sobre aventuras épicas, são importantes para a compreensão do período homérico.

Questão 67: (FEPAR/PR) A filosofia ocidental. Um de seus filósofos nada escreveu; sua doutrina só chegou até nós através de seus discípulos. Suas máximas são “Só sei que nada sei” “Conhece-te a ti mesmo”. Foi condenado à morte, acusado de corromper a juventude. Esse filósofo foi:
A -Aristóteles;
B -Heródoto;
C -Platão;
D -Sócrates;
E -Xenofonte.

Questão 68: (PUC-PR) Denominamos de “civilização helenística” à civilização que resultou:
A -da unificação cultural do Oriente, após as conquistas de Ciro I;
B -da fusão de elementos culturais gregos e persas, ao fim das Guerras Médicas;
C -da fusão de elementos culturais atenienses e espartanos ao fim da Guerra do Peloponeso;
D -da fusão dos elementos culturais gregos e romanos nas áreas conquistadas por Roma;
E -da fusão de elementos culturais gregos e orientais nas regiões conquistadas por Alexandre Magno.

Questão 69: (FGV/RJ) As conquistas de Alexandre significaram a expansão da cultura grega a sua influência sobre as regiões conquistadas. Decorrentes dessa expansão, o incremento foi provocado:
A -pela criação de bibliotecas nos grandes centros manufatureiros;
B -pela ruptura das fronteiras nacionais permitindo maior intercâmbio;
C -pela introdução da trírreme no Mediterrâneo;
D -pela substituição do papiro pelo pergaminho, o que facilitou a popularização da escrita;
E - por ter sido a língua grega tornada oficial em todo o Oriente, o que facilitou o intercâmbio entre os mercadores.

Questão 70:O século V a.C., em Atenas, caracterizou-se, entre outras coisas, por um acelerado desenvolvimento de suas atividades culturais. Destacaram-se, entre as inúmeras construções, o Partenon, o Erecteu, as muralhas.O que mais contribuiu para que os atenienses tivessem esse desenvolvimento foi (foram):
A -os imensos recursos provenientes de seus aliados da Confederação de Delos;
B -a rivalidade cultural entre Esparta e Atenas;
C -o espírito ateniense voltado sempre para o belo;
D -a imposição de Péricles, amante das belas artes e chefe de Atenas, nesta fase de sua história;
E -a conquista da Pérsia, cujos sábios e arquitetos foram levados para Atenas.

Questão 71: (FGV/RJ) Depois de conquistar o Oriente, Alexandre incorporou os vencidos ao seu exército, promoveu casamentos entre gregos e persas e adotou cerimônias políticas orientais com o fim de:
A -empreender a conquista da África;
B -agradar aos chineses conquistados;
C -consolidar seu domínio com as cidades gregas conquistadas;
D -criar um império de caráter universal integrando gregos e bárbaros;
E -deter a expansão romana no Oriente.

Questão 72: (PUC-RS) A Confederação de Delos, organizada após a vitória dos gregos sobre os persas, teve como conseqüência:
A -a supremacia de Atenas sobre as cidades helênicas;
B -uma duradoura aliança comercial entre os gregos e persas no Mediterrâneo;
C -a hegemonia de Esparta, estendendo seu poder político sobre toda a Grécia;
D -a aliança de Esparta e Atenas por motivos estratégicos;
E -a fortificação de Esparta como principal região estratégica sobre a Grécia.

GABARITO:
questão 1: B - questão 2: B - questão 3: - questão 4: B - questão 5: B - questão 6: C - questão 7: C - questão 8: A - questão 9: A - questão 10: D - questão 11: A - questão 12: B - questão 13: B, D - questão 14: B - questão 15: 28 - questão 16: D - questão 17: C - questão 18: A - questão 19: B - questão 20: J ; questão 21: D - questão 22: A - questão 23: E - questão 24: 14 - questão 25: C - questão 26: B - questão 27: A - questão 28: C - questão 29: A - questão 30: A, C, E - questão 31: A, B - questão 32: A, B, C, D, E - questão 33: A, C - questão 34: A - questão 35: C - questão 36: B - questão 37: 23 - questão 38: B - questão 39: A - questão 40: C - questão 41: B - questão 42: E - questão 43: A - questão 44: E - questão 45: B - questão 46: A - questão 47: 15 - questão 48: C - questão 49: A - questão 50: E - questão 51: A - questão 52: C - questão 53: 5 - questão 54: D - questão 55: D - questão 56: D - questão 57: 11 - questão 58: A - questão 59: D - questão 60: D - questão 61: 31 - questão 62: C - questão 63: B - questão 64: A - questão 65: B - questão 66: E - questão 67: D - questão 68: E - questão 69: B - questão 70: A - questão 71: D - questão 72: A

Atividades de História Antiga - Egito

História - Antiga - Egito

Questão 1: (UFMS) Sobre o Antigo Egito, assinale a(s) alternativa(s) correta(s):
1 -A religiosidade egípcia tinha, como sua principal característica, o monoteísmo antropozoomórfico.
2 -A formação da sociedade e a economia egípcia estavam intimamente vinculados às cheias e vazantes periódicas dos rios Tigre e Eufrates.
4 -A produção artística era predominantemente de inspiração religiosa.
8 -A preocupação com os mortos fez com que os egípcios construíssem túmulos duradouros como as Mastabas e os Hipogeus, lugares onde eram sepultados nobres e sacerdotes ilustres.
16 -A economia era controlada pelo faraó, dono nominal da maioria das terras, sendo a agricultura a principal atividade econômica que, de modo geral, estava voltada para suprir as necessidades da população.

