terça-feira, 31 de agosto de 2010

1º ANO - COLONIZAÇÃO DA AMERICA - ENS. MINEIRO

1° ANO, ATIVIDADE, ENSINO MINEIRO, CONQUISTA E COLONIZAÇÃO DA AMERICA, HISTÓRIA GERAL

1: (UFSC 2010) No processo de conquista da América pelos europeus, a resistência indígena foi uma realidade percebida em todo o continente. Sobre este tema, é correto afirmar que:
I no período da conquista européia da América, os povos indígenas do continente, com o objetivo de expulsar o invasor, formaram uma unidade que superou conflitos tribais.
II em vários países hispânicos, como Peru, Bolívia e México, a sobrevivência de línguas indígenas pode ser entendida como forma de resistência.
III a presença da Igreja, especialmente através de várias ordens religiosas, dificultou a conquista da América pelos europeus, visto que estas ordens organizaram a população indígena para a resistência.
IV ao organizarem o sistema colonial, baseado inicialmente na exploração de ouro e prata, os espanhóis deslocaram grandes contingentes de populações indígenas para o trabalho compulsório, o que comprometeu a produção de alimentos, gerando fome e facilitando a conquista.
V visando conquistar o interior do Brasil ainda desconhecido, os portugueses organizaram o movimento bandeirantista, que tinha a função de aprisionar e escravizar populações indígenas, prática que contou com o apoio dos jesuítas.
VI a escravidão indígena revelou-se eficaz nas áreas da grande lavoura de exportação, especialmente devido a fatores tais como: presença em massa de tribos nas áreas litorâneas; adaptação ao regime de trabalho agrícola; pouco valor dos índios cativos, dado o seu grande
A - Se somente I e III estão corretas.
B - Se somente I, III, IV e V estão corretas.
C - Se somente II, III e IV estão corretas.
D - Se somente II e IV estão corretas.
E - Se somente I, III, IV e VI estão corretas.

02. (Fuvest-SP) Durante o século XVI, a Europa conheceu um processo inflacionário profundamente perturbador - conhecido como "revolução dos preços" - que provocou uma acentuada transferência de renda entre os grupos sociais e, até mesmo, entre países. Esse processo foi causado
a) pela consolidação dos Estados Absolutistas que mantinham cortes e gastos extraordinários.
b) pelas guerras de religião que obrigaram os Estados a constituir exércitos poderosos e caros.
c) pela abertura das rotas de comércio marítimo com a Ásia, inundando a Europa com especiarias e produtos de todo o tipo.
d) pela chegada, em grande quantidade, de prata e ouro da América espanhola.
e) pelas guerras entre as monarquias mais poderosas para conquistar a Itália e manter a hegemonia na Europa.

03. (UEL-PR) "Sem colonização não há uma boa conquista, e se a terra não é conquistada, as pessoas não serão convertidas. Portanto, o lema do conquistados deve ser colonizar" Gómara, Francisco Lopez de. História General de lãs índias. Madrid, 1852 p.181. citado por Bethel, Leslie (Org.) História da América Latina. 2. ed. São Paulo: Edusp; Brasília: Fundação Alexandre Gusmão, 1988. p.135. Com base nas palavras do historiador e nos conhecimentos sobre a conquista da América Espanhola, é correto afirmar:
a) A boa conquista, para o autor, limitava-se a assaltar, a saquear e a tomar posse dos objetos fáceis de transportar, como ouro, prata e pedras preciosas.
b) A colonização da América foi uma ação militar e teve seqüência na conquista espiritual e na migração maciça de súditos espanhóis para dominar a terra.
c) Para os espanhóis, que menosprezavam a condição do senhor, a ausência de mão-de-obra para trabalhar a terra não foi um obstáculo à colonização.
d) A superioridade numérica de armamentos e a experiência tática dos espanhóis permitiram uma conquista pacífica e sem traumas.
e) A conquista preservou as instituições nativas, conservando os níveis demográfico, econômico, social e ideológico das sociedades autóctones.

04. (Cesgranrio-RJ) Durante o século XVII, grupos puritanos ingleses perseguidos por suas idéias políticas (antiabsolutistas) e por suas crenças religiosas (protestantes calvinistas) abandonaram a Inglaterra, fixando-se na costa leste da América do Norte, onde fundaram as primeiras colônias. A colonização inglesa nessa região foi facilitada:
a) pela propagação das idéias iluministas, que preconizavam a proteção e respeito aos direitos naturais dos governados.
b) pelo desejo de liberdade dos puritanos em relação à opressão metropolitana.
c) pelo abandono dessa região por parte da Espanha, que então atuava no eixo México-Peru.
d) pela possibilidade de explorar grandes propriedades agrárias com produção destinada ao mercado europeu.
e) pelas consciências políticas dos colonos americanos, desde logo treinados nas lutas coloniais.

05. (UFMG) Assinale a alternativa que caracteriza o sistema de trabalho conhecido como "mita".
a) Trabalho escravo de negros nas plantações de açúcar do Caribe.
b) Trabalho forçado de índios mestiços nas plantações de café da Colômbia.
c) Trabalho forçado de índios nas minas de ouro e prata do Peru e Alto Peru.
d) Trabalho escravo de índios nas minas de salitre e cobre do Chile.

06. (Fuvest-SP) Comparando as colônias da América portuguesa e da América espanhola, pode-se afirmar que:
a) as funções encomenderos foram idênticas às dos colonos que receberam sesmarias no Brasil.
b) a mão-de-obra escrava africana foi a base de sustentação das atividades mineradoras, em ambas as colônias.
c) a atuação da Espanha, diferente da de Portugal, foi contrária às diretrizes mercantilistas para suas colônias.
d) as manufaturas têxteis foram proibidas por ambas as Coroas, e perseguidas as tentativas de sua implantação.
e) as atividades agrárias e mineradoras se constituíram na base das exportações das colônias das duas Américas.

07. (FGV-SP) A conquista colonial inglesa resultou no estabelecimento de três áreas com características diversas na América do Norte.
Com relação às chamadas "colônias do sul" é correto afirmar que:
a) baseava-se, sobretudo, na economia familiar e desenvolveu uma ampla rede de relações comerciais com as colônias do Norte e com o Caribe.
b) Baseava-se numa forma de servidão temporária que submetia os colonos pobres a um conjunto de obrigações em relação aos grandes proprietários de terras.
c) baseava-se numa economia escravista voltada principalmente para o mercado externo de produtos, como o tabaco e o algodão.
d) consolidou-se como o primeiro grande pólo industrial da América com a transferência de diversos produtores de tecidos vindos da região de Manchester.
e) caracterizou-se pelo emprego de mão-de-obra assalariada e pela presença da grande propriedade agrícola monocultora.

08. (PUC-MG) São características da Hispano-América Colonial até meados do século XVI, exceto:
a) a ação da Coroa como instituição diretamente responsável pela exploração dos índios.
b) a submissão dos índios à prática das encomiendas pelos hispânicos.
c) a conquista e dominação dos índios da Confederação Asteca e das cidades maias.
d) a pilhagem e o saque dos tesouros das Altas Culturas - astecas, maias e incas.

09: (UEG) Acerca do processo de colonização da América Espanhola, julgue a validade das sentenças a seguir.
I. A encomienda era um mecanismo de tributação sobre os indígenas elaborado pela Coroa Espanhola que se constituía na obrigatoriedade de prestação de serviços aos colonizadores.
II. A evangelização das populações indígenas foi um dos mais importantes instrumentos de consolidação da dominação espanhola, mesmo em face do conseqüente processo de miscigenação.
III. A formação de uma sociedade elitista é uma das características da colonização espanhola, observada principalmente em relação à discriminação dos indivíduos mestiços e do elemento indígena.
Assinale a alternativa correta:
A - As sentenças I e II são verdadeiras.
B - As sentenças II e III são verdadeiras.
C - As sentenças I e III são verdadeiras.
D - Todas as sentenças são verdadeiras.

10: (UFPA) Em 1532, antes de ser aprisionado pelo conquistador Francisco Pizarro, o imperador inca Atahualpa afirmou: “No meu reino, nenhum pássaro voa nem folha alguma se move, se esta não for minha vontade.” Citado por POMER, Leon. “Os incas”. In: História da América Hispano-Indígena. São Paulo: Global, 1983, p. 32.Sobre o tipo de dominação política inca exercida pelo imperador Atahualpa, é correto afirmar:
A - Nos postos mais elevados da hierarquia social, havia uma autocracia representada Inca, de caráter religioso e hereditário.
B - O Imperador, apesar de absoluto, abdicara, por preceitos religiosos, do direito de vida e morte sobre seus súditos.
C - O Império Inca combinava a teocracia, representada pelo poder do Deus Inca, com o comunismo primitivo indígena, baseado em uma sociedade sem classes e com igualdade de direitos.
D - O governo era dominado e executado pelos sacerdotes, os verdadeiros burocratas do Império, subordinados diretamente ao Inca.
E - O poder ilimitado do Inca tinha o caráter apenas sagrado, sem interferência no âmbito econômico e nem nas formas de organização social indígena.

11: (UFMS) Na América Espanhola, duas formas de exploração do trabalho indígena foram bastante recorrentes na organização, no desenvolvimento e na manutenção da produção econômica colonial. Elas ficaram conhecidas como:
A -cuatequil e esclavización;
B - Esclavitud real e trabajo criollo;
C - mita e encomienda;
D - guerra de conquista e catequese;
E - ayllu e curaca.

12: (UNIRIO/RJ) A colonização européia sobre o continente americano, ao longo dos séculos XVI, XVII e XVIII, manifestou-se em formas variadas de ocupação da terra e de exploração do trabalho que criaram uma diversidade sócio-econômica na América Colonial. A alternativa que apresenta corretamente uma afirmativa sobre a colonização européia no continente americano é:
A - Na América espanhola, a extração nas minas de ouro e prata utilizou o trabalho indígena forçado e de baixa remuneração através da “mita”, o que favoreceu o extermínio da população indígena, enquanto a “encomienda” utilizava escravos de origem africana nas fazendas.
B - Na América inglesa, as colônias de povoamento constituíram-se a partir de latifúndios exportadores que incrementaram as práticas comerciais livres desenvolvidas a partir do extrativismo de produtos locais altamente rentáveis no comércio europeu, tais como madeira e peles.
C - Na América inglesa, as colônias de exploração favoreceram o desenvolvimento de atividades econômicas, baseadas no trabalho livre, que forneciam produtos manufaturados para o mercado interno americano e caribenho.
D - Na América portuguesa, a ocupação e o povoamento da terra baseou-se no estabelecimento de monopólios metropolitanos exercidos por um grupo mercantil dedicado à exploração econômica e administrativa da colônia.
E - Na América francesa, a ocupação territorial foi promovida a partir de pequenas e médias propriedades agrícolas, exploradas com base no trabalho de escravos e colonos, controladas pelas Companhias de Comércio e Navegação francesas e holandesas.