Questão 2: (UFC) O nome do rei egípcio Amenófis IV (c. 1377 a.C – c. 1358 a.C) está ligado à reforma religiosa que substitui o culto de Amon-Rá pot Áton e determinou o fim do politeísmo. Além do caráter religioso, essa reforma buscava:
A -limitar a riqueza e o poder político crescentes dos sacerdotes;
B -reunificar o Egito, após as disputas promovidas pelos monarcas;
C -pôr fim às revoltas camponesas motivadas pelos cultos antropomórficos;
D -reunir a população, por meio da religião, para fortalecer a resistência aos hicsos;
E -restabelecer o governo teocrático, após o crescimento da máquina administrativa.

Questão 3: (FRB/BA) Os rios sempre foram de vital importância para a vida do homem e, desde as primeiras civilizações, foram disputados por povos das diversas partes do planeta. Com base nessa afirmativa e nos conhecimentos sobre a influência dos rios na história da humanidade, pode-se afirmar:
A -Os rios Tigre e Eufrates foram disputados, na Antigüidade, por povos de diversas etnias e nas suas margens surgiram as chamadas civilizações clássicas.
B -A navegação pelo rio Nilo colocou os antigos egípcios em contato com outras civilizações do Oriente, sendo esse contato responsável pela formação de uma cultura multinacional que sofreu grande influência das culturas vizinhas.
C -O rio Jordão, na Palestina, objeto de conflito entre Israel e os Estados Árabes é importante para o islamismo, pois, segundo essa religião, suas águas purificam os pecadores.
D -As terras banhadas pelo rio Paraíba, no Brasil, possibilitaram o desenvolvimento da cafeicultura na província de São Paulo, tornando-a, a partir do século XIX, a província mais importante economicamente, no Segundo Reinado.
E -A disputa pela estratégica região do rio Prata gerou, no século XIX, um grande conflito entre o Brasil e governo da Argentina que, com sua tendência expansionista, ordenou a invasão da província de Mato Grosso através do rio Paraguai.

Questão 4: (UFSC/SC) Sobre o Egito Antigo, é correto afirmar que:
1 -a construção das pirâmides atendia às necessidades da vida após a morte dos faraós. Esse tipo de construção foi característica da arquitetura funerária durante todo o período do Egito Antigo e só foi possível graças à enorme mão-de-obra escrava existente desde o Antigo Reino;
2 -o Rio Nilo foi de suma importância em vários aspectos da vida dos antigos egípcios. Não só a agricultura foi possível devido ao seu ciclo de cheias, como também a noção de tempo cíclico, base do pensamento egípcio, levou à crença na vida após a morte;
4 -a despeito da influência islâmica, o Egito atual mantém as mesmas crenças religiosas do Egito Antigo;
8 -os egípcios antigos acreditavam em vários deuses que se relacionavam entre si e formavam seu sistema mitológico.

Questão 5: (UFMS) A respeito da sociedade egípcia da Antiguidade Oriental, é correto afirmar que:
A -a formação dos “nomos”, as reuniões de comunidades de aldeias, ocorreu após a formação do Estado, o qual emergiu entre 4000 e 3000 a.C;
B -o Estado egípcio era uma “Monarquia Despótica”, isto é, uma monarquia em que o soberano era ao mesmo tempo um governante e um deus;
C -o faraó governava por meio de um aparelho burocrático bastante simples e eficiente, constituído basicamente por alguns escribas e soldados;
D -o exército egípcio era pequeno, não-profissionalizado e empregado apenas na defesa do faraó e de sua família;
E -a escravidão coletiva foi o regime de produção dominante na época.

Questão 6: (UFPE) A religião teve uma presença marcante na história dos povos antigos. Entre estes, os egípcios se destacam, pois a atividade religiosa exercia grande influência em todos os aspectos de sua vida. Sobre este tema, podemos afirmar que:
A -cerimônias religiosas eram realizadas pelos sacerdotes a cada ano, para garantir a chegada da inundação, e o faraó agradecia a colheita solenemente às diversas divindades;
B -a religião tinha um significado fundamental na vida pública, mas a vida privada dependia dos Oráculos. Quando os homens do povo tomavam uma decisão importante, consultavam o oráculo da sua família;
C -a religião penetrava intimamente a vida pública. A vida privada era independente da religião do Estado, e as mulheres, por serem as maiores responsáveis pela atividade agrícola, cuidavam da religião doméstica;
D -os Oráculos dos deuses desempenhavam um papel importante na solução de problemas políticos e burocráticos;
E -a importância da religião na vida do povo egípcio pode ser avaliada pela prática de as mulheres sem filhos se desnudarem diante de touros ou carneiros sagrados, esperando mudar a condição de esterilidade por sua exposição a tais símbolos de fertilidade.

Questão 7: (UFC) Observe a ilustração apresentada abaixo:
(MELLA, Frederico A. O Egito dos faraós: história, civilização, cultura. 3. ed. São Paulo: Hermes 1998. p. 18) Considerando a representação da escrita egípcia, é correto afirmar que:
A -a utilização de recursos decorativos favoreceu a escrita em virtude de facilitar a compreensão popular;
B -os sinais apresentados constituíam um aperfeiçoamento da arte profana como forma de expressão;
C -a diversidade de sinais utilizados tornava complexa a representação do que se queria exprimir;
D -a diversidade de sinais utilizados na escrita resultou de uma imposição religiosa;
E -os desenhos elaborados representavam uma simplificação da escrita hierática.