13: (UFSCAR/SP) Foi portanto como (...) prêmio de vitória que foram dados os índios aos espanhóis (...) Como, depois de ganho o Novo Mundo, ficasse tão distante do Rei, não podia de modo algum mantê-lo em seu poder se os mesmos que o tinham descoberto e conquistado não o guardassem (...) acostumando os índios às nossas leis (...) Segue-se que tratemos do serviço pessoal dos índios, no qual se compreende toda a utilidade que pode obter o encomendadero do trabalho do índio.
Este texto foi escrito pelo cronista José da Costa, no século XVI. Para entendê-lo, é importante considerar que, na sociedade colonial hispano-americana, no período da conquista da América, os índios:
A - tinham uma posição social semelhante aos guachupines, que eram brancos pobres trazidos da Europa para trabalhar na lavoura, com direito também de exercer ofícios artesanais;
B - eram considerados como simples instrumentos de trabalho e podiam ser comprados, vendidos e doados, sendo utilizados na agricultura, nas minas, no transporte de mercadorias e nos serviços domésticos;
C - permaneceram no regime de trabalho existente antes entre os incas, chamado de cuatequil, no qual eram submetidos a uma servidão na agricultura, com fixação na terra e na comunidade originária;
D - foram utilizados como mão-de-obra a partir da encomienda e da mita, sendo que no primeiro caso eram confiados a um espanhol a quem pagavam tributo sob a forma de prestação de serviço;
E - transformaram-se em súditos do rei da Espanha e deviam pagar a ele tributos, através da entrega periódica de metais preciosos e da prestação de serviços em terras comunais, inclusive mulheres e crianças.

14: (UFMG) Leia este trecho:... não somos índios nem europeus, mas uma espécie intermediária entre os legítimos proprietários do continente e os usurpadores espanhóis: em suma, sendo americanos por nascimento e nossos direitos os da Europa, temos de disputar estes aos do país e mantermo-nos nele contra a invasão dos invasores – encontramo-nos, assim, na situação mais extraordinária e complicada.BOLÍVAR, Simón, Carta de Jamaica, 1815. Ao escrever esse texto, o autor refere-se à situação ambígua dos:
A - criollos, formados na tradição européia, mas identificados com o Novo Continente;
B - escravos negros americanos, que perderam seus laços culturais com a África;
C - mulatos libertos nascidos na América, divididos entre diferentes tradições culturais;
D - cholos, indígenas educados por europeus, afastados das suas raízes identitárias originais.

15: (UFC) Nos primórdios do sistema colonial, as concessões de terras efetuadas pela Metrópole Portuguesa visaram tanto a ocupação e o povoamento como a organização da produção do açúcar, com fins comerciais. Assinale a alternativa correta sobre as medidas que a Coroa Portuguesa adotou para atingir esses objetivos:
A - Dividiu o território em capitanias hereditárias, cedidas aos donatários, que, por sua vez, distribuíram as terras em sesmarias a homens de posses que as demandaram.
B - Vendeu as terras brasileiras a senhores de engenho já experientes que garantiriam uma produção crescente de açúcar.
C - Dividiu o território em Governações Vitalícias, cujos governadores distribuíram a terra entre os colonos portugueses.
D - Armou fortemente os colonos para que pudessem defender o território e regulamentou um uso equânime e igualitário da terra entre colonos e índios aliados.
E - Distribuiu a terra do litoral entre os mais valentes conquistadores e criou engenhos centrais que garantissem a moenda das safras de açúcar durante o ano inteiro.

16: (UFMG) Leia estes trechos em que se trata das relações de trabalho nas colônias espanholas da América:
I. As aldeias eram distribuídas entre os conquistadores, “que passavam a explorar-lhes o sobretrabalho sem, contudo, escravizar os índios. [...] podiam exigir tributos em gêneros [...] ou prestações de trabalho...” Os colonizadores deveriam, em contrapartida, defender as aldeias e evangelizar os índios.
II. “Cada comunidade deveria fornecer, periodicamente, uma quantidade de trabalhadores para as atividades coloniais [principalmente nas minas]. [...] Pelo trabalho [...], os índios deveriam receber um salário, parte do qual obrigatoriamente em moeda (ou metal), a fim que pudessem pagar o tributo régio.”
III. “Na hacienda praticou-se, largamente, o sistema de endividamento de trabalhadores, a fim de retê-los na propriedade. [...] o trabalhador recebia como salário um crédito na tienda de raya (onde retirava alimentos, roupas, etc.), além de um lote mínimo de subsistência.” (VAINFAS, Ronaldo. Economia e sociedade na América Espanhola. Rio de Janeiro: Graal, 1984. p. 61-4.) Considerando-se as formas de exploração do trabalho indígena neles descritas, os trechos I, II e III referem-se, respectivamente, a:
A - peonaje, ejidos e plantation;
B - ayllu, plantation e obrajes;
C - encomienda, mita e peonaje;
D - obrajes, ayllu e ejidos.

17: (UEL/PR)Em termos demográficos a conquista da América pelos espanhóis revelou-se uma tragédia. A esse respeito, vários autores destacam o caso do México Central, afirmando que entre os séculos XVI e XVII ocorreu uma dizimação das populações indígenas. Vários fatores contribuíram para esse genocídio. Sobre eles, considere as afirmativas a seguir:
I. Foi decisiva a ação dos espanhóis na desocupação das terras dos nativos, visando à exploração agrícola extensiva aos moldes europeus do período.
II. Um fator importante foi a intensa utilização da mão-de-obra indígena na construção das cidades e no processo de mineração.
III. Foi fundamental a profunda alteração efetuada pelos europeus no sistema produtivo e cultural das populações ameríndias, que levou fome e doenças às comunidades.
IV. A crise demográfica foi influenciada pela disseminação entre os membros das comunidades indígenas de atitudes, como suicídio, infanticídio, abortos e abstinência sexual entre os casais.
Estão corretas apenas as afirmativas:
A - I e II.
B - I e III.
C - III e IV.
D - I, II e IV.
E - II, III e IV.

18: (UFPel/RS)A partir dos textos e de seus conhecimentos, analise as afirmativas:
I. Os indígenas, na América, desde a época do descobrimento, sofreram um processo de violência cultural, que provocou a atual situação dessas etnias, muitas vezes marginalizadas e exploradas.
II. A imposição do cristianismo aos indígenas (afirmada em preceitos dogmáticos no período de expansão do território ibérico) destruiu completamente a cultura indígena, impedindo-a de misturar-se à européia e de deixar marcas na atual cultura latino-americana.
III. Os problemas relatados nos textos apareceram como frutos do conflito entre as culturas indígena e européia, porém a imposição cultural deu-se não apenas por motivos religiosos, mas também para segurança e preservação dos territórios colonizados.
IV. A dominação dos povos indígenas deu-se também pela superioridade bélica dos invasores, o que, muitas vezes, garantia a submissão dos nativos a trabalhos forçados. A invasão e a dominação cultural dos povos têm sido uma constante ao longo da história. Estão corretas somente as afirmativas:
A - I, II, e III
B - II e IV
C - I, III e IV
D - II e III
E - I e III

19: (UFF/RJ) Durante o Renascimento, o Mundo Ibérico caracterizou-se por sua política de descobrimentos e de colonização do Novo Mundo.Sobre as relações coloniais na área de expansão espanhola no Novo Mundo, afirma-se:
I. A Casa de Contratación era uma entidade com sede em Sevilha que se encarregava de organizar o comércio da América e cobrar parte real nas transações com metais preciosos (o quinto).
II. O domínio espanhol sobre Portugal foi parte da política expansionista de Felipe II.
III. A criação dos vice-reinos teve como um dos objetivos manter os colonizadores sob a direção metropolitana.
IV. A enorme extensão dos domínios da Espanha na América e a força dos interesses particulares dos colonos prejudicaram a política descentralizadora de Castela.
As afirmativas que estão corretas são as indicadas por:
A - I,II e III
B - I e III
C - I, III e IV
D - I e IV
E - II, III e IV

20: (UERGS)Sobre as colônias inglesas na América, pode-se dizer que:
I. Os puritanos vieram para o Novo Mundo por iniciativa e às espensas da Coroa britânica, interessada em patrocinar um projeto de ocupação de seus recentes domínios americanos, para que ali se desenvolvesse uma empreitada colonial a exemplo da que fizeram desenvolver Portugal e Espanha em suas descobertas mais ao sul;
II. Os puritanos vieram para a América por sua própria iniciativa e às suas próprias custas, fugindo das autoridades que os perseguiam por motivos políticos e religiosos;
III. As colônias da Virgínia e de Massachusetts foram fundadas por companhias particulares, as quais destinavam seus lucros para financiar equipamentos e transporte para novas migrações;
IV. Foi apenas no século XVII que os ingleses conseguiram concluir um projeto colonial para as terras de além-mar, dois séculos depois de os reinos ibéricos terem feito o mesmo em seus domínios nas Américas Central e do Sul.Quais afirmações estão corretas?
A - Apenas I
B - Apenas II
C - Apenas III e IV
D - Apenas II, III e IV
E - I, II, III e IV

21 (UFSC/SC) A colonização na América Espanhola se caracterizou pela existência de várias formas de trabalho compulsório, entre elas:
I. a escravidão do negro africano, largamente utilizada nas unidades produtoras de metais preciosos;
II. o repartimiento que concedia ao colonizador espanhol o domínio sobre os nativos em troca de reparti-los entre as diversas igrejas na América;
III. a encomienda, que concedia ao colonizador o controle dos nativos para que eles trabalhassem em suas propriedades;
IV. a mita, que obrigava as aldeias indígenas a enviarem trabalhadores para o serviço nas minas.
Estão corretas:
A - I e II apenas;
B - II e III apenas;
C - III e IV apenas;
D - I, III e IV apenas;
E - I, II, III e IV.

22 (PUC-RIO) A utilização da mão-de-obra indígena na América foi encarada pela coroa espanhola como uma riqueza nada desprezível. Criaram-se, na América colonial espanhola, diversas relações de trabalho entre a coroa e os nativos. Assinale a opção que apresenta corretamente duas dessas relações:
A - Mita e “Encomienda”;
B - “Hacienda” e Peninsulares;
C - “Pueblos” e “Criollos”;
D - “Obrajes” e Visitadores;
E - “Repartimiento” e “Audiencias”.

23: (UNESP/SP) Não vejo nada de bárbaro ou selvagem no que dizem daqueles povos [da América]; e, na verdade, cada qual considera bárbaro o que não se pratica em sua terra. (Michel de Montaigne, Ensaios, 1580-1588) O trecho apresentado permite concluir que:
A - a opinião do autor expressa a interpretação elaborada pelo Concílio de Trento, responsável pela Contra-Reforma;
B - pensadores europeus deram-se conta da relatividade dos valores, hábitos e costumes vigentes em diferentes sociedades;
C - a expansão marítima propiciou fecundo contato entre povos e culturas, com benefícios iguais para todos os envolvidos;
D - o conhecimento de outras regiões do globo colaborou para reafirmar a versão bíblica da criação;
E - os primeiros europeus que chegaram à América, sob influência do Iluminismo, respeitaram a diversidade cultural.