Questão 8: (CEFET/PR) A arquitetura dos templos do Antigo Egito apresentava entre suas características:
A -a utilização de tijolos de argila queimada na construção de colunas e paredes;
B -o seu reduzido tamanho, por serem apenas moradia da divindade;
C -a inexistência de telhados, uma vez que quase não ocorriam chuvas durante todo o ano;
D -a ausência de esculturas, uma vez que os preceitos religiosos de então não permitiam a representação da figura humana;
E -a excessiva grandeza em suas dimensões e solidez na construção, com emprego intensivo de pedra como matéria-prima.

Questão 9: (FATEC-SP) As manifestações religiosas da cultura egípcia caracterizaram-se por uma estreita relação com a natureza. Por isso:
A -os deuses assumiram formas de animais ou de forças da natureza;
B -os templos obedeciam às linhas ditadas pelas formas naturais, impedindo a criatividade dos artistas;
C -todos os mortos eram colocados em sarcófagos e guardados nas pirâmides para serem protegidos contra a ira divina da natureza;
D -as esculturas humanas não possuíam feições definidas pelo temor de ofender aos deuses da natureza;
E -a astronomia foi pouco desenvolvida em virtude do misticismo que cercava os estudos dos astros.

Questão 10: (CEFET/PR)Com relação ao Antigo Egito, assinale a alternativa verdadeira:
A -Os antigos egípcios não acreditavam na existência da alma.
B -O faraó Amenóphis IV tentou implantar o culto politeísta.
C -As mastabas, as pirâmides e os hipogeus eram câmaras funerárias.
D -Os egípcios desenvolveram a química e a matemática.
E -A pintura e a escultura tiveram artes em desenvolvimento limitado.

Questão 11: (FGV/RJ) Os Estados Teocráticos da Mesopotâmia e do Egito evoluíram acumulando características comuns e peculiares culturais. Os egípcios desenvolveram a prática de embalsamar o corpo humano porque:
A -se opunham ao politeísmo dominante na época;
B -os seus deuses, sempre prontos para castigar os pecadores, desencadeavam o dilúvio;
C -depois da morte, a alma podia voltar ao corpo mumificado;
D -havia necessidade de construção de túmulos em forma de pirâmides, erigidos para a eternidade;
E -somente haveria possibilidade de salvação para os camponeses.

Questão 12: (PUC-PR) “A literatura era consumida apenas pela aristocracia. As obras eram impregnadas de idéias religiosas e morais: entre elas podemos citar o Livro dos Mortos, o Discurso do Camponês Eloqüente.”
“A arquitetura era sólida, de proporções colossais, tentando representar toda a força e o poder da monarquia; entre os exemplos podemos citar os templos de Lúxor e Karnac.”
“A escultura caracterizou-se pelo convencionalismo e a rigidez, explicados pelas concepções religiosas.”
Textos extraídos de Aquino. História das Sociedades. SP
Os aspectos artísticos e literários expressam a personalidade de um povo. Analisando os quadros acima, concluímos que se referem aos:
A -sumérios;
B -persas;
C -hebreus;
D -assírios;
E -egípcios.

Questão 13: (FPM/SP) Sobre a sociedade egípcia, assinalar as alternativas corretas:
1 -Na parte superior da sociedade estava o faraó, um verdadeiro deus vivo.
2 -Abaixo do faraó vinham os membros da nobreza, constituída pelos parentes do faraó,
pelos altos funcionários e pelos sacerdotes.
4 -Os sacerdotes em geral formavam um grupo à parte e gozavam de muito prestígio, devido às funções que exerciam.
8 -Os escribas preenchiam os cargos administrativos; a maioria da população
era formada por camponeses.
16 -Os camponeses, artesãos e escravos em geral tinham um bom nível de vida.

Questão 14: (EMESCAM/ES) A vida política do Antigo Império do Egito possuía alguns traços peculiares, como o fato de que:
A -a separação entre o Estado e a religião era total, pois não havia uma religião oficial;
B -os governantes dos nomos eram diretamente eleitos pelo povo, ainda que subordinados pelo faraó;
C -a monarquia, a fim de evitar o despotismo, não tinha caráter hereditário;
D -o faraó exercia o poder como Deus; assim, era mais uma teocracia que autocracia;
E -os poderes executivo e judiciário confundiam-se, sendo o faraó o juiz supremo, salvo nos casos que envolvessem crime político.

Questão 15: Assinale a alternativa correta. “O Egito, presente do Nilo”. Desta frase do historiador grego Heródoto, podemos afirmar que:
A -o sistema econômico dos egípcios repousava, principalmente, numa base agrária alimentada em função do Nilo;
B -o Nilo propiciava excelente meio de transporte para mercadorias que alimentavam um grande comércio;
C -as “indústrias” das aldeias no curso do Nilo eram incentivadas à produção pela facilidade oferecida pelo transporte fluvial;
D -as obras monumentais, muitas existentes até hoje, eram adornadas pelo ouro de lavagem, oferecido pelo rio;
E -todas as alternativas estão corretas.

Questão 16: Acerca do aspecto social do Egito na Antiguidade, assinale a alternativa correta. Era uma sociedade:
A -móvel e hierárquica;
B -imóvel e econômica;
C -imóvel e hierárquica;
D -móvel e econômica;
E -móvel e privilegiada.