24: (FUVEST/SP)"Deus castigou esta terra com dez pragas muito cruéis por causa da dureza e obstinação de seus moradores [...]. A primeira dessas pragas foi que, num dos navios, veio um negro atacado de varíola, uma doença que nunca tinha sido vista nessa terra." (Motolinía. Memórias das coisas da Nova Espanha.) A respeito desse relato do franciscano Motolinía, sobre a conquista da cidade do México pelos espanhóis, em 1520, pode-se concluir que:
A - os religiosos europeus justificavam a conquista das populações indígenas por serem geneticamente frágeis;
B - os povos indígenas adotavam táticas cruéis de guerra que incluíam a disseminação de epidemias entre os conquistadores;
C - os astecas foram dominados pelos espanhóis por meio de uma estratégia que evitou a guerra, mas disseminou epidemias mortíferas;
D - as epidemias tornaram-se uma forma eficiente de dominação empregada pelos europeus na conquista das terras indígenas;
E - as epidemias originárias da África dizimaram parte do exército dos conquistadores espanhóis e dos indígenas mexicanos.

25: (UFRGS)Assinale a alternativa que identifica as principais características da política econômica adotada pela Espanha na administração de seus domínios na América:
A - metalismo; balança comercial favorável; escambo;
B - balança comercial favorável; colonialismo; escambo;
C - metalismo; colonialismo; monopólio comercial;
D - livre-comércio; industrialismo; colonialismo;
E - balança comercial favorável; escambo; industrialismo.

26: (PUC-RIO) Sobre as relações estabelecidas entre europeus e povos nativos do continente americano por ocasião da conquista e colonização das terras do Novo Mundo, estão corretas as afirmativas. À exceção de:
A - A catequese das populações nativas, fundamentada no princípio da tolerância religiosa, viabilizou o enraizamento dos valores cristãos.
B - A ocorrência de guerras e a propagação de epidemias contribuíram de modo significativo para a drástica redução demográfica das populações nativas.
C - Entre as imagens que os europeus construíram acerca do Novo Mundo, destacavam-se as visões que ressaltavam a pureza dos povos nativos e a fertilidade da terra.
D - O estabelecimento de alianças bélicas, favorecidas pelas rivalidades entre os povos nativos, contribuiu para a conquista européia.
E - Os conquistadores europeus valeram-se de práticas de escambo e formas de trabalho compulsório, já existentes entre os povos nativos da América, para consolidarem novas relações de dominação.

27: (UERJ) (...) Aqueles que vivem atormentados com a preocupação de como ganhar decentemente sua subsistência, ou aqueles que, com seu trabalho, mal conseguem levar uma vida confortável, procederão bem se vierem para este lugar, onde qualquer homem, seja quem for, que esteja disposto a enfrentar moderados esforços, tem assegurada uma existência bastante confortável e está a caminho de elevar sua fortuna muito além do que ousaria imaginar (...) Que nenhum homem se preocupe com a idéia de ser um servo durante quatro ou cinco anos (...). É preciso considerar, então, que assim que seu tempo terminar possuirá terra. (...) Portanto, todos os artífices, carpinteiros, construtores de veículos, marceneiros, pedreiros, ferreiros ou diligentes agricultores e lavradores (...) devem levar em consideração o assunto. (Petição de um imigrante europeu do séc. XVII. Apud Coletânea de documentos de História da América. São Paulo: CENEP, 1978.) Interpretando esse texto, conclui-se que o imigrante se refere à seguinte área de colonização na América:
A - espanhola, região platina;
B - portuguesa, sul do Brasil;
C - holandesa, região das Antilhas;
D – inglesa, região da Nova Inglaterra.

28: (UFMG) A Espanha, ao conquistar e colonizar vastas regiões do Continente Americano, implementou, nas colônias, algumas instituições. Entre essas instituições, incluíam-se
A - escolas primárias que foram implantadas pela Coroa com o objetivo de conter o avanço da Igreja sobre as instituições educativas;
B - missões jesuíticas, que foram implementadas, no final do período colonial, como última tentativa para evangelizar os índios guaranis;

C - órgãos da inquisição, que foram criados nas colônias, visando a difundir o pensamento da ilustração;
D - universidades, que foram fundadas e mantidas por ordens religiosas nas mais importantes cidades coloniais.

29: (PUC-RIO) As alternativas abaixo apresentam características comuns às experiências colonizadoras portuguesa e espanhola na América entre os séculos XVI e XVIII, com exceção de:
A - predominância de relações de trabalho compulsórias;
B - proibição à prática das religiões protestantes;
C - vigência do exclusivo comercial;
D - caráter profundamente excludente da estrutura social;
E - inexistência de instituições universitárias de ensino.

30: (UEL/PR) A política dominante nas colônias inglesas na América do Norte foi marcada, dentre outros fatores:
A - pelo extermínio sistemático das tribos indígenas;
B - pelo monopólio da produção de alimentos para exportação;
C - pelo uso generalizado de mão-de-obra assalariada;
D - pela exploração em larga escala de metais preciosos;
E - pela ocupação exclusiva das regiões interioranas.

ATIVIDADES - 2° ANO – GUERRA FRIA - ENSINO MINEIRO

2° ANO, ATIVIDADES, ENSINO MINEIRO, GUERRA FRIA, HISTÓRIA GERAL

1: (FRB/BA) “Nós sabíamos que, depois disso, o Mundo jamais seria o mesmo.” OPPENHElMER, 2005, p. 38. Sessenta anos se passaram desde que os Estados Unidos lançaram a bomba atômica em Hiroshima, no Japão. Sobre a descoberta e o uso da energia nuclear e as suas implicações, é correto afirmar:
A - A energia nuclear utilizada pela primeira vez no ataque à Hiroshima contribuiu para o surgimento de um novo conflito mundial, a Guerra Fria.
B - O Brasil, que possui uma imensa jazida de urânio, se recusou a assinar o Acordo de Não-Proliferação Nuclear.
C - Angra I e Angra Il, devido ao fato de serem usinas com tecnologia genuinamente nacional, apresentam deficiência no seu funcionamento.
D - A matriz energética mundial está dominada predominantemente pelo petróleo, vindo logo em seguida a energia nuclear.
E - Os maiores produtores de energia nuclear se localizam no Hemisfério Meridional.

2: (UEA/AM) “O efeito mais importante da guerra fria foi reorganizar as linhas de hegemonia dentro do mundo imperialista, acelerando o declínio das grandes potências e levantando a iniciativa americana de constituição de uma ordem imperial.”(Hardt e Negri) Assinale a alternativa que não constitui um fenômeno típico da Guerra Fria.
A - A queda e o exílio do presidente Aristide do Haiti, que suscitou intervenção da ONU, recentemente.
B - A proibição do Partido Comunista em 1946, logo após a queda de Getúlio Vargas, no Brasil.
C - A crise dos mísseis em Cuba, em 1963.
D - A guerra no Sudeste Asiático e a ajuda aos “contras” da Nicarágua.
E - A derrubada de Allende, no Chile, em 1973.

3: (UEG) Quando entramos em contato com a Segunda Guerra Mundial, a primeira lembrança que vem à mente é a de perplexidade e horror, tanto em função da experiência nazifascista como em razão das bombas nucleares lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki. Acerca do quadro apresentado pelo mundo após o fim da Segunda Guerra Mundial (1946-50), é correto afirmar que:
A - a URSS, isolada em relação à política mundial, procurou consolidar as posições conquistadas durante o conflito, estimulando e patrocinando a expansão do sistema socialista em escala mundial;
B - os países do Terceiro Mundo, fortalecidos pela redefinição do quadro econômico mundial, garantiram a sua participação como membros efetivos do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU);
C - os Estados Unidos da América asseguraram a sua hegemonia econômica e política sobre a Europa, compensando a perda de sua influência na América Latina, seduzida pela ideologia comunista da União Soviética;
D - a Europa devastada em termos de vidas e de bens materiais experimentava uma profunda crise ideológica e moral. O apoio norte-americano, por meio do Plano Marshall, foi essencial no processo de reconstrução européia.

4: (UERJ) As três décadas que se seguiram ao fim da Segunda Guerra Mundial foram de grande importância para os povos asiáticos e africanos, que em sua maioria se emanciparam. Uma transformação político-econômica decorrente do processo de descolonização nesses continentes é:
A - criação de sociedades igualitárias;
B - surgimento de potências regionais;
C - redução das áreas de influência das superpotências;
D - restabelecimento das fronteiras anteriores à colonização.

5: (UNESP/SP) Sobre a queda do Muro de Berlim, no dia 10 de novembro de 1989, é correto afirmar que:
A - o fato acirrou as tensões entre Oriente e Ocidente, manifestas na permanência da divisão da Alemanha;
B - resultou de uma longa disputa diplomática, que culminou com a entrada da Alemanha no Pacto de Varsóvia;
C - expressou os esforços da ONU que, por meio de acordos bilaterias, colaborou para reunificar a cidade, dividida pelos aliados;
D - constituiu-se num dos marcos do final da Guerra Fria, política que dominou as relações internacionais após a Segunda Guerra Mundial;
E - marcou a vitória dos princípios liberais e democráticos contra o absolutismo prussiano e conservador.

6: (ACAFE/SC) Aliados na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), Estados Unidos e União Soviética acentuaram seus antagonismos no pós-guerra. As diferenças políticas entre as duas potências se acentuaram principalmente no governo de Harry Truman, dando início à chamada Guerra Fria. Acerca desse contexto, todas as alternativas estão corretas, exceto:
A - A Alemanha, derrotada na Segunda Guerra, teve seu território dividido. Formaram-se a República Federal da Alemanha, sob influência dos países capitalistas e a República Democrática Alemã, controlada pela União Soviética.
B - Durante a Revolução Cubana, os EUA forneciam armamento para os guerrilheiros liderados por Fidel Castro, com o objetivo de deter o governo socialista de Fulgêncio Batista.
C - O Presidente da República, Eurico Gaspar Dutra, aliouse ideologicamente com os Estados Unidos e rompeu relações diplomáticas com a União Soviética.
D - Durante a Guerra Fria, o mundo viveu sob permanente ameaça de um conflito com armas nucleares. Estados Unidos e União Soviética aumentaram seus arsenais atômicos, numa verdadeira "corrida nuclear".
E - Na Guerra do Vietnã, os EUA tentavam impedir a unificação do Vietnã, sob um governo socialista. A grande vítima desse conflito foi a população civil.

7: (UFMS) Com relação à Guerra do Vietnã, assinale qual(is) da(s) alternativa(s) abaixo está(ão) correta(s):
I - Semelhante à Guerra do Iraque, aquela guerra só aconteceu por questões religiosas. O Vietcong queria impor à força, aos vietnamitas, a religião budista.
II - Os componentes da Frente de Libertação Nacional, ao lado do governo do Vietnã e dos Estados Unidos da América, combateram os vietnamitas marxistas que eram seus inimigos políticos.
III - Foi uma guerra civil que se estendeu de 1964 a 1975 e foi marcada pelo envolvimento militar dos Estados Unidos da América. O presidente Johnson obteve o apoio do Congresso para empreender uma ação militar no Vietnã.
IV - A Frente de Libertação Nacional, formada basicamente por vietnamitas marxistas, atuou na estruturação das bases de aldeia e organização de massas, e lutou contra o governo do Vietnã que era aliado dos Estados Unidos da América.
V - Os Estados Unidos da América só se retiraram definitivamente do conflito quando suas forças e as de seus aliados capturaram Saigon, em 1975. Assinale:
A - Se somente I e II estão corretas.
B - Se somente I e III estão corretas.
C - Se somente III e IV estão corretas.
D - Se somente II e III estão corretas.
E - Se somente I, III e IV estão corretas.

8: (UFMG) Entre 1961 e 1973, um total de 57.939 norte-americanos morreram no conflito da Indochina, a mais longa e custosa guerra externa na história dos Estados Unidos. A Força Aérea dos EUA jogou sobre o Vietnã uma tonelagem de bombas mais de três vezes superior ao que foi jogado na Alemanha durante a Segunda Guerra. KEYLOR, William R. The twentieth-century world; an international history. New York: Oxford University Press, 1996. p. 375.Considerando-se a Guerra do Vietnã, é correto afirmar que:
A - o conflito foi motivado pela intenção do governo norte-americano de impedir a expansão do comunismo no Sudeste asiático;
B - os norte-americanos deram apoio decidido às ações de seu governo no Vietnã e manifestaram insatisfação quando suas tropas foram retiradas de lá;
C - os vietnamitas que enfrentavam o exército dos EUA lutavam em condições difíceis, pois não dispunham de apoio externo;
D - a saída das tropas norte-americanas e a subseqüente derrota das forças locais pró-Ocidente levou à divisão do Vietnã.

9: (UNICAP/PE) Eric Hobsbawm, historiador inglês, denominou o período de 1914 a 1991 como a “Era dos Extremos”, classificando-o como O breve século XX. Sobre esse período da história contemporânea recente, podemos afirmar que:
A - a Revolução Russa, de outubro de 1917, liderada pelos bolcheviques, alcançou uma repercussão mundial tão significativa, que trinta a quarenta anos depois de sua eclosão, um terço da humanidade estava vivendo sob regimes políticos inspirados nos princípios da revolução e no modelo de organização política inaugurado pelo Partido Comunista, organizado por Lenin;
B - uma das primeiras medidas contra os judeus, na Alemanha nazista, foi a aprovação, em 1935, de uma lei racial que considerava os judeus uma “raça inferior”, permitindo que fossem perseguidos e expurgados dos empregos públicos e dando início a uma política anti-semita que findou no uso de câmaras de gás, onde foram assassinados cerca de seis milhões de judeus, na Europa;
C - além das conseqüências trágicas, 50 milhões de mortes e de uma destruição material numa escala até então nunca vista, a Segunda Guerra Mundial delegou ao mundo um novo ordenamento geo-político organizado a partir do confronto entre os países capitalistas, liderados pelos EUA, e países socialistas, liderados pela URSS;
D - após a vitória da guerrilha nacionalista, em janeiro de 1959, em Cuba, quando foi derrubado o governo autoritário e corrupto de Fulgêncio Batista, os EUA reagiram à Revolução Cubana com o bloqueio econômico (1959) e com um golpe frustrado organizado pela CIA (invasão da Baía dos Porcos), o que levou Cuba a se aproximar da URSS;
E - nas partes ocupadas da Palestina, pelo Estado de Israel, em 1987, o movimento de não-cooperação em massa da Intifada, promovido pelos integrantes das comunidades de palestinos, levou as autoridades israelenses a adotarem uma repressão ativa, até hoje empregada, para poderem manter a ocupação na Faixa de Gaza e na Cisjordânia.
A - Se somente A e B estão corretas.
B - Se somente B e C estão corretas.
C - Se somente A, B, e E estão corretas.
D - Se somente A, B, C, e D estão corretas.
E – Todas estão corretas

10: (UFPR) “Uma sombra desceu sobre o cenário até há pouco iluminado pelas vitórias aliadas. Ninguém sabe o que a Rússia soviética e sua organização internacional comunista pretendem fazer no futuro imediato e quais os limites, se é que os há, para as suas tendências expansionistas e proselitistas.” Trecho de um discurso proferido por Winston Churchill, primeiro-ministro da Inglaterra, em visita aos Estados Unidos, em 1946.
“O fato básico e crucial, que nunca é demais repetir, é que o sistema da Guerra Fria mostra-se altamente funcional para as superpotências. E por isso esse sistema persiste, apesar da probabilidade de mútua aniquilação, no caso de uma falha acidental.” Noam Chomsky, cientista político norte-americano, em 1992.
Essas duas afirmativas apresentam posições sobre a Guerra Fria, a qual se define como a divisão do mundo, após a Segunda Guerra Mundial, em dois blocos: o bloco capitalista, liderado pelos Estados Unidos, e o bloco comunista liderado pela União Soviética. Sobre o assunto, é correto afirmar:
A - Embora no Ocidente tenha se difundido o conceito de Guerra Fria em nome da defesa da democracia, o fato é que ambos os blocos dele se valeram para justificar o armamentismo.
B - O discurso de Churchill, proferido após a derrota da Alemanha nazista, é uma resposta à invasão russa em países europeus fragilizados pelos efeitos da Segunda Guerra Mundial.
C - As palavras de Chomsky reafirmam, décadas mais tarde, o receio de Churchill em face da ameaça soviética e revelam que, nos países de língua inglesa, havia consenso sobre a necessidade de uma atitude defensiva diante do bloco comunista.
D - Embora um dos principais desdobramentos da Guerra Fria tenha sido a corrida armamentista, não se experimentou conflito militar algum nesse período.
E - O Brasil, de 1946 a 1964, adotou uma posição de neutralidade em relação às duas superpotências, alinhando-se aos Estados Unidos somente com o advento das ditaduras civil-militares.

11: (PUC-RIO) Com exceção de uma, as opções apresentam de modo correto conflitos em que os Estados Unidos da América, de um lado, e a União Soviética e/ou a China, de outro, assumiram posições antagônicas, no contexto caracterizado pela Guerra Fria:
A - Crise de Berlim (1948-1949).
B - Guerra da Coréia (1950-1953).
C - Crise de Suez (1956).
D - Crise dos Mísseis (1962).
E - Guerra do Vietnã (1962-1974).

12: (UFJF/MG) “O fato de ter sido uma guerra travada por uma ‘sociedade aberta’ – e que se tornou ainda mais aberta devido a revelações, como os Papéis do Pentágono (...), de ter sido a primeira guerra que os Estados Unidos perderam inequivocamente (...); de ter sido seguida pela crise de Watergate (...) – tudo isso significa que [essa guerra], embora muito menor em termos de baixas, teve sobre o povo americano um impacto mais ou menos semelhante ao da Primeira Guerra sobre os europeus.” (KENNEDY, Paul. Ascensão e queda das grandes potências. Rio de Janeiro: Campus, 1989, pp. 385-386.) A que conflito o trecho acima se refere?
A - Guerra da Coréia.
B - Primeira guerra do Golfo.
C - Guerra Hispano-Americana.
D - Guerra Fria.
E - Guerra do Vietnã.

13: (UECE) Sobre a desagregação do bloco socialista, iniciada a partir dos anos oitenta, é correto afirmar:
A - As mudanças fundamentais iniciaram-se na Rússia, quando Mikhail Gorbatchev assumiu a direção do governo soviético.
B - As lutas na maioria dos países da Europa Oriental foram dirigidas pelo Sindicato Solidariedade.
C - O regime socialista subsistiu na China, em virtude do fechamento da economia às empresas capitalistas ocidentais.
D - A Albânia e Cuba foram os únicos países que conseguiram se manter fiéis ao regime socialista.

14: (UECE) A Guerra Fria pode ser definida como:
A - o conflito armado ocorrido entre Estados Unidos e União Soviética;
B - o fim da corrida armamentista e o início da competição pacífica entre o Ocidente e o Oriente;
C - a oposição entre Estados Unidos e União Soviética, sem o emprego direto da luta armada;
D - a crise interna surgida na Alemanha, após o pacto assinado entre a República Federal da Alemanha e a República Democrática Alemã.

15: (PUC-RIO) Em junho de 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) foi fundada por cinqüenta países com o propósito, entre outros, de zelar pela segurança internacional e evitar novos conflitos. Com relação à estrutura e funções da ONU, é correto a.rmar que:
I. O Conselho de Segurança, órgão mais importante da ONU, funciona como um poder executivo, pelo qual passam todas as decisões, sendo constituído por cinco membros permanentes com direito a veto e dez membros eleitos com mandato de dois anos e sem direito a veto.
II. A ONU pode mobilizar tropas, constituir exércitos e realizar intervenções militares para preservar os inte-resses de seus membros. O exemplo mais recente foi o ataque contra o Iraque para depor o governo de Saddam Hussein.
III. A ONU mantém uma Assembléia Geral com repre-sentantes de todos os países membros. Este é um fórum de discussão para os principais problemas polí-ticos, econômicos e humanitários que afetam a segu-rança mundial.
IV. A ONU mantém uma série de órgãos especializados, subordinados ao Conselho de Segurança, dentre os quais se destaca o Fundo Monetário Internacional (FMI). Assinale:
A - Se somente I e II estão corretas.
B - Se somente I e III estão corretas.
C - Se somente I, III e IV estão corretas.
D - Se somente II e III estão corretas.
E - Se todas as afirmativas estão corretas.

16: (PUC-SP) A Queda do Muro de Berlim, em 1989, encerrou simbolicamente:
A - a primazia da ONU na resolução de conflitos internacionais, uma vez que a derrubada do muro deu-se pela ação de populares e não por uma resolução diplomática internacional;
B - o esforço multilateral de busca de uma saída pacífica para os confrontos entre alemães ocidentais e orientais, que surgiram no decorrer da Segunda Guerra Mundial e persistiram após a queda do regime nazista;
C - a perseguição a cristãos e muçulmanos no centro e no leste da Europa, uma vez que qualquer forma de religiosidade foi proibida na região, desde o final da Segunda Guerra Mundial, pelos novos governos comunistas;
D - o isolamento entre duas metades de uma cidade, Berlim, e um país, a Alemanha, que foi estabelecido ao final da Segunda Guerra Mundial, para proteger os descendentes de judeus que sobreviveram ao nazismo;
E - a bipolarização estratégica entre as superpotências Estados Unidos e União Soviética, que nasceu ao final da Segunda Guerra Mundial e que representava profundas diferenças ideológicas e políticas entre os dois estados.

17: (FTE/BA)
"De raiva e tristeza,
Infeliz como um cão
Entrarei na floresta escura.
Na floresta escura, por minha vontade,
Com meu fuzil entrarei.
E lá três coisas farei.
Primeiro, meu comandante perderei.
Depois, meu fuzil levarei ao ombro,
E, como terceiro feito,
Acertá-lo-ei no coração
Infame bandido."
(In: Valladares & Berbel, p. 29) A partir dos versos de um anônimo soldado russo, durante a Primeira Guerra Mundial, e dos conhecimentos sobre os vários conflitos ocorridos no mundo contemporâneo, pode-se afirmar:
A - A cidade de Stalingrado, quando foi destruída, durante a Primeira Guerra Mundial, registrou um grande número de vítimas civis e deu início à implosão da União Soviética.
B - O último conflito que envolveu a Argentina e a Inglaterra foi motivado pelo desejo dos ingleses de incorporar a Terra do Fogo aos seus domínios, devido à sua posição militar estratégica.
C - A ocupação russa no Afeganistão, em 1979, foi aceita pelos líderes fundamentalistas muçulmanos, desejosos de impedir a implantação do regime capitalista naquele país.
D - A Guerra da Coréia, ocorrida na década de 50 do século XX, resultou na divisão daquele território em dois países, um de organização socialista e outro, capitalista.
E - A participação da Rússia na Primeira Grande Guerra efetivou-se a partir da tomada de poder pelos socialistas, que atuaram ao lado dos alemães até o final do conflito.