Questão 17: (PUC-PR) Sobre a civilização egípcia, é correto afirmar que:
I. Tínis e Mênfis foram capitais do Antigo Império, caracterizado no geral pela paz, teocracia nas primeiras dinastias e construção das grandes pirâmides de Gizé, das quais a de Quéops é o maior destaque.
II. A civilização egípcia pôde desenvolver-se no Nordeste africano graças ao Rio Nilo, que proporciona inundações anuais. A dependência da vida do Egito para com o grande rio foi resumida por Heródoto, “Pai da História”, na frase: “O Egito é um dom do Nilo” ou “O Egito é uma dádiva do Nilo”.
III. A religião foi elemento cultural que mais atuou na vida do povo egípcio,
embora fosse politeísta, exceto no período do Novo Império,
quando ocorreu a revolução ou reforma de Amenófis IV. Este faraó estabeleceu o culto monoteísta de Aton, simbolizado pelo disco solar.
IV. Tendo longa duração, cerca de 40 séculos, a civilização egípcia
somente desapareceu com a Queda de Constantinopla, em 1453.
Estão corretas:
A -apenas as opções I e II;
B -apenas as opções II e III;
C -apenas as opções I, II e III;
D -apenas as opções I, III e IV;
E -todas as opções estão corretas.

Questão 18: (UTP/PR) “Salve, ó Nilo... Regas a terra em toda parte, ó deus dos grãos, senhor dos peixes, produtor do trigo e da cevada... Logo que tuas águas se erguem, a terra se agita de alegria...” O Rio Nilo era a força que movimentava a economia da sociedade que, na região, se organizou. As características do sistema econômico lá implantado foram:
I. atividade econômica dirigida pelo poder central, como resultante da estrutura geográfica;
II. a economia se organizou segundo o modo de produção asiático;
III. a presença marcante da propriedade privada do solo, permitindo, então, um bom progresso técnico;
IV. uma produção voltada para o mercado, superando a economia natural.
Estão corretas:
A -I, II, III e IV;
B -I, II e III;
C -I e II;
D -III e IV;
E -I, III e IV.

Questão 19:Durante o Novo Império Egípcio, ocorreu a reforma religiosa. Assinale abaixo a alternativa que contenha os elementos desta reforma:
A -instalação de um culto monoteísta liderado por Amenófis IV;
B -separação radical entre religião e Estado, em nome da república;
C -extinção do caráter hereditário do processo político;
D -ascensão da crença em Amon-Rá, principal deus dos egípcios;
E -No Egito, muitos animais gozavam de um culto todo especial. Houve maior intensidade desta mentalidade com a reforma.

Questão 20: (UEL/PR) No Novo Império, a revolução religiosa, promovida por Amenófis IV, teve grande significado porque se constituiu na:
A -expulsão dos hicsos, povos semitas que dominaram o Egito desde o Antigo Império;
B -unificação das diferentes províncias – nomos – evitando, assim, a fragmentação do Estado;
C -introdução do monoteísmo religioso, a fim de barrar o crescimento político do clero;
D -realização de modificações na estrutura social do Egito para eliminar as oligarquias agrárias;
E -promoção de uma ampla e irrestrita reforma agrária, visando diminuir as diferenças sociais.

Questão 21: O faraó egípcio personificava todos os grandes poderes do Estado, sendo um deus vivo. Essa atribuição resultava numa autoridade de característica:
A -materialista;
B -teocêntrica;
C -antropocêntrica;
D -racional;
E -democrática.

GABARITO:
questão 1: 28 - questão 2: A - questão 3: D - questão 4: 10 - questão 5: B - questão 6: A, D, E - questão 7: C - questão 8: E - questão 9: A - questão 10: C - questão 11: C - questão 12: E - questão 13: 15 - questão 14: D - questão 15: A - questão 16: C - questão 17: C - questão 18: C - questão 19: A - questão 20: C
questão 21: B

Atividade de História Antiga - Mesopotâmia

História - Antiga - Mesopotâmia

Questão 1: (UFES) O surgimento do Estado no Oriente Próximo, no decorrer da segunda metade do IV milênio a.C., foi marcado por um conjunto de transformações tecnológicas, entre as quais não se inclui:
A -a construção de templos e palácios, a exemplo dos zigurantes mesopotâmicos e das pirâmides egípcias;
B -a agricultura irrigada, baseada na exploração das águas do Tigre, do Eufrates e do Nilo;
C -a utilização da escrita hieroglífica, no Egito, e da escrita cuneiforme, na Mesopotâmia;
D -o advento da metalurgia do bronze, na Mesopotâmia, e do cobre, no Egito;
E -o predomínio da economia pastoril, na Mesopotâmia, e da cultura da oliveira, no Egito.

Questão 2: (UFAM) “Se um homem alugar um boi ou um asno, e se nos campos o leão matar o gado, é o proprietário do gado quem sofrerá a perda. Se um homem bater em seu pai, terá as mãos cortadas. Se um homem furar o olho de um homem livre, ser-lhe-á furado o olho”. Sendo um dos primeiros códigos de lei de que se tem conhecimento, este texto está associado:
A -Ao Império Babilônico sob o reinado de Hamurabi.
B -Ao Império Persa sob a dinastia de Talião.
C -Ao Império Persa sob o reinado de Cambises ll.
D -Ao Egito sob o reinado de Amenófis l.
E -A Sociedade ateniense sob a direção de Péricles.