18: (FAVIC/BA) Após o ano de 1945, houve uma redefinição de ordem política e econômica no quadro das relações internacionais. Identifique as afirmativas verdadeiras sobre esse assunto.
I. As antigas colônias dos países capitalistas centrais conquistaram a libertação por meio de guerras e adotaram o regime socialista em oposição ao capitalismo.
II. A liberdade política, aliada ao nacionalismo, conseguiu modificar a situação social das antigas colônias vez que as revoluções anticolonialistas foram acompanhadas de ações sociais.
III. Alguns países optaram pela independência gradual concedida pela Metrópole, em que o poder político seria exercido pela elite local, articulando-se com o mundo capitalista e mantendo a dependência econômica no chamado regime neocolonialista.
IV. As nações que se libertaram de modo definitivo conseguiram modificar a estrutura fundiária imperialista, deixando de atender às necessidades dos países colonizadores e, conseqüentemente, libertando-se da dependência econômica.
V. A crise européia do pós-guerra fortaleceu o nacionalismo dos povos colonizadores e, por outro lado, favoreceu o surgimento dos movimentos de libertação nacional dos países afro-asiáticos, acelerando a crise do colonialismo europeu.
A alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras é a:
A - I, II e III
B - I, II e V
C - I, III e IV
D - II e IV
E - III e V

19 (FAVIC/BA) "O mundo em que vivemos hoje é radicalmente diferente do que era no início ou mesmo no meio deste século [século XX]. E continua a mudar. Hoje, a preservação de qualquer tipo de sociedade ‘fechada’ é impossível". (In: Aquino et al, p. 342) Essa foi uma constatação de Mikhail Gorbachev em discurso pronunciado na Organização das Nações Unidas, em 1988. A percepção de tal fato pelo governante russo determinou:
A - uma série de reformas em que foram estabelecidas novas diretrizes, que fortaleceram o modelo estalinista do socialismo real;
B - a ampliação dos gastos militares, visando reorganizar o exército para interferir nos problemas políticos da província da Chechênia, em luta contra o Afeganistão;
C - a criação da Comunidade dos Estados Independentes, CEI, visando garantir a manutenção das repúblicas soviéticas sob um único poder central, o que fortalecia o socialismo real;
D - a implementação de uma política de reestruturação e de transparência, cujo objetivo era promover a modernização na economia e uma abordagem mais direta dos problemas sociais;
E - a diminuição de gastos financeiros com armamentos na esfera de ação do Pacto de Varsóvia, destinando-se parte dos recursos para reerguer países socialistas que travavam guerras civis.

Questão 20: (ASBEC/BA) (Moraes. In: Maranhão & Antunes, p. 140)
A Rosa de Hiroshima
"Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada."
A análise dos versos e os conhecimentos sobre a utilização da energia nuclear para fins pacíficos ou violentos, no decorrer da história recente da humanidade, permitem afirmar:
A - O lançamento da bomba atômica representou um ato imediato de retaliação dos Estados Unidos ao ataque japonês a Pearl Harbor, associado à estratégia de forçar a rendição da Alemanha, aliada do Japão.
B - A nova ordem mundial que se estabeleceu após a Segunda Guerra caracterizou-se pela bipolarização entre o bloco socialista, liderado pela URSS, e o bloco capitalista, liderado pelos Estados Unidos, ambos detentores de armamentos nucleares.
C - As perdas de vidas humanas, resultantes do lançamento da bomba em Hiroshima e dos acidentes em usinas nucleares, como a de Chernobyl, levaram ao aceleramento das pesquisas sobre os efeitos da radiação no ser humano, que culminaram com a descoberta de vacinas preventivas à contaminação e à cura dos males deles decorrentes.
D - A energia nuclear deverá, nesse início de século, substituir o petróleo, porque, além de possuir elevado teor de combustão, tem as mesmas aplicações do petróleo e a sua matéria-prima, o urânio, existe em abundância no subsolo terrestre.
E - O Brasil possui, atualmente, duas usinas nucleares, que estão localizadas na Região Sul, e são responsáveis pelo fornecimento total de energia para as regiões Sul e Sudeste.

21: (Unibahia/BA) A personagem se refere à "Cortina de Ferro", que foi:
A - a linha divisória entre os territórios conquistados pela Espanha e por Portugal, no período da expansão ultramarina.
B - a linha de fronteira estabelecida pelo governo israelense, a fim de separar os territórios judeus das áreas habitadas por palestinos.
C - a muralha de pedra erigida pela Igreja Católica, após a conquista cristã da Terra Santa, no período das Cruzadas, para isolar os mouros dos cristãos.
D - o conjunto de leis de imigração criado pela União Européia com a finalidade de restringir a entrada de imigrantes oriundos da Ásia e da África, nos países da Europa Ocidental.
E - O nome dado por Winston Churchill, primeiro-ministro britânico, à divisão política européia entre os países de formação capitalista e aqueles sob a influência soviética, após a Segunda Guerra Mundial.


22: (EMESCAM/ES) Com a ocupação de Saigon pelos vietcongs, foi encerrada a luta de libertação empreendida pelos vietnamitas, durante cerca de 30 anos. A unificação do Vietnã implicou na:
A - adoção de política de não-alinhamento;
B - adoção do neutralismo;
C - afirmação da influência norte-americana no Sudeste Asiático;
D - integração do Vietnã ao mundo socialista;
E - integração do Vietnã ao mundo capitalista.

23: (UNIFOR/CE) A migração é um dos fenômenos mais antigos e constantes do planeta. Os migrantes são contados em milhões. Deixar a terra natal, a família, os amigos, deixar uma parte da vida e aventurar-se em uma nova terra, nem sempre receptiva e acolhedora...Sobre os movimentos migratórios internacionais pode-se afirmar:
I. Entre países subdesenvolvidos praticamente não existe movimentos migratórios.
II. A desigualdade socioeconômica entre os países do Norte e do Sul tornou-se um dos principais fatores responsáveis pelas migrações internacionais.
III. Dentre os países receptores de imigrantes, o Japão é o único a criar entraves legais para a entrada de estrangeiros.
IV. Com a derrocada do socialismo na Europa Oriental, grande porcentagem de população desses antigos países socialistas tem imigrado para a Europa Ocidental.
Das afirmações estão corretas somente:
A - I e II
B - I e III
C - I e IV
D - II e III
E - II e IV

24: (UFJF/MG) A expansão dos gastos estatais com assistência à saúde, educação e proteção social, durante as décadas que se seguem à Segunda Guerra Mundial, na Europa Ocidental e nos Estados Unidos, configurou o aparecimento do que é freqüentemente chamado de Estado de Bem-Estar Social. Sobre a trajetória deste, assinale a alternativa incorreta:
A - O apogeu do Estado de Bem-Estar Social ocorreu no governo de Margaret Thatcher na Inglaterra, com a expansão significativa dos gastos com habitação popular e previdência.
B - Nos Estados Unidos, a participação estatal nas políticas de bem estar social foi inferior à da maioria da nações européias.
C - Importante para o fortalecimento dos Estados de Bem-Estar Social foi o sucesso eleitoral de partidos de esquerda reformistas.
D - As críticas ao Estado de Bem-Estar Social acentuam-se com a crise da economia capitalista nos anos setenta, que favoreceu a emergência do discurso neoliberal, contrário ao intervencionismo estatal.
E - Embora assegurando uma ampliação dos direitos sociais, garantidos principalmente aos trabalhadores assalariados, o Estado de Bem-Estar Social não visava à eliminação da propriedade privada capitalista.

25: (UFG/GO) Alguns autores modernos como o norte-americano Noam Chomki, apesar de apontarem as diferenças fundamentais, arriscam-se a falar em uma "nova Guerra Fria". Mas, parece ser mais adequado relevar que, se bem que a retórica típica da Guerra Fria ainda possa estar incorporada ao que há de mais truculento no discurso político contemporâneo, a situação objetiva da estrutura econômica internacional tende a impor caminhos muito diversos ao alinhamento diplomático das nações. (BARROS. Edgard Luis de. A Guerra Fria. 3. ed.São Paulo: Atual, Campinas: UNICAMP, 1985, p. 6) O debate sobre o início da Guerra Fria (1945 ou 1947) e sobre o seu fim (1989 ou 1991) exige a percepção de um tempo histórico marcado por certa continuidade. Datar o período da Guerra Fria e o nascimento da Era Neoliberal (décadas de 70 a 90) não é tão fácil quanto parece, pois ambos se superpõem. Antes mesmo que se decretasse o desmoronamento da URSS (1991), já se ensaiava o retorno das idéias liberais, então sob novo enfoque. Comparando a Guerra Fria à Era Neoliberal, julgue os itens:
A - O Estado de Bem-Estar Social foi uma proposta da reordenação das relações sociais que se apresentou como alternativa ao projeto de construção do mundo socialista e ao Estado liberal. A partir do governo de Margareth Tatcher, a ordenação das relações sociais foi transferida gradualmente para o mercado, com a proposta de um Estado mínimo.
B - Com o fim da bipolarização (EUA x URSS), pôde se restabelecer a diplomacia entre países que se consideravam inimigos. No âmbito do discurso político, ainda recheado de maniqueísmo, o anti-comunismo cedeu lugar a uma retórica que defende os benefícios da liberdade do mercado e da integração econômica internacional.
C - No período da Guerra Fria, o terrorismo deixou de ser prática, seja pela ação de Estados seja pela ação de grupos radicais. Desde a década de 90, as ações terroristas ficaram restritas ao mundo árabe.
D - No contexto da Guerra Fria, os investimentos econômicos dos EUA estavam voltados para a consolidação dos regimes democráticos na América Latina e na Ásia. Com o fim da Guerra Fria e o conseqüente desarmamento das principais potências mundiais, os investimentos econômicos americanos voltaram-se para o combate à pobreza no mundo.
A - Apenas A, B
B - Apenas A, C
C - Apenas B, C
D - Apenas A, D

26: (PUC-MG) No final da década de 80 do século XX, toda a estrutura que havia sido edificada após a Segunda Grande Guerra e que norteava as ações no cenário internacional ruiu. O fim do fenômeno da Guerra Fria encontra-se associado, exceto:
A - à assinatura dos acordos de desarmamento entre os Estados Unidos e a URSS;
B - à queda do Muro de Berlim, evento emblemático que selou a reunificação alemã;
C - à decomposição territorial da União Soviética, baluarte do socialismo mundial;
D - às crises do petróleo, que desequilibraram as finanças dos países socialistas.

27: (UFMT) Com o fim da Guerra Fria, da qual a queda do Muro de Berlim foi o fato mais emblemático, houve a esperança de que as relações internacionais pudessem entrar em uma nova fase, menos conflituosa. Contudo, o que se constata é a permanência de conflitos políticos e sociais, agravados em grande parte pela crescente disparidade econômica entre as nações mais ricas e os povos subdesenvolvidos. A esse respeito, assinale a(s) alternativa(s) correta(s):
A - Nas guerras da Bósnia e do Kosovo, os sérvios foram acusados de promoverem uma "limpeza étnica", assassinando milhares de pessoas, motivo pelo qual o líder sérvio Slobodan Milosevic está sendo processado pelo Tribunal Penal Internacional.
B - No Oriente Médio, um dos principais focos de tensão é o conflito entre Israel e Palestina, sendo o principal objetivo dos palestinos a criação de um Estado Nacional.
C - Na última década do século XX, apesar dos vários conflitos civis no continente africano, resultado direto de diferenças interétnicas, inexistiram guerras entre Estados.
D - Os Talibãs, ao assumirem o poder no Afeganistão, além de terem transformado aquele país república fundamentalista islâmica, permitiram a existência de campos de treinamento de guerrilheiros e terroristas em seu território.
Quais estão corretas?
A - Apenas A, B e C
B - Apenas A, C e D
C - Apenas B, C e D
D - Apenas A, B e D

28: (UFRGS) Na década de 80, a URSS enfrentou uma guerra, ao invadir o Afeganistão para apoiar o governo daquele país. Em relação a essa guerra, é correto afirmar que:
I. Os oponentes dos soviéticos eram identificados como os "combatentes da liberdade" pelo presidente Reagan, sendo apoiados pelos EUA;
II. Os soviéticos se retiraram durante o governo de Gorbatchev, sem ter derrotado os guerrilheiros afegãos;
III. A resistência afegã contou com a participação de Osama bin Laden, que teria sido recrutado pela CIA entre os fundamentalistas islâmicos da Arábia Saudita.
Quais estão corretas?
A - Apenas I
B - Apenas I e II
C - Apenas I e III
D - Apenas II e III
E - I, II e III

29: (PUC-RIO) Entre meados da década de 1950 e meados dos anos 1970, os Estados Unidos e a União Soviética realizaram uma política de aproximação chamada "Détente". Sobre esse momento das relações entre as duas superpotências, é correto afirmar:
A - Americanos e soviéticos assinaram tratados para controle dos arsenais nucleares e ampliaram os contatos diplomáticos como caminho para resolver as situações de conflito entre os dois países.
B - A aproximação entre os Estados Unidos e a União Soviética diminuiu o investimento em armas e tecnologia, do que resultaram diversas crises na indústria militar de ambos os países.
C - A política de "Coexistência Pacífica" fracassou, aprofundando a instabilidade nas relações políticas internacionais.
D - A "Coexistência Pacífica" pôs fim à Guerra Fria e significou um novo período nas relações entre os dois países, caracterizado pela competição econômica e não pelo conflito militar.
E - O relaxamento das tensões políticas entre americanos e soviéticos possibilitou a ascensão de outras potências – tais como, China, Japão e Alemanha – o que provocou, a partir dos anos 70 a desagregação da ordem internacional bipolar.

30: (PUC-MG) A leitura da charge abaixo, publicada durante os anos oitenta do século XX, permite afirmar que:
A - a Organização do Tratado do Atlântico Norte não mais garantia a segurança da Europa frente a um confronto militar;
B - o poder de confronto nuclear entre Estados Unidos e União Soviética encontrava-se visivelmente desequilibrado;
C - as conseqüências de uma guerra nuclear entre as duas superpotências seriam desastrosas para o continente europeu;
D - os Estados Unidos exibiam sua superioridade militar como forma de afirmar sua hegemonia no cenário internacional.

domingo, 29 de agosto de 2010

ATIVIDADE 3° ANO – ESTADO GETULISTA - ENSINO MINEIRO

3° ANO – ESTADO GETULISTA - ENSINO MINEIRO
1: (UNEB/BA) Com base na análise da charge e nos conhecimentos sobre o Brasil, na Era Vargas, é correto afirmar:
A - A vitória dos paulistas na Revolução Constitucionalista de 1932 está associada à intensa participação do proletariado urbano e dos trabalhadores rurais.
B - A expressão "Me aguarde que eu volto!" deixa transparecer a firme intenção, por parte de Vargas, de retornar à Presidência após a sua destituição, em 1945, pelas Forças Armadas.
C - A volta de Vargas "nos braços do povo" ocorreu em 1937, quando, eleito pelo voto popular, retornou ao poder e implantou o regime conhecido como Estado Novo, de orientação socialista.
D - A Região Sul, durante a Era Vargas, se consolidou como área de concentração industrial, nos setores metalúrgicos, químico-farmacêutico e automobilístico.
E-O setor industrial brasileiro, até 1930, se resumia à produção de bens de consumo duráveis e, somente a partir desse período, quando Getúlio Vargas subiu ao po
der, é que foi implantado o setor de bens de produção.

2: (UFC) - O período do governo de Getúlio Vargas de 1937 a 1945 é conhecido na história do Brasil como "Estado Novo", em que:
A - os movimentos sociais contra o nazi-fascismo ganharam as ruas, com o apoio do governo;
B - os comunistas ocuparam vários cargos burocráticos e assumiram órgãos de propaganda política;C - os partidos políticos foram fechados e as bandeiras estaduais, queimadas, como símbolo do centralismo do poder;D - o sistema parlamentarista foi fortalecido pelo fechamento do Congresso Nacional e pela intervenção nos Estados;E-a elite industrial brasileira tornou-se hegemônica, pondo fim, dessa forma, à política do "café com leite" da aristocracia rural.

3: (PUC-MG) - Sobre o período conhecido no Brasil como Estado Novo (1937 - 45), pode-se afirmar, exceto:
A-A alternância no poder das oligarquias mineira e paulista foi o sustentáculo político de todo o período populista.
B - A implantação de uma política centralizadora de cunho nacionalista e industrializante não afetou o poder dos latifundiários rurais.C - A "concessão" da legislação trabalhista ao operariado urbano, por Vargas, originou a expressão "Pai dos Pobres".
D - A criação do DIP objetivou censurar as manifestações artísticas e divulgar a imagem e ideologia do regime.

4:(UEMG) - Leia o trecho de um discurso de Getúlio Vargas em comemoração ao Dia do Trabalho. "Trabalhadores! Como vedes, no regime vigente, participais diretamente das atividades organizadoras do Estado, em contraste a grante com a situação anterior a 1930, quando vossos reclamos não eram sequer ouvidos e morriam abafados nos recintos estreitos das delegacias de polícia. [...] naquela época, ao aproximar-se o 1º de Maio, o ambiente era diverso, generalizavam-se as apreensões e abria-se um período de buscas policiais nos núcleos associativos [...] que, não raro, redundavam em choques sangrentos. Atualmente a data comemorativa dos homens de trabalho é festiva e de confraternização [...] a ação tutelar e previdente do Estado patenteia-se de modo constante, na solicitude com que cria os serviços de proteção ao lar operário, de assistência à infância". (Extraído de: VARGAS, Getúlio. A nova política do Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio, 1940. p. 182-3.) Confrontando-se a situação anterior com a situação posterior a 1930, referida no texto, é correto afirmar:
A - Os trabalhadores a quem Vargas se dirigia passaram a representar a maioria da população brasileira, que se deslocou do campo para a cidade com a crise de 1929.
B - O significado do dia 1º de maio não se manteve o mesmo nos dois momentos.
C - Foi apenas a partir de 1930 que os trabalhadores, organizadores em associações de caráter econômicopolítico, expressaram-se na cena política do país.
D - A relação entre governo e movimento operário foi alterada de um para outro momento e contou com apoio irrestrito de empresários e trabalhadores desejosos da paz social.

5 (FUVEST/SP) - Com respeito à Ação Integralista no Brasil, na década de 30, é correto afirmar que:A - foi uma cópia fiel do fascismo italiano, inclusive nas cores escolhidas para o uniforme usado nas manifestações públicas;
B - foi um movimento sem expressão política, pois não tinha líderes intelectuais, nem adesão popular;
C - tinha como principais marcas o nacionalismo, a base sindical corporativa e a supremacia do Estado;
D - elegeu católicos, comunistas e positivistas como antagonistas mais significativos;
E - foi um movimento financiado pelo governo getulista, o que explica sua sobrevivência.

6: (PUC-RS) - Entre as características da nova ordem política brasileira implantada com o Estado Novo estava:A - a formação de um governo democrático que fizesse frente à escalada da Ação Integralista Brasileira;
B - a mobilização política do campesinato, para fortalecer as bases de apoio das oligarquias tradicionais;
C - a participação do Estado na economia, para assegurar a industrialização no contexto internacional, caracterizado pela ascensão de regimes fortes;
D - a formação de uma aliança da esquerda com os liberais, numa frente única nacionalista;
E - a retirada do apoio brasileiro aos sistemas de acordos interamericanos.

7 (UEG) - Em 1938, a polícia de Alagoas venceu o bando de Lampião e degolou seus dez principais integrantes, inclusive a célebre Maria Bonita. Desde então, criou-se um rico imaginário popular sobre o cangaço. Sobre a organização política nordestina e sua relação com o cangaço, marque a alternativa correta:
A -A derrota de Lampião foi considerada um ato de justiça, uma vez que o cangaço ameaçava, sobretudo, os pequenos proprietários e a população de agregados que viviam nas fazendas.
B -A derrota de Lampião teve como contrapartida o estabelecimento de uma nova ordem política em que os direitos dos cidadãos no campo, principalmente no que diz respeito à legislação trabalhista, foram
assegurados na forma da lei.C -No Nordeste, predominavam as relações familiares e de compadrio. Lampião associara-se, muitas vezes, a fazendeiros e era percebido como um justiceiro no sertão nordestino.
D -A morte de Lampião representou uma derrota para a oligarquia nordestina, pois Lampião era um servidor dos ricos coronéis do sertão.
E -A morte de Lampião propiciou a formação de um pacto político entre fazendeiros e autoridades, visando a fomentar uma política de distribuição de terras para evitar a formação de novos bandos armados.

8: (PUC-MG) - O espírito do cartaz ao lado, produzido pelo DIP durante o Estado Novo, revela, exceto:
A -o reconhecimento do benfeitor dos trabalhadores;
B -o culto à personalidade do líder;
C -a importância do sindicato autônomo;
D -a valorização do trabalho e do trabalhador.


9: (FTC/BA) - O senhor Getúlio Vargas não deve ser candidato à presidência. Candidato, não deve ser eleito. Eleito, não deve tomar posse. Empossado, devemos recorrer à revolução para impedi-lo de governar.(Lacerda. In: Campos, p. 255.) Em relação ao contexto histórico brasileiro, no qual se insere o discurso do deputado Carlos Lacerda, é correto afirmar:
A -As palavras do deputado foram proféticas, uma vez que o Golpe Militar de 1964 afastou o presidente Getúlio Vargas, definitivamente, do poder.B -A eleição de Getúlio Vargas, em 1950, deu início ao período da história brasileira conhecido como Estado Novo, quando as liberdades individuais foram suprimidas.
C -O processo eleitoral referido no texto constituiu as primeiras eleições diretas presidenciais no Brasil do pós-Guerra, tendo Getúlio Vargas sido eleito, com o apoio da maioria dos partidos políticos.D -Getúlio Vargas, durante o seu novo mandato, desenvolveu uma política econômica voltada para a defesa das riquezas nacionais e de investimentos em setores estratégicos, como a energia e a siderurgia.
E -A antiga rivalidade entre o Presidente e o deputado Carlos Lacerda sofreu profundas transformações no decorrer do novo mandato, tendo o Deputado se tornado o principal defensor da nova política econômica adotada e da continuidade do governo populista de Vargas.