Questão 3: (UFSC/SC) “Bagdá – O famoso tesouro de Nimrud, desaparecido há dois meses em Bagdá, foi encontrado em boas condições em um cofre no Banco Central do Iraque em Bagdá, submerso em água de esgoto, segundo informaram autoridades do exército norte-americano. Cerca de 50 itens, do Museu Nacional do Iraque, estavam desaparecidos desde os saques que seguiram à invasão de Bagdá pelas forças da coalizão anglo-americana. Os tesouros de Nimrud datam de aproximadamente 900 a.C. e foram descobertos por arqueólogos iraquianos nos anos 80, em quatro túmulos reais na cidade de Nimrud, perto de Mosul, no norte do país. Os objetos, de ouro e pedras preciosas, foram encontrados no cofre do Banco Central, em Bagdá, dentro de um outro cofre, submerso pela água da rede de esgoto.Os tesouros, um dos achados arqueológicos mais significativos do século 20, não eram expostos ao público desde a década de 90. Uma equipe de pesquisadores do Museu Britânico chegará na próxima semana em Bagdá para estudar como proteger os objetos.” O ESTADO DE SÃO PAULO. Versão eletrônica. São Paulo: 07 jun. 2003. Disponível em: Assinale a(s) proposição(ões) correta(s) em relação às sociedades que se desenvolveram naquela região na Antigüidade:
1 - A região compreendida entre os rios Tigre e Eufrates, onde hoje se localizam os territórios do Iraque, do Kweite (Kwait) e parte da Síria, era conhecida como Mesopotâmia.
2 - Na Mesopotâmia viveram diversos povos, entre os quais podemos destacar os sumérios, acádios, assírios e babilônios.
4 - A religião teve notável influência na vida dos povos da Mesopotâmia. Entre eles surgiu a crença em uma única divindade (monoteísmo).
8 -Os babilônios ergueram magníficas construções feitas com blocos de pedra, das quais são exemplos as pirâmides de Gisé.
16 -Os povos da Mesopotâmia, além da significativa contribuição no campo da Matemática, destacaram-se na Astronomia e entre eles surgiu um dos mais famosos códigos de leis da Antigüidade, o de Hamurábi.
32 - Muitos dos povos da Mesopotâmia possuíram governos autocráticos. Entre os caldeus surgiu o sistema democrático de governo.


Questão 4: (ACAFE/SC) No Egito e na Mesopotâmia surgiram algumas das primeiras civilizações da humanidade. Com relação ao passado e ao presente dessas regiões, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
A - técnicas agrícolas avançadas, cidades sofisticadas e religiões complexas e elaboradas faziam parte do universo cultural do Antigo Egito e da Mesopotâmia;
B - a maior parte da antiga Mesopotâmia é o atual Iraque, país relativamente novo que sofreu com a ditadura de Saddam Hussein, com duas guerras recentes e ocupação pelos EUA, desde 2003;
C - um dos maiores problemas do atual Egito é a grande população que vive na estreita faixa do rio Nilo, onde se encontra a maioria das terras agricultáveis do país;
D - eram civilizações muito antigas, mas já possuíam elementos culturais modernos como uma religião monoteísta e valores culturais ligados ao individualismo e ao capitalismo;
E - devido à expansão árabe-muçulmana, a partir do séc. VII d.C., o Egito e a Mesopotâmia foram islamizados e até hoje a maioria de seus habitantes é de origem árabe, professando a religião islâmica.

Questão 5: (UFRGS) O atual Iraque obrigou territorialmente a maior parte da Antiga Mesopotâmia (terra entre rios), berço de ricas civilizações. Entre essas civilizações encontram-se os sumerianos, os quais se caracterizavam por:
A -apresentar uma comunidade constituída por clãs familiares independentes, onde a administração política descentralizada era exercida pelos patriarcas das aldeias;
B -constituir um império duradouro e unificado, imune, graças a suas defesas naturais e a seus grandes exércitos, aos perigos inerentes às migrações de sociedades nômades;
C -representar uma sociedade liderada pela oligarquia mercantil e pelos proprietários de navios, cujo poder e riqueza advinham sobretudo do comércio e do domínio dos mares do Oriente Médio;
D -provocar uma ruptura embrionária entre a dimensão divina e a dimensão humana da figura real, dado que o Patesi não era o próprio Deus, como no Egito, mas apenas seu representante;
E -formar um povo economicamente auto-suficiente, que não praticava relações comerciais com o exterior.

Questão 6: (UCS/RS) O Código Hamurabi, um bloco de pedras com 2,25 metros de altura, encontra-se hoje no Museu do Louvre, em Paris. Dos muitos artigos de lei nele gravados, cerca de 250 já foram decifrados. Com isso, informações sobre a sociedade mesopotâmica puderam ser reveladas.FIGUEIRA, D. História. São Paulo: Ática, 2003, p. 26. Analise, quanto à sua veracidade (V) ou falsidade (F), as afirmativas abaixo sobre a sociedade mesopotâmica e o seu código de leis:
( ) A chamada Lei de Talião (talionis, em latim, significa “tal” ou “igual”) apareceu pela primeira vez no Código de Hamurabi. Ela pregava o princípio do “olho por olho, dente por dente”, ou seja, ao infrator aplicava-se um castigo proporcional ao dano causado.
( ) O Código de Hamurabi trata dos mais variados assuntos relativos à vida cotidiana. Abrange, entre outros temas, a regulamentação e o exercício das profissões, fixando a remuneração dos trabalhadores e as normas a respeito do casamento, da assistência às viúvas, aos órfãos, aos pobres, etc.
( ) Na maioria das sociedades atuais, a Lei de Talião não é mais aplicada. No entanto, há países do Oriente Médio em que ainda se paga olho por olho, literalmente. Na Arábia Saudita, no Iêmen e em alguns dos Emirados Árabes, ladrões têm as mãos cortadas.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo:
A -V – F – V
B - V – V – V
C -F – V – F
D - F – F – V
E -F – F – F