10: (UFSJ/MG) - “... o episódio de outubro de 1930 é tão-somente um elemento do processo de mudanças que se iniciou a partir dos anos de 1920 e que culminaria com o advento do Estado Novo. Considerando esse processo, 30 é um momento significativo desse quadro de mudanças político-institucionais, mas não representa uma ruptura”. (PENNA, Lincoln de Abreu. Uma História da República, 1969). A Revolução de 1930 é tida como um marco entre o Brasil oligárquico e o Brasil moderno. As transformações ocorridas na década de 1930:
A -inexistiram de fato, pois, perpetuou-se a agroexportação cafeeira e pecuário-leiteira e a hegemonia paulista e mineira (do café-com-leite);B -estiveram ligadas ao esgotamento do modelo agro-exportador, à emergência de massas trabalhadoras urbanas e à crise do liberalismo;
C -foram fruto do boom referente à agroexportação cafeeira, da hegemonia da oligarquia paulista e do sistema partidário de bases estaduais (PRPs);
D -realizaram uma profunda transformação social, com a reforma agrária e o fim do latifúndio, a industrialização e os partidos nacionais.

11: (UNIFESP/SP) - O secretário do CSN (Conselho de Segurança Nacional), em 11.05.1939, admite a indústria estatal como solução para o problema em decorrência da imperiosa força maior e em caráter transitório. Com base no texto, pode-se afirmar que
A -O regime do Estado Novo decidiu-se pela construção da siderúrgica de Volta Redonda, por causa da pressão do Exército brasileiro, então sob controle de generais progressistas.
B -Getúlio Vargas aproveitou-se das circunstâncias favoráveis da época, como a iminência da guerra entre as potências capitalistas, para implantar no país a indústria de base.
C -O Exército acabou por concordar com a criação de uma indústria estatal de base, em troca de sua permanência no poder e da garantia dada por Getúlio Vargas de que o Brasil não entraria em guerra.
D -O país estava seguindo uma tendência dominante naquele momento, estimulada pelos Estados Unidos, visando criar infra-estrutura econômica para absorver seus produtos.
E -O projeto visando criar a primeira companhia estatal brasileira, no ramo da siderurgia, resultava tanto da abundância do minério de ferro no país quanto da pressão da opinião pública nesse sentido.

12: (MACKENZIE/SP) - A criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, pelo decreto de 26 de novembro de 1930, indicava a intenção de Getúlio Vargas, já no início do Governo Provisório, deA -Combater o trabalho escravo nas zonas rurais, onde a inexistência de uma legislação trabalhista eficaz permitia constantes abusos de fazendeiros, em particular na exploração da mão-de-obra feminina e infantil.
B -Manter, sem alterações significativas, a política dos governos anteriores em relação ao operariado, ou seja, a de mera repressão policial e de proibição da organização sindical.
C -Criar uma política que regulamentasse tanto às atividades operárias quanto patronais, e que, por conseguinte, permitisse reunir no Estado meios de controle sobre ambas as classes sociais.
D -Implantar um modelo de política trabalhista como o da União Soviética, cuja organização de trabalhadores se fazia inteiramente sob a égide do Estado.E -Reduzir ao mínimo a intervenção do Estado nas relações litigiosas entre empresário e trabalhadores, cabendo ao Ministério apenas oficializar os acordos resultantes da livre negociação.

13: (UNAMA/PA) - O Brasil é um país que, pela sua formação histórica, caracteriza-se pela presença de uma variedade de ritmos musicais, o que contribuiu para o surgimento de movimentos musicais ao longo de nossa história. Esses movimentos musicais, dependendo do período histórico, vivenciaram interferências, perseguições e proibições do Estado brasileiro. Dentre eles, temos:
A -na década de 30, com a ascensão de Getúlio Vargas ao poder, o Estado passou a intervir nas manifestações populares musicais, em geral, e surgem letras patrióticas e ufanistas que ressaltavam as maravilhas do país;
B -o samba, saído dos morros cariocas, se firmou nos primeiros anos da República, ganhando o status de símbolo nacional, no entanto, após a implantação do Estado Novo, foi proibido pelo governo ditatorial de Vargas;
C -a Bossa Nova, movimento musical surgido nos anos 60, permaneceu como a maior opção dos brasileiros até a década de 70, quando, sofrendo perseguições do governo militar, chegou ao fim;
D -o golpe de 64 estimulou a criação musical de jovens da classe média alta, a maioria engajada no movimento estudantil, o que redundou no surgimento de outros gêneros musicais, tais como o break e a música de protesto.

14 (UEPA) - A cidade se transformou em uma floresta de antenas. Não havia residência que não ostentasse sobre os telhados ou pelos quintais, os mastros altíssimos de antenas, geralmente de bambu, a sustentar os fios horizontais para a captação das ondas hertzianas”. ALMIRANTE. No tempo de Noel Rosa. p., 63 In: SALVADORI, Maria Ângela Borges. Cidades em tempos modernos. São Paulo: Atual, 1995. p. 15.Glossário: hertzianas – relativo a hertz, unidade de freqüência de um ciclo por segundo.
O texto anterior, de autoria de Almirante, compositor e radialista das primeiras décadas do século XX, faz referência:
A -às modificações na paisagem urbana do Rio de Janeiro ocasionadas pelo advento das emissoras de televisão que se utilizavam de antenas, “geralmente de bambu”, para a transmissão de suas programações, cooptadas pelo Estado Varguista;
B -ao impacto da radiodifusão na sociedade brasileira que permitiu o acesso a uma gama significativa de informações, motivadoras, geralmente, de mudanças no comportamento e cotidiano das pessoas, dentre as quais o operariado brasileiro;
C -à expansão das empresas de telecomunicações que transformou a “cidade (...) em uma floresta de antenas”, beneficiando o comércio de exportação, pois ocasionou uma dinamização da economia de consumo dos aparelhos de televisão, incentivada pelo Estado Novo;
D -ao rádio, que atingia rapidamente o menor número de ouvintes em todo o país, fato que despertou o desinteresse político do governo “Estado Novista”, devido à ameaça que esse meio de comunicação representava para a desagregação da classe trabalhadora;
E -ao desenvolvimento da indústria de eletrodomésticos, principalmente a de aparelhos de televisão, gerando assim um grande número de empregos e maior possibilidade de compra das camadas médias urbanas.

15: (UFMS) - Durante a Era Vargas, principalmente a partir de 1937, o Governo federal promoveu um movimento com o objetivo de colonizar parte das terras do antigo estado de Mato Grosso. Esse movimento ficou conhecido como a Marcha para o Oeste. A respeito desse assunto, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
I -A Marcha para o Oeste era parte de uma geopolítica do governo Vargas para ampliar as fronteiras do Brasil na região platina, em especial sobre parte do atual território paraguaio.
II -O objetivo do movimento era fazer com que as fronteiras econômicas e políticas do Brasil se correspondessem. Para isso, era necessário que o território nacional formasse um bloco homogêneo.III -O governo Vargas entendia que a Marcha para o Oeste era essencial para povoar os espaços “vazios” e promover sua política de integração política. Muitos desses espaços “vazios” eram territórios tradicionais de grupos indígenas.
IV -Para a estratégia de ocupar os “espaços” vazios existentes na Região Centro-Oeste, o Governo federal criou a Expedição Roncador-Xingu que, anos mais tarde, passou a fazer parte da Fundação Brasil Central.V -A Colônia agrícola Nacional de Dourados, criada pelo Governo Vargas, serviu para atrair imigrantes japoneses para o antigo sul do Mato Grosso, os quais se dedicaram à cafeicultura. Esse projeto de colonização oficial foi a primeira experiência de reforma agrária na história do Brasil e serviu de propaganda durante o movimento Marcha para o Oeste.
A - se apenas I e II são corretas;
B - se apenas II, III e IV são corretas;
C - se apenas I, II, III, IV são corretas;
D -se TODAS são corretas;

16: (UFMS) - Regime ditatorial de feições corporativas, instaurado por Getúlio Vargas, em 1937, o Estado Novo teve seu fim em outubro de 1945, devido:
A -ao fim do mandato presidencial de Getúlio Vargas;
B -à renúncia de Getúlio Vargas ao mandato presidencial;
C -à morte natural de Getúlio Vargas;
D -ao suicídio de Getúlio Vargas;E -à deposição de Getúlio Vargas por golpe militar.

17: (UEA/AM) O Estado Novo instalou empresas nacionais e inaugurou o controle estatal sobre áreas de produção estratégicas, como mineração, aço e petróleo. De forma corporativa, estabeleceu, para os setores agrários e burgueses, mecanismos de acesso aos núcleos de poder e de tomada de decisão. Assinale a alternativa que se refere corretamente a essas medidas:
A -O Estado Novo fortaleceu o bloco democrático e militar, que assumiu as diretrizes do desenvolvimento econômico nacionalista, nitidamente acima da burguesia urbana.
B -Para a indústria, o regime criou os conselhos técnicos; para os setores extrativistas e agrários, os institutos; e, para a infra-estrutura, as comissões e conselhos de água, energia, ferrovias e do Plano Siderúrgico, que faziam a aproximação com o poder.
C -O Departamento de Administração do Serviço Público foi criado para permitir a prática de ações paternalistas, clientelistas e cartoriais em proveito do regime.
D -A nacionalização do petróleo foi obtida após a aprovação da Lei 2003, que determinava o monopólio dos recursos do petróleo.
E -A Lei de Segurança Nacional foi criada para, ao lado do DIP – Departamento de Imprensa e Propaganda –, trazer tranqüilidade ao regime industrializante.

18 (UFMT) - Durante o Estado Novo (1937 – 1945), o Brasil teve que se posicionar diante do confronto entre as “potências do Eixo” (Alemanha, Itália e Japão) e as “nações aliadas” (Inglaterra, França, URSS e EUA, após 1941). Em 22 de agosto de 1942, declarou Estado de Guerra contra a Alemanha e a Itália. Sobre o assunto, assinale a afirmativa incorreta:
A -A participação do Brasil na II Guerra Mundial deveu-se à exclusiva deliberação do presidente Getúlio Vargas, que se cercava de auxiliares e de ministros, em sua maioria, favoráveis à aliança entre o Brasil e os Estados Unidos da América.
B -Os expedicionários, após as recepções oficiais comemorativas da vitória no front italiano, foram recomendados a não fazer críticas ao Estado Novo de Vargas.
C -O Brasil declarou guerra à Alemanha e à Itália por ter sido agredido, uma vez que teve dezenas de embarcações afundadas por submarinos do Eixo.
D -Durante o esforço de guerra, a sociedade brasileira mobilizou-se para a realização de sacrifícios e de gestos altruístas, como demonstrou o apoio às campanhas de racionamento de combustível e de economia de energia elétrica.E -A Força Expedicionária Brasileira e a Força Aérea Brasileira combateram os alemães em território italiano, colaborando com as forças das “nações aliadas” que haviam invadido a Itália em 1943.

19: (UERJ) - O populismo brasileiro surge sob o comando de Vargas e os políticos a ele associados. Desde 1930, pouco a pouco, vai-se estruturando esse novo movimento político. Ao lado das medidas concretas, desenvolveu-se a ideologia e a linguagem do populismo. IANNI, Otávio. In: MOTA, Myriam Becho e BRAICK, Patrícia Ramos. História: das cavernas ao Terceiro Milênio. São Paulo: Moderna, 1997.
Duas ações representativas do populismo varguista estão apontadas em:
A -implantação de organizações econômicas e redistribuição de terras aos camponeses;
B -estatização das indústrias de bens de capital e limitação dos investimentos estrangeiros;
C -modernização das estruturas econômicas e concessão de direitos aos trabalhadores urbanos;
D -adoção de discurso antiimperialista e estímulo ao alistamento contra a ingerência norte-americana.

20: (PUC-RS) - Zé Carioca, personagem de histórias em quadrinhos e filmes de Hollywood, foi criado por Walt Disney a partir de uma interpretação da figura popular do malandro carioca ligado ao samba e ao carnaval. A criação desse personagem caricatural para representar a identidade nacional brasileira está relacionada a qual dos contextos abaixo?
A -À Primeira Guerra e ao esforço de penetração comercial dos EUA no Brasil.
B - Ao esforço de aproximação e alinhamento do Brasil aos EUA, no contexto da II Guerra Mundial.
C -À internacionalização da economia brasileira da Era JK.
D -À expansão da cultura pop de influência norte-americana na Guerra Fria.
E -Ao imperialismo cultural dos EUA no contexto da ditadura militar.

21 (UFRGS) - Considere as seguintes afirmações, referentes a aspectos econômicos do governo do presidente Juscelino Kubitschek (1956-1961).
I O período foi marcado pelo acelerado desenvolvimento econômico, especialmente no setor industrial.II Além dos investimentos na produção de bens de capital, o Estado brasileiro passou a desenvolver a produção de petróleo, sendo decisiva a criação da Petrobras nos anos finais do governo JK.
III A política econômica adotada estava assentada na abertura ao capital estrangeiro e na realização de investimentos diretos feitos pelo governo, precedidos de emissão de moeda, o que agravou o processo inflacionário.
Quais estão corretas?
A -Apenas II.
B -Apenas I e II.
C -Apenas I e III.
D -Apenas II e III.
E - I, II e III.

22: (UEG) - Sem dúvida, o fenômeno do fascismo é bastante complexo, se considerarmos as suas origens, a sua evolução e, principalmente, a sua transformação através do tempo. A partir do exposto, julgue os seguintes itens:
I. A ideologia corporativista defendia a organização do povo em corporações sindicais que governariam o país por meio do Partido Fascista.
II. O nazifascismo alemão, caracterizado pelo anti-semitismo, emergiu da desastrosa derrota da Alemanha na Primeira Guerra Mundial.III. As características fascistas presentes no Estado Novo provocaram a ruptura entre Vargas e a Igreja Católica, em decorrência das propostas da reforma de ensino.
Assinale a alternativa correta:
A -Somente as proposições I e II são verdadeiras.
B -Somente as proposições I e III são verdadeiras.
C -Somente as proposições II e III são verdadeiras.
D -Todas as proposições são verdadeiras.

23: (UFG/GO) - A cidadania expressa-se no usufruto de direitos civis, políticos e sociais. Vargas, no Estado Novo (1937 a 1945), atendeu às demandas sociais com a legislação trabalhista. Porém, ao iniciar seu governo, restringiu o exercício da cidadania no que concerne aos direitos políticos, ao:
A -submeter a administração dos Estados ao controle dos órgãos federais.
B -centralizar o poder, governando com base em medidas provisórias e decretos-leis.
C -fechar o Congresso, extinguindo os partidos políticos e outorgando uma nova Constituição.
D -fortalecer a liderança pessoal do presidente junto aos trabalhadores por meio de garantia de direitos sociais.
E -nomear militares para postos no governo dos estados nordestinos, limitando o poder dos antigos oligarcas.

24 (UFG/GO) - Observe a imagem a seguir:Foto do banquete oferecido ao presidente da República, no Palácio das Esmeraldas de Goiânia, em 7 de agosto de 1940. Acervo: Museu Pedro Ludovico Teixeira. In: PALACÍN, Luís; MORAES, Maria Augusta de Sant'Anna. História de Goiás (1722-1972). 5. ed. Goiânia: UCG, 1989. p. 105. A associação da fotografia ao contexto histórico do Estado Novo, em Goiás, sinaliza:
A -a adoção de uma política de reforma agrária, voltada para os migrantes pioneiros da colonização agrícola em Goiás;
B -o estímulo do governo central brasileiro ao processo de redistribuição populacional na região Centro-Oeste;
C -a articulação com o governo federal, visando à modernização de Goiás, com a criação de colônias agrícolas;
D -as políticas de combate às endemias que assolavam as populações interioranas, iniciando a campanha sanitarista em Goiás;
E -a difusão do projeto estadonovista de ocupação do Centro-Oeste, baseado na urbanização e na industrialização da região.

25: (UFPR) - Ora entendidos como bandidos, ora como verdadeiros heróis, no início do século XX, homens e mulheres das classes populares impunham suas leis e afrontavam o poder no Nordeste brasileiro, sendo destacados na história, na literatura e no cinema. Ainda hoje são forte referência no cancioneiro popular. Sobre esse movimento popular e seus integrantes, é correto afirmar:
A -Seus membros realizavam protestos contra a mecanização da agricultura e a monocultura.
B -Seguiam um líder messiânico que defendia o retorno da Monarquia e o comunismo agrário.
C -Tratava-se de um movimento separatista que recusava a hegemonia da região Sul.
D -Defendiam o movimento integralista, cujo objetivo era o povoamento efetivo dos sertões.
E -Eram chamados de cangaceiros, e seu movimento caracterizava-se como uma forma de banditismo social.

26: (MACKENZIE/SP) - A respeito do Estado Novo (1937-1945), são feitas as seguintes afirmações:
I. O Golpe de Estado, que em novembro de 1937 instaurou a ditadura de Getúlio Vargas, lançou mão, para sua legitimação, do pretexto da iminência da revolução comunista no Brasil pelos agentes de Moscou.
II. Durante o Estado Novo, o governo foi conduzido de maneira fortemente persona-lista, o que se evidenciava na supressão dos partidos políticos, como a ANL e a AIB.
III. A Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada em 1933, foi revogada pela ditadura varguista, que adotou uma política meramente de repressão ao movimento operário.
Assinale:
A -se apenas I é correta;
B -se apenas II é correta;
C -se apenas III é correta;
D -se apenas I e II são corretas;
E -se I, II e III são corretas.

27: (Unibahia/BA) - No dia 10 de novembro de 1937, no Brasil, o Congresso foi fechado. Começava, então, o Estado Novo, período em que a sociedade brasileira:
A -foi salva da ameaça representada pelo Plano Cohen, comunista e combatido pelo novo governo;
B -presenciou disputas políticas entre tendências opostas e o apoio do governo à Aliança Nacional Libertadora;
C -assistiu à hipertrofia dos poderes presidenciais e à instalação de um regime ditatorial de caráter fascista;
D -conheceu uma Constituição liberal, que, entre seus artigos, estabelecia o federalismo como princípio básico do Estado;
E -testemunhou a eliminação de grupos dominantes e o enfraquecimento do Estado, em especial o Poder Executivo, que perdeu seus mecanismos de ação.

28: (UFSC/SC) - “Mais uma vez, as forças e os interesses contra o povo coordenaram-se e novamente se desencadeiam sobre mim. Não me acusam, insultam; não me combatem, caluniam e não me dão o direito de defesa. Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, pra que eu não continue a defender, como sempre defendi, o povo e principalmente os humildes (...) Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. Tenho lutado de peito aberto. O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na história.” Carta-Testamento de Getúlio Vargas. Sobre o longo, conturbado e polêmico período de governo de Getúlio Vargas, é correto afirmar que:
I - Getúlio Vargas, oriundo da oligarquia gaúcha, chegou ao poder com um discurso antioligáquico, através de um movimento armado, em 1930;
II - em 1934, Getúlio foi eleito presidente por sufrágio indireto. Seu mandato deveria durar até 1938, quando seriam realizadas eleições diretas para a presidência;
III - em 1937, por meio de um Golpe de Estado, inaugurou-se o Estado Novo, pondo fim à campanha para presidente que estava em pleno curso. Terror policial, tortura e prisões ocorreram até 1945;
IV - em 1950, Vargas foi eleito presidente da república, pela primeira vez pelo voto direto. Esse período na presidência foi marcado por um discurso fortemente nacionalista, pelos constantes apelos aos trabalhadores e pelos embates com uma oposição, como próprio Vargas, nem sempre democrática;
V- a despeito dos seus críticos, é possível dizer que Getúlio Vargas sempre governou de forma democrática, defendendo os interesses do povo e se colocando contra os interesses dos grandes empresários e banqueiros, como se lê na sua carta-testamento.
A - se apenas I e II são corretas;
B - se apenas I, II, III são corretas;
C - se apenas I, II, III, IV são corretas;
D -se TODAS são corretas;

29: (UDESC) - No ano de 2004, a imprensa deu grande destaque aos 50 anos da morte de Getúlio Vargas. Político de múltiplas facetas, Vargas transformou-se num dos grandes personagens da política brasileira. Acerca dos acontecimentos e ações do período em que ele ocupou a presidência, todas as alternativas estão corretas, exceto:
A - Estabeleceu uma legislação trabalhista, destacando-se a criação do salário mínimo.
B - Deu ampla autonomia ao Poder Judiciário e instituiu o catolicismo como religião oficial do Brasil.
C - Reprimindo os comunistas que articulavam ações contra o seu governo, prendeu e deportou para a Ale-manha nazista a militante Olga Benário, companheira de Luís Carlos Prestes.
D - Declarou guerra ao Eixo (Alemanha, Itália e Japão), aliando-se aos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial e permitiu que os norte-americanos utilizassem bases militares no Nordeste brasileiro.
E -Foi líder do movimento que pôs fim à República Velha, depondo o presidente Washington Luís.

30 (UFLA/MG) - Observe a charge política: CHARGE POLÍTICA
FONTE: História para o Ensino Médio: história geral e do Brasil: volume único - São Paulo: Scipione, 2001 - série parâmetros A charge em questão evidencia irreverentemente momentos da trajetória política de Getúlio Vargas, correlacionando-os a figuras de destaque num dado momento histórico. Indique a alternativa que não diz respeito aos períodos getulistas apontados:
A - A associação entre Getúlio Vargas e o presidente norte-americano Roosevelt diz respeito à aproximação entre Brasil e Estados Unidos da América momentos antes da entrada de ambos na 2.ª Guerra Mundial.
B - O movimento revolucionário de 1930 foi resultado de uma aglutinação de forças e instituições que buscavam participação política, anteriormente negada pelas oligarquias cafeeiras, daí sua associação a ditadores.
C - Ao correlacionar a figura de Getúlio Vargas ao ditador nazista, Adolf Hitler, na data em questão, buscou-se associar as ditaduras políticas de ambos.
D - O temor norte-americano de uma aproximação getulista do Eixo no início dos anos 40 resultou numa busca de aproximação cada vez maior por parte dos americanos em relação ao Brasil e resultou num empréstimo financeiro com vistas à construção de uma siderúrgica, o que explica uma de suas charges.
E - O interesse “continuista” de Getúlio no período denominado de “redemocratização” levou-o ironicamente a buscar apoio até mesmo no PCB de Prestes, ao qual perseguira sistematicamente ao longo das gestões anteriores, daí a ironização da charge.