Questão 7: (FFFCMPA/RS) Considere o texto abaixo:Localizada entre dois grandes rios, lá reinaram na Antiguidade Assurbanipal e Nabucodonosor. A Torre de Babel, os Jardins Suspensos da Babilônia e o herói mítico Gilgamesh são algumas conhecidas referências das manifestações artístico-culturais dos povos que habitavam essa região. O texto diz respeito à antiga civilização que se desenvolveu na região que hoje corresponde ao território:
A -da Etiópia;
B -do Egito;
C -da Turquia;
D -do Iraque;
E -de Madagascar.

Questão 8: (UFPE)Não se pode esquecer a luta de alguns povos da Antiguidade, para construir seus vastos impérios. Contudo, esses povos também expressaram, na arte, seus sonhos e desejos. Numa análise mais geral dessas manifestações, podemos afirmar que:
A -a escrita suméria expressava a habilidade artística do seu povo, que era bastante envolvido com uma religião liderada pelos escribas;
B -os hebreus conseguiram construir uma arte original, desarticulada das manifestações religiosas;
C -os egípcios conseguiram realizar revoluções na arte de pintar murais, mas não se preocuparam com a arquitetura de seus templos religiosos;
D -a arte assíria não merece destaque, devido à preocupação excessiva do seu povo com a guerra e com o imperialismo;
E -a grandiosidade da arte dos caldeus manifesta-se com especial destaque nas suas obras arquitetônicas.

Questão 9: (UPE) As sociedades da Antiguidade Oriental tiveram práticas sociais com influências marcantes das religiões e inventaram outras formas de conhecer o mundo. Na Mesopotâmia, ocorreu/ocorreram:
A -o predomínio de castas sacerdotais poderosas, mas que criticavam o poder existente e combatiam as superstições;
B -expressões artísticas pouco originais, direcionadas só para admiração dos deuses e das forças da natureza;
C -o uso da escrita cuneiforme, a descoberta do uso da raiz quadrada e a crença na ação de espíritos malígnos causadores de doenças;
D -a crença em deuses antropomórficos, oniscientes e eternos que não eram adorados em templos;
E -uma arte direcionada para consagração dos feitos militares e não preocupada com a construção de uma arquitetura grandiosa.

Questão 10: (UFRGS) Relacione os povos antigos assinalados na coluna da direita com os respectivos rios indicados à esquerda.
1 . Azul e Amarelo ( ) Chineses
2 . Indo e Ganges ( ) Egípcios
3 . Jordão ( ) Hebreus
4 . Nilo ( ) Hindus
5 . Tibre ( ) Mesopotâmicos
6. Tigre e Eufrates
A seqüência numérica correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A -5 . 1 . 2 . 6 . 3
B -1 . 4 . 5 . 2 . 6
C -2 . 4 . 6 . 5 . 3
D -6 . 3 . 4 . 5 . 1
E -1 . 4 . 3 . 2 . 6

Questão 11: (UCS/RS) O Antigo Oriente Próximo - também chamado de Ásia Ocidental ou Ásia Anterior - abrangia o Egito, a Arábia, a Síria, a Palestina, a Mesopotâmia, a Armênia, o Irã e a Ásia Menor. Foi nessa região que as primeiras civilizações começaram a se formar por volta de 7 mil anos atrás.
Assinale a alternativa incorreta acerca dessas civilizações:
A -As civilizações egípcias, suméria e babilônica tiveram um ponto em comum: desenvolveram-se nas proximidades de grandes rios, aproveitando o regime de suas águas que favorecia a fertilidade da terra e, conseqüentemente, a prática da agricultura.
B -O povo mesopotâmico vivia na região do Oriente Médio localizada entre os rios Tigre e Eufrates, que deságuam no Golfo Pérsico, e onde atualmente se situa o território do Iraque. O nome Mesopotâmia foi dado pelos gregos e significa "terra entre rios".
C -A religião exerceu marcante influência nas civilizações do Antigo Oriente, sendo a base do poder dos governantes e o elemento que marcou profundamente o progresso das Letras, Artes e Ciências.
D -Os fenícios se diferenciam dos demais povos da Antiguidade no campo religioso, pelo fato de adotarem o monoteísmo, a crença num Deus único, enquanto todos os demais povos eram politeístas.
E -Os mesopotâmicos enterravam os mortos em túmulos para que não perturbassem os vivos. Acreditavam que, no seu mundo subterrâneo, os mortos se alimentavam de pó para sempre. Para os egípcios, a morte era a separação do corpo e da alma. Enquanto o corpo fosse preservado, a alma viveria. Um dia, corpo e alma voltariam a se reunir.

Questão 12: (UFRGS) Principal governante do primeiro império babilônico, o rei Hamurabi (1792-1750 a.C.) destacou-se pelas conquistas territoriais e pela forma de administração dos territórios conquistados. Em seu legado, podemos incluir a:
A -construção de um complexo conjunto arquitetônico em seu palácio suntuoso, conhecido como Os Jardins Suspensos da Babilônia;
B -criação de um sistema coerente de escrita para ser utilizada nos cultos religiosos praticados no império, denominada acádica-cuneiforme;
C -fixação, por escrito, dos costumes jurídicos num dos primeiros códigos de leis de que se tem notícia. O Código de Hamurabi;
D -organização de um exército permanente composto por guerreiros profissionais assalariados, armados com equipamentos de ferro;
E -realização da célebre Torre de Babel, construção de altura descomunal, mencionada no Antigo Testamento.

Questão 13: (UFSCAR/SP) Entre as transformações havidas na passagem da pré-história para o período propriamente histórico, destaca-se a formação de cidades em regiões de:
A -solo fértil, atingido periodicamente pelas cheias dos rios, permitindo grande produção de alimentos e crescimento populacional;
B -difícil acesso, cuja disposição do relevo levantava barreiras naturais às invasões de povos que viviam do saque de riquezas;
C -entroncamento de rotas comerciais oriundas de países e continentes distintos, local de confluência de produtos exóticos;
D -riquezas minerais e de abundância de madeira, condições necessárias para a edificação dos primeiros núcleos urbanos;
E -terra firme, distanciada de rios e de curso d’água, com grau de salubridade compatível com a concentração populacional.

Questão 14: (UFBA) Nos vales dos rios Nilo e Tigre-Eufrates surgiram os primeiros Estados e as primeiras sociedades marcadas por profundas diferenças sociais. Nestes vales desenvolveram-se:
1 -Estados absolutistas ostentados pelo lucro de um intenso comércio.
2 -Estados confederados mantidos pelas classes dominantes.
4 -Monarquias teocráticas com uma economia baseada na agricultura de subsistência.
8 -Cidades-Estados governadas por membros das classes privilegiadas.
16 -Estados fortalecidos pela ação desinteressada da nobreza agrária.

Questão 15: (UEL/PR) Deu-se nome de Revolução Urbana à grande transformação da Idade do Bronze, que teve como palco o Egito e a Mesopotâmia. Conquanto esse processo tenha ocasionado a passagem das comunidades agrícolas auto-suficientes para cidades com comércio e artesanato especializado, pode-se ainda afirmar que:
A -a agricultura continuou sendo a base econômica;
B -o comércio tomou o lugar da coleta enquanto atividade econômica;
C -o pastoreio continuou sendo a base econômica;
D -a revolução urbana não se associou a nenhuma atividade econômica;
E -não houve qualquer alteração no processo econômico.

Questão 16: (FATEC-SP) O primeiro exército organizado do mundo, com recrutamento obrigatório e que se tornou uma força permanente após o reinado de Tiglath-pileser III (745-728 a.C.), foi uma criação dos:
A -egípcios;
B -caldeus;
C -assírios;
D -sumérios;
E -acádios.

Questão 17: A Mesopotâmia, estreita faixa de terras, foi assim denominada pelos gregos por estar entre os rios:
A -Assur e Lagash;
B -Tigre e Eufrates;
C -Nilo e Eridu;
D -Jordão e Kish;
E -Tibre e Akkad.

Questão 18: (FEPAR/PR) Foi capital dos Assírios:
A -Ur;
B -Nínive;
C -Lagash;
D -Babilônia;
E -Agadé.

GABARITO:
questão 1: E - questão 2: A - questão 3: 19 - questão 4: E - questão 5: D - questão 6: B - questão 7: D - questão 8: E - questão 9: C - questão 10: E - questão 11: D - questão 12: C - questão 13: A - questão 14: 14 - questão 15: A - questão 16: C - questão 17: B - questão 18: B

ATIVIDADES PRÉ-HISTÓRIA

Questão 1: (UFBA) Os usos, os costumes, as tradições, as técnicas e as formas de ser que caracterizam os povos ao longo da história da humanidade e que constituem a cultura relacionam-se e influenciam-se mutuamente.
Com base nessa afirmação e nos conhecimentos sobre cultura, pode-se concluir:
1 -Costumes cotidianos e técnicas de produção de utensílios eram passados de um povo para outro desde a Antiguidade, através do comércio, das campanhas militares e das migrações sistemáticas.
2 -A tradição oral como fonte de recuperação da memória nas sociedades modernas foi extinta e superada pelo aparecimento da escrita e do registro gráfico dos fatos acontecidos ao longo da história dessas sociedades.
4 -As expressões populares da cultura caracterizam-se pela diversidade de formas e origens, pela espontaneidade e pela marca das experiências regionais, o que contribui para a formação da consciência regional dos diferentes grupos sociais.
8 -A dominação política e militar por povos culturalmente diferentes daqueles que foram conquistados pode resultar em variadas formas de síntese cultural, observadas, dentre outras, através de transformações produzidas nas línguas faladas entre eles.
16 -Os povos ágrafos, por não usarem a escrita, valem-se de outros recursos para se comunicar, destacando-se, dentre esses, os rituais, as festas e as cerimônias, de cunho religioso e/ou profano.
32 -A preservação de hábitos do cotidiano e de valores sociais antigos, por parte de populações das áreas rurais brasileiras, tem contribuído para impedir a penetração dos meios de comunicação mais eficientes, a exemplo do rádio e da televisão.

Questão 2: (UFMS) A respeito do processo de evolução que favoreceu o surgimento do Homo sapiens moderno, pode-se dizer que:
A -recentes pesquisas arqueológicas atestam que a origem da humanidade se deu na Ásia e que o Homo floresiensis, encontrado na Ilha da Flores, Indonésia, foi a primeira espécie do gênero Homo conhecida em todo o planeta;
B -ao que tudo indica, logo que o homem moderno sugiu na África, há cerca de 120 mil anos, a diversidade ambiental do planeta induziu o processo de diversificação genética e morfológica da nossa espécie;
C -na década de 1970, na região de Lagoa Santa, em Minas Gerais, arqueólogos brasileiros e franceses desenterraram a famosa Luzia, nome que deram ao esqueleto de uma mulher que ali viveu há cerca de 200 mil anos. Portanto, ao contrário do que se pensava, o Brasil é um fortíssimo candidato a ser o país onde pode ter surgido o homem moderno;
D -o Homo sapiens moderno surgiu diretamente da evolução do Homo sapiens neanderthalensis e do Homo erectus, que viveram na Europa centro-oriental, entre 200 e 15 mil anos atrás;
E -a medida que houve o processo de evolução biológica, uma das tendências marcantes foi a diminuição da capacidade craniana dos australopitecus, os primeiros hominídeos, até o Homo sapiens sapiens, a nossa epécie.

Questão 3: (UFMS) A respeito da “Revolução Neolítica”, também conhecida como “Revolução Agrícola”, é correto afirmar que:
A -significou uma radical mudança no modo de vida das sociedades humanas, haja vista que elas se tornaram menos sedentárias e mais dependentes da caça e da coleta para a sua sobrevivência;
B -nas Américas, a “Revolução Neolítica” corresponde ao período chamado de “Paleoíndio”, ou seja, aquele referente aos primeiros povoados do continente;
C -teve início devido a vários fatores, entre os quais as mudanças climáticas de repercussão planetária e o aumento da população humana em certas regiões do globo;
D -o desenvolvimento da agricultura se deu de forma independente e dissociada do processo de domesticação de animais como bois, carneiros,
porcos e patos, entre outros, seja nas Américas, seja na África e na Eurásia;
E -via de regra, tanto nas Américas como na Eurásia, mulheres tiveram pouco ou nenhum papel relevante no processo de produção de vegetais domesticados e na criação de animais.

Questão 4: (UFMS) A passagem da locomoção quadrúpede para a bípede exigiu mudanças substanciais na estrutura anatômica do corpo. Os humanos têm membros
posteriores mais curtos, uma pélvis mais achatada, dedos das mãos e pés retos, e uma região lombar reduzida quando a comparamos com as dos gorilas e chimpanzés. (LEAKEI, R. A origem da espécie humana.) Estudos da Pré-História humana permitem concluir que o hominídeo mais primitivo é:
A -Homo sapiens;
B -Australopithecus afarensis;
C -Ramaphitecus;
D -Cro-Magnon;
E -Neandertalensis.

Questão 5: (UFPE) A construção da história está relacionada com a capacidade dos seres humanos de superar obstáculos. Desde os primeiros tempos, os homens e as mulheres lutaram contra as mais diversas dificuldades, buscando com suas invenções obter melhores condições de vida. Nessa construção, marcada também por inseguranças e incertezas, tivemos, no período Neolítico:
A - a superação de muitos obstáculos, mas nada que significasse mudanças culturais expressivas e trouxesse redefinições na vida social da época;
B - uma vida social baseada no sedentarismo dos grupos, trazendo dificuldades para uma maior exploração da natureza e melhoria das condições de alimentação;
C - invenções culturais expressivas, que levaram à superação de muitas dificuldades e a um maior domínio sobre a natureza;
D - a intensificação das guerras entre as tribos, que impediram o surgimento de uma organização social mais sedentária;
E - uma homogeneidade cultural, que aproximou os grupos sociais e ampliou o nomadismo e as atividades de caça e pesca.

Questão 6: (UNESP/SP) Nos últimos anos, apoiada em técnicas mais avançadas, a arqueologia tem fornecido pistas e indícios sobre a história dos primeiros habitantes do território brasileiro antes da chegada dos europeus. Sobre esse período da história, é possível afirmar que:
A -as práticas agrícolas, até a chegada dos europeus, eram desconhecidas por todas as populações nativas que, conforme os vestígios encontrados, sobreviviam apenas da coleta, caça e pesca;
B -os vestígios mais antigos de grupos humanos foram encontrados na região do Piauí e as datações sobre suas origens são bastante controvertidas, variando entre 12 mil e 40 mil anos;
C -os restos de sepulturas e pinturas encontrados em cavernas de várias regiões do país indicam que os costumes e hábitos desses primeiros habitantes eram idênticos aos dos atuais indígenas nas reservas;
D -os sambaquis, vestígios datados de 20 mil anos, comprovam o desconhecimento da cerâmica entre os indígenas da região, técnica desenvolvida apenas entre povos andinos, maias e astecas;
E -os sítios arqueológicos da ilha de Marajó são provas da existência de importantes culturas urbanas com sociedades estratificadas que mantinham relações comerciais com povos das Antilhas e América Central.

GABARITO:
questão 1: 29 - questão 2: B - questão 3: C - questão 4: B - questão 5: C - questão 6: B